Ir para conteúdo

Viagem sem prazo pra chegar - para baixo, sempre em frente!


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal... primeiramente, gostaria de parabenizá-los pelo excelente fórum. Já li a maioria dos tópicos e são todos muito elucidativos. Ajudaram muito mesmo. "Segundamente", gostaria de me apresentar. Moro no Rio de Janeiro, tenho 22 anos (completo 23 no final de junho), sou recém-formado na faculdade e atualmente curso o mestrado. Entretanto, não estou nada satisfeito com algumas coisas da minha vida e sinto que preciso de um tempo pra repensar em tudo (isso é fato... e meu problema não é do tipo que se vai a um analista). Há tempos eu tenho a certeza de que preciso fazer uma longa viagem de bike, mesmo sem nunca ter feito nem uma curta. Uma viagem do tipo: "dane-se o mestrado, dane-se os compromissos, dane-se o mundo... vou sumir uns meses na estrada e só volto quando der vontade".

 

Meu preparo físico é dos piores, então antes me prepararei durante alguns meses. Alimentação maneira, musculação e muito tempo nos pedais. Meu objetivo é ir descendo pelo litoral do país e chegar o mais longe possível. Se conseguir chegar em Floripa, já seria uma puta conquista prum atual sedentário. Se chegar no Uruguai, seria f%$#. Se chegar na Patagônia, vou me sentir uma cruza de Lance Armstrong com Paul Tergat. :lol: Como sou um cara relativamente desapegado a luxos e confortos e com um pouquinho de alma de bicho solto, o dinheiro que tenho deve dar... e não tenho data certa pra finalizar a viagem.

 

Mas, sendo mais direto (depois de toda a embromação), o que me fez criar esse tópico foi pedir dicas de bikes e equipamentos em geral. Quanto mais eu gastar na bike, menos dinheiro terei pra viagem. Mas entendo que tb não posso negligenciar nela, senão a viagem pode terminar muito antes do que eu quero. Quanto vocês acham que eu deveria separar para a compra da bike? Acham que vale a pena comprar uma reclinada? (nunca andei numa dessas, mas imagino que seja muito mais confortável pra uma viagem tão longa)

 

Eu tenho uma Caloi Snake, de 21 marchas, e imagino que mesmo com upgrades ela não seja suficiente pra uma viagem, então acho que a solução é comprar uma nova mesmo. Mas, rola de ir treinando com essa Caloi ou vocês acham que eu deveria comprar logo a da viagem e ir treinando com ela?? (se optar por uma reclinada, obviamente terei que praticar antes)

 

Algumas dúvidas bestas... aquela "fita" (esqueci o nome) que se coloca entre o pneu e a câmera pra proteger de furos é mesmo eficiente? Além de ferramentas, peças sobressalentes (câmaras, pastilhas de freio) e minhas coisas de necessidade básica (de roupas a equipo de camping), tem alguma outra coisa que seria essencial?

 

Desculpem-me por escrever tanto. Espero que o papo prossiga, pra nós traçarmos juntos os planos.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

ziriguidu!

 

ninguém respondeu, eu respondo1

 

aqui no sub fórum de cicloturismo já tem um setor de dicas pra bikes, dá uma olhada.

 

sobre viajar meio sem destino, no papo mochileiro tb se discute isso.

 

agora, pesquise bem a questão dos equipos. pra começar, um qaudro de aço ou cromo seria o ideal pra quem vai numa viagem dessas... afinal, alumínio, quando racha, não dá pra soldar em qualquer esquina não....

 

mas eu vou essa semana dar uma remodelada nesse sub-fórum, pra tornar a coisa mais prática pra pesquisar e pra se trocar idéias!

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Pow, Ogum. Já tinha até desistido de vir ver o tópico, achando que ninguém ia responder. hehehe...

 

Isso do quadro de alumínio eu já tinha lido, aqui mesmo no fórum. O meu será de aço.

 

Decidi fazer uma viagem menor antes dessa, pra ver já o que pode dar errado, saber o que funciona e o que não funciona, e, é claro, descobrir se eu realmente tenho fibra pra um lance desses. Não é pra qualquer um e eu posso estar me iludindo.

 

Essa menor eu vou fazer com a minha Caloi Snake mesmo, apenas fazendo uns upgrades nela. Vou de ônibus até Araruama, provavelmente, e de lá sigo de bike de um município pro outro, percorrendo toda a região dos lagos e o litoral norte fluminense. Esse ônibus no início é porque acredito que o trecho mais sinistro da viagem seria a saída do Rio de Janeiro. Então vou de ônibus até a "estrada" e de lá eu começo realmente a viagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ziriguidu!

Então guri, to te respondendo porque tenho uma idéia parecida com a sua, mas, que ninguém compra (risos).

Não desiste! Vai treinando, descobrindo trilhas perto de casa mesmo, procura algum grupo de ciclistas por aí, e vai treinando e aprendendo com eles, com certeza deve ter algum grupo de ciclismo por aí, alguma federação, sei lá. Eu ainda ñ fiz minha primeira cicloviagem, mas vou começar conhecendo o estado que moro mesmo. Assim vou adquirindo experiência até me sentir mais segura pra cair na estrada.

