Ir para conteúdo

MOCHILEIROS EM MACHU PICCHU


Posts Recomendados

  • Membros

[MOCHILEIROS EM MACHU PICCHU

 

Gerson Zequim dos Santos* leaodegade@hotmail.com

 

 

RESUMO

O intuito deste trabalho é relatar sumariamente alguns impactos socioambientais e economicos sofridos pelos povoados cortados pela rodovia do pacifico no trecho compreendido entre o municipio de Assis Brasil – AC e ruínas de Machu Picchu no Peru. Uma viagem no tunel do tempo em uma paisagem bucólica e mistica que se transmuta desde a selva amazônica até os montes nevados acima de 3500m de altitude na cordilheira dos Andes. A viagem foi realizada a baixo custo, na condiçao de mochileiro, aventureiro em busca da lendaria cidade-refúgio do povo inca que foi preservada em local estratégico da montanha. O trajeto revela um contraste sociocultural acentuado desde o povo da selva que se beneficia com a construção da estrada, até o povo das montanhas que se adaptou ao turismo sustentável em locais sagrados de seus antepassados.

 

Palavras-chave: Machu Picchu; Peru; mochileiros.

 

ABSTRACT

The intention of this work is to report summarily some impacts socioambientais and economicos suffered by the villages cut by the highway of I pacify in the passage understood between the local authority of Assis Brazil – AC and ruins of Machu Picchu in Peru. A travel in the tunnel of the time in a pastoral scenery and mystic who is altered from the Amazonian jungle up to the hills snowed above 3500m of altitude in the chain of mountains of the Andes. The travel was carried out to low cost, in the condiçao of mochileiro, adventurer in search of the legendary city-refuge of the Inca people that was preserved in strategic place of the mountain. The course reveals a contrast sociocultural accented from the people of the jungle that is benefited by the construction of the road, up to the people of the mountains that was adapted to the sustainable tourism in sacred places of his ancestors.

 

key words: Machu Picchu; Peru; mochileiros.

 

INTRODUÇÃO

Nas diversas conversas afiadas com amigos de infância, muitas vezes surgiam planos de aventurar por regiões que gostariam de conhecer, como o rio amazonas, foz do Iguaçu e outros tesouros disponíveis aos homens livres de pensamento, mas a realidade é outra e nem sempre dispuseram de recursos para tais façanhas. Sempre procurando explorar alguma área diferente que não é vista na paisagem dos normais. Como a maioria das pessoas não valoriza as atrações turísticas de sua região e preferem ir para a Europa, América do norte etc., sem a iniciativa de abrir os olhos para ver que maravilha está a sua volta; O NOSSO BRASIL.

Após percorrer diversas regiões do país em 2005 chegam a Rio Branco – AC planejando uma viagem a MACHU PICHU, a velha cidade perdida dos incas. O desacreditado plano de conhecer uma das maravilhas do mundo moderno se tornou um desafio a ser vencido. As mochilas completas tem o peso médio de 14kg.

Partiram da cidade de Rio Branco no dia 19 de janeiro de 2008 rumo a fronteira onde iniciaram um deslocamento de 1023 km em território peruano, e planejando retornar cruzando o lago Titicaca e entrar em território boliviano e depois voltar ao Brasil pelo estado de Rondônia, essa segunda etapa não pode ser cumprida

 

DESENVOLVIMENTO

Um plano baseado noutras aventuras, empregando os recursos da topografia, geografia e técnicas militares, a viagem foi dividida em fases de execução, com determinados trechos a serem cumpridos em espaço de tempo pré- estabelecidos.

localidade Km Observação

Rio Branco 00 Uma pista asfaltica de excelente qualidade que conduz a fronteira.

Quinari 15 Cidade produtora dos amendoins gigantes que é responsavel pelo alto indice de fertilidade das mulheres locais.

Capixaba 100 Nessa localidade são encontrados diversos geóglifos as margens da rodovia.

Xapuri 190 Cidade natal de Chico Mendes, o lider seringueiro defensor da floresta

Epitaciolandia 242 Conferido o cartão de vacina no posto de saude da aduana e o registro de saida do país na delegacia da Policia Federal antes de partir para Inãpari

Brasileia 240 Feita a despedida dos amigos depois das mochilas completas com 14 kg de bagagem.

Cobija 243 Zona de livre comércio Brasil-Bolivia para aquisição de equipamentos para todas as modalidades de esporte, informatica, vestuario a baixo custo.

Aqui é o ultimo posto onde se encontra o conforto dos hoteis, restaurantes, mercados, e saúde razoavel.

Assis Brasil 360 Pernoite no hotel verde oliva, o melhor da região.

Assis Brasil La carretera do pacifico

Inapari 5 1 real por 1,60 soles (casa valeria) Melhor local para cambiar o real. Táxi para Puerto Maldonado Só desloca com 4 passageiros a 40 soles por cabeça.

