Ir para conteúdo

Pedalando no norte da Inglaterra


Posts Recomendados

  • Membros

Olá

Primeiro quero agradecer ao Mauro Brandão e à Tê por me ajudarem a montar meu roteiro, que foi um pouco diferente. Eis o meu relato:

 

13/07/09: cheguei em Heathrow num domingo de manhã e segui direto de trem / metrô até a estação Euston para embarcar para Penrith, em Lake District onde começaria a pedalada. Não tive problemas para comprar o bilhete via internet, muito seguro e rápido. Aliás bem mais barato do que se tivesse comprado na hora. Foram 4 horas de viagem num trem não muito confortável, mas a paisagem belíssima. Desci em Penrith e tive que esperar por umas 2 horas o ônibus que me levaria a Braithwaite de fronte às ruinas do Castelo de Penrith. Cheguei à pequena cidade e tomei um táxi até o B&B que fazia parte do pacote.

 

 

Chegando lá, fui muito bem recebida pelos meus companheiros de viagem, todos ingleses ou escoceses e que já fazem este passeio há muitos anos. Ficaram surpresos por eu vir de tão longe para me juntar a eles. E eu fiquei mais surpresa ainda ao ver a faixa etária do pessoal: 50-75 anos! Todos em excelente forma e super dispostos a encarar os 211 km que viriam pela frente, na travessia de Costa a Costa do país (Whitehaven a Sunderland). Após algumas "pints" ::hein: no pub do B&B nos retiramos para o merecido descanso. O dia seguinte prometia!

 

 

 

14/07/09 saímos por volta das 08h00 em um ônibus que nos levou até a cidade de Whitehaven onde deveríamos partir após tocar as rodas traseiras das bikes no mar da Irlanda. Estava bastante frio apesar de ser verão e seguimos pela rota C2C da Sustran (uma ONG voltada ao incentivo do uso de bicicletas), muito bem sinalizada por todo o caminho. Recebemos um mapa e instruções gerais da empresa organizadora e depois seguimos, cada um no seu ritmo. Claro que de acordo com o preparo físico, os sub-grupos vão se formando. Claro que fiquei sempre atrás dos "seniores" :D que em excelente forma sempre estavam na frente! Passamos por diversas vilas muito antigas e cidades pitorescas nos dias seguintes e enfrentamos muita chuva também no quarto e quinto dias. A rota é classificada como “Desafio” pela Sustran pois há muitas colinas para vencer a mais alta tem 609 metros de altitude, mas o “free willy” da descida compensa! Recomendável levar uma boa bicicleta com sistema de freio em excelentes condições.

Todas as noites ficávamos em B&B diferentes ao longo da rota ciclística, todos excelentes e a empresa organizadora levava nossa bagagem.

 

 

 

 

 

Chegando a Sunderland, me despedi dos companheiros e tomei o trem para Alnmouth mais ao norte, pois queria conhecer o castelo de Alnwick, cenário de Harry Porter (Hogwarts). Muito bem conservado, este Castelo ainda hoje é a residência do Duque de Northumberland. Vale a pena a visita, os jardins são maravilhosos e tive a oportunidade de assistir um show tributo ao Queen, nos arredores do Castelo. Fantástico! A cidade de Alnwick é uma típica cidade medieval, com construções bastante antigas. A igreja anglicana de St Michael é um outro local que para os apreciadores de história e arquitetura como eu, vale a pena visitar, os vitrais e o cemitério super antigos são muito bonitos. Os B&B em Alnwick são caros e o mais barato que encontrei (GBP 30) não era lá essas coisas.

 

 

No dia seguinte segui para Leamington SPA, de trem, entrada dos Cotswolds, uma região agrícola no coração da Inglaterra. Pernoitei em um B&B muito bom, e no dia seguinte aluguei um carro, pois não encontrei grupos de bicicleta ou tours saindo do Norte para o Sul. Geralmente esses tours começam no sul em direção ao norte. A vantagem de ir de carro é que pode ir parando nos diversos vilarejos, através da antiga rota romana, rumo à Bath. Logo na saída de Lemington SPA, passei pelo Castelo de Warwick, um pouco mais turístico que o de Alnwick, mas também muito bonito. Seguindo pelo que no passado foi a estrada romana, há cidades muito antigas como Stow on the Wold com edificações do século 11 e que alega ter a mais antiga hospedaria da Inglaterra datada do ano 947.

 

 

 

À tardezinha cheguei a Wichcombe e fui muito bem recebida no B&B Oakland para um merecido banho de banheira e uma “pint” no pub local.

 

Sai cedo na manhã seguinte rumo à Bath, mas antes queria visitar as ruínas de Cirencester no caminho. Porém...., o carro pifou! Aí, fique no meio do nada, meu celular não funcionava. Aí entendi a expressão no mato e sem cachorro. Caminhei um pouco e encontrei uma marcenaria onde me deixaram usar o telefone e chamar o socorro. Segui de guincho até Bath, não exatamente o que havia planejado, mas curti a paisagem e a boa companhia do motorista.

 

Chegando a Bath, tudo mudou. A hospitalidade e conforto do interior se transformou na frieza e impessoalidade das cidades mais urbanas, sem falar nos preços que são inversamente proporcionais à qualidade...

 

Mas valeu a pena. Bath é uma cidade encantadora, sua arquitetura romana e a atmosfera são sensacionais. Restaurantes um pouco caros, mas para o padrão UK, dentro da média. Os banhos romanos são imperdíveis (bastante cheios por sinal), a catedral é belíssima e cheia de história. Há muitas lojas sofisticadas também para os consumistas de plantão. Há o museu da moda que também é bastante interessante.

 

Em seguida tomei um ônibus para Londres (bem mais barato que o trem). Fiquei no bairro de Earls Court, residencial e bem aconchegante. Como era de se esperar, preço mais alto, qualidade inferior. Bom, Londres não precisa de muitos relatos, mas para quem curte mais natureza, é uma cidade grande como outra qualquer. Um paraíso para as compras, vida noturna, etc...

 

Um abraço!

20090930221703.jpg

20090930221921.jpg

20090930222142.jpg

20090930222356.jpg

20090930222715.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
SelmaFer,

 

acompanhei o pessoal te ajudando a montar seu roteiro. Bem legal vc ter voltado e colocado teu relato.

 

Q pedalada interessante. Ela durou quantos dias?

 

 

Oi Junior, obrigada. Acho importante retribuir a atenção de todos que me ajudaram e também talvez contribuir com alguém que tambem pode estar com a mesma idéia.

 

A pedadala durou apenas 5 lindos dias. A princípio achei que seria muito (média 40km por dia), mas é bem tranquilo e dá vontade de fazer de novo!

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Ah que legal saber que deu tudo certo e vc gostou do passeio. Suas fotos ficaram tão verdes, bem da cor da Inglaterra. Pena tanta chuva na pedalada, mas faz parte. E vc ainda conseguiu ir naquele show que eu te mencionei, que coisa boa - fiquei feliz mesmo de ler seu relato. Um bjo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • 3 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...