Ainda estou em pesquisa e treino.

Então, é isso.

E cm se diz aqui em Ceará, um xeru pra tu (risos)

inté depois ::lol3::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pow, Patrícia. Já me chamaram de maluco, disseram que eu não aguento, perguntaram se eu tava com algum problema grave, se eu tinha brigado com a minha família. Ninguém acha "normal" uma viagem dessas e já começam a especular sobre coisas ruins que te levaram a pensar nisso. Ou seja, é como se ninguém pudesse ter uma idéia dessas em sã consciência. hehehe...

 

Mas eu não vou desistir não. Tô firme e forte nos meus propósitos. Se a viagem não sair, pelo menos terá deixado um bom legado na minha vida. Estou melhorando meu condicionamento físico e minha alimentação, aprendendo a planejar melhor as coisas e a prever certos problemas. Mas tenho certeza de que ela vai sair sim. Só não sei quando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Isso mesmo guri, desiste não. As vezes as pessoas nos julgam por elas e acham que pra ter uma idéia assim, precisamos estar insatisfeitos com alguma coisa, risos. Mas cá entre nós, nem sempre estão errados, as vezes o resultado das escolhas que fazemos na vd, ñ é bem o q esperamos, o q nos leva a outras escolhas, que talvez seus amigos e os meus tb não entendam. ::lol4:: Fz o que não é mesmo? Quanto a não aguentar a viagem, pow! Não é uma competição onde vc tem que superar os limites dos outros. Só precisa vencer os seus, e se v que não vai conseguir cumprir sua meta pra aquele dia, é só para pra descansar, curtir a paisagem e a cidade onde resolveu descansar, afinal, ngm é de ferro né? Eu particularmente, não me preocupo com isso, o que me preocupa são os possíveis assaltos, e as estradas que podem ser perigosas, afinal, eu sou apenas uma pobre garota indefesa, ::lol4:: , fora isso, td tranquilo. Se vc se perder, eu diria o q mamãe diz sempre, quem tem boca vai a roma, hehehe. Se pretende viajar sozinho mesmo, eu tb pensaria em sempre dormir sob um teto de verdade, deixaria acampamento pra qd tivesse companhia, :P .

Pronto! viu cm é simples?

xerim

nos falamos depois

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi, Patrícia. Tudo certo?

 

Eu pretendia fazer a viagem agora no começo do segundo semestre, mas não vai rolar. Ainda não estou pronto fisica e mentalmente. Mas já comecei a agilizar tudo. A primeira coisa foi abandonar o mestrado... entrar lá foi uma decisão errada, que eu tomei mais pelos outros do que por mim. Tô indo agora pra Uruguai e Argentina. Vou sozinho também, mas numa viagem "normal", de mochila. Quando voltar eu repenso tudo dessa viagem aí.

 

O meu receio maior também é com a violência. Não teria medo algum de andar por planícies desertas, lugares selvagens. O que me assusta é o homem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Tudo certo Ziriguidu!

 

Vc tem razão, o bicho homem assuta mesmo (risos).

Fico contente por vc estar fazendo algo por vc mesmo, simplesmente pq quer. Aproveita a viagem pra repensar as escolhas que tem feito. /qt a viagem de bike, isso pode ser planejado a longo prazo, se for o caso. Vai com calma!

E não deixa de me contar cm foi essa sua viagem a argentina hein?

Aprenda a dançar um tango, rsrsrs. Afinal, ir a Argentina e ñ aprender tango, é quase um crime, viu? rsrsrs

Brincadeira. Mas se vc gosta de dançar, aprende esse ritmo, pq é um delícia dançar ele.

Boa sorte em sua viagem guri. te cuida direitinho!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá pessoal!! assim como o Ziriguidum, sinto essa mesma inquietação e ultimamente também coloquei na cabeça que ainda vou fazer algumas viagens de bike! tenho 29 anos, trabalho com informatica, a uns 3 anos parei com todo e qualquer atividade física! ou seja sedentário total! comecei meu treinamento com caminhadas e corridas diarias! para pegar um "gás".

pretendo fazer de inicio o "Caminho Estrada Real" alguem ja fez esse percurso?! tem alguma dica?

A respeito da bike! tem varios sites legais para aprender um pouco

o Clube de Cicloturismo também!

http://www.clubedecicloturismo.com.br/

Aí galera quem quiser trocar umas idéias com um iniciante !! tamos aí... quem sabe um dia ainda pedalamos juntos! como o nosso amigo disse as vezes o que mais assusta é o bicho homem! mas acho que ainda temos que acreditar nesse bicho por mais dificil que seja!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Tenho a impressão de que ontem consegui um companheiro pra minha viagem. Tava conversando com amigo meu de longa data e ele disse que também tem muita vontade de fazer uma viagem de bike. Pior que eu conheço o mlk há 10 anos e nem sabia disso.

 

Expliquei mais ou menos qual seria o roteiro, as paradas, km percorridos por dia e ele curtiu. Se bobiar, no final do ano essa viagem sai (ainda mais agora que meus familiares resolveram sucumbir ao pânico da H1N1 e começaram a infernizar pra eu não ir pra Argentina).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...