Ir para conteúdo

Review: Mochila Cargueira Deuter Air Contact PRO 70+15


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Olá Pessoal!

 

Como havia prometido, segue o review sobre a cargueira Deuter... Enjoy!

 

REVIEW – MOCHILA DEUTER AIR CONTACT PRO 70+15 (Modelo 2010/2011)

 

APRESENTAÇÃO

 

Recentemente encarei uma decisão difícil: trocar de mochila cargueira. Creio que é uma decisão difícil por se tratar de um equipamento indispensável à vida de qualquer viajante ou trekker e um verdadeiro ícone da cultura mochileira. Diria que chega a ser quase um casamento. Além disso o mercado apresenta atualmente várias opções interessantes que podem tornar a escolha da companheira de viagem ainda mais difícil.

 

No intuito de ajudar outros na escolha deste importante item apresento esta revisão técnica com as minhas impressões sobre o modelo cargueira que escolhi para me acompanhar nas minhas próximas aventuras: a Deuter Air Contact Pro 70+15.

 

598d9f19862ae_ACPRO.jpg.4d3520af33b33fd8c8be3504185a9c87.jpg

 

O fabricante dispensa maiores apresentações. A Deuter é uma marca alemã, tradicional, que desenvolve e fabrica equipamentos esportivos desde 1898, possuindo uma extensa linha de produtos que inclui mochilas, sacos de dormir, alforjes para bike e etc.

 

O modelo de mochila ora apresentado é, segundo o seu fabricante, o "peso-pesado" da sua linha de mochilas de aventura. Reúne capacidade volumétrica, resistência e conforto de uma forma que não vi em outros modelos à venda no Brasil. Confesso que não sou fã “incondicional” da marca, especialmente em razão dos preços elevados. Também sempre preferi usar e apoiar produtos de fabricantes nacionais, no entanto minhas experiências recentes com alguns produtos e o atendimento das marcas brasileiras me levaram a abrir o leque de opções a considerar, o que felizmente me trouxe aqui.

 

 

A MOCHILA - IMPRESSÕES GERAIS

 

Primeiramente a mochila impressiona pela sua capacidade volumétrica: os seus 70+15 litros principal são “maiores” do que os 70, 80, 85 ou 90L de outras marcas. Na verdade são 70L nos 2 compartimentos principais que se expandem em mais 15L com a extensão superior na tampa e mais 10L nos 2 bolsos laterais externos, totalizando portanto 95L. Segundo informações a Deuter considera no projeto de suas mochilas normas de medição diferentes de outras marcas, o que faz com que suas mochilas resultem mais espaçosas. A qualidade e o acabamento dos materiais também impressionam já no primeiro contato: tecidos robustos, costuras bem feitas, fivelas de poliamida e ajustes bem pensados se sobressaem já no primeiro manuseio da mochila. O sistema e ajustes das alças (Variflex) e da barrigueira estruturada são muito práticos e precisos. Detalhes inteligentes, como a capa de chuva embutida, a capacidade de portar 3 sacos de hidratação de até 3 litros cada, em compartimentos independentes e o sistema de abertura em “U” na parte frontal (permitindo acesso à praticamente todo o corpo da mochila) são diferenciais interessantes e podem justificar os $$ a mais dispendidos na compra deste modelo.

 

DSC06485.JPG.4e2e12e88089264f33ef2ee5a19b2288.JPG

 

DSC06496.JPG.0fcc4a977b691531f031fc299c5230c5.JPG

 

DSC06568.JPG.38b13eeef6eb43070e9171b6f8cb27f9.JPG

 

 

 

Os principais pontos positivos, a meu ver, são:

 

1. A barrigueira estruturada, com ajuste feito puxando para frente (o que facilita muito o ajuste na cintura) e que permite movimentos laterais, acompanhando os movimentos do corpo, bem como o excelente acolchoamento, côncavo em sua parte interna para melhor ajuste ao corpo, que absorve bem o peso e não atrapalha os movimentos, mesmo com grandes cargas. Há ainda um pequeno bolso tipo ”pochete”, com zíper, num dos lados da barrigueira, o que permite carregar ali dinheiro, canivete, documentos ou outros itens que precisam estar à mão, para acesso rápido e fácil;

 

DSC06579.JPG.107537888bbcce51e2f561c15875df03.JPG

 

