Ir para conteúdo

Publicar um livro - A Terceira Viagem


Posts Recomendados

  • Membros

Buenas Galera?

 

Quem e' das antigas deve lembrar mais dos meus posts la' no famoso "Dicas Chilenas", assim como uma participacao mais ativa nos topicos de trekking e trilhas... ...dei um tempo mas nao sumi nao. O Mochileiros cresceu, muita gente apareceu, ajudando a engrossar o caldo das informacoes alem de refrescar muita daquilo que foi postado.

Com o Mochileiros aprendi o valor de dividir o conhecimento, e desde entao sempre que pinta um novo destino nos meus sonhos esse e' o lugar para consultar, e depois, desovar!

 

Ano passado cumpri um sonho maravilhoso. O pessoal daqui que frequenta os topicos da Asia sabe o quao ansioso estava para fazer minha viagem pelo Nepal, e o famigerado Everest Base Camp Trekking.

Viajei pela primeira vez por aqui. Com dicas, duvidas, papos e trocas de e-mails. Planejando e antecipando os passos que teria que dar para cumprir com os meus sonhos.

 

Entao veio a viagem. Cheguei a postar alguma coisa on-the-road, mas senti que a empreitada merecia uma dedicacao maior. Foi um marco pra mim, e pela reacao das pessoas ao escutar oque eu tinha para dizer, notei que era tambem uma experiencia incrivel de se compartilhar.

 

Nasceu ai o projeto "Sobre as Pedras - Uma jornada pelo Nepal". Minha terceira viagem. Um livro escrito a partir dos meus diarios de estrada, e escorado no universo de imagens fantasticas que consegui captar por la'.

Investi um bom tempo para deixar tudo com o capricho que eu acredito, o projeto merece. Com todo o projeto grafico terminado, editoracao pronta inclusive, levei o livro para algumas editoras, para descobrir o quao dificil e' o processo de publicacao no mercado editorial brasileiro.

 

Consegui atraves de alguns contatos (alguns aqui do Mochileiros - valeu Chico!) , que o material fosse avaliado algumas vezes. Recebi otimas criticas, mas ninguem se atrave a tocar adiante, em geral alegando indisponibilidade no calendario das editoras.

 

Nao quero deixar um trabalho tao legal morrer na praia, e acho que talvez aqui, onde uma forma ou de outra ele nasceu, seja um bom lugar para procurar um jeito de faze-lo alcancar a luz do dia. Entao quem por ai conhecer alguma editora, melhor ainda um editor, ou tiver dicas legais para viabilizar essa empreitada, eu agradeco desde ja'.

 

Um grande abraco para todos,

 

Vinicius Matarazzo

StinkFoot

Link para o comentário
  • Membros

Irado Pé Fedido!!!

 

Carai.. o Nepal é altissomo nivel e vale um livro!!

 

Ainda mais pra galera daqui que não pode, ou não quer, ir.

 

Realmente vai ser dificil vc encontrar um lugar ao sol nessa selva.. mas não é impossivel!

Tente procurar as editoras menores, se é que já não procurou,, e também escrever o livro nos projetos de incentivo que tem pelo Brasil...

 

Quem acha que basta escrever o livro, tá enganado.. é só metade do caminho,,

 

Mas tenha fé!!

 

Abraço

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Além de procurar editoras menores, como o tempoamigo falou, existe na net alguns sites que facilitam a publicação de livros de forma independente. Eu tinha um endereço desses aqui mas perdi há algum tempo.

 

Dá uma pesquisada no google, de repente é um bom começo.

 

abrasssss e boa sorte!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

e ai stink.

 

parabéns cara

 

acho pode estar havendo uma resistencia em publicar seu livro pois as editoras visam as vendas e elas podem estar achando que não venderia muito...

 

talvez se você encontrar algum patrocinador pra bancar parte dos custos da publicação ficará mais fácil...tente alguns fabricantes de equipamentos, seria um bom marketing pra marca...

 

boa sorte

Link para o comentário
  • Membros

Fala Galera,

 

Valeu pela atencao!

