Ir para conteúdo

Começando no Cicloturismo


Posts Recomendados

  • Membros

E aí galera, estou planejando pras férias agora uma viagem curtinha, de 60 km, entre a minha cidade e a cidade vizinha.

Sou ciclista de primeira viagem nesse assunto, por isso peço ajuda com o que devo ter em mente e equipamentos que preciso pra isso?

Pretendo sair daqui de manhã bem cedo e voltar no outro dia, por isso acho que não vou precisar de muita coisa, mas fica o pedido de ajuda e dicas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Bruno!

 

 

Cicloturismo não é bem a minha praia, mas já fiz algumas viagens curtas há alguns anos, e como não apareceu aqui ninguém mais "habilitado" rsrs!!...

 

Obviamente que este tipo de viagem dependerá bastante do "estilo" da viagem, de como pretende se alimentar e se "hospedar", já que é possível acampar (em campings com estrutura, em quintais de casas ou mesmo selvagem ...) ou dormir em hotel, pousada ou mesmo na casa de algum familiar. Diferentes variáveis, portanto. O que é essencial em todas é a determinação!

 

O básico serão sempre roupas adequadas ao clima/estação, equipamento de hidratação, alimento para lanches/refeições no percurso além dos equipamentos e materiais básicos para segurança (capacete, luvas, lanternas ...) e os cuidados/manutenção da bicicleta.

 

Para viagens em que pretenda acampar, precisará geralmente de saco de dormir, isolante térmico, uma barraca leve, pequena - que seja fácil de ser transportada, e também de equipamentos de cozinha (paneleiro simples e leve para camping, fogareiro a gás, dentre outros itens, por exemplo). Uma lona plástica ou de nylon resinado para proteger a bike das intempéries ou mesmo do olhar de outras pessoas. Para carregar isso, mais as roupas e demais apetrechos, recomendo usar alforjes presos na parte traseira da bicicleta, onde deve ficar o equipo mais pesado. Gosto muito para isso dos produtos da Curtlo e da Deuter, mas existem outras marcas disponíveis no mercado, pesquise. Tamanhos e características variam bastante e recomendo que visite lojas especializadas para ver esses equipos ao vivo e possa se decidir. Usar uma mochila pequena nas costas, ou um pochetão é uma boa, mas só com itens mais leves ou, no caso da mochila, para hidratação.

 

Numa viagem curta como a que pretende, diria que até "experimental", entretanto, poderá montar uma logística mais simples, ficar na casa de algum amigo ou parente, ou mesmo num hotelzinho simples, além de fazer suas refeições principais em restaurantes ou lanchonetes, o que te dispensará de levar muita tralha e gastar com equipamentos. Desta forma você poderá avaliar mesmo o passeio, a pedalada em si. Daí, se curtir mesmo, pode ir aumentando o seu "grau de comprometimento" com a atividade e ir investindo aos poucos, melhorando seu equipamento e galgando desafios maiores e mais complexos.

 

Na sua região (Santa Maria) existem lojas especializadas (pelo que sei) e você pode também se enturmar com grupos que costumam fazer essas atividades para angariar algumas experiências. O nosso amigo Tiago Korb dirige um clube de trekking e uma loja especializada em equipamentos de aventura (mas também anda muito de bike) aí na sua cidade, troca uma ideia com ele.

 

Falando agora em equipo e cuidados para a bike, indispensável levar câmara de pneu sobressalente e kits de reparos/remendos, bem como as ferramentas básicas para ajustes e manutenção da bicicleta.

 

Espero ter ajudado em algo. Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
  • Membros

Olá.....comecei a andar de bike no ano passado, e como você, resolvi viajar para as cidades vizinhas. E como você fui para uma cidade a 53km . Como tenho parentes por lá, não me preocupei com pouso e comida. Para a viagem, levei 2 tubos de agua, algumas barras de cereais para comer durante a viagem e tomei um cafe da manha reforçado antes de sair. Como não é uma viagem muito longa, não foi necessário levar alforges e coisa e tal, somente levei uma mochilinha pra levar algumas barrinhas de cereais, celular,camera e a carteira. Como moro numa região não muito plana, tive que fazer algumas paradas pelo caminho, por estar iniciando e pelas várias subidas......mas foi legal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...