Ir para conteúdo

BICI / A COSTA DO BRASIL 1 / ponte pora - curitiba - rio de janeiro - norte do rio


Posts Recomendados

  • Membros

ponte pora - curitiba - rio de janeiro - norte do rio

 

http://mandolpierre.multiply.com

 

KILOMETROS DE PONTA PORA ATE CURITIBA

Ponta Pora – trevo 40km antes de Amanbay 80 (24km I/V para visado)

40km antes Amanbay – 30km antes Tacuru 90 (5km na cidade)

30km antes Tacuru – 20km antes Iguatami 65

20km antes Iguatami – Eldorado 60

Eldorado – Guaira – 80km antes Umuarama 92

80km antes Umuarama – Umuarama 80

Umuarama – 40km antes Campo Mourao 72

40km antes Campo Mourao – 30km logo Camo Mourao 70

30km logo Campo Mourao – 30km logo Iretama 63

30km antes Manuel Ribas – 30km logo Manuel Ribas 68

10km antes Candido de Abreu – La Reserva 85

La reserva – 50km antes Ponta Grossa 62

50km antes Ponta Grossa – Ponta Grossa 50

Ônibus ate Curitiba (120km)

TOTAL 950km

 

KILOMETROS CURITIBA RIO DE JANEIRO du 22/08/2010 ate 12/09/2010

Curitiba – Graciosa – Morettes + 10 93

Morettes + 10 – Ponta do Sul – Ilha do Mel 65

Ponta do Sul – Paranagua – Ilha Superagui 50

Praia Ilha Superagui – Ariri – Santa Maria 53

Santa Maria – Cananeira – Pedrinhas 65

Pedrinhas – Ilha Comprida – Iguape + 30 72

Iguape + 30 – Peruibe + 10 104

Peruibe + 10 – Santos 95

Santos – Bnertioga – Borraceia 95

Borraceia – São Sebastiao 73

São Sebastiao – Ubatuba + 10 91

Ubatuba + 10 – Paraty (4 jours arret chuva) 73

Paraty – Angra dos Reis 104

Angra dos Reis – Itaguai – Santa Cruz 108

Santa Cruz - Rio do Janeiro centro pelas praias 100

TOTAL 1240

 

KILOMETROS O NORTE DO ESTADO DO RIO DO JANEIRO

RIO – Marica – Ponta Negra 100

Ponta Negra – Saraneca – Praoia Seca 66

Praia Seca – Cabo frio – Buzios 90

Buzios – Rio das Ostras – Macace 75

Macace – Rio das Ostras – Casimiro – Sana + 10 85

Sana + 10 – Luiar – Muril – Nova Friburgo + 10 66

Nova Friburgo + 10 – Teresopolis 67

Teresopolis – Petropolis 61

Acesso aos terminal de onibus 10

TOTAL 620

 

 

DE PONTA PORA ATE CURITIBA

 

De Ponta Porá ate Campo Mourão e Luisiana

 

Cedo sai de Pedro Juan. Logo de 10km, não vejo portão de migrações. Então ao povo Putias, pergunto na policia, e tive de voltar ate Pedro Juan, fazer ao selo de saída, e logo na policia federal de Ponta Porá o visado da entrada. Assim fiz 25km ademais, com muito vento, e perdi 3 horas. Pela sorte, um ciclista brasileiro ajudou-me, digam-me onde esta as migrações de Paraguay.

Ate Amambaí, a estrada e com asfaltado Mao, sim acostamento, e com trafego de caminhões. E bem plano, com unas fazendas, e com pastos de gado e pastos de semelhas, trigo, soja, cana de açúcar e milho verde. Faz muito frio, noivado e com vento gelado. Tem o povo São Luis 35km logo da fronteira, e 20km mais tem o grande trevo com um hotel fechado, onde dormi. Amambaí e uma cidade pequena, mas tem tudo.

Logo de Amambaí ate Campo Mourão, muda de morros compridos, com declive, subias e desces de uns km, sim fim, sim nenhum plano. E muito cansadivel. Ademais tive sempre vento do Este, na frente. A estrada e igual de 2 vias sim acostamento. A paisagem fica semelhante, de fazendas com pastos de gado o com semelhas, com arvores o bosques despalhados. Também vem muito calor.