2. Alças: O sistema Variflex de ajuste da altura das alças da mochila, muito simples e engenhoso, permitindo um ajuste rápido e fácil do comprimento das alças. Estas por sua vez são compostas em espuma de alta densidade, em tamanho adequado a todas as estaturas e revestidas em tecido telado “air mesh”, que facilita a secagem do suor gerado em contato com o corpo do usuário. As alças possuem ainda o auxílio de uma tira peitoral ajustável (inclusive na altura) e de tiras tensionadoras/estabilizadoras de carga com regulagem de posição e altura. Possuem também presilhas com velcro para fixação das mangueiras dos sistemas de hidratação e argolas plásticas frontais para prender equipamentos como bússola ou GPS;

 

598d9f197ffa4_ACProSystem.JPG.ed53d4d2aaca793bbccb46768af8f64e.JPG

 

3. Costado: com sistema Air Contact, que melhora o fluxo de ar entre a mochila e as costas do usuário, reduzindo a temperatura e, consequentemente, a transpiração;

 

DSC06539.JPG.918d8ebffd0e6821529f3d05b0c5c2d4.JPG

 

4. Acesso frontal: Prática abertura frontal em “U” com zíper reforçado, que permite acesso fácil a praticamente todo o interior do compartimento principal. Existem ainda tiras com ajuste de tensão e presilhas de poliamida (nylon) de reforço e compressão, que além de ajustar a mochila ao seu conteúdo, evitam a sobrecarga do zíper, tornando virtualmente impossível arrebentá-lo com o esforço da carga em seu interior;

 

DSC06563.JPG.26953d7f72e8a8a211f3c84d2d2e30b5.JPG

 

5. Acesso inferior: Abertura com zíper em “U” invertido no fundo da mochila, dando acesso ao compartimento inferior que internamente é dividido do restante da mochila por outro zíper, permitindo o transporte de itens que devem ficar isolados do restante da carga, como calçados roupas molhadas, saco de dormir, etc. Este compartimento conta ainda com o reforço de duas alças com presilhas que, além de garantir o zíper contra o peso da carga interna, servem ainda para carregar itens presos por fora da mochila, como barracas, isolantes e outros (embora eu particularmente não recomende isso, mas apenas por não gostar de caminhar com a mochila cheia de penduricalhos);

 

6. Capacidade de operar com 3 sacos de hidratação, sendo 2 simultaneamente, se o usuário assim desejar e precisar: um no compartimento principal (no centro da mochila) – a meu ver uma posição frágil por deixar a bolsa de hidratação sujeita a pressões do peso da carga interna da mochila, podendo romper-se ou causar vazamentos. Os dois outros localizados nos bolsos laterais externos. Essa capacidade dá a opção de carregar até 9L de água totais no interior da mochila (usando os streamers de 3L da Deuter), o que é interessante em trilhas e expedições por locais com escassez de água;

 

DSC06581.JPG.7af58ba90e81520bebd7a55e9af28b94.JPG

 

DSC06572.JPG.6225bdb611793273652093b83cada38d.JPG

 

DSC06526.JPG.a56aee1c737dc40f0a7cb6a61baa445d.JPG

 

7. Transferência e distribuição de peso: o sistema de sustentação, baseado no sistema clássico de 2 barras de alumínio, que neste modelo seguem um posicionamento quase em “V”, consegue transferir eficazmente o peso das costas para a barrigueira, tornando a mochila confortável mesmo com grande carga.

 

 

Os únicos pontos negativos que consegui identificar neste modelo até agora são:

 

1. Preço: é a cargueira mais cara do mercado nacional, chegando a custar atualmente mais de R$ 1.000,00 dependendo da loja;

 

2. Peso: suas 3.300 g de peso não são o que os minimalistas poderiam considerar leve. Eu particularmente achei o peso compatível com a volumetria total atingível e robustez dos materiais empregados na mochila, pois ela te transmite a sensação de resistência e segurança que outros modelos da marca, mais leves, não te dão;

 

3. Cores: Particularmente acho o catálogo de cores da Deuter para suas mochilas muito “cheguei”. Combinações de cores mais discretas, com padrões predominantes em preto, cinza e verde seriam bem vindos. Para o modelo 70+15 só existe a opção vermelho+preto. O modelo 60+15 tem atualmente 2 opções: cinza+verde e preto+cinza. Já o modelo 55+15 SL – feminino, apresenta 3 opções: cinza+cinza (2 tons), preto+cinza e laranja+cinza.

