Ir para conteúdo

Moto para viajar, como viajar e iniciante


Posts Recomendados

  • Membros

Boa noite pessoal, primeiramente gostaria de agradecer a todos os colaboradores do fórum por sua disposição em ajudar e trocar ideias. Por segundo, gostaria de desculpar a minha ignorância pois é meu primeiro post e não sei se estou no local correto. Gostaria de compartilhar com vocês um pouco de minha vida, para que possam sanar algumas dúvidas, que estarão no final do post.

Sou estudante e minha faculdade fica a 380 km de minha cidade natal. Sempre procuro visitar minha família uma vez por mês ou a cada 45 dias, porém uso de carona ou ônibus (o que dói no bolso). A locomoção dentro da cidade onde faço faculdade é por meio de ônibus (não sai tão caro, porém é demorado e desconfortável). Um carro não cabe no meu orçamento devido a manutenção e o consumo, então uma moto é minha melhor opção (minha mãe discorda hahaha). Possuo cnh a pouco tempo (porém tenho uma certa experiencia em andar dentro da cidade) e nenhuma experiência com rodovias.

 

Minha rotina seria fazer 20 km/dia (Casa->Facul/Facul->Casa) e a cada mês realizar uma viajem desses 380 km(No caso, 760 km com ida e volta). Tenho um pequeno problema relativo a coluna na região lombar, o que significa se ficar sentado inclinado para frente sofro.

 

Gostaria da opinião de vocês, mais experientes, sobre que moto posso adquirir, que faça em torno de 20 km/l e que consiga manter uma média de 80km/h na rodovia (essa velocidade está boa para um iniciante em BR ?)

Uma moto de 200cc até 500cc, com preço de no máximo 10.000,00, teria algo dessa natureza?

 

Ps: Não tenho preguiça de ler, podem escrever (se quiserem) a vontade .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Ola Guigen,

 

Eu lhe aconselho uma moto trail de 250cc. Eu tenho uma Yamaha Ténéré 250 que uso diariamente para vir ao trabalho e para viajar, inclusive já fui à Montevidéu com ela.

Nessa faixa de preço eu sugiro uma Yamaha Lander, ou Honda Tornado, só que vai ter que ser usada.

 

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá, Boa tarde!

 

Bom, sobre motos eu não compreendo muito, mas viajar encima delas, sim.

 

Essa vai ser uma viagem que vai demorar em cerca de três a quatro horas ou até mesmo muito mais.

Você deve tomar bastante cuidado, já que possui problema na lombar, pois a postura mais adequada para se estar andando de moto em uma br é quase que deitado, bem para não machucar a coluna.

Além disso, você tem de tomar cuidado com os locais onde possui entradas escondidas, pois pode surgir um projeto de motorista do nada, no meio da pista.

Tem de tomar cuidado ao passar perto de carros maiores e também carretas e caminhões, pois eles podem te jogar longe, somente com o impacto do vento.

Tem que usar todos os equipamentos, para não se machucar.

E por favor, preste bastante atenção no momento de comprar o capacete.

Não olhe para o mais bonito, mas sim, para aquele que vai lhe proteger.

E use sempre a viseira e mantenha ela sempre limpa, pois vários insetos vão bater nela, o que vai atrapalhar a sua visão.

Além disso, esteja sempre com roupa de manga longa, pois o sol judia.

 

Enfim, são várias coisas que tem de se concentrar e não se esquecer.

Procura por um site de motociclistas, que lá encontrará tudo que necessita.

Boa viagem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Obrigado pelas respostas Glimaz e Elisa. Glimaz, estive pensando em uma ténéré 250 mesmo... semi-nova com poucos KM, por mais que custe um pouquinho mais caro. E Elisa, obrigado por sua atenção e compreensão. Com certeza não esquecerei de seus conselhos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Guijen, se vc vai andar em cidade/estrada e precisa manter-se em uma posição "sentada" (e vai andar somente em asfalto) eu recomendo uma custom.

 

Infelizmente não temos muitos modelos de baixa cilindrada no país, principalmente das marcas mais vendidas. Eu tenho uma Mirage 250 EFI, ela faz cerca de 28km/l e é uma delícia na estrada.

 

Entretanto, vc vai precisar ter um mecânico de confiança que mexa nela, pois a assistência técnica dela está muito ruim e piorando. A marca que montava, a Kasinski está mal das pernas. A moto é uma Hyosung, marca coreana muito vendida nos USA. Em função desse problema, o custo-benefício para compra está excelente. Existe um grupo no facebook muito ativo e aberto. Se quiser dar uma olhada, o link é https://www.facebook.com/groups/220021748095880/

 

Abraço e boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Recomendo uma On-Off road pela posição mais ereta, preço acessível, manutenção barata e consumo dentro do que você espera. Com qualquer uma destas, você estará bem servido (óbviamente que sendo a moto conservada):

- Yamaha XTZ 250 Lander ou Teneré 250.

- Honda XR250Tornado (dependendo de onde estiver, encontrará boa relação custo X benefício).

- Honda XRE300 - até R$10.000,00 pode ser que encontre.

- Honda NX4 Falcon - Se achar uma bem conservada, é a melhor opção desta relação para as viagens mensais que você precisará fazer.

 

Boa sorte.

 

Guto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...