Ir para conteúdo

Vitoria -ES até Cusco-Peru


Posts Recomendados

  • Membros

Ola Mochileiros e amigos Motociclistas, tenho um projeto em mente, de realiazar uma expediçao ES/Peru, e gostaria de contar com a ajuda de todos com dicas e criticas a respeito desse meu roteiro, pois bem:

Primeiro: os integrantes ate o momento contando comigo sao 3, eu com minha intruder250 e os outros dois a principio com virago250 cada um. Os 3 irao com garupa.

A viagem esta programada para 24 dias ida e volta, sendo a saida dia 14/06/2015 de vitoria-ES. Link da rota ja programada http://goo.gl/maps/MOI8z

 

Os 3 sao funcionarios dos correios e pretendemos criar um link entre os funcionarios de outros estados( Tipo: vc me arruma um canto pra eu acampar/dormir e eu arrumo um pra vc ::otemo:: ), entao cada ponto de parada sera próximo ou em uma unidade dos correios. Como também pretendemos saber mais sobre o dia a dia dos companheiros de trabalho que iremos encontrar, nao passaremos de 600km diários pois assim nao nos desgastamos e ainda teremos tempo pra algumas prosas e descansos( ou até pra resolver imprevistos que ocorram na estrada).

Agora vem as dúvidas rsrsrs..... ainda no Brasil o grande receio quanto a Rondônia e Acre em relaçao a postos de abastecimento, tendo em vista minha truder nao ter muita autonomia e também em relaçao a segurança ( tanto das pistas quanto a assaltos e "pedágios" rsrs)

Já no Peru, pra mim vai ser tudo novo. Se tudo correr bem chegaremos a tempo de apreciar a festa do sol em Cusco, mas minha grande duvida é: minha moto aguenta a altitude, com carona e bagagem? quero levar o minimo de peso possivel incluindo roupas( isso aqui http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-546562964-fret-gratis-roupa-termica-segunda-pele-extreme-frio-intenso-_JM ajuda mesmo no frio do Peru ou é melhor levar ainda mais proteçao?) e pra finalizar: ate qual o mais proximo de MachuPichu eu consigo ir de moto( Aguas Calientes?)?

Agradeço pela atenção e desde ja deixo meu muito obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Fala Toni,

Blz?

Cara eu acho que essas motos não são muito adequadas para rodar mais de 9.000km com garupa e bagagem. Eu já tive uma viraguinho e para rodar sozinho ela ainda ia bem, mas com garupa, já não ia tanto, muito por causa da suspensão, vale lembrar que as nossas estradas não são das melhores e a minha viraguinho, com garupa dava fim de curso da suspensão a cada buraco, adicione mais peso e 9.000km e isso pode dar até separação.

Pense nisso!

Abraços,

GL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Toni, Leve em consideração o que o Glimaz falou, sobretudo quando tiver que subir a cordilheira dos Andes. A altitude ali na região é de 4000metros. Sua motinha é carburada e de baixa cilindrada, com garupa e bagagem ela vai subir penando (algo em torno de 20~40kmh) Pode-se demorar vários dias para conseguir cruzar a cordilheira nessa época do ano, visto que pode nevar e etc.

 

Quanto a autonomia, nessa região do Acre e Madre de Dios no Peru não tem muitos postos, então terá que levar gasolina extra.

 

Abçsss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Fala Toni,

Blz?

Cara eu acho que essas motos não são muito adequadas para rodar mais de 9.000km com garupa e bagagem. Eu já tive uma viraguinho e para rodar sozinho ela ainda ia bem, mas com garupa, já não ia tanto, muito por causa da suspensão, vale lembrar que as nossas estradas não são das melhores e a minha viraguinho, com garupa dava fim de curso da suspensão a cada buraco, adicione mais peso e 9.000km e isso pode dar até separação.

Pense nisso!

Abraços,

GL

Glimaz, valeu pela dica... estou de toda forma estudando maneiras de levar o minimo de peso possivel( dificil é convencer a patroa a nao levar um guarda roupas inteiro em uma moto mas... ::mmm: ) e com certeza vou dar uma "senhora" revisao nela antes de pegar estrada, trocar meus amortecedores ja cançados por novos e colocar comando avançado. Quanto as pista , a ideia é irmos tranquilos, sem muita pressa, extamente pra nao haver desgaste nas motos nem nos pilotos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Toni, Leve em consideração o que o Glimaz falou, sobretudo quando tiver que subir a cordilheira dos Andes. A altitude ali na região é de 4000metros. Sua motinha é carburada e de baixa cilindrada, com garupa e bagagem ela vai subir penando (algo em torno de 20~40kmh)

Ola Felipec, tenho realmente essa duvida cara, sera que consigo dar alguma regulada no carburador durante o caminho para amenizar a altitude? qual as condicoes das pistas por la? O trafego? Porque se eu me mover entre 20~40kmh ta tranquilo, meu medo é dos outros veiculos na estrada entende ::mmm:

Desculpe a ignorancia, mas são quantos quilometro de subida? :D

 

Pode-se demorar vários dias para conseguir cruzar a cordilheira nessa época do ano, visto que pode nevar e etc.

