Ir para conteúdo

Capa-de-chuva de Motoqueiro: para Trekking/Camping/Ciclismo


Posts Recomendados

  • Membros

Por muitas vezes tomei banho d chuva indo ou voltando de um acampamento no mato, andando pelas trilhas. Lição: passei a levar capa-de-chuva na mochila, daquelas de pedestres, comuns. Tempos depois comprei capa impermeável de motoqueiro, que é muito melhor para caminhadas na chuva. Recomendo capa-de-chuva de motoqueiro para trekers, campistas, ciclistas, e pescadores.

Outra opção é levar na mochila capas-de-chuva descartáveis, pois é levíssina, e é mais fácil de acomodar na bagagem.

Na rua 25 de março, São Paulo-SP, na conhecida loja "Armarinho Ferandes" vende pacote com 50 unidades dessas capas-de-chuva descartáveis.

Existem outras lojas nessa região que também vendem.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 23
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros
Não esquenta muito?

Sim, esquenta. Geralmente a chuva vem acompanhada com frio. Eu usei muito no inverno, com garôa e chuva fina, com vento. Na trilha fechada com a vegetaçao molhada, não tem capa-de-chuva melhor do que esta de motoqueiro: jaqueta e calça 100% impermeáveis. Eu prefiro as de material leve (para não aumentar muito o peso da bagagem, quando tiver que levá-la na mochila), e com capuz. Para quem for usar este tipo de capa não se pode esquecer de chacoalhar bem antes de por na mochila. Porque a água retida na capa aumenta muito o seu peso. Como em camping na selva tem-se que levar muita bagagem para ficar muitos dias acampado, na mochila, além das tralhas, sobra pouco espaço para roupas. Logo fica difícil levar mais do que uma jaqueta pesada e uma blusa tipo moletom, e duas calças extras além da que está no corpo. Imagine ter somente estes agasalhos para usar por uma, duas semanas ou vinte dias? Para poupar as "roupas de frio" de sujar, eu usei a capa (jaqueta) por cima da camiseta, e a calça da capa por cima da calça de "moletom": retém muito o calor do corpo, que fica bem aquecido. É um verdadeiro isolante térmico.No mato se suja muito as roupas, principalmente em tempos e chuva. Usando a capa sobre as roupas, evitará de sujá-las de barro e de molhá-las nas folhagens ao passar relando nelas. O inconveniente é quando se usa a capa por um período chuvoso muito prolongado, pois a capa de chuva fica molhada por dentro por causa da diferença ente as temperaturas interna (do corpo) e externa (a do próprio ambiente). É semelhante ao que acontece com barraca sob baixa temperatura, com chuva: escorre água no lado interno da sobrecapa/lona. Em vidros de carro, do lado interno, também ocorre isto: dizemos que está "suado". Passamos a flanela para enxugar. A diferença de temperatura é a causa desse fenômeno. Bom é tirar a capa logo esteja abrigado da chuva. Então não se terá este inconveniente. Prefira modelos com "respiro", pois permite que a jaqueta fique arejada no lado interno.

Eu usei esta capa de chuva como agasalho no inverno de muito frio, na selva; aquece muito o corpo. A temperatura interna fica acima dos 20 graus, mesmo com a temperatura ambiente abaixo dos 10 C (graus).

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Nilton, as roupas ficam molhadas por dentro por causa do suor. Como são 100% impermeáveis e 0% respiráveis a água não entra e o suor não sai. Você acaba se molhando de suorl.

Por isso para esportes ao ar livre os melhores anoraks (nome que se deu para esta vestimenta impermeável) são os respiráveis, que tem uma tecnologia que impede da água entrar mas consegue eliminar o suor.

Pode parecer besteira num país tropical, mas imagina em alta montanha se molhar de suor? Pode ser fatal.

O Leo fez um tutorial de como vestir-se em locais frios, aonde explica sobre os aoraks impermeáveis e respiráveis:

:arrow:http://www.mochileiros.com/como-vestir-se-em-locais-frios-sistema-de-camadas-anorak-fleece-underwear-t32962.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Nilton, as roupas ficam molhadas por dentro por causa do suor. Como são 100% impermeáveis e 0% respiráveis a água não entra e o suor não sai. Você acaba se molhando de suor.

Por isso para esportes ao ar livre os melhores anoraks (nome que se deu para esta vestimenta impermeável) são os respiráveis, que tem uma tecnologia que impede da água entrar mas consegue eliminar o suor.

