Ir para conteúdo

De recife a Minas numa Numa SUZUKI YES 125


Posts Recomendados

  • Membros

Caros Amigos,

 

eu tenho uma Suzui yes 125. e ja fui de recife a alguns interiores de PE como cachoeirinha, Caruaru, itamaracá ... fa fui de Recife a Maceio, a taquarana tb alagoas... ...

E estou pensando em ir de Recife a belo horizonte de nessa mesma moto.

aproveitando que estou desempregada... ah outro detalhe estou indo praticamente so com a grana dagasosa... eh quem tiver pensando que eu sou louca sim eu sou sim!!!

um amigo meu me disse que pra ser muchileiro a gente tem que primeiramente ter dinheiro... eu até concordo.

por isso queria unas dicas de vc´s

 

1. mais ou menos quanto vou gastar nessa viagem ... pra ver como posso fazer se posso fazer ?

2. tem alguem interessado a ir ?

3. alguem sabe algum lugar ou alguns lugares no caminho que sejam de fazer caping... ?

4. eu to louca mesmo?

 

abraços e aguardo respostas e dicas...

 

Geane.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Geane, em primeiro lugar seja bem vinda ao fórum.

 

Esse lance de que "pra ser mochileiro tem que ter dinheiro" tá por fora viu? Senão eu tava lascado hehehe

 

Acredito eu que pra ser mochileiro vc tem que ter espírito de aventura em primeiro lugar, gostar de viajar, acampar, natureza e também estar preparado para passar por alguns perrengues ...

 

Viajar de moto é mais complicado porque vc tem que estar preparada para imprevistos (sempre!) e ter uma grana extra caso seja necessário.

 

Vc precisa saber quantos km tem de onde vc vai sair até onde quer chegar e quantos km/l sua moto faz. À partir daí dá pra ter uma noção de quanto vc vai gastar pelo menos com combustível.

 

Qual foi a viagem (em km) mais longa que vc já fez com sua Suzuki? Eu tenho uma titanzinha 125cc e a maior distância que percorrí (de uma só vez) foi mais ou menos 700km e demorei 9 horas com algumas poucas paradas.

 

Ah, sobre sua pergunta número 4: bem vinda a o time hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Olá Geane, em primeiro lugar seja bem vinda ao fórum.

 

Esse lance de que "pra ser mochileiro tem que ter dinheiro" tá por fora viu? Senão eu tava lascado hehehe

 

Acredito eu que pra ser mochileiro vc tem que ter espírito de aventura em primeiro lugar, gostar de viajar, acampar, natureza e também estar preparado para passar por alguns perrengues ...

R. isso nao eh bronca !!!! perrengue eh comigo mesmo!

 

 

Viajar de moto é mais complicado porque vc tem que estar preparada para imprevistos (sempre!) e ter uma grana extra caso seja necessário.

R. a bronca eh essa o imprevisto ... ja que a grana eh quase inexistente!

 

 

Vc precisa saber quantos km tem de onde vc vai sair até onde quer chegar e quantos km/l sua moto faz.

R. 40 por litro fiz um calculo e gastaria em media 200,00 de gasosa.

 

 

Qual foi a viagem (em km) mais longa que vc já fez com sua Suzuki?

R. fui pra maceio por dentro do estado ... de pe e de AL 600km no total

 

 

Ah, sobre sua pergunta número 4: bem vinda a o time hehehe

ehehehe obg!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Colega, a questão da grana é bem relativa, mas sempre é necessário ter um caixa pra qualquer eventualidade, levar apenas a grana do combustível pode ser uma cilada. Sobre a moto 125, vai de boa, um amigo fez 6000km com a CG125 nas férias desse ano.

 

Uma opção, é fazer um destino mais curto, onde sobraria grana, pra alguma hospedagem e alimentação, dá pra se virar com pouco se você der uma lida pelo fórum, e sacar as técnicas mochileiras de sobrevivência com pouca verba.

