Ir para conteúdo

Furacões


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Como estou viajando pro Caribe em Outubro, uma preocupação que tive foi com relação aos Furacões, que podem acabar com sua viagem. Seguem algumas informações que colhi a respeito pra ajudar no planejamento de suas viagens.

 

 

TIPOS DE TEMPESTADE

 

São classificadas em 5 Categorias de furacões e mais as Tempestades Tropicais pela escala Saffi-Simpson. A classificação é dada pela velocidade do vento, elevação do nível do mar e pressão atmosférica, de acordo com a tabela abaixo:

 

CategoriaCategoria (Ventos em km/h * Altura/m * Pressão/hPa)

Temp. Tropical (56–118 * n/d * n/d)

Furacão 1 (119–153 * 1,2-1,6 * Maior que 980)

Furacão 2 (154–177 * 1,7-2,5 * 965–979)

Furacão 3 (178–210 * 2,6–3,8 * 945–964)

Furacão 4 (211–249 * 3,9–5,5 * 920–944)

Furacão 5 (Mais que 249 * Mais que 5,5 * Menor que 920)

 

Do mais forte pro mais fraco, são:

 

Furacão Cat. 5 - Podendo destruir tudo que estiver no seu caminho. Áreas costeiras podem ser invadidas até dez quilómetros, com colapso das estruturas energéticas e sanitária. É obrigatória a retirada de todas as pessoas que morem perto da costa.

 

Furacão Cat. 4 - Podendo provocar grandes danos em áreas habitadas como casas e prédios podem ser derrubados pelos ventos, chuvas torrenciais provocam alagamentos em enormes áreas, grandes inundações, com isso, há a necessidade de retirar em larga escala todos aqueles que residem nas regiões por onde o furacão passe.

 

Furacão Cat. 3 - Pode provocar danos estruturais em pequenas casas e edifícios e destruindo construções feitas de madeira, inundações perto da costa destroem pequenas estruturas e danificam construções maiores, inundação de terrenos.

 

Furacão Cat. 2 - Os danos potenciais são em quebra de janelas, portas e telhados de casas, podendo ser arrancadas árvores com a força dos ventos, danos na agricultura, embarcações ancoradas junto à costa podem ser afectadas e há a possibilidade de inundações em zonas costeiras.

 

Furacão Cat. 1 - Os danos potenciais de um furacão desta categoria são os mais baixos, não provocando quaisquer danos em quedas de árvores ou abalos nas estruturas dos edifícios. A principal consequência registra-se ao nível das regiões costeiras, com possibilidade de pequenas inundações.

 

Tempestade Tropical - Nenhum dano significativo

 

 

TEMPORADA

 

Tradicionalmente, a temporada de furacões no Caribe se estende de Julho a Novembro, podendo ocorrer tempestades menores em Maio, Junho ou Dezembro. O período de maior intensidade vai de meados de Agosto até meados de Outubro; estatisticamente, o pico da temporada ocorre em 10 de Setembro. É pouco comum haver os chamados grandes furacões (categoria 4 e 5) fora desse período, embora isso tenha ocorrido em 2008 com o Furacão Paloma (cat. 4) na primeira semana de novembro e o recordista Wilma (295 km/h e 882 hPA) de 2005 no final de Outubro.

 

Essa é uma constatação estatística, portanto sujeita a alguns erros. Não é possível dizer que as temporadas de furacões estão ficando mais fortes ou mais fracas com o passar dos anos. Uma temporada vilentíssima como 2005 (4 furacões Categoria 5 - incluindo Wilma e Katrina - e um recorde de 28 tempestades) foi seguida por um 2006 muito tranquilo com apenas 2 furacões atingindo Categoria 3.

 

Portanto, saiba que viajando de Julho a meados de Novembro, sempre haverá o risco de topar com algum furacão.

