Ir para conteúdo

Peças de Bicicleta: Prós e contras


Posts Recomendados

  • Respostas 34
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

opa! essa é uma grande discussão etc...

cara, não sou nenhum mega conhecedor de bikes nem nada, apenas me defendo:

juro que se pudesse minha bike de cicloturismo seria XTR dos pés a cabeça! cara a qualidade é magnifica a não quebra nem a pau, muito duravel mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá galera,apesar de ser um apaixonado por bike,nunca fiz grandes aventuras cicloturisticas,minha bike é mais voltada ao cross country ,mas gostaria de dar uns palpites.Os componentes Shimano são uns dos melhores do mundo,mas não unicamente os melhores.Se formos considerar custo-benefício existem outras excelentes opções no mercado.Um amigo meu teve sua bike roubada em Araxá no mês de abril após a primeira etapa da copa Ametur,a bike era quase toda XTR e valia quase 8.000 reais,o cara resolveu então montar outra bike com uma relação custo-benefício mais em conta ,gastando bem menos e nem por isto mais pesada ou de qualidade inferior.Por exemplo,as correntes Sram são consideradas melhores que as Shimano, apesar de nem sempre seu preço ser competitivo.Cassetes Sram tbem são muito bons e mais baratos, apesar de serem um pouquinho mais pesados.A Sram tbem tem oferecido ótimos câmbios trazeiros a um preço bom,com exceção do Sram x-0 que é mais leve e bem mais caro que o XTR da Shimano.Os passadores Sram tipo grip-shift tem sido cada vez mais utilizados,por serem mais baratos,leves e permitirem passar varias machas de uma só vez(apesar disso eu ainda não sei se me adaptaria com os mesmos)a Sram tbem tem passadores tipo gatilho que estão a pouco tempo no mercado e não sei se estão sendo bem aprovados.Manetes de freio temos a Sram,a Avid que fabrica manetes e v-brakes de ótima qualidade e mais baratos que XT e mais leves que XTR.Freios hidráulicos temos a Hayes,Avid,Magura...todos de ótima qualidade.Os pedais de encaixe,temos Specialized,Ritchey,Wellgo,etc...além dos Crank-Brothers que atualmente são os melhores do mercado.Os cubos e rodas tbem temos muitas opções como Ritchey,DT,Mavic,American Classic,com vários pesos,preços e qualidade,além dos aros nacionais Vince LB-23 que são baratos,leves e estão tendo uma boa aceitação no mercado.Movimentos centrais e pedivelas existem ótimos como Ritchey,Race-face,Bontrager,Truvativ,sendo algumas vezes mais leves,mais baratos e tão duráveis como os da shimano.

Não tenho nada contra a Shimano,minha bike tem muitos componentes shimano,mas cada peça deve ser analizada individualmente seu custo-benefício de acordo com a pretensão do ciclista,seja ele um entusiasta de "rolezinhos de final de semana"até o atleta voltado ao cross country profissional.

É isso aí galera,boas pedaladas pra todo mundo, epra mim tbem.

Abraços,Ekbral...

www.ekbral.logme.ig.com.br

www.ekbral2.logme.ig.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...
  • 4 anos depois...
  • Membros

Bom, vamo dizer assim que o "único" apetrecho que realmente gastei foi um pneu Specialized(R$ 115,00 ... cada) e tenho certeza que foi um ótimo insvestimento, mas além do pneu "fodástico" também comprei um Selim(banco) muito bom, paguei R$ 150,00 nele, é Specialized também mesmo assim faz a diferença. No mais da bike, ela é simples, uma Supra com transmissão Shimano Deore, mas aconselho comprarem um pneu Specialized é leve, resistente e serve pra qualquer terreno(mesmo sendo com cravos, eles são pequenos e cravam que é uma beleza e não deixam a pedalada no asfalto pesada).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros
para cicloturismo me arrisco a dizer que os componentes melhorres são os deore, não tão sofisticados como um xtr nem tão ruins como um altus.

24 velocidades é a configuração mínima para cicloturismo.

qualquer coisa perguntem, tentarei ajudar.

 

Trota, não concordo contigo nesse ponto...

Pra cicloturismo não existe mínimo na minha opinião!

Se a pessoa gosta de conforto, concordo que um maior numero de marchas ajuda, ajuda ela até a fazer mais kilometros por dia, mas cicloturismo não é kilometragem nem competição...

 

Já se o cicloturista gosta de ter um equipamento realmente confiável acho sim que vale a pena ter algumas peças XT, isso pra min é válido se o cicloturista vai passar por regiões muito desertas, e que se algo acontecer a bike ele pode ficar em uma situação complicada....

 

Eu fiz uma viagem a pouco atrás com 21 marchas, aliás, menos do que 21 marchas por que a minha terceira coroa deu problema na viagem. Claro que se eu tivesse 24/ 27marchas iria ser muito melhor pra min, mas a falta de marchas não impediu de eu chegar ao meu destino....

 

Quando eu for viajar pra algum lugar onde a bicicleta precisa ser confiável, terei de desembolçar uma grana pra colocar pelo menos um cubo traseiro XT que na minha opinião é uma peça crítica na bike que está carregando um bom peso. Algo a se pensar é um pedivela sem aquela caixa interna ( os mais modernos usam um sistema que não tem aquela caixa).

 

Ah, sobre os pneus! Pra quem vai percorrer longas distâncias, vale muito a pena gastar com um pneu bom! Olha o meu caso, eu comprei um pirelli de 25 reais que durou apenas 2500km (pirelli daytona 2.0 max 45psi). Agora peguei um continental que tem proteção anti furos por 50 reais, que com certeza vai durar mais de 6mil km ( além desse continental aguentar mais pressão fazendo a sensação de peso na bike diminuir...)

 

Abraçs!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra

Eu não tenho grana pra gastar em componentes tops...então, vou de alivio...

E de cassete, coloquei um MegaRange super-wide 11-34T...

Na subida...moleza, e quando têm que dar um gás...fudeu...sai da frente...rs

 

E quanto as velocidades, uso 21 sem problemas.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...