 

Enfim, boa sorte, e se for de moto com certeza será um belo passeio, tire várias fotos e se divirta !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Oi, menina animada!

 

Passeio interessante que você quer fazer. Vão aí algumas dicas: De Vitória da Conquista/BA até aqui onde moro (Governador Valadares/MG, o percurso na BR-116 é relativamente tranquilo. A estrada está bem sinalizada e se der sorte pode pegar pouco trânsito. Em geral os caminhoneiros que trafegam por ela costumam ser legais com os aventureiros de duas rodas, mas sempre é bom ter cautela pois eles (os caminhões) são grandes e qualquer vacilo, bau bau... Você pode vir pela BR-101 até Salvador que é um trajeto interessante, principalmente no trajeto intitulado "Rodovia do Côco" (de Mangue Seco até Salvador). Depois disso, sugiro sair fora dela e partir para a BR-116. O trânsito na 101 é muito intenso até o Espírito Santo e muitos trechos estão ruins e sem acostamento. Caso precise de um apoio aqui em GV ou cidades circunvizinhas me mande um e-mail: [EDITADO - Coloque essa informação no seu perfil]). Terei prazer em recebê-la em minha casa e lhe mostrar as particularidades da capital mundial do vôo livre. De Itaobim/MG até Belo Horizonte, se precisar, arranjo um lugarzinho para você descansar e repor as energias. A estrada daqui de GV para Ipatinga é muito tranquila. Deve-se ter cuidado com animais na pista. Só essa semana já foram dois casos. Ontem um camarada morreu carbonizado em seu carro após bater em uma vaca. Veja a matéria: http://www.drd.com.br/noticia.asp?id=50029377332100001. De Ipatinga a João Monlevade a estrada também está boa, com mais curvas e serras. De João Monlevade a BH foi toda reformada e está bem sinalizada. Porém tem muita curva perigosa, muitos trechos sinuosos em aclives e declives acentuados. Trânsito intenso. Estou pensando em fazer uma viagem até o Uruguai em janeiro com um amigo em duas C-100 pelo litoral. Já fui até Santos, porém de carro. Tenho moto maior, mas quero entrar para a história, he he he... Um abraço e te aguardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...
  • Membros

Cara Geane. Pela moto, vá sem medo. No carnaval deste ano, aos 56 anos e já com todas as doenças que atingem os homens depois dos 50, fui de Natal-RN a São Luis-MA, numa intruder 125 ano 2008. Ela foi e voltou numa boa, e não apresentou nenhum defeito. Só que, tem que saber respeitar os limites da moto e de quem está em cima dela. Minha viagem foi de 3.600 km ida e volta e eu gastei em torno de 1000 reais (o que mais consumiu meu dinheiro foi hospedagem já que a moto não consumiu quase nada - no máximo 300 reais entre combustível e 02 trocas de óleo). Náo vá na onda de dormir em lugares "baratinhos" - entre 15 e 20 reais. Prefira as acomodações de até 50 reais por dormida +café da manhã que são as melhores (se não tiver preconceitos, motéis são as melhores opções, pois oferecem bons serviços e segurança para a moto). Jamais vá com pouco dinheiro pois poderá ter surpresas desagradáveis. No mais, mande bala e vá embora, divirta-se e curta muito sua moto (moro em Natal-RN, estou no msn no [EDITADO - Coloque essa informação no seu perfil]). um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Oi G, td blz?

Vou fazer uma viagem semelhante a sua agora nas férias de final de ano. Sairei de bélem de moto rumo ao sul pelo litoral. Ja tenho algumas coisa planejadas como rota, consumo de combustível, acampamento etc. Se ainda for podemos trocar informações. Entre em contato, meu E-mail é: [EDITADO - Coloque essa informação no seu perfil]

Um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

É MUITO BOM VIAJAR EM UMA 125...TENHO UMA YBR 125 Q ME ACOMPANHA A TODOS OS LUGARES!!!MAS SEM GRANA

NEM ROLA...PNEU FURA,ACABA O GAZ,DORMIR EM BARRACA NA ESTRADA EH PERIGOSO.....ENTAUM

PREPARE A VIAGEM E COLOQ O PE NA ESTRADA COM SEGURANÇA Q IRA XEGAR BEM....BOA VIAGEM E CURTA MUITOOOOO :mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Fala Geane, blz ?