Uma segunda pele igual ao link que postei, com uma jaqueta de couro, botas e calça jeans aguentam o frio da regiao?

 

Quanto a autonomia, nessa região do Acre e Madre de Dios no Peru não tem muitos postos, então terá que levar gasolina extra.

 

Abçsss

Cara, ja tenho dois galoes reservados, :) um de 5l outro de 10l, minha duvida é se ha restriçoes nos postos dessas regioes, pois aqui no ES tá um saco, nao é qualquer posto que permite encher outro recipiente a nao ser o tanque.

desculpe a encheção e desde já obrigado pela atenção!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Fala Toni,

 

Precisando estamos aí... mas aproveitando o seu comentário para o Filipec, sobre o frio, experiencia própria, quando fui para o Uruguai em outubro do ano passado, em um dos dias eu tive que usar camiseta, moletom, jaqueta de cordura, e capa de chuva, sem contar com balaclava e luvas, também de cordura, estava um frio desgraçado por causa do vento que vinha sei lá de onde. A temperatura mesmo, não devia ser menor que 10 graus. Agora se vc for para uma região com neve... Acho que só segunda pele e jaqueta de couro não dão conta não...

Não sei se vc já viu, mas esse é o vídeo da minha viagem do ano passado:

Nesse ano, se tudo der certo, eu devo ir para o Pantanal, fazer São Paulo - Bonito - Chapada dos Guimarães - Chapada dos Veadeiros - São Paulo, de preferencia acampando... Vamos ver!

 

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Fala Toni, blz ?

 

Cara não sei muito sobre postos de gasolina no trecho que escolheu para percorrer, não conheço aquele caminho ainda.... heheheheheheheheheeheheheheh

 

Mas, uma boa é usar uns relatos de quem fez esse trecho como base, tem a viagem de uma moça que acho que já escreveu alguma vez aqui no mochileiros:

 

http://rumoaossonhos.blogspot.com.br/2013/12/giro-latino-marco-2014-planejamento-1.html

 

Ela fez a ida para Cusco via Acre e passou agora, mês passado, ainda com as enchentes que estão ocorrendo por lá, em alguns trechos teve que subir a moto em guinchos para vencer a água..... não está fácil...

 

Eu acho que o problema da altitude, vão ser dois, o primeiro a moto e o segundo vocês.... heheheheheheeheheheheheh

 

Suas motos são carburadas, e isso vai causar uma perda de potência, varia de moto para moto, mesmo em motos do mesmo ano e modelos iguais..... mas, em regra, o pessoal acaba tirando o filtro de ar..... outros mexem no giclê..... por outro lado, depois que saímos do Brasil o trânsito sempre é beeeeemmmm mais tranquilo.....

 

Não se esqueça que a gasolina brasileira tem álcool e tem mais octonagem que a Peruana, que varia também de acordo com o lugar que estão.... quanto mais perto da Bolívia mais pobre é a gasolina.... não sei como é na região que pretendem passar...

 

Já li relato de gente que viajou de tudo que é tipo, inclusive tem os 3 brasileiros em 3 intruder's 125 ou seriam 2 intruders ? que queriam ir até Havana com a moto e foram pelo Paso de Jama a 10 km/h..... e chegaram até o Panamá....

http://motopangea.blogspot.com.br/2011/12/estudantes-da-unila-iniciam-viagem-para.html

 

ou o caso da Belen, uma argentina que ontem chegou a Nicaraguá com uma Scooter.... Então sobre a sua moto, depende de vocês....

 

Ou do brasileiro que foi de Traxx (scooter) até o Alaska, foi e voltou.... http://www.rockriders.com.br/index.php/conteudo-completo/entrevistas-com-motociclistas/item/363-flavio-kenup-aos-29-anos-foi-de-teresopolis-ao-alaska-e-voltou-pilotando-uma-moto-de-110cc

 

Faria uma revisão completa na moto e se sentisse confiança iria.... mas novamente tudo depende de vocês.... no meu caso, eu conheço a minha moto e sei o que ela aguenta ou não fazer, ou seja, confio muito nela, então sobre esse aspecto, pensando na minha moto, eu sempre faço dessa forma....

