Ir para conteúdo

Para futuros viajantes independentes: Parem de querer só o peixe e aprendam a pescar!


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

O que eu escrevo abaixo é minha opinião sobre o assunto. Não desejo que ninguém se sinta ofendido e nem que pensem que estou falando em nome de outros usuários do fórum.

 

Desde que eu voltei a postar ativamente no fórum (algumas semanas atrás), eu tenho tentado ajudar nas seções que eu já fui atrás em mochilões passados (Índia, Roteiros e Destinos – Europa, América do Sul e Ásia). Nessas poucas semanas participando, eu já perdi um pouco a vontade de participar de algumas seções do fórum (principalmente do de Roteiros – América do Sul e Europa) por motivos que explicarei abaixo. Conversando com alguns outros membros mais antigos do fórum, eu percebo que esse sentimento é compartilhado por alguns. É notável também como grande parte das mensagens é respondida por pessoas que também estão planejando viajar pela mesma área, mas que ainda não viajaram (nada de errado nisso, só mostra que pessoas mais experientes também já estão cansadas).

 

Eu acho que grande parte das pessoas (inclusive eu) está cansada de participar dessas seções do fórum pelos mesmos motivos. Todo dia aparece algum novato criando posts com as mesmas perguntas, que já foram respondidas dezenas de vezes no fórum anteriormente. Grande parte dessas pessoas acaba encontrando o fórum através do Google quando estava procurando sobre viagem econômica ou procurando informações sobre onde pretende viajar.

 

Desnecessário dizer que ninguém aqui no fórum está ganhando dinheiro para ajudar ninguém e que, se você realmente se interesse em ser um mochileiro, ou ao menos um viajante independente, o mínimo que se deve fazer é pesquisar sobre como outros viajantes economizam, como fazer seu próprio roteiro e ler sobre os destinos que te interessam. Mesmo porque, penso que grande parte das pessoas viaja assim, pois, além de ser mais econômico, gostamos de fazer uma viagem com a nossa cara. Pensando nisso, para mim é um absurdo perguntas do tipo:

 

- “Quero ir para a Europa e tenho 30 dias, para onde eu vou?” (Ninguém aqui é agente turístico...)

-“Que roteiro faço para o país XXX” (Viajantes independentes planejam seu próprio roteiro)

-“Quantos dias são necessários para se “fazer” tal cidade” (Quantos dias você vai gastar numa cidade depende do seu interesse na cidade, no que pretende visitar, o quanto quer conhecer a cultura local e outros fatores e não adianta pensar que tem os mesmos interesses de outras pessoas daqui, não existe padrão para isso).

 

Para começar a responder essas perguntas, você deveria começar consultando a seção destinos do fórum, na seção do país/continente que você pretende ir. Você também pode comprar um guia de viagem e começar a ler sobre o país que quer ir. Na seção guia do mochileiro de 1ª viagem tem respondido várias perguntas que alguém nunca viajou possui.

 

Como por exemplo:

Manual do viajante independente: manual-do-viajante-independente-t38892.html

Planejamento e Roteiro : como fazer? planejamento-e-roteiro-como-fazer-t49504.html

Albergues e Hostels – Tudo sobre... albergues-e-hostels-tudo-sobre-t35674.html

Como calcular o custo de sua viagem como-calcular-o-custo-da-sua-viagem-t38640.html

 

 

Ainda assim, existem algumas pessoas que já tem essas dúvidas iniciais resolvidas e começam a ter dúvidas de aspecto mais prático, como:

 

- “Que meio de transporte uso da cidade X e Y?“

- “Quanto tempo gasto para X?”

- “Quanto custa Y?”

- “O que há para se fazer no lugar Z?”

-“Onde durmo nessa cidade?”

-“Quais baladas são boas dessa cidade?!”

-"Quanto tempo preciso na cidade W , sendo que meus interesses nessa cidade são X, Y e Z"

 

Apesar de essas perguntas serem pertinentes para um viajante, a maioria dessas perguntas está respondida no fórum (principalmente na seção de Destinos). Se você não achar nessa seção, use a ferramenta de busca do fórum. Se ainda assim não achar, procura no Google. A maioria dessas perguntas está respondida lá . Outro lugar bom é no fórum do Lonely Planet (coloca no google Lonely Planet Forum e o que você deseja, em inglês).

Não encontrou o que desejava? Poste sua pergunta então!