 

Só complementando as informações, é preciso um pouco mais de grana que a da gasosa, pois vc terá que fazer revisão da moto antes e depois da viagem.

 

Moto revisada é garantia de sucesso na viagem, moto sem revisão pode dar problema logo no começo ou no pior lugar.

 

Vc já viu quantos km's é o total da sua viagem ? Dependendo de quanto for, precisa ver se os ítens de maior desgaste vão durar a viagem toda.

 

Exemplos:

 

Pastilha e lonas de freio e o disco também, super-hiper-ultra importante, além é claro de pedir para trocarem o líquido do freio dianteiro, aquele que vai na caixinha lá do lado do manete do freio.

 

Relação (para quem não sabe a relação é o nome do conjunto de transmissão secundária, que é a corrente, a coroa (que é aquela roda cheia de dentes que vai na roda traseira) e o pinhão (que é uma roda com menos dentes que vai no motor da moto), tal relação em viagens normalmente dura menos do que no uso cotidiano, pois a moto "anda em velocidades maiores" e também com mais peso.

 

Pneus e câmeras de ar, pois é pneu também se desgasta, é preciso o pneu estar em ordem e a câmera novinha, nada de sair com uma usada, se furar o pneu dianteiro é chão forte, pois não há como controlar a moto, é muito perigoso isso.

 

Cabos de embreagem e acelerador, pois é tem que estar novos e lubrificados, podem arrebentar no meio do caminho(um tubinho de óleo Elgin resolve, peça para te explicarem como fazer isso na sua concessionária).

 

Jogo de lâmpadas, tem que estar em ordem, checagem diária, levar um kit reserva.

 

Filtro de ar e vela, pois é isso é esssencial, tem que ver se estão novos ou se precisa substituí-los

 

Bateria, tem como fazer uma checagem da carga para saber se dá para confiar ou se precisa trocar, para isso vai precisar de multímetro.

 

Fora isso, no dia a dia da viagem, é preciso sempre cuidar de lubrificar a corrente e esticá-la quando necessário, verifique se existe um modelo de corrente que tenha "o'rings" e seja sem emenda, pois duram beeeeem mais.

 

E sempre checar o óleo, óleo é essencial na moto, se descuidar e baixar pode fundir o motor da moto, todo dia tem que checar e as trocas do óleo e filtro de óleo (não sei se a Yes tem) precisam ser observadas e seguidas à risca.

 

Se começar a baixar o óleo, é preciso ver se é normal, há exemplos de moto que é normal baixar, como a XT600, mas caso não seja, é pq há um problema aí.

 

Eu particularmente ando com um kit reserva no bauleto da moto:

 

Cabos de embreagem e acelerador (no caso da Fazer são dois, o normal e o de retorno), manetes, lâmpadas, tire repair Motul (não sabe o que é, olha aí: http://www.webracing.com.br/product.aspx?idproduct=9919&iddept=58) mas esse kit acho que só serve em motos sem câmera de ar, se a Yes usar não vai dar certo, várias ferramentas, além de um rolo de fita isolante e de outro do milagroso Silver Tape, além é claro de uma vela reserva também, que é sempre a última que já estava na moto (na troca eu fico com ela para isso).