Sim, existem diversas opcoes de autopublicacao, ou seja bancar do bolso a impressao. Nao sou contra, e e' uma alternativa que venho estudando, o problema e' a distribuicao. Ter que arcar com a producao nao e' nem de longe o maior problema. O duro e' coordenar a distribuicao, ter que deixar livros em consignacao nas livrarias e tudo mais. Nao tenha duvida que o preco de capa cai dessa forma e o lucro e' sem duvida muito maior que os 5-10% que normalmente as editoras pagam aos autores, mas a aporrinhacao de gerenciar essa etapa vital, sem manjar nada do assunto me preocupa.

Fiz algumas cotacoes por ai, e em alguns casos, se nao fosse esse vies da distribuicao eu toparia auto-publicar (ate' o Augusto dos Anjos fez isso, por que eu iria ter vergonha?). Ontem recebi uma proposta de uma editora grande, mas com a premissa de pagar metade da primeira tiragem (2000 exemplares). Agora nao sei onde eles estavam com a cabeca para calcular o preco unitario... ...mais de vinte reais por unidade, ou seja teria que morrer com vinte mil reais, e ainda nao poderia usar os canais de distribuicao normais para vender os meus 1000 exemplares - afinal eles usariam estes canais aos quais ja' tem acesso para vender a parte deles - e so' ai me pagar os 10% de comissionamento a que teria direito sobre estes exemplares.

Ou seja risco zero da editora, lucro garantido nas costas do autor, ai nao rola... ...tenho ate' vergonha de apresentar uma proposta desta para algum possivel patrocinador, afinal e' um atestado de desepero - ou burrice.

Nao tenho duvidas que livro nenhum vira alguma coisa, sem muito esforco para promove-lo, e nao me furto em realizar isso. Nao me faltam contatos e canais incriveis como o proprio mochileiros.com. Nao tenho medo tambem de investir no projeto, pelo contrario ja tenho feito isso, contratando uma agencia para editorar o material, fazer a capa e o tratamento grafico - um layout caprichado para cada capitulo. Mas como disse, quero achar uma editora que acredite no projeto, nao alguem que queira simplesmente lucrar em cima do autor, sem risco algum.

 

Mas tudo bem, continuo disparando originais por ai, sem falar nos montes "em analise"... ...a pilha ja' ta' fazendo inveja ao Kala Pattar...

 

Abracao a todos!

 

Vinicius

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Então...

Já perguntei para umas pessoas que conheço mas suas devidas editoras estão longe de publicarem livros "de viagem".... de qualquer forma, aconselharam a não mandar o livro todo, que acaba ficando em uma das várias pilhas de tantos que eles recebem... faça uma apresentação legal e inclua trechos a gosto... pequenos parágrafos ou um capítulo... ou apenas duas, três páginas de um capítulo... ou seja... aquilo que resume sua forma de escrever e exemplos que poderiam estimular a leitura por inteiro..... se a pessoa responsável se interessar ela vai pedir o original completo...

 

No mais... espero que a médio prazo o Mochileiros.com possa estar publicando alguns livros... enquanto isso ele pode servir como canal de vendas... o livro sendo publicado terá espaço para divulgação (e quem sabe vendas) aqui... :D

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros

Marcel, nao tem como eu postar um pdf em anexo?

Tentei agora deixar um capitulo para voces verem, mas o sistema avisou que pdfs nao sao permitidos... ...posso zipar?

 

Eu tenho enviado os originais completos somente para quem pede assim. Mando na verdade um curriculo do livro, explicando do que se trata, quem sou eu, qual e' a do livro, porque tem potencial comercial, e anexo dois capitulos para "degustacao"...

 

Eu ja conto com o mochileiros.com como canal!!! Nao tenha duvida que farei de tudo para ofertar por aqui, e de preferencia com alguma condicao especial pros cumpadres de mochila.

 

Abracao,

 

Vinicius

Link para o comentário
  • Membros

Galera ai abaixo ta' o arquivo com um dos capitulos para voces lerem. Tive que baixar a resolucao das imagens, portanto relevem os pixels... ...mas da' pra ter uma ideia do trabalho, e o mais importante da' pra voces terem uma palinha.

Divirtam-se ai!

 

Um grande abraco,

 

Vinicius Matarazzo

Editado por Visitante
Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...