Você estava procurando algo e acabou descobrindo algo interessante? Porque não compartilhar? Entre na seção de destinos e poste no lugar devido a informação. Assim vai agilizar pro próximo viajante!

 

Acho que está havendo uma inversão de valores aqui. Os iniciantes deveriam participar da seção destinos primeiro para depois participar da seção de roteiros, e não o contrário. Além disso, esse fórum não existe para substituir agências turísticas. Acredito que o principal seja pessoas trocarem contatos e experiências , acima da troca de informações (que também é muito útil).

 

Abraços!

Link para o comentário
  • Respostas 128
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

Te dou razão, quando entrei aqui, procurei ler ao menos os últimos 20 tópicos da seção Roteiros-Europa, li os guias da seção "Mochileiros de 1ª viagem, li um tópico muito popular dessa seção que hoje tem 900 comentários e na época haviam quase 400, etc, antes de criar meu tópico para conclusão do meu roteiro, além de ser mais conveniente, é bem melhor para o próprio autor, imagine quem nunca viajou para europa, conhece muito pouco sobre o continente, se registra e já vai criando um tópico... A tendência é que uma ou duas pessoas respondam baseados em seus perfis, suas expectativas e seus anseios, muito dificilmente se colocando no lugar daquele que procura a informação, o mais legal é que a pessoa tenha uma visão macro, após ler alguns tópicos, para que possa filtrar as sugestões e saiba utilizá-las.

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Membros
Se ainda assim não achar, procura no Google. A maioria dessas perguntas está respondida lá . Outro lugar bom é no fórum do Lonely Planet (coloca no google Lonely Planet Forum e o que você deseja, em inglês).

Não encontrou o que desejava? Poste sua pergunta então!

 

Eu concordo praticamente com quase tudo que escreveste, Sandman. Mas, sinceramente, discordo de se a pessoa não achar tem de procurar no Google ou no Lonely Planet. Se tivéssemos de procurar fora daqui tudo que não pode ser encontrado, antes de criarmos uma pergunta, essa comunidade teria a sua utilidade demasiadamente reduzida. Acho sacanagem da pessoa ficar com preguiça de ler o fórum e repetir pergunta e tópicos já respondidos, porque quer ser o esperto que receberá tudo "mastigado". Se fosse para buscar no Google, não precisaria existir este fórum para a grande maioria dos assuntos, pois o site de buscas líder mundial é quase acha basicamente qualquer conteúdo na internet, porém nem sempre é prático e pode tomar muito tempo das pessoas.

 

Com relação ao Lonely Planet é pior ainda, porque é em inglês. E nenhum lusófono tem a obrigação de saber falá-lo. Para mim, essa sugestão é um tanto quanto antidemocrática, se me permites.

 

Críticas à parte, a tua postagem é digna de aplausos e tem o meu endosso.

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros de Honra

Se a pergunta está respondida no google, pq alguém iria perder o tempo esperando outra pessoa responder? Não vejo sentido nenhum nisso (a não ser preguiça em procurar...). Eu acho que o fórum ainda é muito válido para companhias e para trocas de idéias e opiniões e sugestões, principalmente pq virão de pessoas da mesma nacionalidade que a sua. Além disso, teria mais informações que o Lonely Planet sobre o Brasil também (assim espero... :P). Também tem que pensar no fórum como complemento do Thorn Tree (e vice e versa), visto que é possível que muitas dúvidas respondidas aqui não estariam lá.

 

E você está certo que ninguém é obrigado a saber inglês (apesar de que para quem ta saindo do país, é mto recomendável)... quando eu escrevi eu realmente havia esquecido disso, mas a motivação do tópico foi mais uma crítica a PREGUIÇA em si... principalmente de viajantes independentes.

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros

Olá,

 

Concordo, apesar de já ter feito algumas perguntas do gênero (sim, eu confesso!!).

Porém, sempre leio páginas e páginas e páginas de relatos, roteiros, destinos, tudo. Eu copio e colo tudo que acho interessante em documento do Word. Faço isso sempre. Parece bobo, infantil, sei lá... mas é a minha forma de me organizar..rs

Depois, leio tudo e se tiver mais alguma dúvida, posto a pergunta.

Depois que voltei da minha última viagem, fiz um relato (fui para San Andres). Achei interessante compartilhar a experiência, já que me hospedei em hostel e, nos relatos que li de lá, ninguém havia se hospedado em algum hostel por aquelas bandas.