Dormi na estância Colina Verde. Logo Tacuru esta a uns km da estrada. Ao trevo tem uma estação de gasolina. Dormi no bosque de eucaliptos, na entrada de um caminho ate uma fazenda. As cidades de Iguatemi e Eldorado são muito pequenas. A cidade de Guairá e bem grande, beira do rio Paraguay, e tudo caro. O cruzeiro da ponte e muito impressionante, faz 10km de longo, fiz muito devagar.

Logo de Guairá, no tive nada para dormir durante 40km, ate ver uma escola fechada na esquerda, pouco antes de Francisco Alves. No Umuarama fui ao hotel perto da terminal rodavaria, no centro. A cidade e grande, mas o centro e uma avenida, com restaurantes, lojas de roupas e baús chinas, e lojas de caros. Fique Ca um dia de descanso. Logo fui ate a cidade Cruzeiro Del Este e La fui a direita pela estrada de terra ate Campo Mourão, são 40km. A estrada e boa, com pouco areia, bem firma e lisa. Dormi no galpão da igreja no povo pela estrada. Logo dormi no trevo de Luisiana, na concha de foutball.

 

De Luisiana ate Ponta Grossa

 

La estrada entra na serra. A paisagem fica de campos com gado o semelhas, mas as granjas são mais pequenas, e tem muito mais arvores e bosques, de selva o de eucaliptos. As colinas são mais altas, as subais e desces mais compridas. Eu prefiro assim. E mais divertido. Tem valhas bonitos, encerrados pelas colinas, e tem vistas de arriba, de todo o campo ate bem longe. Dormi no galpão da igreja ao trevo 30km logo de Iretama.

Logo as subais fazem 20km de longo. Falei com um ciclista que mora por Curitiba. Dormi no galpão da igreja no Linhas.

Logo tem uma subida de 50km ate Laranjeira, e logo uma decea o serra com muito declive, de uns km. Logo voltam os morros compridos . Pensava dormir La, mas tem uma festa, e então segui, pedi 2 vezes a licença de dormir mas não querem, então chegue a Reserva onde dormi no hotel.

Logo de Reserva ficam 27km de estrada pequena, e logo o melhor e ter o ônibus ate Ponta Grossa. A Estrada BR 376 e muito perigosa durante 85km. Tem enorme trafego de caminhões, que vão muito de pressa. Tem muitos morros compridos. E durante todas as subais, a estrada muda de 3 faixas, e então o acostamento muda terceira faixa, e o ciclista não tem mais que 20 cm de acostamento. E La todos os caminhões aproveitam as subais para sobre passar, então passam muito perto da bicicleta. Dormi na estação de bombas 35km logo do trevo. Tem outra logo do pedágio, a 50km de trevo.

De Ponta Grossa ate Curitiba, e a autopista com acostamento, tem 2 estações de bombas pelo meio, e já no tem tão trafego. A paisagem e bastante bonito, com muito campo e bosques, e vistas bem grandes. Eu já fiz, então tive o ônibus.

 

CURITIBA RIO DE JANEIRO du 22/08/2010 ate 12/09/2010

 

de Curitiba ate Ilha do Mel

 

sai de Curitiba pela BR 116, durante 40km, e bem pesado, muitos caminhoes e colinas, mas tem acostamento.

logo vire na direita pela estrada de Graciosa. sao 5km de colinas, e vem a deceda de 15 km pela mata atlantica, com bom declive e estrada de pedra e curvas, e bem perigoso, e tem bastante trafego de caros, de turismo. as familias ficam nos lugares de fogos para almoçar. logo vem o ponte e otra deceda com menor declive . logo vem o plano com ainda muitos arvores, a pesr que tem casas e pousadas, e ua vista linda da serra azul, ate morrestes.

morretes e uma cidade pequena, que tem uma rua antigua, mas en mao estado, e cheio de turistas. tem tambem um lugar de almoço lindo beira rio. logo a estrada e larga, com trafego, e rodeada de fazenda o selva, ate a autopista. chegando a autopista, fui ao caminho ao frente, e ache uma granja, onde pedi a licença para dormir. a autopista e toda llana, pela selva ate chegar ao mar. logo a estrada a ezquerda passa perto do mar, mas nao beira mar, pelos povos e campo, sim belleza. durante 20km. en ponte do sul tem uma balsa cada meia hora, 13 reals

 

Ilha do mel

 

O melhor e ir ao povo de Brasilia, e mais centrico. Poes não sabia, fui a outro povo, onde esta um albergue.

