Ir para conteúdo

Carretera Austral de Bicicleta


Posts Recomendados

  • Membros

Bem, estou prestes à fazer a carretera austral de bike. Pelo que tenho pesquisado, ela vai de Pto Montt a O'Higgins, não é mesmo? Tenho planejado e babado com os realtos e fotos que vi deste trecho, mas gostaria de saber como se faz daí pro sul, de O'higgins a Pta Arenas. Tem estrada? Alguém já fez este percurso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

que chata a sua viajem, hem?

estou absurdamente entusiasmado com a sua viajem, além de montanhas, curto(e prartico) ciclismo e cicloturismo, como vai tua preparação, estas na ponta dos cascos?

já fez cicloturismo, conta hae! esta levando tudo nos alforjes...barraca, saco de dormir, etc...?

 

já esta com o roteiro montado, sabe quanto vai pedalar por dia mais ou menos?

 

são tantas coisas...mas com certeza na sua volta farei um anorme lista de perguntas, pois pretendo fazer o mesmo em breve, talvez na minha lua de mel.

 

bem sobre suas perguntas, sim existe estradas, mas são pela argentina, pois dai pra baixo no chile, tudo são fiordes.

de forma alguma deixe de comprar guias ruteros(de estrada)do chile (turistel-excelente) e da argentina.

 

nesse site argentino, www.infobiker.com.ar , existe uma sessão sobre cicloturismo- cicloturismo autosuficiente-, onde o Oscar Ruggeri, um cara muito viajado em bike responde perguntas sobre roteiros, etc, e o cara já fez a teu trajeto. Andre, se quiser me manda o que vc quer perguntar que eu traduzo e mando pro cara, ele realmente responde, em uma semana mais ou menos.

 

ok? estou a disposição para ajudar em qualquer coisa.

 

leonardo

http://www.fotolog.net/trotatorres

http://geocities.yahoo.com.br/trotatorres

 

yo soy un loco

que se dio cuenta

que el tiempo es muy poco!!!!!!!

 

Editado por - trotatorres on 10/11/2003 03:44:07

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cara, eu também to cada dia mais animado com esta aventura, que por ela só ja é a história de uma vida, daquelas que contarei para os netos quando os tiver.

 

Pelo jeito vc é um aficcionado por viagens, cicloturismo. A idéia da Carretera Austral não faz muito tempo que surgiu. A princípio eu e um amigo estávamos planejando uma rota pela Europa, passando por vários países, coisa-e-tal. Mas veio umas passagens smiles, veio a vontade de conhecer o chile, de melhorar meu espanhol e pesquisando cheguei a conclusão que não posso morrer sem fazer a carretera austral de bike.

 

A preparação por enquanto é mais psicológica e logística (até o ponto possível) do que física. Nunca fiz cicloturismo além de pedalar nos arredores de Brasilia, onde morava, principalmente um esquema roots destes, com meses pedalando. Mas o que conta é a disposição e a precaução com algumas coisas, além de um planejamento legal. Pretendemos uns 15 dias de ambientação e preparação em Santiago, onde o planejamento será mais minucioso, onde compraremos as bikes, os equipamentos que ainda não temos, mapas detalhados, entre outras coisas.

 

A idéia é não fazer trechos mto longos por dia, já que o tempo não é um problema maior (futuro desempregado não tem que voltar pra trabalhar) e a estrada parece ser muito sinuosa, com subidas e decidas. Pelo que tenho lido, é tranquilo fazer uns 40km, 50km por dia, com tempo pra curtir as vilazinhas do caminho. A idéia nossa é fazer uma viagem devagar pra conhecer o máximo, conversar com as pessoas, conhecer suas histórias. Pensamos em fazer um documentário da viagem, como piloto pra outras idéias maiores. O chile é a primeira "perna" do projeto. A fase seguinte será Londres.

 

Mas, voltando aos assundos mais práticos, de O'higgins então tenho que partir pra argentina? Pelo lago? Por terra? Não há como cruzar os fiordes? Pelo que tenho visto o lugar é maravilhoso. A área naõ é habitada? Bem, se for o caso, cruzamos a fronteira, sem problema e chegamos a Punta Arenas e depois Ushuaia.

 

Queríamos ir até a Antártida, mas os preços nos desanimaram, a não ser que consigamos alguma coisa mais ao nosso nível, digamos, econômico. Isla de Pascua também fica pra uma outra vez. Temos uma grana, mas não podemos gastar muito pois comprometeria o resto do projeto.

 

Que história é essa de Cicloturismo autosuficiente? Autosuficiente de $$??

 

Cara, vou entrar nos sites indicados. Depois escrevo mais.