Pode parecer besteira num país tropical, mas imagina em alta montanha se molhar de suor? Pode ser fatal.

O Leo fez um tutorial de como vestir-se em locais frios, aonde explica sobre os aoraks impermeáveis e respiráveis:

:arrow:http://www.mochileiros.com/como-vestir-se-em-locais-frios-sistema-de-camadas-anorak-fleece-underwear-t32962.html

 

 

Conheço anorak e outros vestuários; técnicas de proteção e de adaptação para sobreviver em glaciares. Nunca fui a uma geleira, mas vi e vejo muitos documentários e sites que dizem à respeito. Quando eu for subir a montanha de gelo, saberei como me adaptar, pondo em prática os aprendizados teóricos. Abç.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Não esquenta muito?

 

Sim, esquenta... ...Bom é tirar a capa logo após a chuva cessar. Então não se terá este inconveniente.

 

 

Analisando todas as vantagens e os inconvenientes que você e o Otávio Luiz, citaram e levando em consideração que não tenho a menor vontade/vocação para alta montanha ou coisa que o valha (respeito e admiro demais quem pratica) acho que pode ser uma opção válida. Você tem alguma sugestão de marca? Qual a que você usa? Rola uma foto pra eu ter uma noção do que estamos falando?

 

 

Saudações,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá, Marcosmm! Eu quando fui comprar capa de chuva não procurei por marca, mas uma que suprisse a minha necessidade: 100% impermeável e leve. A última que tive não me lembro da marca. Dei a capa à minha sobrinha, num dia de chuvoso quando ela, de moto, passouem minha casa. Eu ainda não comprei outra, mas irei observar, além da qualidade, a marca. Nunca fui à alta montanha. Sempre comento assuntos de incursão em selva/mata/floresta, e como se adequar a este meio ambiente do modo mais criativo possível. Pratico camping com técnicas de bushcraft. Junto todas as técnicas para melhor atender as minhas exigências frente ao meio ambiente onde eu estiver, com o máximo de conforto.

Abç.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Pessoal, dei o exemplo de alta montanha apenas para ilustrar o porque de se usar roupas impermeáveis E respiráveis.

Nunca fiz alta montanha, já andei muito no mato e meu casaco era impermeável e não respirável, bem meia boca, mas era o que eu tinha. Era horrível caminhar com ele, qualquer esforço você se molha de suor. No final das contas era usado mais para cortar o vento, porque andar com ele era se molhar de qualquer maneira.

Mesmo os modernos impermeáveis e respiráveis (hoje tenho um) fazem você suar, mas é beeeeeem menos.

É um equipamento caro? Sim, e não são todos que podem (ou querem) investir tanto assim. Muita gente se vira com o que tem, mas falar que este é o melhor equipamento não é verdade.

Não sei se o Marcos entendeu, mas a roupa que o Nilton está falando é aquelas de plástico preto que os motoqueiros usam.

Não consegui postar a foto da roupa, segue um link:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-440614705-capa-chuva-motoqueiro-importado-moto-r3499-iso-9001-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi galera.

 

Então, como estou planejando 10 dias em Ilha Grande - RJ em Dezembro fazendo a volta completa na Ilha, e é época de chuva, tenho acompanhado o tópico.

 

Minha pergunta/sugestão:

Alguém aí já usou/conhece/tem alguma destas:

 

Capa de Chuva c/ Capuz - Induscapas

Preço: ~45 Reais

 

capaindus.jpg&width=300&wm=1

 

Poncho Tartu Impermeável - Azteq

Preço: ~120 Reais

xThumb.Ashx?ImgFilePath=tartuazm.jpg&width=125

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Pessoal, dei o exemplo de alta montanha apenas para ilustrar o porque de se usar roupas impermeáveis E respiráveis. Nunca fiz alta montanha...

Não sei se o Marcos entendeu, mas a roupa que o Nilton está falando é aquelas de plástico preto que os motoqueiros usam.

 

Otávio,

 

sei do que estamos falando, só pedi a foto para ter certeza. Quando morei em São Paulo comprei de um amigo uma capa de chuva usada pelos técnicos de manutenção da área de aviação, era de um material diferente da dos motoqueiros, e tinha áreas respiráveis numa dobra nas costas e nas axilas, alguém conhece sabe ou onde comprar dessas ou similares?

 

Saudações,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...