 

 

OS NOMES

 

Todas as tempestades que atingem algum grau de significância (o suficiente para alguns minutos no noticiário ou algum alerta) recebem um nome, de acordo com uma lista. No Atlântico Norte são 6 listas diferentes que se sucedem ano a ano, com um nome para cada letra em ordem alfabética. São 21 nomes na lista, posto que 5 letras não são usadas (Q, U, X, Y e Z). Quando um furacão atinge uma certa notoriedade, seu nome é "aposentado" e a lista que será repetida em 6 anos recebe um substituto. Por exemplo, não teremos mais outro Furacão Katrina.

 

Para 2009, a lista é: Ana, Bill, Claudette, Danny, Erika, Fred, Grace, Henri, Ida, Joaquin, Kate, Larry, Mindy, Nicholas, Odette, Peter, Rose, Sam, Teresa, Victor e Wanda.

 

 

LOCAIS ATINGIDOS

 

Os locais mais atingidos costumam ser o chamado Caribe Superior, os EUA e costa do México e América Central. Outros lugares podem não estar imunes, mas a incidência é rara.

 

Alta probabilidade: Caribe Superior (como Cuba, Haiti, Rep. Dominicana, Bahamas, Cayman, Bermudas e Turks & Caicos) Sul e Leste dos EUA (Texas, Louisiana, South & North Carolina) e costa sul do México (Península Yucatán, onde estão Cancún e outros).

 

Média probalilidade: Florida, ilhas externas do Caribe (St Martin, Antigua, Guadalupe, Porto Rico, etc), costa norte do México e norte da América Central (Nicarágua, Honduras e Belize).

 

Baixa probabilidade: Caribe Inferior (Aruba, Curaçao, Bonaire, Los Roques, Trinidad & Tobago, costa da Venezuela) e sul da América Central (Costa Rica e Panamá).

 

Abaixo, o mapa das tempestades de 2008, onde até o Caribe Inferior teve um furacão maior (Omar), coisa rara, mas que pode ocorrer.

 

2008_Atlantic_hurricane_season_map.png

 

 

PARA 2009

 

Em maio, o National Ocean and Atmospheric Administration, entidade do governo americano, soltou como um progóstico que esse ano deve ser um pouco acima da média em incidência de tempestades. Estão previstos cerca de 12 tempestades nomeadas, 6 furacões e 2 grandes furacões (cat. 4 e 5). As médias históricas são de 9,6; 5,9 e 2,3 respectivamente. Claro que isso está longe de ser alguma certeza.

 

Até hoje (04/08) tivemos apenas uma Tempestade Tropical que nem chegou a receber nome.

Link para o comentário
  • 1 ano depois...
  • 2 semanas depois...
  • 2 meses depois...
  • Colaboradores
Possibilidade tem e se acontecer, acaba com sua viagem. Agora, qual é essa possibilidade, se soubesse, estaria ganhando muito dinheiro com essa informação. ::hahaha::

E eu achando que o cara da agencia de viagem tava me enrolando!

Acho que posso dizer adeus a férias por lá em setembro... ir e ficar com medo ia ser foda né :|

Link para o comentário
  • 9 meses depois...
  • 10 meses depois...
  • 3 semanas depois...
Visitante Andre_Franca

ATENÇÃO VIAJANTES DO CARIBE, FURACÃO ERNESTO JÁ ATACANDO, IRA ATINGIR A JAMAICA E OUTROS PAISES NO PROXIMOS DIAS

 

Here is a rough outline, subject to change, when Ernesto may make its closest approach to these areas. Interests in these areas should monitor the progress of Ernesto closely.

 

- Jamaica: Sunday. Rain and wind may linger there into early Monday.

 

- Grand Cayman: Monday possibly lingering into early Tuesday

 

- Cancun/Cozumel: Wednesday possibly lingering into early Thursday

 

FONTE: http://www.weather.com/news/atlantic-depression-storm-five-20120731

Link para o comentário
  • 1 ano depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...