No inverno e perfeito, toda a ilha para eu so, não tem ninguém, e muito tranqüilo. Tem passeios pelas praias compridas, ao PE das colinas cobertas de mata atlântica, uma caminhata pela selva mesmo para chegar a Btrasilia, e ao fim da praia, uma forteleza em bom estado ainda com os cânones. E pequeno mas e muito bem.

Logo costa 200 reales par ir a ilha Superagui, então tive que voltar a pnta do sul. E ao barco que vai direito a Paranagua tem horários mãos, muito ceido o muito tarde. Entao fize de nove a volta ate a autopista, e logo são 20 km de autopista. Paranagua tem a esplanada beira mar, e uma rua, com prédios e casas antiguos, mas tudo e em muito Mao estado. Também um passeio lindo pela ilha ao frente, por o ponte para pedestres. O barco SAE a 14h30, costa 10 r + 10 r para a bici. E demora 2 horas. Superagui de inverno e aind mais vago que ilha do mel, so tem um povoi com pescadores. A manha ceido, sai pela praia, com o mar baixo. São 25km de areia firma, e tem um rio a 4 km. Ao largo so tem palha. Ao fim e possível seguir ate o povo, mas e difícil, arvores mortos fecham o caminho. Pões o dono da albergue havia pedido para eu um barco de pescadores, que me levam ate a ilha cardoso. Não fue a boa idéia, porque, e muito costoso ir de Ca ate ilha comprida de barco, 100 r, e o dono do barco que vai a arivi não quer levarme com a bici porque não tem embarcador, ao contrario de ao frente na superagui . Então tive que esperar 4 horas o barco grande da linha, e ao fim chegue a cidade pequena de Ariri pelas 3 de La tarde. Saindo dea cidade, encontre um grupo de 6 cilcistas que estavam fazendo a volta das ilhas também, mas ao sentido oposto.

Logo são 70km de estrada de terra, firma, pelas colinas, no meio da selva. Tem 25 km ate o primeiro povo taquari, onde dormi na escola. Logo tem 20km bastante ruim, com barro. Outros povos km 38 minas, km 46 mandira, km 60 itapi e cananeria esta a km 72 com uma balsa. Logo tem ainda outra balsa ate ilha comprida, e 2 km de ruta com areia ate a praia.

 

Ilha comprida

 

Tem 50km de praia, com um povo a 18km pedrinhae logo tem uma estrada de terra, então tem casas e outros povos. So tem o mar, areia, palha, e pescadores, em inverno. Dormi na uma casa abandonada, no pedrinha. Logo saindo da praia, a saída e onde tem a antena, vem a estrada de asfalto, 7km ate o ponte e 5km mais ate igatepe. Esta cidade tem um centro bonito, com bastante casas e ruas e uma praça antiguas em bom estado, e uma igreja grande. Logo a estrada passa ao pe dos morros cobertos de selva, perto do rio, de pântanos e de campo, coise plana..

Na estrada tem povos, dormi no galpão de uma igreja km25. Tem uma subida forte km 35 de 3km, e logo e todo de deceda ate a autopista, 7km. Logo são 23km de autopista com muito caminhões, e logo vira a direita para a estrada sim acostamento ate Peruíbe. São 2 subeis, e logo ondulações, não desce ao fim, e vento no frente, pelos morros cobertos de selva, e mais perto do mar vinha, banana e azucar. Ao fim tem 15km plano ate a praia de Peruíbe.

Peruibe e uma cidade sim nada, moderna, e a praia. Tem uma estrada beira mar, e logo tive que seguir pela praia mesmo durante muitos km. Cuando chega aos kioskos, tem a estrada que entra, e logo de uns voltas, perto, tem uma casa vaga a esquerda, com paredes baixos. La no pátio arme a barraca.