Já fui para outros lugares, mas não postei relatos pois achei desnecessário (já existiam vários no fórum, por exemplo).

Resumindo, só posto alguma coisa quando acho realmente relevante.

 

Mas disso tudo o que vejo mesmo é que tem muito "mochileiro" que está aqui só para pagar menos. Só isso. No fundo, o que essa pessoa quer é que alguém dê a dica de um hotel 5 estrelas por preço de albergue, ou coisa assim... rsrsrsrs

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Mas disso tudo o que vejo mesmo é que tem muito "mochileiro" que está aqui só para pagar menos. Só isso. No fundo, o que essa pessoa quer é que alguém dê a dica de um hotel 5 estrelas por preço de albergue, ou coisa assim... rsrsrsrs

Exato, esse é o problema...

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Colaboradores
Com relação ao Lonely Planet é pior ainda, porque é em inglês. E nenhum lusófono tem a obrigação de saber falá-lo. Para mim, essa sugestão é um tanto quanto antidemocrática, se me permites.

 

Eu acho que todo mochileiro que pretende conhecer o mundo deveria ter uma boa noção de inglês... Não é uma questão de obrigação, mas de bom senso.

 

E a sugestão foi somente isso, uma sugestão para facilitar a vida de quem está fazendo um roteiro. Lonely Planet é uma fonte excelente, então, é com a maior boa vontade que se recomenda que todos o consultem.

 

Abraço.

Link para o comentário
  • Colaboradores
Mas disso tudo o que vejo mesmo é que tem muito "mochileiro" que está aqui só para pagar menos. Só isso. No fundo, o que essa pessoa quer é que alguém dê a dica de um hotel 5 estrelas por preço de albergue, ou coisa assim... rsrsrsrs

Exato, esse é o problema...

 

Não sei se concordo totalmente. Acho que o problema maior não é querer pagar menos, é querer ter menos trabalho de pesquisa. É muito fácil ficar perguntando qualquer coisa e esperar a resposta mastigadinha.

Link para o comentário
  • Membros

Muitos iniciantes tem preguiça de ler mais de 50 páginas sobre o destino e resolvem "simplificar" com perguntas genéricas.

Porém o que eles não se tocam é que o tópico muitas vezes tem várias páginas justamente por causa das perguntas bestas que já foram respondidas anteriormente.

Se só perguntassem coisas pertinentes não seria necessário a gente navegar por 50/60 páginas para saber mais sobre o destino desejado.

 

Não sei se concordo com a parte do google. Acho que o intuito do fórum é facilitar com a troca de experiencias e informações.

Acho que se a pessoa não encontra nas páginas existentes o que deseja deve sim realizar sua pergunta (mesmo que ela possa ser encontrada em algum site pelo google). Se algum mochileiro tiver a resposta facilita a vida de quem perguntou e de futuros mochileiros que podem ter a mesma dúvida, entendem?

 

Mas a verdade é que MUITA gente tem preguiça sim de pesquisar o destino e montar seu próprio roteiro e dicas com o que já temos no fórum.

Acho que não teria muita paciência como colaboradora hahahahaahaha

Não dá para criar uma advertência para esse tipo gente? rs

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Drika, muitas perguntas feitas no fórum eu já respondi consultando o google rs... atualmente eu é que fiquei com preguiça de responder esse tipo de pergunta.

 

Quanto a advertência, existe a opção de criar uma má reputação, mas acho que não é interessante "difamar" a pessoa , mesmo pq geralmente são novatos nesse mundo.

 

Color, você está certo quanto ao inglês, mas meu grande erro foi me esquecer que algumas pessoas estão interessadas mais em viajar pelo Brasil, e para esses o fórum do LP não serve de muito ( a não ser que queira ter uma visão gringa :P ). Mas acho que para aqueles que vão sair do país, continua válida a dica.

 

 

Não sei se concordo totalmente. Acho que o problema maior não é querer pagar menos, é querer ter menos trabalho de pesquisa. É muito fácil ficar perguntando qualquer coisa e esperar a resposta mastigadinha.

 

Acho que o ela quis dizer, é que tem pessoas que vem ao fórum só porque querem viajar e gastar menos, sem ter que ter trabalho nenhum. Ou seja, se existisse uma CVC barata, essa seria a preferência de pessoas com esse tipo de perfil. Não acredito que esse seja o perfil de um mochileiro.

 

Abs

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...