Ir para conteúdo

Viagem do Rio de Janeiro a Curitiba


Posts Recomendados

  • Membros

Ola a todos! Sou nova aqui neste forum e gostaria de ajuda.

Pretendo ir de moto lander do Rio de Janeiro a Curitiba, mas ainda sem uma data certa. Já estou pesquisando o trajeto e vi no guia rodoviário que têm 15 pedagios até lá. Gostaria de dicas de trajeto, o que evitar, se têm estradas paralelas para escapar de tantos pedágios, mas que estejam em bom estado.Qq dica será benvinda. Já tenho algumas experiencias em viagens de moto.

Agradeço... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Fala Eunice, blz ?

 

Olha só, dependendo da moto e do motociclista/motoqueiro, leva-se 1 dia de viagem esse trecho, isso saindo bem cedinho e chegando no final da tarde.

 

Aí vai da vontade da pessoa e da familiaridade com a estrada, isso pensando em relação também a moto.

 

Penso que há alguns caminhos comuns, mas novamente vai variar de acordo com a sua vontade e sua facilidade com a estrada.

 

Normalmente se sai do RJ via Dutra e de lá veem até SP, capital, daqui se atravessa a Marginal Tietê e Pinheiro, indo para a Regis Bittencourt e de lá num percurso de mais ou menos 400 km se chega em Curitiba.

 

O trecho obviamente terá muitos caminhos e tem que saber que é assim e saber lidar com eles, a Dutra salvo engano é toda duplicada até SP, a Regis, tirando o trecho de serra de Juquitiba também, o problema é esse único trecho de Serra que é o mais perigoso, não pela estrada, mas pelo tanto de caminhões e o fato de haver só uma faixa........

 

Porém a estrada estava toda renovada, passei lá em Fevereiro e está longe de ter os problemas que tiveram no passado.

 

Do RJ até SP, não sei como são e quanto é o pedágio, sei de SP até Curitiba... são vários, mas todos custam em torno de 0,75 centavos (se não mudaram o valor) e são sei 6 ou algo assim, mas olha só, não vai passar de 5 reais o trecho de SP até Curitiba... vc teria que aguardar alguém que tenha vindo do RJ para SP para te passar o valor ou pesquisar no site da concessionária.

 

Agora o atrativo nesse caminho, vai depender dos seus gostos, por exemplo, na Dutra tem Aparecida e é visível da estrada.... a Serra de Juquitiba é bem bonita, mas não dá para ficar olhando muito para os lados, por conta dos caminhões e dali até Registro, a estrada fica um pouco monótona, tem o Parque Estadual Jacupiranga (acho que é esse o nome) que vc vai passar ao lado, tem que ter abastecido bem a moto antes dele, pois ele vai até a divisa com o PR e não tem postos ali, ou seja, depois de Registro, certifique-se de ter combustível até depois da divisa com o PR, eu já ia me esquecendo esse detalhe, pois abasteço em SP e depois vou "completar" o tanque já quase em Curitiba (a autonomia da minha moto é excelente), mas quem não tem muito autonomia tem que abastecer em Registro e ficar de olho no combustível.....

 

Ali tem vários Graal's para parar, o Buenos Aires normalmente é um dos mais indicados, eu sempre paro no primeiro restaurante, longo que acaba a Serra de Juquitiba e estico as pernas :mrgreen: e depois vou até o Graal lá em Registro..... normalmente é isso que faço.... depois vou até depois da divisa com o PR e aí só em Curitiba......

 

Outro caminho é vir pelo litoral, sai do RJ em direção a Paraty/Angra dos Reis, o caminho deve ser lindo, pois só fui até Paraty e não conheço pra frente.... de Paraty até Peruíbe dá para se fazer beirando o mar, com várias e várias praias lindas, o problema é que a velocidade é bem menor e é cheio de cidades, lombadas, carros, pessoas, etc.

 

Peruíbe é a última cidade nessa estrada e depois vc vai ter que ir para a Regis Bittencourt para ir para Curitiba, mas pode ir para o litoral de novo, há cidades como Cananéia e a Ilha do Cardoso saindo novamente da Regis Bittencourt.

 

E claro, antes de Peruíbe tem uma infinidade de opções, Uba"chuva", IlhaBela, Guarujá (só tô falando pelo nome, gente..... heheheeheheh), Santos, São Vicente, Mongaguá, Itanhaém, etc.

 

Tem outros caminhos também, vc pode sair da Dutra e seguir para outra região de SP, enfim, o que não falta é opção de caminho, o que vai determinar o melhor vai ser vc, o seu tempo e a sua familiaridade com o tráfego ao redor.

 

Enfim, espero que as informações tenham ajudado.

 

Sempre lembrando, se beber não dirija, moto e bebida não combinam.

 

Grande abraço e bom planejamento

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi, Chinaf

 

Agradeço muito pelas dicas... vou analisar no mapa tudo o que vc falou ... minha moto é uma lander 250,ela faz uma media de 29 Km/litro... já fiz algumas viagens pra Minas Gerais e Espirito Santo, andei no máximo 600 KM em um dia. Mas de São Paulo pra baixo não conheço nada... só viajei de avião... e estava com vontade de conhecer novos lugares, mas não quero ir de avião... a graça está em ir de moto, né!!! Abraço e obrigada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Fala Eunice, blz ?