Logo segui ainda pela praia ate o rio, e logo tem que entrar ma cidade, pela estrada, ate itanahem, onde fique tempo, para comprar um chip de telefono. Ca tem uma igreja baroca na praça, e outra no morro.

Logo volte na praia mesmo ate mongagua. No caminho converse e almoce com os bombeiros que cuidan da praia, e segui beira ma pela ciclovia ate quoise são Vicente. Em fim tem um morro, tem que desviar ate rodavia, e voltar mais tarde em são Vicente ate as praias, onde esta de nove a ciclovia ate Santos. Todo este roteiro e rodeado de prédios o casas.

 

Santos

 

No Santos fique no apartamento de Kleber, perto da praia. Uma amiga de ele, Cristina, me fize conhecer o centro histórico, perto do porto. Tem uns prédios belos, como a bolsa do café e a catedral, mas coise tudo e em muito mao estado, e o bairro e povre e com putas, e bem ruim. Poderia ser muito bom, bem reformado, uma peina. Perto do centro tem o morro, onde se vai pelo bondezinho, funicalaria, o pelas escaldas sim fim. De encima se ve todo santos, com vista muito boa do porto, do centro, e das praias. Também se ve a serra, mas ainda estava muito neblina. Outro caminho são os 6km de praias, com esplanada e ciclovia e arvores e kioskos, isso sim e muito bom, tem bancos, brinquederias, postos de bombeiros, praças, tudo de cerâmica e madera, tudo bem feito e em bom estado, e limpo. Ao fim tem o aquário, pequeno mas simpático, e praças largas.

 

De Santos ate Rio

 

De santos perto do centro, e dizer ao fim das praias, tome a balsa para guaruja, logo são ainda uns km no longo da praia, com prédios, e peto do morro a estrada desvia na esquerda e entra na mata atlântica. Em verdad a estrada passa a outro lado da ilha, beira canal que separa do continente. La tem povos de pescadores, mata, e a vista do rio, não tem prédios.

Km 45 Tive outra balsa para chegar a Bertioga segui um pouco a praia, e ainda volta as suburbas com prédios. Como não tem sinais, fui ate a barra, e tive que voltar, para desviar a esquerda e achar a rodavia br 101. Não tem muito trafego, mas entra na mata, com so bairros privados fechados, nada para acampar o comer ate Borraceia, Então passe o povo de Borraceia, e a saída, ao pe do rio, vire a esquerda, ate o pequeno povo, sinal reserva indígena. La tem uma praça e eu pedi licença a escola para dormir.

mesma paisagem de mata e bairros privados, sim vista do mar, e tudo plano, a estrada passa ao pe dos morros.

 

Ate São sebastio

 

São 60km mais. Tem muitas subeis com grande declive, tive que empurrar a bici coise cad subida.ao começo a estrada sigue beira mar, com praias, e logo volta na serra coberta de mata. São vários bairros privados fechados, o povos bem povres.m tem belas vistas das bahias com areia ao pe das serras. Tem poucos lugares para por a barraca. Então fui ao hotel perto do porto de são sebastio.

 

Ate ubatuba

 

Logo e bem mais fácil. A estrada a muitas vezes e plana, a vezes e possível sair da rodavia para chegar ate a rua ao longo das praias. Entre cada praia tem uma barra, o moro , mas a subida e fácil e corta. So tive muito calor. Tem belas vistas de praias e bahias encerradas na serra, e varias ilhas perto, a vezes ligadas com a costa com areia. Passe a cidade de Ubatuba sim entrar, e segui 10km mais para achar um camping beira mar. Tem um albergue no Ubatuba.

 

Ate parati

 

La rodavia e toda de morros, não tem plano. São subidas compridas, com declive, mas fize tudo de bici. Se puso a chover, então fui ruim. Passa pela mata atlântica e com vista de bahias. 25km logo de Ubatuba, tem a policia com bom luga para acampar, 35km de Ubatuba tem um povo com igreja. Ao fim ttem uma subida bem, comprida para passar o morro de parati, bem alto, e na deceda tem povos, e perto do fim o mirante. Poes eu fui a um albergue no parati, onde fique 3 dias, aguardando o fim da chuva.