 

Em viagens longas(mais de 10.000 kms e nos outros países, não há Fazer lá, exceto na Argentina levo por conta de saber que não vou achar outra), eu incluo uma relação reserva (normalmente já usada, pois troco antes de uma grande viagem), um jogo de pastilhas de freio dianteiro, um filtro de ar reserva (já usado) e mais dois tubos para lubrificar a corrente da motul (já sei que vou andar em rípio e estrada de terra e graxa normalmente acaba com a relação, pq mistura com areia.....) e o famoso Yamalube (não há nos outros países, na verdade vc até acha na parte central da Argentina, mas baixou ou subiu..... só o Mobil e um da Repsol que eles vendem como 5.000 km's, mas não é classificação SL)

 

Tem mais coisa mas não lembro agora.....hehehehehehehehehehehehehehehehe

 

 

Bom, isso tudo custa dindim e normalmente na volta, já tem despesas normais, pois será feita uma nova revisão e normalmente alguns itens poderão ter se desgastados, o que, é difícil saber, cada um guia a moto ao seu modo e aí é difícil dizer isso vai durar aquilo não......

 

Sobre hospedagens, o que vc pode fazer é, e é preciso avaliar bem isso, é pedir nos postos de gasolina, mas olha, isso é possível nos países fora do Brasil, pois o índice de violência é infinitamente menor, no Brasil, tudo é complicado, mas é uma solução, um amigo meu teve que fazer isso na Argentina e conseguiu muito auxílio, é normal ver em alguns relatos também, mas nunca vi no Brasil, só estou dando a idéia, pois encontrei um motociclista que estava pagando promessa e veio do NE até Aparecida do Norte de bicicleta e ele dormia em postos de gasolina, na barraca, após pedir para o vigia, já vi um casal de motociclistas que viajou o mundo de YBR 125 que também dormiram assim, inclusive eles filmaram isso no Irã, mas foi em 2005, trata-se do Gustavo Cieslar e da Elke, mas olha o Irã é infinitamente menos violento que o Brasil.

 

Outra idéia é se comunicar com o pessoal do Brazil Rider's, que são motociclistas que normalmente tem uma "Toca" que é um quartinho, um cantinho na casa e que aceitam hóspedes de uma noite, mas precisa ser beeeeem responsável e entender que é só para pernoitar e é preciso sempre seguir as restrições do dono da casa, normalmente são hiper ultra receptivos, dá uma olhada no site deles e "curie" à vontade:

 

http://www.brazilriders.com.br/

 

Outra idéia é ir fazer a rota pensando nos camping's que são a opção mais em conta possível.

 

No mais é botar a moto na estrada, com responsabilidade, obedecendo sempre o limite seu e da principalmente o da moto, cuidar da hidratação, do descanso e tomar cuidado com o sono, sentiu sono, PARE a moto e tire um cochilo, arruma um cantinho para dormir, já li relatos de gente que durmiu na moto, tenho um amigo que ganhou uns pinos no braço por conta disso........

 

Vamos nos conversando.

 

Grande abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi pessoal, bem legal este tópico !!!! Estou aqui de olho.

Também tenho uma yes 125 2006, costumava viajar bastante com ela, agora tenho usado mais como meio de transporte aqui em sampa mesmo e tenho viajado mais de bike do que de moto, kkk, mas sempre em 2 rodas...huahuahua

Em 2007 fiz uma viagem com a Yes, Sampa x Bahia, foi show !!!!

Ida pela BR116, por Minas. E retorno pela 101, Espirito Santo, RJ, SP.

Puta experiência. Pouco R$. Muitas histórias. Adorei. Faria tudo de novo se minha moto estivesse zerada, kkkk, pois agora está cheia de pepinos ai...kkkk

Só lamento que fomos em 2 pessoas na moto, o que sobrecarregou d+, peso, bagagem, desconforto, etc...mas fomos revezando o piloto, e foi super tranquilo.

Viajar de moto 125 por estradas assim é perigoso sim, mas é s e n s a c i o n a l

Quem for, me chama...kkkk, q faço uma manutenção na moto, acerto doc, e vamos nessa !!!!

kkkk

 

Abçs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...