Ir para conteúdo

Moto São Paulo a Cahpada Diamantina!


Posts Recomendados

  • Membros

Saudaçoes Galera!!!

 

Sou novato no forum, mas ja li alguns debates.

 

Ao contrario do nosso amigo Leo que iria de Brasilia a Chapada da Diamantina e não conseguiu concluir os planos, eu pretendo conclui-lo, apenas mudando a rota de São Paulo a Lençois na Chapada. Tenho uma Falcon NX400 e pretendo fazer a viagem de ida e volta em 15 dias. Estarei só tambem. Ja ando de moto a bastante tempo, portanto ja tenho algumas regras estabelecidas por mim mesmo, ainda sim sempre é bom saber as experiencias dos outros!

Gostaria de uma ajuda para montar o meu roteiro, não estou muito a fim de fazer a rota normal onde passarei apenas por carros e caminhoes, gostaria de ter paisagens para apreciar. Por outro lado sei que não da para fazer o caminho todo assim e terei que pegar rodovias de muito movimento tambem, sem problemas algum, o objetivo é chegar na chapada diamantina passar uns dias la e voltar para minha cidade que é Holambra (interior de São Paulo). Se tiverem dicas de estadia e restaurantes tambem e sempre bem vinda. Farei a viagem entre outubro e novembro, é uma boa época???

 

Espero as dicas da galera ai....

 

abraço a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Amigo,

 

Va por MG. As estradas melhoraram muito (algumas continuam ruins). O maior desafio é depois de BH, pois o norte

do estado e o sul da BA têm estradas precárias e esburacadas (maior problema). Acho que não cabe dizer que seria

interessante evitar dirigir a noite, mas lembre-se: 70% dos acidentes ocorrem entre 4 e 7 DA MANHÃ. Por isso durma,

descanse e vá em paz. Você pode fazer por GO (Veadeiros) mas Diamantina é mais visual.

 

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bem, de carro eu já conheço o caminho....

Sou um paulista perdido no interior da Bahia. Moro a aproximadamente 200km de lençóis. A estrada que usamos para ir pro sul, é no sentido de Brasília (a melhor na opinião de todos que conhece as estradas).

No inicio do ano (carnaval) fui a Caldas Novas, não acredito que as estradas mudaram muito de lá pra cá.

Meu caminho foi minha cidade (irecê) até o entrocamento com a BR (essa BR vai de Brasília até Próximo a Salvador) eu esqueci o número dela, mas é fácil de encontrar no mapa. Quando cheguei em Brasília segui direto pra Caldas Novas (mais especificamente Rio Quente). Se puder parar por lá eu aconselho (tem um Resort que tem o mesmo nome da cidade que é perfeito, muito caro as coisas lá dentro mas acho que vale apena).

Bem, as estradas por Minas eu realmente não sei como estão, mas se vc decidir em entrar na Bahia pelo mesmo caminho que eu fiz, vc não vai se arrepender. Vc vai pegar estradas em boas condições, mas não vai ter muita coisa bonita pra ver.. (isso vc vai ver demais quando iniciar a subida da Chapada Diamantina). De olho na relação... a subida da Serra é grande!.

Ao entrar na Bahia eu não aconselho de jeito nenhum a passar por umas cidades que chamam Correntina e Bom Jesus da Lapa (uma pena, pq Bom Jesus tem uma igreja linda dentro de uma gruta). Não aconselho pq o número de assaltos é muito grande naquela região (os próprios moradores desaconselham) OBS: Caso vc optar por entrar na Bahia via Minas Gerais (Montes claros, Estância, Urandi, Guanambi, etc), essas cidades estão inclusas no trajeto!!!!!. O ideal é seguir pela BR. Vc vai passar por umas retas intermináveis (Luís Eduardo Magalhães, Barreiras) cuidado com a gasolina! Tem poucos postos nessas regiões. Depois disso vc vai pegar uma parte ruim... nada desanimador. Mas tem uma parte que eu acho extremamente perigosa!!!! Antes de chegar (nao me lembro bem quanto a distância... acho que uns 20 -30km) em uma cidadezinha de porte um pouco maior (Ibotirama, salvo o engano, que está na margem do Velho Chico) tem uma hora que o asfalto é bom e tem alguns morros. Bem na parte mais alta do morro (um morro não muito grande, onde eu mesmo estava a uma vel de 120 - 130 km/h de carro) APARECE UMA BURAQUEIRA HORRIVEL!!!!