Parati e um povo pequeno, tudo antiguo, bem reformado, com ruas em pedra. As casas são baixas, um o duos pisos, blancas, com o entorno das janelas e portas pintados, com cores distintas cada casa. Tem 4 igrejas barrocas, e um porto com barcos de pescadoes, que agora serve para as escunas. Bom e muito turístico, todas de lojas, restorantes e poosadas para os turistas. E Por certo o centro e todo rodeado de pousadas novas e de um bairro comum.

 

Parati ate angra dos reis. 105km

 

A rodavia vai sempre ondulando com declives leves. O mais passa na mata e a serra cae direito no mar. Tem belas vistas do mar, das ilhas, e de bahias. Como sempre muitos bairros privados e povos povres. O único lugar que repare para dormir esa a 25km de parati.

Angra dos reis tem 2 cidades, uma antes do morro, e a antigua logo do morro. São ambos de prédios e casas modernos, agarrados ao morro, tudo de cores. De longe e bonito, mas de perto e muito povre. So tem unas ruas no baixo, beira mar, ao longo do porto. E de antiguo so ficam unas igrejas antiguas. Todas as lojas fecham as 7 da tarde. Fui ao hotel no centro.

 

Ate itaguai

 

A paisagem e igual com as serras cobertas de mata que cae no mar, bahias e bairro s privados. Mas as subeis são compridas e com declive, ainda fize tudo de bici.

Itaguai e santa cruz são cidades muito povres, e não serve entrar no itagua, noa tem hoteles baratos, o menos e 50 r. melhor seguir pela rodavia ate a estrada brasil, e la doblar a esquerda, e ante as estaçoes de gasolina e policia virar a direita na direção de santa cruz. Na entrada de santa cruz, pedi a licença a uma estação de gasolina para dormir, mas não tem lugar, pela sorte o dono do terreno vago ao lado estava ao frente, ele deme licença par ficar no terreno, abro a porta e leva me ate o fondo, com casa e techo. Fui muito bom.

 

Ate o rio

 

Fui pela cidade de santa cruz ate as praias, com muito trafego e estradas estreitas, saindo de zanta cruz, passando pelo campo pantanoso, e chegue a primeira praia. Mas não tem saída, tem uma barra. Tive que voltar um pouco, ate a estrada ate guimarim, fechada. Mas e bici e possível passar, so tem 1 subida muito forte, logo uma praia comprida, e logo outra subida forte, e ao tope e fechado, a estrada quebro no mar, mas caminhando e possível passar, so tive que levar a bici para passar encima das rocas que fecham a estrada. Um jovem ajudo me.

Logo chego as praias sim fim de rio, com coise sempre ciclovia. a primera passa pela reserva, a praia, a estrada, e um lago muito comprido bordado de palha e arvores pequenos com casas de lazer. Ca tem um camping, e também e possível esconder se no campo, tem uns entradas com so casinhas,onde ninguem morra. E assim ate a barra, cidade moderna. La e tuim, o único caminho e o túnel sim ciclovia, mas tem luz. E logo tem um trecho sim praias, com a rodavia de 3 vias rápidas, uma sob outra, e perigoso. Logo vem um trecho estreito, mas os carros vao devagar, antes e chegar a praia de Ipanema. Outra barra mas o túnel tem ciclovia, e chega a praia de Copacabana. Essas 2 praas são rodeadas pela estrada de 6 vias, ciclovia, esplanada, e prédios altos sim lojas.

Ao fim chega ao parque de flamengo com o porto de veleiros, e praia, e arvores, largo. E bem bonito. Ca um ciclista me levo ate a avenidade do presidente vargas, e fui a ultima dificuldade, ir ate o fim desta avenidade, para chegar ao apartamento do andre, onde fique 3 dias.