 

Sobre o frio, bom, aí é que vem a parte da altitude.... Qualquer viagem de moto, na minha opinião, vai ter 3 tipos de clima, calor, frio e chuva..... o resto é lucro.... heheheheheeheheheheh

 

Daí depende de vocês também, quanto frio aguentam ( eu aguento mais frio que d. patroa, por exemplo, e vi que isso varia de pessoa para pessoa...heheheheheh) ? Será que neva lá em Junho ? Tudo isso tem que ser planejado, daí acho que a melhor coisa é ter roupas para todos os tipos de clima, e se deixar uma grana separada para caso seja necessário, comprar mais alguns itens no caminho (uma blusa de lã, em Cusco tem uma enormidade de bancas que vendem esses artigos)......

 

Nós por exemplo fomos para Machu Picchu na época das chuvas e daí eu já sabia que teria que ter um equipamento pra isso.... mas ao mesmo tempo, só usei isso enquanto estava no Peru, na volta foi Sol e calor o tempo todo, frio só no Paso de Jama.... E calor infernal num bom trecho, do tipo que tinha que parar a cara meia hora, em algum posto para beber algo....

 

Pra mim o que pega mais é o calor, no frio, vc se agasalha, coloca a capa de chuva (ajuda muito) e por último e em último caso, bota jornal entre a capa de chuva e a jaqueta, é um ótimo isolante térmico, um amigão falou que estava sofrendo muito na altitude, por conta do frio e da chuva e lembrou disso que falei, arrumou umas folhinhas de jornal e botou por dentro da capa e jaqueta.... falou que o frio que estava insuportável, ficou suportável.... e assim conseguiu seguir viagem...

 

Cara, sobre as roupas que deve usar, tem várias dicas aqui no mochileiros, tem um tópico ótimo do LeoRJ sobre o assunto.... vale a leitura... infelizmente não tenho o link aqui, mas é só dar uma busca que vc acha....

 

Eu só acho que por experiência própria não usaria roupas de couro.... pois, depois de uma chuva forte, ou alguns dias de chuva, imagino que ela não seque rápido, como o tecido de uma roupa de cordura....

 

Amigos, sobre a altitude, também vai depender de vocês, eu achei quando fui a primeira vez que teria que existir uma resposta única, mas não há... tem gente que não sente nada, tem gente que mesmo tomando litros de chá de coca não resolve nada..... E isso tem que estar no planejamento também... pois não dá para prever isso antes.... tem gente que não consegue aclimatar.... eu tinha uma previsão se não desse certo desceria para Santiago no Chile ao invés de ir para Machu Picchu no Peru.... Mas, o caminho que fiz é diferente do que vocês vão fazer....

 

Acho bom ter um plano B, para esse caso, vi um casal em San Pedro de Atacama que tinha a mesma intenção (seguir até Machu Picchu) e a garupa não aguentou a altitude, ficou 3 dias passando mal, voltaram de lá mesmo.....

 

Outro problema na região e no Peru em geral são os PAROS.... o pessoal do Pedarilhos teve problema nessa região que vão passar.... Eu quando fui, cerca de 1 semana antes de sair teve um PARO violento na região de Tacna e fui, também já preparado para essa eventualidade.... no final, não tivemos problema algum.... mas faz parte e é bom estar preparado...

 

http://www.pedarilhos.com.br/blog/

 

"Pedágios" não tive problema, tem que ter o SOAP e isso vc faz logo que cruza a Aduana Peruana, se não fizer, pode ter problemas.... na época que fui, nem tinha SOAP e quase tive problemas indo para Puno.... mas contornei a situação mostrando o Seguro Carta Verde (QUE NÃO VALE PARA O PERU) e aí o cara ficou meio na dúvida e me liberou....

 

Fora isso não vi e não li nada a respeito, os "pedágios" são mais comuns na Bolívia....

 

Um lugar que devem ter muito cuidado é JULIACA.... essa cidade, tem histórico de problemas GRANDES E GRAVES com Brasileiros, mesmo os mais experientes tem problema lá (seja de carro ou moto).... se der entrem e saiam sem serem notados..... Não sei se vão passar por lá, não vi o trecho da volta (Juliaca fica entre Cusco e Puno já pro lado do lago Titicaca)....

