Ir para conteúdo

CLORO ( Hipoclorito de sódio 2,5% ) para esterilizar água coletada em fontes naturais


Posts Recomendados

  • Membros

Em ambientes selvagens - nos lugares onde praticamos acampamemto; treking; travessia; bushcraft - usamos a água que encontramos nos rios, ribeiros, nascentes e em poças. Mesmo que a água tenha aparência saudável nem sempre devemos confiar 100% de que ela é potável. Na água do rio pode ter animais mortos em algum ponto nível acima, e mesmo os peixes que morrem e se decompõe na água. Melhor é tratar a água antes de bebê-la. Existem alguns métodos de filtragem e purificação da água para essas ocasiões. Se houver substâncias suspensas na água pode-se usar um coador de café para passar a água e filtrar as impurezas visíveis na superfície, como folhas, gravetinhos, insetos, etc. OBS.: o coador não pode ter sido usado para coar café, pois que transmitiria sabor característico à água. O coador tem que servir somente ao propósito de filtragem de ág; o melhor para essa finalidade é coador com tela sintética: nylon / poliéster. Após a filtragem, para potabilizar a água deve-se esterilizá-la. Um dos método é a fervura para exterminar os micro organismos vivos. Outro método é administrar cloro na água.

O cloro para esterilização de água não é comercializado em farmácias ou drogarias; é distribuído em todos postos de saúde. A distribuição é gratuita. Basta ir à farmácia do posto e pedir, que lhe serão dados dois frascos, contendo 50 ml (cada frasco). Dirija-se direto ao balcão de atendimento da farmácia; não é necessário entrar na fila. É simples e rápido.

Deve-se observar no rótulo do frasco o modo de usar e os cuidados a serem tomados com este produto químico.

Siga corretamente as orientações contidas no rótulo. Na dose certa o cloro é benéfico, mas excesso é prejudicial à saúde.

 

ATENÇÃO: cloro para limpeza não serve e nem pode set usado para esterilizar água para consumo humano ou animal, porque este contém substâncias tóxicas ao organismo. Este cloro é exclusivamente indicado para desinfecção de ambientes; é de uso sanitário.

 

Existem sites que vendem equipamentos de aventura onde se compra "Clori-in hidrostéril" (pastilhas a base de cloro) para purificação de água.

 

Aqui estão estas duas opções disponíveis ao critério de cada pessoa.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 anos depois...
  • 5 semanas depois...
  • Membros

* IMPORTANTE:

 

Pesquisando sobre os efeitos do cloro no organismo, encontrei as informações publicadas no site: xgerms.wordpress.com de título:

Cloro Na Água Potável e os Efeitos Adversos à Saúde! | xgerms

 

* Leiam o texto sobre este assunto, na íntegra.

 

* Considerei de suma importância compartilhar esta matéria para que todos tenham consciência dos efeitos colaterais danosos da ação do cloro no organismo humano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Salve pessoal!

 

E a famosa água sanitária nacionalmente conhecida pela marca Qboa, também serve? Pelo que sei o produto é uma solução de 2,0 à 2,5% de hipoclorito de sódio! Confesso que sempre levei um frasquinho pequeno dessa água sanitária para minhas caminhadas, e pingava algumas gotas (conforme o volume de água e a qualidade aparente da mesma) dentro da garrafinha de água! Nunca tive problemas, mas espero não ter me precipitado em usar esse método!

 

Abraços, e bons ventos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...