 

Rio

 

Bom em 3 dias não e possível conhecer o rio. So tive um pequeno olhar. Peal sorte o andre atende me muuto. O domingo fuimos ao tope de um morro da grande pedra, onde se ve tudo as praias, e sobretudo a reserva com o grande lago, e de outro lado as ilhas e picos perto do porto de rio.

A noite fuimos ao bar dançante, so para jovens, musica ao vivo, bem simpático.

O dia seguinte fui a conhecer o centro antiguo, em verdade so ficam uns prédios antigos ao meio de prédios altos modernos, muito trafego, e uma feria com muita gente. A noite fuimos a outro bar, com os sócios do club da cachaça, a bebida de cana de azucar brasileira, vimos um film, e bebemos cachaça.

O dia seguinte fui ao bairro santa teresa, no morro, umas casas antiguas com azulejos, um bondezinho para subir, e restorantes muito carros, so tem um barato, perto da praça ao fim do bonde. Desce caminhando.

E já o dia seguinte sai da cidade com a balsa para Niteroi.

 

O NORTE DO ESTADO DO RIO DO JANEIRO 15/10/2010 a 26/10/2010

 

De RIO do Janeiro ate MACACE

 

Ao começo, tenho a balsa ate Niterói, a cidade ao frente do Rio. Logo sigo a costa um pouquinho, mas rápido tenho que voltar na rodovia ate Marisca. Experimente fazer voltas ate as praias, para seguir beira mar, mas não serve, sempre tem barras. Ademais as praias são escondidas pelos prédios o casas, e são cortas. Tive que voltar pelo mesmo caminho e perdi muito tempo e energia.

No Marisca, entro na cidade, mas não tem hotel barato, então pela sorte acho que seguindo a rodovia, vira a direita pela quarta rua logo da rua para pedestres, a direita, esta rua vai ate os lagos. Faço uns km ate passar a ponte, e a direita sigo o caminho pelo campo abandonado, e chego ao lago, ao fim um lugar bem escondido usado pelos pescadores, onde armo a barraca.

Logo a estrada segue ate Ponta Negra, rodeada de casas, apenas se vê o mar. Ao fim tenho que fazer uma volta pelo centro, passar ante a policia, passar o rio, seguir um km pela estrada ate o trevo grande, e La virar a direita. Esta estrada entra na serra, o que e bem bonito. No Jacone, toca o mar, e segue beira mar, com kioskos vagos, onde acampar, ate Saquarema. La tenho que voltar na rodovia, ate Bacaxa, e seguir La 7 km. Logo tenho a estrada na direita, na direção de Praia Seca. Passa beira lago, e acho apenas passando o trevo um lugar para armar a barraca, ao frente do lago, escondido nos arvores, só tem uns pescadores.

Logo ate Cabo Frio a estrada segue perto dos lagos, mas em geral um pouco longe da ribeira, pelo campo de areia e arbustos, com a vezes vilajeros e bairros privados. Tem um bom lugar para acampar, uns km logo de Pernambuco, 3 casas abandonadas beira lago. Cabo Frio e uma cidade moderna, prédios ao longo da praia, onde e bem difícil achar o caminho ate Buzios. Fiz uma volta grande ate as praias, mas não e isso, então um condutor dirigi me ate a boa estrada. Também e o lugar aonde chega o corrente frio no mar.

Búzios e uma cidade com muito trafego, e tudo de pousadas. Fiquei La 4 dias na casa de Paul, que atendeu me muito bom.

A estrada da costa segue logo pelo campo, metade arbustos e metade gado, ate Unamar. La tem que virar a direita ate a rua beira praia, asfaltada, ate o rio São João. Logo tenho que voltar na estrada para passar a ponte. Experimento de voltar na praia, mas não vale a pena, só o pouco tempo. A estrada segue pelas suburbas ate Rio das Ostras, onde segue de nove a ciclovia e logo a estrada beira mar. La tem, uma boa vista de uma igreja barroca ao fim da ponta. Ao sair de Rio das Ostras, a estrada volta no campo, com muito trafego, acostamento ruim, colinas, bem perigosa. Na entrada de Macace, volto beira mar ate a grande ponte. Perto da terminal rodoviário tem um hotel barato, senão são albergues muito ruins.

