Ir para conteúdo

Alimentos Perecíveis


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal,

 

sei que tem muita gente que não concorda comigo, mas eu ADORO carne... e um dos maiores problemas relacionados ao excursionismo está justamente em comer sem carne, parece que eu preciso daquela fonte preciosa de proteína/ferro/gordura.

uma das melhores alternativas pra conservar a carne é a paçoca de carne: carne de boi, porco ou frango, depois de cozida e desfiada é frita numa frigideira de teflon até que fique sequinha. no caso da carne de boi/porco, usa-se tempero à vontade, cebola, alho, pimenta do reino, etc etc etc ::otemo:: e adiciona-se farinha de madioca, torrando a mistura bem (não pode queimar). depois de torrada, a mistura deve ser socada em pilão, pra desfiar ainda mais a carne. se a mistura umidecer-se, volta pra torrar mais, até secar bem. tá pronta a famosa paçoca de carne, gostosa demais da conta. pode ser guardada em potes que não estraga nem em vários dias.

a carne de frango não leva farinha de mandioca, depois de desfiada deve ser bem frita até ficar bem sequinha, aí ela pode ser guarada do mesmo jeito que a paçoca pra fazer strogonoff ou molhos maravilhosos pro macarrão.

 

algumas coisas, porém, não podem ser desidratadas assim, devem preservar a umidade pra manter o gosto. usemos como exemplo um maravilhoso molho à bolonhesa pra macarronada:

-pegue uma latinha do tipo pomarola (aquelas com aquela borrachinha no centro da tampa) e feche o furinho da tampa por fora com uma fita durex ou outra, bem firmemente. se a fita for resistente a àgua, melhor;

-encha no máximo 2/3 dessa lata de molho já pronto (ou outro alimento);

-coloque essa lata destampada mas acompanhada da tampa, numa panela de pressão com pouquíssima água (1cm dá) e bote pra ferver EM FOGO BAIXO, sempre. se vc usar fogo alto a lata pode virar dentro da panela... deixe ferver por uns 10 minutos.

- desligue o fogo e deixe esfriar, e abra com cuidado. pesque a tampa com uma pinça esterilizada (passando as pontas no fogo) e tampe a lata, ainda quente. leve agora a lata direto ao fogo. na hora que o molho levantar fervura, retire a lata do fogo e force a tampa contra a lata, e molhe-a. o vácuo criado prende a tampa na lata com MUITA força.

 

se vc fez todo o processo direitinho (eu dei sorte de nunca ter dado errado, mesmo no desenvolvimento da técnica) uma carne moída pode durar uma semana facim, facim. comigo já durou isso e eu acredito que possa durar até um mês...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Gostei das suas idéias, Samuel. Acho que acabarei fazendo essa paçoca de carne qualquer dia desses. Aproveitar que tenho um pilão gigante em casa.

Só não vou fazer o molho bolonhesa, pois hoje em dia, é mais facil comprar o pomarola pronto de bolonhesa,::lol4::!! Embora o mais legal do acampamento, para mim, é a arte de cozinhar na trilha, com poucos recursos, tendo que usar mais a criatividade, do que qualquer outro material.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 1 ano depois...
  • Membros de Honra

 

Dia desses também testo a receita do tempo da bisavó de lacrar carne em lata com banha de porco derretida.

André:

 

Havia uma série de livros juvenis com títulos do tipo "Três escoteiros em férias no rio Tietê/Aquidauana/Paraguai" onde três ou quatro garotos pegavam um barco e desciam por 30 dias um rio desses caçando e pescando.

 

Pelos padrões de hoje os livros são totalmente politicamente incorretos e anti-ecológicos, mas ensinavam umas manhas de mateiro, pescador e caçador.

 

Uma delas era exatamente essa que você falou, eles iam caçando antas, capivaras, cotias, aves e para conservar e levar de volta para casa as colocavam em latas com banha, ferviam e tampavam. Para lacrar, faziam um furinho na tampa para sair o ar por aquecimento e depois o selavam com solda de estanho.

 

Na wikipédia tem uma entrada sobre o autor dos livros

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_de_Barros_J%C3%BAnior

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Trauco, o Barros Junior é autor da série caçando e pescando por todo o Brasil, que para meu gosto é muito bom de ler, um tempo onde as pessoas eram menos neuróticas com relação a caça, pesca e armas.

 

Não conhecia esta série dos meninos, vou ver se acho em sebos.

 

A receita de banha meu pai chegou a ver a avó usar, mas nunca fez. Quero resgatar certas coisas de conhecimento antigo, porque são úteis até hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...