É preciso preencher 4 vias de autorização para viajar

O funcionario da casa de imigração é bastante arrogante e emite os vistos quando não está bebado.

Ibéria 60 3 mil homens da construtora Acampados, Muitos animais na pista Posto de gasolina

San lorenzo 70 9 km da fronteira com a Bolívia

Alerta 100 Posto de controle policial

Vila rocio 118 Catadores de castanha

La novia 130

Mavila 140 Área de tráfico de drogas – perigo

Alegria 155

Pampa hermosa Sitio arqueológico

Monte rrey 168 Catadores de castanha

1 de maio Catadores de castanh

Planchon 172 Vila de las piedras

Sudanero 186 Exploração de madeira e castanha

Puerto maldonado 240 Travessia de Balsa - 10 soles As 14 hs partimos de ônibus a 60 soles por cabeça. A propaganda da empresa oferecia TV/som/água e almoço a bordo, As janelas não abrem, até as de emergência são soldadas. O almoço é uma porção de arroz com alho e uma coxa de frango assado numa embalagem de isopor, fala sério. Rio madre de Dios espetáculo da natureza. Um pregador itinerante com proferiu essa mensagem: “ sua vida é avaliada por suas obras, se você tem 30 anos e nunca fez nada, nunca reclame de sua vida e sim do dia em que saístes do ventre de sua mãe” amem

Laberinto 259

Alto libertado

Candelaria

Santa rita

Santa rosa 280 Ameaça de desmoronamento. Inicio da selva alta com curvas sinuosas e águas de degelo das montanhas formam rios rápidos. No povoado de SANTA ROSA, por vários kilometros seis pessoas de uma familia quechuá se espremem em duas poltronas apertadas, duas mulheres com duas crianças no colo e mais duas acocoradas entre as poltronas, os garotos não reclamaram um vez sequer, durante todo percurso os mochileiros dividiram seu suprimento de barras de cereal com os meninos das montanhas.

Mazuco 310 Boa estrutura urbana e feira a céu aberto no topo da montanha.

Puente Inãbari 327 Um deslizamento de encosta Paralisou a via por volta das 22h00minhs paramos para pernoite embarcado. Os homens se revezam no trabalho, mas não há equipamento para cavar. As 10hs da manhã chegou uma mini-pá mecânica Chuva intensa 45 veículos antes e 52 veículos depois. As 12 hs a estrada foi liberada, e podemos ver pessoas sendo transportadas sobre caminhões de combustíveis.

São lorenzo

Yanamaio As águas do rio subiram cerca de 50cm e apenas os ônibus e caminhões altos e turbinados conseguem transpor. Grande fila de espera de ambos os lados do rio Os que tentam m a travessia e fracassam são motivos de terríveis vaias Uma senhora colha fatura alto vendendo a 2 soles um prato de macarrão com frango. O prato de alumínio é lavado ali mesmo nas águas rápidas e gélidas do rio.

Quincemil 3896026 Reza a lenda que um casal de Gringos escondeu ali uma considerável quantia de Dólares oriundo do trafico de coca

Sabanciancaio Vale de árvores caídas

Puerte capiri

Vila sem nome

Collebritas

Iscaybamba Termino da selva alta

Lymapunco

Marcapata 452 Fonte de águas termais, banho quente Cidade alta e baixa

Hylaloc

Urcos 632

CUSCO 675 O umbigo do mundo, Um olho para o céu. Hotel a 30 soles por pessoa com banho quente, internet e café da manhã. É possivel fazer um excelente programa turistico nos povoados do vale sagrado do povo inca situado nos arredores de CUSCO, podendo participar de uma excursão com guia e refeição custa 25 soles o dia todo desvendado mistérios escritos nas rochas e língua quéchua e no ainda pernoitar no seu quarto de hotel.

Vale sagrado

Toda região em volta de CUSCO faz parte do vale sagrado dos Incas (chinchero, urubamba e pisaq). Micro ônibus a 10 soles até ollantaytambo

Ollantaytambo 740 Caso pretenda percorrer a trilha inca pelas montanhas voce deve contratar uma agencia de turismo que indicará um guia local para conduzi-lo por três dias e meio pelos sitios gélidos e solitários nas entranhas do extinto imperio inca. Chegamos aqui e o único caixa eletrônico não estava funcionando e dormimos preocupados, sem dinheiro no coração peruano. Hotel a 20 soles, encontramos duas brasileiras de santa catarina que ajudavam no hotel em troca da estadia Partimos de trem a 31 dolares por cabeça para uma viagem de 28 km, a linha é explorada por uma empresa canadense que não perdoa. Agora que a velha cidade foi eleita uma das maravilhas do mundo, creio que vai ficar mais difícil. Existem outros caminhos que levam a águas calientes e também se pode chegar até bem próximo de carro e depois andar pelos trilhos da ferrovia e esperar a noite cair, pois os guardas da ponte de acesso não vigiam a entrada a noite. Então você já amanhece lá na entrada da cidade velha.