Ca decidiu voltar a Rio das Ostras para pegar a serra ate Nova Friburgo.

 

De RIO DAS OSTRAS ATE PETROPOLIS

 

A volta ate Rio das Ostras foi voando, com muito vento a favor. Logo viro a direita, pela estrada que contorna Rio das Ostras ate a BR 101. Logo a BR segue pelo campo e selva. E plano. Um km antes de Casimiro tem a direita a estrada que suba a Nova Friburgo. Tem pouco tráfego, não tem caminhões, e entra na serra, com belas vistas dos cerros e dos declives cobertos de mata o com uns pastos. Sube com ondulações, seguindo o rio. O rio mesmo ao começo esta ao nível do vale, e logo entra no cânion profundo. Logo do vilajero de Sana começa a subida de verdade, forte, mas ainda com ondulações. E muito turístico, com muitos pousadas e restaurantes de luxo, e também belas vistas dos picos. A 10 km de Sana tem um vilajero pequeno, nove, Cascata. Ca na concha de futebol armo a barraca. Ate tem ducha, e dizer a água da fonte perto do rio, quentinha.

Logo sube com muito declive, durante 32 km. A paisagem e muito bonito. São 17 km ate Lumiar, La tem um albergue, e 17 km mais até o tope, Macaé. E largo, difícil, mas fiz tudo de bici. Logo vem a descida ate Murvil, com uns subeis, e outra descida pela grande estrada ate Nova Friburgo, perigosa, e com caminhões. Todo este trecho e cheio de pousadas, e bem difícil achar um lugar onde acampar. Nova Friburgo e uma cidade moderna, com trafego, sem interes. O albergue esta no tope da colina. Melhor fugir, o que faço. A saída e rodeada de empresas, e de casas, e ao km 60 acho uma concha de futebol abandonada. Salto a vedação, e armo a barraca escondido por arvores. Tem ao km 58 um posto de gasolina.

Ate Teresópolis, a estrada se chama Terri Fri, e muito turística. Achou La menos bela que a de ontem. E ainda mais turística, só com pousadas e restaurantes de luxo. , passa pelo muitos pastos de gado, com selva e arvores também. Tem umas vistas sob vales compridas e sob os três picos. E todo de colinas, com subeis e desceis compridas com declive. Teresópolis e outra cidade moderna com trafego, mas o albergue, na colina, e acessível e confortável. A cidade e rodada com picos que são como torres.

Logo a estrada entra na serra, com 13 km de subida forte, ainda tudo de bici, e com uma fonte de água potável fresca ao km 6. Logo vem a desceda forte de 14 km, e outra leve de 6 km ate Ipavai. A paisagem e muito bela, passa pela serra dos Órgãos, um parque nacional, todo de selva. Saindo de Teresópolis, e rodeada de eucaliptos, e acima de pinos. Na descida tem uma vista lindíssima da serra ao frente.

E ao fim vem uma subida muito leve beira rio, pelos vilajeros, ate Petrópolis. Esta parte e horrível e perigosa, estreita com trafego, melhor seguir pelo autopista BR 116, menos perigoso. O albergue esta a 6 km do centro, e o terminal rodoviária a 3 km mais, ambos perto da saída da BR 40. Então se vem da BR, já vai ao albergue deixar a bagagem e a bici, e logo ao centro com o ônibus.

Petrópolis só tem o centro antigo. Vale a volta. Ainda tem bastantes prédios do siglo 19 com fachadas bem decoradas. Tem o castelo de verão da família do imperador com todos os moveis e parque abolado. E espantado ver que essas pessoas que só tem a sorte de nascer na boa família, sem capacidades particulares, têm tantas coisas carrissimas, ao mesmo tempo em que a metade do povo brasileiro são escravo, e outra metade muito pobre.

No este roteiro na serra, encontre bastante chuva, e falando com a gente que morra La aceite que já esta a temporada da chuva, que já faz 2 meses que não tem mais ciclistas, e tome o ônibus ate mais o norte, Itaboim, uma cidade ao nível de Porto Seguro, sob a BR 116. A idéia e juntar Porto Seguro, e logo seguir a costa atem Salvador de Bahia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...