 

Até mais,

 

AndrÉ

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

fala André,

sonre o autosuficiente é sem auxilio externo, ok?

cara, tenho várias considerações a te fazer, depois com mais calma te mando, ok?

 

 

 

http://www.fotolog.net/trotatorres

http://geocities.yahoo.com.br/trotatorres

yo soy un loco

que se dio cuenta

que el tiempo es muy poco!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Quando você diz O'Higgins deve estar querendo dizer VIlla O'Higgins, certo? A Carretera Austral segue de Puerto Montt até a Villa O'Higgins. Até 2001 havia um trecho entre Puerto Yungay e a Villa O'Higgins que ainda estava sendo construído, mas já deve estar pronto nessa altura do campeonato. A parte final entre Puerto Yungay e Rio Bravo pode ser atravessada de ferry boat.

 

É impossível ir por terra da Villa O'Higgins até Punta Arenas. A forma mais comum de ir de Puerto Montt até Punta Arenas é saindo de Puerto Montt e indo para a Argentina, passando por Bariloche, Comodoro Rivadavia e Rio Gallegos, até cruzar a fronteira do Chile de novo, se eu não me engano em El Chaltén ou El Calafate.

 

Você pode voltar da Villa O'Higgins até Cochcrane e de lá tentar conseguir um transporte de barco ou ônibus até a Argentina, prá de lá chegar em Punta Arenas. Pra você ter uma idéia, não há bancos na cidade de Cochrane. Um banco móvel em um avião vem duas vezes por mês.

 

17 km ao norte de Cochrane, uma estrada que passa por Villa Chacabuco e Paso Roballos (uns 78 km) entra na Argentina e continua até Bajo Caracoles. Não há transporte público. No verão a estrada é transitável, mas costuma ficar alagada na primavera. Você pode ir na sua bike ou pegar uma carona, mas tem que atravessar um passo, ou seja, pedalar na subida.

 

É mais fácil atravessar a fronteira de Coyhaique ou Chile Chico.

 

Acho que não há nenhum serviço de barcos que saia do fim da carretera austral e para ir exlusivamente até Punta Arenas, só saem de Puerto Montt. Na Villa O'Higgins pode ser que você consiga algo com barcos de pescadores que te levem do braço do Lago O'Higgins onde fica a Villa até a Argentina, onde o Lago se chama San Martín. O negócio é saber se é seguro atravessar a fronteira por lago. Eu li que navegar nesse lago é meio perigoso, pois grandes blocos de gelo do Campo de Hielo Sur ficam boiando. Qualquer quebra ou choque de blocos de gelo gera uma grande onda que é bem perigosa.

Segundo o site http://www.ohiggins.cl/como%20llegar.htm, está sendo construída uma estrada entre a Via Ruta 40 argentina - RNN°40 Argentina (Paso Entrada Mayer) com abertura programada para 2003. Passos fronteriços alternativos existentes que conectam cono Caminho Austral: Coyhaique Alto, Los Antiguos o Paso Roballos (Entrada Baker). Segundo o mesmo site, Não existe navegação regular entre Chile e Argentina pelo lago O'Higgins/San Martín apesar de que existam passos fronteriços habilitados. É posível fazer uma combinação que aproveita um intinerário lacustre semanal entre o braço sul do laago e a Villa O'Higgins. A combinação é a seguinte: El Calafate - El Chaltén -Laguna del Desierto - Paso laguna Larga/Laguna Redonda - Puerto Candelario Mansilla - Villa O'Higgins.

 

 

 

Abraço,

 

Bulha.

 

 

 

Editado por - Bulha on 10/11/2003 20:14:00

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Galera,

 

To ficando cada vez mais pilhado, é que tudo está se tornando cada vez mais palpável, mais real, a medida que vai chegando a hora.

 

Bulha, cara, valeu pelas dicas. Quando disse O'Higgins quis mesmo dizer Vila O'Higgins. Pelo jeito vou ter que ir até lá mesmo e voltar, mas isto não é problema. Quem sabe eu passo alguns dias por lá. É uma vila interessante? Aliás esta é uma das minhas dúvidas. Como não conheço as cidadezinhas não dá pra saber ao certo quanto tempo voui querer ficar nelas, certamente em algumas vou querer mais do que um simples 'pouso'. Estas alternativas lacustres talvez sejam mesmo a saída. Bem, mesmo que eu não consiga planejar isto mto bem de longe, posso abrir a possibilidade.

 

Aí Armando, quero saber tudo. Vou te perguntar ainda muito sobre o caminho que tenho certza que vale a pena (isso nem preciso perguntar já que voltou lá para uma segunda vez).

 

Bem galera, valeu pelas dicas. Amanhã passo por aqui pra escrever mais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ea aí!