Águas calientes 768 Um vilarejo ao sopé da montanha. Subimos pela antiga trilha que corta a estrada que vai serpenteando a montanha. Os degraus são altos e exige muita perna e joelhos bem preparados. O ingresso custou 122 soles, caso você queira subir de ônibus vai pagar mais 12 dólares. Muitos turistas brasileiros sem dinheiro pra subir ou para retornar a CUSCO.

Machu pichu 804 90% dos turistas são pessoas idosas, alemães, japoneses e americanos.

Hoje vejo que foi um grande acerto ter visitado aos 39 anos de idade, porque talvez aos 70 anos não haja oportunidade. A trilha parece interminável Falta ar e as pernas doem, mas não podemos desistir do desafio. Mais 3 soles pra guardar as mochilas Existem comentários sobre uma falha geológica na estrutura da montanha que se abre a 1 cm por ano, sendo assim calculo que em 20 anos ela desmoronará. No ponto mais alto da cidade sacamos uma bandeira do Brasil, tomamos um Tereré e graças a Deus pela vida.

Águas calientes 12 O seu movimento é limitado pela circulação dos trens, É melhor pernoitar em Águas Calientes para aproveitar. É um mundo do capitalismo, você vale quanto tem no bolso, aconselho a chegar a CUSCO já com o dinheiro convertido em soles (2 mil soles resolve.)

Ollantaytambo 36 Decidimos não ceder à corrupção e espera a hora certa. Em meia hora passou um ônibus de turista e nos trouxe por 10 soles até CUSCO. Ao chegar o trem, os táxis e Vans fazem um jogo de chantagem elevando os preços, pois vc vai gastar mais se pernoitar aqui.

CUSCO 115 Pernoite em CUSCO Muito frio e chuva, Aqui o real é convertido a 1,10 soles

 

Oropeza 130 O visual é fantástico para quem desce a montanha cortada pela rodovia que se destaca na paisagem. Uma vila satélite de CUSCO que marca a descida da montanha Coberta por uma fina névoa.

Quincemil 286 As pessoas acordam no meio da noite para fugir do desmoronamento que ameaça levar os ônibus a ribanceira. “ Os guerras” nem se mexem, antes vamos analisar o grau de perigo e voltar a dormir. Duas pás mecânicas liberam a estrada às 9hs.

San lorenzo 356 Mais desmoronamento 10 minutos para liberar a passagem

Puerto maldonado 556 Tivemos o mesmo problema Com os táxis que querem levar vantagem sobre o estrangeiro. Dividimos o táxi com um garoto peruano que mora no Brasil e uma mulher que viajava de Lima para Manaus em busca de sucesso e dinheiro.

Inapari 800 Pegamos o visto de saída na imigração peruana O rapaz estava sem documentos e tivemos que convencer o policial a deixá-lo sair do país

Assis brasil 804 De volta a nossa terra graças á Deus

 

CONCLUSÃO

Ao cruzar a ponte da integração na fronteira nos remetemos a um país no mínimo quarenta anos atrasado no tempo. A estrada do pacifico materializa o contraste entre o antigo e o moderno, uma ousada obra da tecnologia implantada num ambiente simples.

A selva amazonica não é homogenea em toda sua vastidão, apresentando paisagens particulares em vários pontos da sua extensão; diferenciando-se no MT, AP, RR, AM, AC e na selva Peruana onde a florests equatorial parece estar envolvida por uma nebulosa, uma paisagem sombria, o tempo parece ter parado para os habitantes desse região onde as choupanas de palha resistem as intemperies.

Um lugar esquecido pelo poder público, dominado pelos madereiros e traficantes de drogas onde as pessoas não conhecem o conforto da modernidade, o emprego da eletricidade, o transporte condizente e sistema de saúde eficiente para enfrentar as agruras da selva.

A carretera do pacifico será principal veia de entrada de produtos importados vindos do oriente e tambem fazer escoar a produção agropecuaria e extrativista da amazonia ocidental.

Link para o comentário
  • 2 anos depois...
  • 1 ano depois...
  • Membros

Fala galera!!! Machupicchu eh realmente incrivell! Fechei um pacote muito economico de 3 dias e 2 noites, aproveitei o parque até a hora de fechar!!!

Aqui vai o meu relato completo des da saida de Cusco/chegada da hidroeletrica/Aguas Calientes e Machupicchu muitas fotos, da uma olhada !!!

 

machupicchu-economico-via-hidroeletrica-junho-2014-t97351.html#p966999

 

Estarei em Cusco até depois da festa Inti Raymi , se alguem quizer alguma dica, estou aqui para ajudar e penso que ja fiz quase todos os tours por aqui, muita diversidade, muito incrivel, matei tambem as 13 atracoes do boleto turistico RECOMENDO SUPER!!!

Outra dica, para quem tem carteirinha do estudante traga pois da muiiito desconto em algumas agencias aqui em Cusco.

Abracos AMIGOS!

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...