Ir para conteúdo

Guia para Tratamento de Água em Trilhas e Acampamentos


Posts Recomendados

  • 2 meses depois...
  • 8 meses depois...
  • Membros
Muito boa a sua postagem. Parabéns!

 

Eu só não conhecia a técnica dos sacos plásticos, é só deixar a água exposta ao sol em algum saco transparente?

Não há plásticos que podem impedir ou dificultar a passagem dos raios uv?

 

Abraço

Marco

 

Quanto à purificação da água via radiação UV, existem equipamentos elétricos portáteis.

 

O equipamento possui uma lâmpada UV que deve ficar ligada sob a água sobre um determinado tempo. No modelo do link abaixo, deve-se utilizar durante 90 segundos em um litro de água.

 

O uso deste equipamento é interessante até em locais na qual a água da torneira não é confiável. A única restrição é a necessidade de utilizar pilhas ou baterias.

 

Alguém já utilizou e/ou testou este tipo equipamento ?

 

Segue o link de um produto do gênero: http://www.rei.com/product/761906/steripen-classic-water-purifier-with-prefilter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Muito boa a sua postagem. Parabéns!

 

Eu só não conhecia a técnica dos sacos plásticos, é só deixar a água exposta ao sol em algum saco transparente?

Não há plásticos que podem impedir ou dificultar a passagem dos raios uv?

 

Abraço

Marco

Eu já ouvi falar desse método, utilizando garrafa pet transparente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Otávio

 

A Garraf PET não permite a exposição de toda a água ao sol. Como já bem explicado pelo autor, os raios UV penetram não mais que 5 cm. Com PET são usados também com a garrafa pintada de preto, para aumentar a temperatura. Nesse caso o principio de tratamento da água é pela temperatura e não pelos raios UV. Como a temepratura não aquece tento assim, mesmo com a PET pintada, não é muito eficiente.

 

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 1 ano depois...
  • Membros

Queridos amigos,

 

O post sem dúvida está perfeito, e embora eu não seja nenhum entendido do assunto venho atentar o seguinte a respeito da última técnica mencionada para purificar a água:

 

O fato de aquecer a garrafa/saco plástico ocasiona na liberação de BPA (Bisfenol A) que é um plástico nocivo.

 

Um dado muito simples para evidenciar esse perigo são as squeezes (garrafas d'agua) que vem denominadas como "BPA FREE". Ou seja, são feitas de um outro material que não libera essa substância na água. São BEM mais caras inclusive.

 

Concluindo, da minha parte eu não faria esse sistema de purificação a menos que fosse uma emergência. 12hs ao sol é MUITO plástico. Certeza que pode até ser percebido um sabor na água.

 

Abs!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

acompanhando as respostas, temos que nos basear que estaremos no meio do mato, muitas vz sem energia elétrica ou sol, uma boa técnica e levar filtros de café para reter os resíduos sólidos, se possível usar ele duplo e entre as camadas colocar carvão ativado e na falta dele, ate mesmo o carvão da fogueira, frio e claro, após, usar hidrosteril, comprado em qualquer mercado ou hipoclorito de sódio, a velha Qboa, na proporção de 2 gotas por litro e esperar 30 minutos para beber, e se possível, ferver a agua, garantindo uma agua de ótima qualidade para beber.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Silnei unpinned this tópico
  • 3 meses depois...
  • Membros

Interessante... Mas quem puder comprar um Lifestraw ou um Mini Sawyer, resolverá praticamente todos os problemas. Além da filtragem ser instantânea, é um investimento barato e eficiente. Vale a pena! Eu particularmente prefiro o Sawyer, até porque ele consegue se encaixar em algumas garrafas, até mesmo nessas de aguá mineral ou na mangueira do reservatório de água da mochila. Além de que sua vida útil é de 360 mil litros contra apenas 1 mil litros do Lifestraw. 

Lembrando que para quem precisa de um volume de filtragem maior, existem alguns filtros de gravidade que conseguem filtrar um volume grande água com maior rapidez, o que vai atender melhor quando se está em grupo. A MSR tem um sistema interessante e que não é muito caro. O difícil e encontrar pra comprar aqui no Brasil.  Mas esses sistemas individuais são encontrados aqui a preços razoáveis. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...