 

Olha de moto vc não terá problemas, só deixe ela em ordem (revisadinha antes da viagem para não ter nenhum problema) e o resto é abastecer e seguir viagem, talvez o trecho que terá problemas é o trânsito dentro de SP, que é onde todo mundo que eu conheço que é de fora de SP, sempre reclama e sempre pede dica para fugir..... heheheheheheeheheh

 

Então se vc não ver problemas em seguir por ali "nos corredores" das Marginais aí vc segue por ali, se ver problemas, grite aí que eu te passo outros caminhos.... ou alguém do fórum te indica outros, sempre há caminhos novos......

 

Caso opte por ir direto (Dutra, SP e Regis Bittencourt) e ver que está anoitecendo fique em Registro que há hotéis bacanas ali, por 50 dinheiros o quarto.... e é melhor do pegar o resto do caminho de noite...... (o trecho do parque Jacupiranga até quase em Curitiba é bonito e vale a pena ver durante o dia).

 

 

Oha só, sempre indico esses relatos de uma amigona minha a Fernanda-DF são do Sul do país, de repente te ajudam na escolha de lugares para conhecer:

 

http://www.forumnow.com.br/vip/mensagens.asp?forum=94106&grupo=230346&topico=2918497&nrpag=2

 

Bom não vou colocar uma foto só, pois realmente eu não sei qual colocar... eu sempre fico pensando e olhando e não consigo decidir, a Fernanda é top 1000 em relação a fotos de viagem....

 

Tem esse outro que é uma viagem depois:

 

http://www.forumnow.com.br/vip/mensagens.asp?forum=94106&grupo=230346&topico=2732880&nrpag=2

 

O mesmo problema, a Fernanda tem esse "olhar" pra fotos que é fantástico....

 

Se os relatos te ajudarem o tanto que me ajudaram, já valeu a pena ter posto o link aqui.

 

Grande abraço e bom planejamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Eunice,

 

Voltei de Florianópolis semana passada, na volta, subi pela régis, dormi em São Paulo na casa de uma Tia e segui para Petrópolis pela Dutra.

Achei o caminho tranquilo, tirando o trecho de serra de Juquitiba que o nosso amigo china ja te alertou, mas se não me engano não passa de 50km. Vá devagar nas suas curvas e cuidado com os caminhões.

Sobre sua dúvida os pedágios os da régis são muitos realmente incomodam, mas baratos r$ 0,70 não se gasta mais de R$ 5,00 realmente eu acho.

Já de SP - RIO na dutra, vc terá q enfiar a mão do bolso nos primeiros 150 km são 4 pedágios de r$ 3.70 depois tem mais um só se não me engano.

Mas é uma boa rodovia e com muita reta.

Acredito ser um caminho interessante, régis e dutra.

Atento mais uma vez o que o china ja disse, se tivesse lido sobre isso nao teria passado aperto, autonomia da minha moto tbm é boa 28km twister 250cc porém eu deixei abaixar pra abaster justamente nesse trecho da divisa sp-pr não tem posto, para nao ter surpresa completo o tanque antes deste trecho, antes do Parque Estadual Jacupiranga.

Bom é isso, farei esse caminho de novo se voltar de Curitiba ao Rio.

 

No mais, uma boa vigem. Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

oi, André

 

valeu pelas dicas ....vou analisar tudo que vcs falaram... ta sendo de muita ajuda e a vontade de ir pra estrada está aumentando...hihihihihihi... quanto a frase do Amyr Klink, já conhecia e é uma das minhas prediletas ... e cada vez que volto de uma viagem,mesmo cansadona, já fico impaciente pela próxima... é ótimo ouvir as historias dos outros,mas é maravilhoso vivenciar a nossa... abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Fala Eunice, blz ?

 

Olha só, não sei o tempo que terá para fazer a viagem, nem quais são as coisas que gosta de fazer ou ver numa viagem de moto, mas lembrei ontem tem um lugar muito bonito ali perto de Curitiba que se chama Serra da Graciosa, e nela há uma estrada que é pra ser feita com muuuuita calma e com muito tempo, chama-se Estrada da Graciosa, o caminho é bem bonito e termina mais ou menos no nível do mar, mas ainda tem "um chão" para chegar na praia.....

 

Dá uma pesquisada na net que vc acha bastante informação e veja se tem interesse.

 

Uma idéia é descer a Estrada da Graciosa (que é cheia de curvas e uma boa parte é em paralelepípedo portanto tem que ir sem chuva ou passar com muito cuidado) e ir até Morretes e comer um belo barreado.... só que o duro é aguentar o sono depois..... heheheheheheeheheheheheheh

 

Dá uma pesquisada na net que vc acha bastante coisa.....

 

Grande abraço,

 

P.s.: A estrada da Graciosa fica na BR116 (sentido Curitiba-São Paulo) poucos km's antes de chegar na Grande Curitiba, vc vai ver pelo portal jesuíta.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...