Ir para conteúdo

Brasília - Chapada Diamantina numa 250 Lander


Posts Recomendados

  • Membros

Salve, amigos,

 

esse é meu primeiro tópico e gostaria da ajuda da galera mais experiente.

Estou planejando uma viagem de moto em agosto/2009 e estou cheio de dúvidas.

A primeira delas é com relação a bagagem. O que me sugerem, colocar um baú, alforges, amarrar a bolsa sobre o banco para que ela sirva de apoio para as costas? Ou alguma outra sugeestão.

Outra dúvida é com relação a distancia. Essa vai ser a minha primeira viagem de moto e o percurso é de 1.100km. Será que é muito pra um dia? É melhor dividir a viagem em 2 dias?

Outra dúvida é com relação aos perigos de uma viagem de moto. Não conheço nada de mecanica, mas a moto tem seguro. Então se acontecer alguma coisa eu chamo a assitencia 24 horas. Ah, outro detalhe, eu vou só. Isso é loucura?

 

Espero que possam me ajudar com todas essas dúvidas.

 

Abraços,

 

Léo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Iaí Léo, seja bem vindo.

 

Com certeza essa distância percorrida em um único dia vai deixar vc quebrado!!! É claro que depende da sua resistência, mas até uma viagem de carro nessa distância, com todo o "conforto" do encosto dos bancos, apoio dos braços, etc, cansa bastante. Ainda mais por ser sua primeira viagem de moto.

Na primeira vez que viajei de moto eu percorrí pouco mais de 500km e minha percepção do tempo dessa viagem foi de uns 3 dias guiando sem parar ::hahaha:: . É claro que durou algumas horas, mas fiquei bem cansado.

SUGIIIIRO vc dividir em 2 dias, mas é só minha sugestão, ok?. Quanto mais cansado, mais incomodado vc fica, portanto presta menos atenção ao trânsito (e mais ao pescoço, ombros, costas, bunda ...), sem contar que os reflexos ficam mais lentos.

Viajar só não é loucura, loucura é não viajar hehehehe

Quanto aos "compartimentos de bagagem" vou deixar para quem já usou baú opinar. Eu sinceramente não gosto muito não.

 

Intééé

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Léo,

 

Venha tranquilo e sem medo, quanto aos 1100 km em um dia até que dá pra fazer, pois eu já fiz 1300 km em um dia, mas é como o Lico falou... vc vai ficar todo quebrado, aém de ter que rodar um pouco a noite o que é mais perigoso.

 

Quanto ao uso do baú, é execelente para poucas coisas, mas tenha cuidado com o bagageiro, pois tem vários por aí que não suportam muito peso e quando vc coloca a moto na estrada o bicho quebra.

 

No mais como dizemos nós aqui "venha cimbora". Eu moro na chapada e se precisar de alguma coisa por aqui estou a disposição.

 

Mostra seu roteiro aí pra ver se vc vai passar na cidade que moro.

 

Quem sabe na volta não te acompanhe a até brasilia, tenho uns parentes aí e sou doido pra conhecer brasilia.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Acho que vou mesmo quebrar a viagem em 2 dias, pelo menos na ida. Assim eu vejo como me sinto e se achar que estou bem, faço a volta em 1 dia apenas.

 

Outra preocupação que estou tendo é com relação a autonomia da lander. O tanque da moto tem só 11 litros, e ele tem feito a média de 300km com um tanque aqui na cidade. Só que tem uns trechos na estrada que acho que tem mais de 300km sem nenhum posto de gasolina. Como vcs me recomendam transportar um pouco de combustivel extra? Não tô afim de trocar o tanque da moto. Acho que uns 5 litros extra de gasolina dá pra me virar bem por essa região.

 

ICFilho, a principio estou pensando em me hospedar em Lençois, onde fiquei em novembro do ano passado. Mas diga aí qual sua cidade, de repente a gente faz uma trilha junto por aí. A pé ou de moto, vc é quem indica, já que estaremos no seu quintal.

 

Abraços,

 

Léo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá !

 

Acho a idéia de quebrar a viagem em 2 dias muito boa, eu fiz isso quanto estive aí em BSB de Virago 250, saí aqui de Sampa e dormir uma noite em Uberaba, bem no meio do caminho...

 

Quanto a autonomia, o melhor é vc transportar 2 garrafas pet de gasolina pra ter uma reserva. Uma dica é sempre abastecer a cada 1h, 1,5h de viagem, assim vc pára para esticar as pernas e completa o tanque, mesmo que tenha colocado combustível na parada anterior. Isso vale principalmente para não ter problemas com combustível batizado, imagina vc encher o tanque com uma porcaria e ficar parado na estrada ? Colocando aos poucos vc minimiza esse problema pois a gasosa ruim se mistura a boa.

