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[info]Tópico criado para discussão de assuntos sobre relógios da marca SUUNTO.

http://www.suunto.com/[/info]

Proponho como meta discutir:

 

- Experiências de uso;

- Suporte especifico de uso de funções;

- Problemas encontrados;

- E oportunidade.

Editado por Visitante
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  • Colaboradores

Começando então a discussão com o primeiro post sobre o Suunto X-10 Military.

 

Introdução:

 

Características Técnicas do Suunto X10:

 

- GPS (12 canais resolução de 1m/3ft): Log de Rotas, Waypoints, Tracks (Com dados completos de Velocidade, distâncias e demais estatísticas);

- Altímetro (Altitude, velocidade vertical, alarme de altitude e etc)

- Termômetro;

- Barômetro (Pressão a nivel do mar, pressão absoluta, gráfico de tendência atmosférica, temperatura, alarme atmosférico de mudaná de tempo etc.);

- Bússola (Graus ou mils);

- Funções de Relógio (Calendário, 3 alarmes, dois fusos horários, cronômetro e sincronismo via GPS);

- Luz tipo Backlight na cor vermelha para versão militar e mostrados de contraste invertido (Numero brancos e fundo preto).

- Resistente a água (100 metros/300 ft);

- Menu com interface de navegação;

- Interface e carregamento USB;

- Interface de planejamento e recuperação de dados via PC

- Compatível com Google Earth™ ;

- Peso 76g

 

Acabamento esborrachado grafite.

 

Percepção:

 

Tenho relógio a quase 2 anos e tenho acumulado grandes decepções que pelo visto são quase gerais (vide vários foruns gringos). Tinha uma imagem muito boa da Suunto e ainda insisto em manter mesmo com os reveses acorridos até o momento.

 

Problemas encontrados:

 

1 - A baixas temperaturas o relógio embaça e dificulta o uso. Isso é uma grande falha a meu ver, eles deveriam ter selado o relógio com ar seco ou nitrogênio internamente o manter algum material secante para evitar o processo. Isso acontece com temperaturas já próximas de 5oC;

2 - A pulseira descasca (Procurem só no Google x-10 peeling off) e tem sido um problema de forma generalizada. Isso é uma absurdo para um relógio de aventura. Essa parecem que estão resolvendo, vou descobrir depois que o meu relógio voltar da Finlândia! (Convenhamos esse problema é fácil resolver!)

3 - O botões quebram, na verdade a cobertura esborrachada (vejam no Google Bezel issues) rasga. Esse foi o problema do meu aparelho. Isso acontece provavelmente pelo material uso/botões internos, pois estes são pequenos perto do revestimento (que permite manipular facilmente com luvas) ;

4 - No seria dificuldade para aquisição satélites, mesmo em áreas aberta e céu limpo. O relógio tem uma função para economizar energia aquisitando o GPS segundo a segundo, a cada 10s, a cada minuto ou a cada click (faz falta um menu para entrar com o valor do usuário, coisa simples que poderia ser feito apenas com uma atualização do Software). Quanto utilizando o minuto é comum ele não conseguir achar o satélite e acabar com o mapa sem vários pontos (Solução uma possível antena externa como acessório);

5 - Não confio muito no Altímetro, normalmente após calibrar o Garnim 60CXs e o Suunto junto eles acabam divergindo no final de forma considerável. Alguém tem esse problema com os outros Suunto?

6 - Temperatura, logicamente nunca será real com o relógio no pulso pois o corpo influi. Mas um fabricante com essa experiência podia ter bolado um isolamento ou acessório que isolasse o relógio da pele para minimizar erros. Ou num serviço porco permitir embutir um fator na de ajuste no relógio.

 

A garantia do relógio é de 2 anos e encorajado pelos post nos foruns internacionais que resolvi mandar o relógio (a garantia vence final desse mês). Ponderei pois o SAC pede que vc mande o relógio para analise e se definir que deve ser reparado sem custo ele pagam apenas o frete de devolução, logo você embolsa o prejuízo de envio (Gastei quase 50 reais por um frete de até 10 dias com seguro). Então arrisquei e estou aguardando o laudo, pior hipótese eles vão reparar. Aqui no Brasil a pulseira custa cerca de 200 reais sem frete, lá fora uns 50 a 60 dolares.