 

 

OUTRAS CARACTERÍSTICAS E CONSIDERAÇÕES FINAIS:

 

As mochilas deste modelo possuem ainda algumas outras características digna de nota, ainda que menos importantes, como as duas fitas “daisy chain” na parte posterior, permitindo pendurar/carregar equipamentos externamente, como corda, capacete, mosquetões e costuras expressas, ou ainda criar um pequeno “varal” para deixar roupas úmidas para secar ao caminhar com a mochila nas costas. Na tampa superior, que é destacável e transforma-se em uma pequena mochila de ataque (com pequena alça e presilhas inclusas no bolso interno), existem externamente 4 presilhas de nylon para amarras, permitindo fixar e carregar objetos sobre a tampa da mochila, como um isolante ou um anorak, por exemplo. Na tampa existem 2 bolsos internos e 1 externo, todos com zíper e, ainda, uma “etiqueta inpressa” com instruções SOS básicas. Um porta piolet ou bastão de caminhada na parte externa traseira, com alças inferiores de fixação, complementa o conjunto.

 

DSC06529.JPG.6e6266d4fb774d862564003d7e03748d.JPG

 

DSC06540.JPG.ee63ca715c19f1335ffd7aaab96baf24.JPG

 

DSC06567.JPG.f1f04eb0b4e76195daccfa62af8ce4a6.JPG

 

DSC06523.JPG.ec9fabcde1d87dec78345452a084d3e7.JPG

 

SOS.jpg.a8962009116ade5749c27bbca8cccae5.jpg

 

DSC06530.JPG.f810cc3b5f94a348195467768099659a.JPG

 

DSC06537.JPG.e7c575cd66e4dea9ffacad92784c4ad0.JPG

 

DSC06532.JPG.5d5a1f4dd36b5fdcf6d7101d70e368be.JPG

 

DSC06522.JPG.090edf2246f568ebc7cf6f53c7a9e512.JPG

 

DSC06507.JPG.9f010c87c80f52a3eaf3db290195b633.JPG

 

 

 

Os materiais são de primeira linha, equivalentes ou superiores aos empregados por outros fabricantes de mochilas. O Deuter Duratex, usado na maior nas áreas mais exigidas como o fundo, por exemplo, é um tecido de 1000 DEN revestido internamente com PU, equivalente em resistência ao Cordura 1000 da Du Pont. Nas demais áreas externas vêm o Deuter Hex Lite 210 e o Deuter Duratex, tecidos que aliam resistência à abrasão e leveza ambos também revestidos internamente com PU para resistência à água. No revestimento do costado e das alças é usado o 3D Air Mesh, tecido telado que alia resistência, respirabilidade e é aplicado sobre camadas de espuma, garantindo conforto. Os zíperes utilizados são todos da marca YKK (tidos como os melhores do mundo). As presilhas e fechos são feitos em Poliamida 6.6, praticamente inquebráveis.

 

 

FICHA TÉCNICA RESUMIDA:

 

  • Capacidade: 70 + 15 litros (compartimento principal + extensão) + 10 litros em bolsos laterais
    Peso: 3300 g
    Materiais: Deuter-Ballistic 420 DEN / Deuter-HexLite 210 DEN / Deuter-Duratex 1000 DEN / Deuter 3D Air Mesh
    Dimensões: 88 x 40 x 30 cm

 

 

[linkbox]Site oficial da Deuter Brasil, linha de mochilas Air Contact Pro:

http://www.deuter.com.br/show-linha-aircontact-pro

 

Review completo (texto, vídeo e fotos) da mochila Deuter Air Contact Pro 60+15 por Mário Nery (Trekking Brasil):

http://trekking.marionery.com/review-mochila-deuter-aircontact-pro-6015/[/linkbox]

 

 

Espero ter ajudado os companheiros que procuram uma mochila cargueira de qualidade para suas aventuras.

 

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Otávio!