 

Hoje eu tenho outra moto, com um baú de 50L da givi, olha, pra viajar sozinho dá se vc for muito espartano. Ao invés de colocar um baú eu recomendaria vc comprar uns alforjes na Gift: http://www.gift-brasil.com.br/ são de excelente qualidade e costuma equipar muito gente que roda o mundo de moto. Os de lona marítima são mais indicados para vc.

 

Não se esqueça de fazer as trocas de óleo.

 

 

Boas estradas !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá!

Dividir os 1100km em dois dias, viajando de Lander é boa pedida.

Eu recomendo, se puder, que adquira um banco Erê para a Lander.

Eu tenho uma e comprei esse banco. Sua vida muda completamente. ::otemo::

Outro item de conforto é um mata-cachorro com descansa pés. os dois juntos fazem muita diferença.

se vai sozinho na moto, pode usar só o baú e uma mochila/bolsa no lugar do garupa.

Mas não esqueça de levar saco plástico para cobrir a mochila/bolsa caso chova.

Se for optar por alforges, não esqueça de colocar afastadores. é fundamental, sob risco de pegar fogo por permanecer encostado no escapamento.

outra dica é envolver o baú com uma rede elástica (aranha), pois diminui a trepidação e caso ocorra alguma quebra ou rachadura ele permanece preso.

sobre a gasolina, se vc planejar direitinho sua viagem acho que não precisará de extra. é só lembrar de abastacer a cada 200km, que tb é uma quilometragem adequada para alongar beber uma água etc.

Quanto a ir sozinho na viagem, não vejo problemas, mas leia bastante e aprenda com as experiências de outros viajantes (como se comportar na estrada, prevenir acidentes etc). em relação à mecânica, a Lander é ótima moto. a minha está com 13000km e até agora só precisou trocar óleo e abastecer. possivelmente não terá problemas mecânicos. não esqueça de levar spray p/ corrente e passar a cada 500km.

outra dica boa é vacinar os pneus contra furos. seria péssimo ter um pneu furado na estrada.

Para um bom passeio, tenho em mente o máximo de 500/600km dia. mais do que isso só se for realmente necessário.

se andar 1000km num só dia e com uma moto de 250cc, no dia seguinte nem vai querer andar de moto. e se não estiver com o físico em dia, nem vai querer levantar da cama ::essa::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Informações sobre Vacina para Pneu no tópico como-me-preparar-para-um-pneu-furado-e-outros-equipamentos-t31352.html

 

sobre a gasolina, se vc planejar direitinho sua viagem acho que não precisará de extra. é só lembrar de abastacer a cada 200km, que tb é uma quilometragem adequada para alongar beber uma água etc.

 

Referente a esse comentário do maniacoaventureiro o que eu tenho para lhe falar é: PESQUISE o que vc citou sobre trechos com mais de 300km sem posto de gasolina!!! Essa informação é imprescindível e se for verdadeira, LEVE SIM GASOLINA EXTRA (dispensa eu dizer o por quê!).

 

Lembre-se acima de tudo que essa é sua primeira viagem de moto e não teste os limites do seu corpo. Se com 70km sua perna estiver doendo, pare, estique-se um pouco, alongue e siga pelo tempo que se sentir confortável. Essa idéia de que se deve parar a cada 100km, ou 200km, ou seja lá qual for a distância, não é regra. Quem deve ditar as regras é o seu corpo e sua consciência!

 

Intéééé

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Valeu pelas dicas, galera,

vou seguindo com meus planos por aqui.

Tenho uma prima que passou essa semana pelo mesmo trecho que pretendo viajar. Pedi para ela anotar as distancias entre os postos de combustivel no trecho em que estou preocupado. Não foi surpresa saber que existem trechos de quase 300km sem nenhum posto, mas o que me assustou foi ela me dizer que quando ela parou o carro pra abastecer, não tinha gasolina na bomba!!! ::putz::

Então acho que levar combustivel vai ser essencial. Pode até existir o posto, mas ele pode não ter gasolina...

Com relação ao preparo pra andar de moto, isso eu ainda vou ter que testar mesmo. Pratico atividade fisica regularmente, faço musculação, luto judô, então acho que o corpo tá preparado pra um stress desses. Mas gostei da dica de sempre que sentir algo estranho parar. Eu estava planejando a cada 200km, mas isso pode mesmo não ser uma boa idéia. Valeu pela dica, Lico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Pois é, não deixe de postar aqui depois fotos, roteiros, o que achou da viagem, o que recomenda e o que não recomenda, tenho interesse em ir para a chapada tambem, mas pra este ano não pretendo viajar.

 

Grande abraço e boa viagem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...