 

Seguem as fotos:

 

O emborrachado descascado:

 

20101108225832.jpg

 

Relógio praticamente desmanchando:

 

20101108225945.jpg

 

Botão danificado:

 

20101108230025.jpg

 

Agora resta aguardar a SUUNTO já me confirmaram que receberam o relógio no dia 25/10, e que no dia 2/11 eles ainda estavam tratando e analisando os recebido em 19/10...pelo jeito continua chegando....

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  • Colaboradores

Bem na quinta-feira dia 11/11, o relógio chegou da Finlândia. A unidade foi inteiramente trocada, segundo a documentação e o serial apresentado. Segundo alguns outros fóruns da internet não seria necessariamente novo, podendo ser uma recondicionada. Para mim pode ser até melhor, pois ganhei o relógio há 2 anos no lançamento, logo esse certamente é mais novo.

 

Quanto ao problema de descascar o "Bezel" (Seria o miolo do relógio, pois ele fica incrustado na pulseira), acredito que foi solucionado. Acredito na solução devido a troca de material, agora trata-se de um plástico mais rígido e não um emborrachado. Quanto a pulseira e cobertura dos botões não me parece ter ocorrido nenhuma mudança de material, internamente ao botões não tenho como confirmar.

 

Testarei o GPS para ver se houve alguma melhoria na recepção.

 

O único ponto negativo foi ter de desembolsar 83,94 reais. Quando recebi a primeira notificação da DHL, pensei que a Suunto havia mandado a cobrar com algum custo do serviço, mas no dia seguinte quando paguei descobri que era imposto... Agora o nosso magnífico governo tributa encomendas expressas independente do Valor... Então foi 28,40 de imposto por encomenda expressa + 14,42 de ICMS e Guia (O estado tb mordeu) e incríveis 41,12 de Taxa administrativa....

 

Abaixo seguem as fotos:

 

Documento certificando a troca:

 

20101114164838.jpg

 

O miolo com o novo material:

 

20101114164940.jpg

 

Botões com material mantido e contraste do miolo/pulseira:

 

20101114165047.jpg

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  • 2 meses depois...
  • 5 meses depois...
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eu gostaria de saber se suunto eh msm a marca mais indicada e melhor? ql o modelo que sai mais em conta, que tem tds as funcoes basicas barometro,altimetro,bussola...

tambem gostaria que algm pudece mi indicar um site confiavel ou uma loja confiavel e em conta em que eu possa comprar um, sem ser enganado.

obrigado e abrç a tds

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  • 3 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
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Salve Sandaluiz.

No seu caso vá pra um parque todo aberto e veja se está funcionando.Se estiver é o relevo que não deixa ele "ver" o céu.

Toda unidade de GPS portátil tem que "ver " o céu,pois o mesmo não possui amplificador de sinal,assim como dentro de um Cânion o sinal fica fraco e a precisão cai drasticamente.

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  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
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Pessoal, os aparelhos de GPS convencionais, costumam ter em seu interior uma antena de captação( seja interna ou externa) e amplificação do sinal de satélite. Em aparelhos mais compactos, ou mesmo nos relógios, tal aparato não se encontra, ou se encontra em tamanho muito diminuto.

Tenho um frequencímetro t5 da Suunto e seu Gps pod, que é vendido separadamente. O sinal demora um pouco para captar quando dentro de uma casa. E em espaço aberto, as vezes, dependendo da cobertura de nuvens o sinal corta por alguns segundos.

 

Imagino que nos relógios com GPS deva acontecer o mesmo, e com pior qualidade, mais ainda quando dentro de prédios, cobertura de nuvens ou árvores, e ainda, revelo acidentado( dentro de vales)

 

::cool:::'>

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