 

Obrigado! Pois é, o modelo até já recebeu algumas propostas de agências especializadas, só quero ver quando eles verificarem que a barriguinha nas fotos foi encolhida... Hehehe! ::lol4:::mrgreen:

 

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

ótimo review.. Estou indo pra Europa. Viagem de 90 dias. Estou muito interessado nessa Deuter do review. Meu grande problema é que gostaria de levar o notebook e nesse caso vou precisar levara outra mochila pra ele e aí já viu né... Outra dúvida é se a melhor escolha seria a Deuter 60 ou seria essa 70 mesmo.. Saberia me dizer?

 

Abraço e parabéns novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Cantagalli!

 

Agradeço suas palavras!

A mochila realmente é ótima e a diferença de tamanho entre a 60 e a 70 L é pouco perceptível, mas numa viagem como a que pretende fazer (90 dias) eu recomendaria a de 70L. Como ela possui a extensão telescópica, se não precisar de todo o volume pode deixá-la menor. Isso a meu ver é muito positivo numa viagem como essa. A diferença de preço entre ambas é ínfima (se existir - muitas lojas as vendem pelo mesmo preço).

 

Quanto ao notebook, se ele não for daqueles enormes - se você colocá-lo num case rígido (existem alguns no mercado mas de momento não consegui encontrar nenhum na internet para te indicar - dá para improvisar um também, acho que até sairá mais barato) creio que poderá transportá-lo no interior da mochila, ajeitando bem a carga.

 

Outro modelo a ser considerado no seu caso, caso não vá utilizar a mochila para trilhas/montanhismo depois da viagem, seria a Deuter Quantum 70+10, na mesma faixa de preço e que ganha da Air Contact Pro por já ter inclusa, no preço, a Deuter Transport Cover, um híbrido de capa de chuva com bolsa de proteção (essencial para despachar a mochila nos bagageiros de avião e ônibus em viagens). Só esta capa, comprada à parte, custa normalmente cerca de R$ 140,00. Veja-a em: http://www.deuter.com.br/detalhes-quantum-70-10

 

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Jean!

 

O sistema de hidratação Streamer (Deuter) existe à venda em diversas lojas. A configuração mais comum é a de 2L mas existem também em 1L e 3L, ambas compatíveis com a mochila citada. Sistemas de outras marcas, em sua maioria, também são compatíveis.

 

Os menores preços do mercado são encontrados geralmente nas lojas virtuais Orientista e na Loja do Clube de Trekking Santa Maria - nesta última fale com o dono (Tiago) pelo link de contato com a loja e peça seu desconto, pois ele garante os menores preços, independente do preço divulgado no site - dá uma olhada. Já comprei em ambas e são confiáveis.

 

Abraço,

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

Olá Moçada!

 

Só atualizando. A mochila, objeto deste review, já foi devidamente testada com peso (cerca de 18 Kg, já com os 4 Kg de água nos dois streamers) numa trip recente de dois dias na Serra do Quiriri e só tenho elogios para ela. Nesta pernada pegamos chuva (acabou molhando bastante a mochila pois pegamos uma pancada bem no momento em que desmontávamos acampamento, antes de conseguir acomodar todos os itens em seu interior e "vesti-la" com a capa de chuva). Também tive um pequeno "acidente" com um frasco de detergente que estourou dentro da tampa da mochila, o que me permitiu sentir o comportamento do material quanto à impermeabilidade. Resumindo: SÓ ELOGIOS!!! ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

 

Os principais destaques foram sem dúvida o conforto nas costas e a praticidade da abertura frontal total da mochila, permitindo rápido acesso ao seu interior, facilitando enormemente a tarefa (árdua) de acomodar com equilíbrio todos as tralhas de acampamento, roupas e equipos em seu interior. Uma verdadeira "mão na roda".

 

A distribuição do peso nas costas durante as caminhadas foi excepcional. Sente-se o peso da carga na mochila (e também seus 3,3 Kg intrínsecos) mas de uma forma muito confortável. Sem dúvida é a mochila mais confortável e prática que já tive e já usei até hoje em mais de 20 anos de trekking!

 

Outro destaque foi a capacidade de carregar 2 sacos de hidratação (streamers) de 2 L nos bolsos laterais, em acesso fácil (lembrando que há capacidade para carregar mais um no interior da mochila). Ajudaram bastante nos reabastecimentos. Até nem precisaria deles cheios devido à abundância de água na região onde estivemos mas acabei andando com eles cheios algum tempo para efeitos de teste prático e foi bastante positivo.

 

Saudações,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...