Nessa hora mesmo eu dei graças a Deus por estar de carro... se estivesse de moto ia ser um acidente terrivel.

Bem.... depois vc vai atravessar o Rio São Francisco, e seguir direto para lençóis.

Dica.... Em uma cidadezinha (Palmeiras, uns 30km antes de Lençóis) tem acesso para um dos lugares mais espetaculares da Chapada, chama-se Vale do Capão (30km de estrada de cascalho). É lá que tem os maiores atrativos da região, trilhas, cachoeiras... etc. Já fui lá várias vezes, e tive a oportunidade de conhecer a Cachoeira da Fumaça.... (sem comentários... ela é espetacular) foi uma trilha de duas horas de caminhada forte. (eu e minha esposa fizemos em três horas e meia). Anote aí... quando chegar lá não deixe de forma alguma de comer a Pizza do Suiço (ou Sueco) Tomas o nome dele.

Em lençóis tem coisas interessantes pra fazer... trilhas com cachoeiras muito bonitas.

Dica... em todos os lugares que vc passar pode chorar no preço.... sempre a gente consegue algum desconto, só não consegue na gasolina hehehhehe (por sinal aqui a gasolina é mais cara, em média R$2,8).

Espero ter ajudado... QQ dúvida pode perguntar. Um Abraço e Boa viagem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Valeu as dicas Antonio!!!!

Pelo que estou vendo tem muitas coisas para se fazer na chapada, eu nem fui e ja estou querendo programar mais uma..hehehehe!!!!

Então, estou pensando em fazer uma caminho para ir, sei la, por dentro (Minas e dai por diante) e voltar por fora (litoral sabe!), pretendo rodar uns 800Km por dia na ida e chegar na Chapada no terceiro dia de viagem, hora do almoço, sei la! Ai pretendo fazer um programa light nesse dia e correr atras das outros passeios, me aconselharam fazer um pacote fechado com guias, então vou entrar na trilha a pé e ficar uns 5 dias andando, depois na volta fazer algo bem sussa no dia seguinte e ai pegar a estrada novamente, ai pretendo fazer em uns 5 dias a volta, passando por porto seguro, guarapari, angra dos reis, ubatuba e São Apulo de novo...não sei, mas algo assim....apenas não sei as cidades para parar para dormir, se tiver sugestões eu agradeço....mas a ideia inicial e essa, o que acham???? Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

E ai cmloliveira!!!!! Minha partida sera no dia 8/11 de Holambra, interior de São PAulo (130km). A primeira parada seria em Pirapora -MG, sigo dia seguinte para Maraubas-BA, depois para Lençois -BA que ja fica na Chapada Diamantina. A ideia é chegar la no dia 10/11 por volta das 13:00h (se der tudo certo mas se acontecer algum imprevisto no caminho, ou mudançaa no trajeto não tem importancia pq estou indo para curtir a viagem, sem estresse..hehehehe!!!!! Seria muito legal ter um companheiro, nem que seja por parte da viagem....quando voce pretende partir???? Qual o ponto de partida seu???? Qualquer coisa se as datas coincidirem podemos nos encontrar em algum lugar...seguir viagem juntos e depois cada um continua seu caminho. Por enquanto pretendo passar 6 dias na Chapada e depois pegar meu caminho de volta indo para cacamu -BA, depois Prado ou Caravelas - BA, São Francisco de Itabapuana - RJ, Paraty - RJ e Holambra.....pretendo chegar em casa no dia 24/11 a tarde......passarei uns dois dias em Prado-BA, quero ver se faço um mergulho por la.......Qual a sua rota????? abraços amigo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...