Ir para conteúdo

Ladeiras, morros e serras no Cicloturismo. Como pedalar?


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal

Comecei a pedalar pesado a pouco tempo, ainda sem viajar, só na cidade (Niterói). Tenho cruzado a cidade e subido a serra que a divide, e, nunca consigo pedalar, só empurrar a bike a pé. Fico imaginando como vou me virar quando começar a viajar de bike...

Enfim, isso é comum pra vocês? Como vcs se viram quando precisam subir serras? Quantos kms conseguem fazer por dia nessa condição?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala Rodriguera. Tudo na paz?

Cara, aqui no interior de Sampa, faço MTB em alguns estradões de terra, onde temos umas subidas bem roots.

Não sei se vc tem "bar end" instalado na sua bike (aquelas barrinhas laterais do guidão, que ficam parecendo chifres), mas isso auxilia e muito nas subidas.

Se as subidas forem "casca-grossa" e se sua bike tem suspensão, pode travar.

Uso dois métodos para subir os morros:

Em subidas longas, projeto o corpo para a frente, flexiono os braços e sento na ponta do selim. Mantenho o ritmo da pedalada e tento controlar a respiração.

O fato de você deslocar seu corpo para a frente, faz com que o centro de gravidade da bike mude. Evite jogar o corpo para trás, pois isso te desgasta muito.

Já, nas subidas curtas, projeto o corpo para frente, porém pedalo em pé. Nessa hora que utilizo os "bar ends", onde o movimento de jogar a bike de um lado e do outro auxilia nas rampas.

Deixo um link e espero que te ajude:

 

http://www.mazobikers.com.br/2009/02/dicas-de-pilotagem-para-mountain-bike.html

 

Abraço e um feliz 2013!!! Boas pedaladas!!! ::mmm:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Primeiramente, obrigado pelas dicas!

 

1 - minha bike não tem os chifres ainda, depois de saber isso, vou providenciar.

2 - ela tem suspensão - full

 

Sinceramente, acho que vou trocar a bike. Tenho uma barata, de marca genérica. Ela é legal, tem uma boa suspensão, aros duplos de alumínio e outras coisas que vi por aí que é bom ter. Mas quando comprei, não pensava em pedalar grandes distâncias nem viajar com ela. E estou começando a achar que nem vale a pena começar a equipá-la, porque ela não vai aguentar o tranco.

 

Feliz 2013!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

É como o amigo guimarson falou...

Com suspensão já é casca aguentar muitas subidas, full suspension então... Mas os métodos de subidas são esses, mas acho que é útil adicionar alguns detalhes:

Só utilize os Bar Ends pra subir se o guidão não for muito longo, caso contrário vai causar muita instabilidade no pedal.

Só mude a marcha durante a subida se realmente precisar, por causa da tensão provocada na corrente, então procure avaliar antes de começar a subida em qual marcha consegue manter nela.

 

E lembre-se, boa parte da subida é psicológico ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros
É como o amigo guimarson falou...

 

Só utilize os Bar Ends pra subir se o guidão não for muito longo, caso contrário vai causar muita instabilidade no pedal.

Só mude a marcha durante a subida se realmente precisar, por causa da tensão provocada na corrente, então procure avaliar antes de começar a subida em qual marcha consegue manter nela.

 

E lembre-se, boa parte da subida é psicológico ;)

 

Fala, Pedro!

 

É isso mesmo, cara. Já vi nego dando cada estralo no conjunto mecânico mudando a marcha na subida. Dá até vontade de chorar :cry:

 

Esses dias atrás peguei uma subida muito ingrime. Ai não teve fator psicológico que me ajudasse. Tive que descer e empurrar a bike por 1km

 

Rodrigo, com relação a bike, vou te mandar um link que possa te ajudar a pegar uma bike razoável. - http://dalamaaocaosbike.wordpress.com/2012/02/16/dicas-para-comprar-uma-bike-intermediaria/

 

Na minha eu gastei R$2000,00, mas vc consegue montar uma bike razoável com R$500,00 a menos. Daí depende do que você quer fazer, aonde vai fazer e principalmente o fator $$, pois isso interfere muito na compra de uma boa magrela.

 

A Venzo lançou um quadro chamado "Comp". Ele é de alumínio e pesa 1,4kg... tá bem legal e o preço tbm é bacana (por volta de R$350,00). Se der, dá uma olhada nos quadros da Mosso.

 

Boas pedaladas a todos!!! ::hãã2::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Empurrar a bike não é vergonha para ninguém.

 

Já pedalei a Rio-Santos do Rio a Ubatuba, e peguei diversas serras no interior do estado do Rio de Janeiro. Tudo isso numa bicicleta dobrável, aro 20, sem marchas. O fato de ter de pedalar devagar nas subidas, ou às vezes descer para empurrar não tira em nada a magia da viagem.

 

Portanto, pedale até onde dá. Você, mais que ninguém, conhece os seus limites. Não force a barra, se precisar, empurre.

 

Se a sua intenção é realmente fazer cicloviagens, acredite, as subidas no meio do caminho serão os seus menores problemas! :)

 

Keep biking.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Boreia, onde eu acho informações para começar a fazer cicloviagens?

 

O melhor lugar pra catar informações sobre bike sem dúvida é no fórum da pedal (http://www.pedal.com.br/forum/), lá o pessoal é bem ativo e tem a categoria só de cicloturismo.

 

E bons pedais! :D:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...