 

No meio de janeiro estou indo novamente para a Patagônia. Só que para pedalar o que falta: De Villa OHiggins a Terra do Fogo.

 

Segundo o prefeito de OHiggins, fui o primeiro brasileiro a chegar lá de bike (fevereiro de 2003).

Te diria que a viagem na Carretera tem 2 partes bem distintas:

A primeira é P. Mont a Coyaique, que fica mais ou menos no meio: O trecho é bem movimentado, tem bastante ciclista (encontrava uns 7 por dia!) e, se quiser, pode encontrar pousada quase todos os dias. Chegando em Coiyaique, pode reservar uns 2 ou 3 dias lá, pois estarás cansado e a cidade é muito legal. É a capital da aventura. O melhor lugar para ficar lá é o Albergue Las Salamandras, perto do Rio Simpson. Tem camping junto, e verás muita gente. Fica a 1 km do centro.

De Coiyqaque a OHiggins a coisa muda: O proimeiro trecho até Cerro Castillo é asfalto, mas a partir daí, beirando o lago General Carrera o lugar vai ficando cada vez mais selvagem (e lindo). É camping direto! De Cochrane em diante é a parte totalmente selvagem. Quando eu fui havia muitos caminhões do exército, pois eles trabalhavam na finalização da estrada. Villa OHiggins foi o meu objetivo e por isto para mim foi inesquecível. A cidade é bem pequeninha, mas tem uma boa estrutura. Para voltar de lá (como fiz), ou se pega um ônibus (a cada 3 dias), e demora-se 2 dias para chegar em Coiaique, ou pega-se um avião (Don Carlos). Foi o que fiz. Como era só a minha bike, ela foi no corredor. Os alforges foram no nariz do avião. O preços era US$ 100,00 até Coiaique. Mas ao invés de levar 2 dias, fiz em 1 hora e meia! Para seguir viajem adiante de OHiggins, sem problemas. Pega-se um barco que te leva até o lado argentino e depois outro barco para andar no lado argentino, do outro lado tem um cara que tem guia, pois não há estrada. Em Coiyaique, ou O Higgins, é só ir no centro de informações que eles tem um folheto explicando como se faz a travessia. Uma americana que pedalou comigo continuou viagem por lá. Disse que levou um 3 dias até El Chaiten.

Aviso importante: Em toda a Carretera Austral o clima é muito instável. Em 1997 quando fui pela primeira vez, a cada 3 dias, 2 era chovendo. Sempre frio. Foi o início do El Niño. Por outro lado, em 2002, fiquei 1 mês e choveu 2 ou 3 dias! Disse que foi um recorde histórico de poucs chuva.

MAs pegando na média: A temperatura varia bastante: Perto do meio dia chega a 25 até 30 graus ao sol. Se o sol se esconde um pouco a temperatura cai para uns 15. A noite e no início da manhã, sem é frio, chegando próximo a zero grau.

 

Em 2002 peguei 38 graus em Cocharne e -5 em Cerro Castillo. Uns dois dias de diferença.

 

"Sonhe com o vento dos Andes, que queima os cabelos e traz recordações inesquecíveis"

 

 

Abraço,

Armando

POA-RS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Armando,

 

Cara, cada vez fico mais entusiasmado. Tenho a impressão de quanto mais 'selvagem' vai ficando a estrada, mais bonito. Pelo que tenho lido, estou planejando uns 30 dias de Pto Montt até Villa O'Higgins, o que acho que dá na boa, inclusive com umas paradas maiores em cidades mais interessantes.

 

Tenho uma dúvida quanto à grana. Me parece que encontro hospedagem por lá numa média de 5 dólares, não cncontro? E campings por 3 dolares. Sei que uma vez ou outra vou procurar uma cama macia e um refúgio um pouco mais confortável, ou seja, um cafofo que tenha teto e cama. Vi que tem várias termas no caminho. Vc esteve em alguma delas? Vale a pena ou é uma coisa muito cara? E os parques nacionais? Quanto vou gastar com eles? Tem trekkings, este tipo de coisa? Estes campings de Coyaqaque pra lá são pagos ou se acampa em refúgios, na beira dos lagos, na beira da estrada?

 

Pergunta básica: Nestas cidadezinhas tem boteco? Uma cervejinha, onde quer que se esteja, é ótimo.

 

Ainda não pesquisei o caminho de Villa O'HIggins pra frente, são mais quantos km até Punta Arenas ou Ushuaia?

 

Também pensamos em ir em Janeiro, quem sabe não topamos lá por O'Higgins?

 

E de Santiago a Pto Montt? Vc fez de Bike tb?

 

Bem, vc já viu o tanto de perguntas que tenho, as dúvidas são muitas mas a animação é maior.

 

Abraços,

 

André

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...