 

Sobre um lugar mais próximo de Aguas Calientes tem esse relato do LeoRJ rumo-a-machu-picchu-em-moto-alugada-em-cusco-t30718.html

 

Quando fui deixei a moto no hotel em Cusco e fui de trem.... hoje, não sei se faria isso, se faria o roteiro do LeoRJ, ou se iria até Ollantaytambo e deixaria a moto lá....

 

enfim, espero que as informações sejam úteis,

 

Grande abraço e vamos nos conversando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Fala Toni, blz ?

 

Cara não sei muito sobre postos de gasolina no trecho que escolheu para percorrer, não conheço aquele caminho ainda.... heheheheheheheheheeheheheheh

 

primeiramente já esta mais que convidado a se juntar aos motobandidos nessa trip ::lol3::

 

Acho bom ter um plano B, para esse caso, vi um casal em San Pedro de Atacama que tinha a mesma intenção (seguir até Machu Picchu) e a garupa não aguentou a altitude, ficou 3 dias passando mal, voltaram de lá mesmo.....

Cara só de chegar ao Acre e provar que ele realmente existe, já estamos satisfeitos e prontos para voltar, o resto é lucro ::lol4:: foi mal Acrianos mas nao pude resistir ! ::mmm:

 

Outro problema na região e no Peru em geral são os PAROS.... o pessoal do Pedarilhos teve problema nessa região que vão passar.... Eu quando fui, cerca de 1 semana antes de sair teve um PARO violento na região de Tacna e fui, também já preparado para essa eventualidade.... no final, não tivemos problema algum.... mas faz parte e é bom estar preparado...

Desculpe a ignorancia mas que diabos é esse tal de PAROS? ::mmm:::sos::

 

Sobre um lugar mais próximo de Aguas Calientes tem esse relato do LeoRJ rumo-a-machu-picchu-em-moto-alugada-em-cusco-t30718.html

Caramba, passei horas e horas lendo esse post desde o inicio, perfeito... acabei de encher o LeoRJ de perguntas por MP ::lol4::

 

enfim, espero que as informações sejam úteis,

 

Grande abraço e vamos nos conversando.

Vcs aqui do mochileiros sao os caras mesmo, muito obrigado a todos e espero ainda motocar com alguns de vcs.

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Fala Toni,

 

Precisando estamos aí... mas aproveitando o seu comentário para o Filipec, sobre o frio, experiencia própria, quando fui para o Uruguai em outubro do ano passado, em um dos dias eu tive que usar camiseta, moletom, jaqueta de cordura, e capa de chuva, sem contar com balaclava e luvas, também de cordura, estava um frio desgraçado por causa do vento que vinha sei lá de onde. A temperatura mesmo, não devia ser menor que 10 graus. Agora se vc for para uma região com neve... Acho que só segunda pele e jaqueta de couro não dão conta não...

Não sei se vc já viu, mas esse é o vídeo da minha viagem do ano passado:

Nesse ano, se tudo der certo, eu devo ir para o Pantanal, fazer São Paulo - Bonito - Chapada dos Guimarães - Chapada dos Veadeiros - São Paulo, de preferencia acampando... Vamos ver!

 

Abraço,

 

Valew glimaz pelas dicas do frio, ja estou programando tudo aqui: balaclava, capa de chuva nova dos correios de nilon muito foda, me amarro nela, super confortavel, pratica de carregar e quente :lol: , tenho luvas de couro mas ja ate providenciei luvas de plastico dessas de faxina pra por por cima. e claro vestir blusa por cima da segunda pele, se vir ao caso ate blusas e pq nao ate jornal como disse chinaf hehehehehehhe

 

parabens pelo viedo muito top perfeito!!!!!! ::otemo::::otemo::

 

Pantanal só fui em Porto Murtinho, me amarrei, mas na ocasiao fui de carro Vitoria-ES/Betim-MG/Treslagoas MS/ campogrande-MS/ PortoMurtinho-MS e tocamos direto pra Vitoria-ES na volta, eu e mais dois companheiros de luta heheheeh tudo em um Renaut clio 1.0 e o pior que na volta tocamos direto sem para, de campo grande ate vitoria muito tenso... mas ja nao conseguiamos olhar pra cara um do outro ::lol4::

 

eu fiz ate um filmizinho dessa trip se quizer conferir ta ai

Mais uma vez obrigado e se quizer curtir um solo capixaba é só dizer que as portas estao abertas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Não sei ao certo quantos km de subida, mas chutaria uns 300km, que é mais ou menos a distância sem postos. 10l reserva vai de boa.

 

O carburador vc terá que regular para empobrecer a mistura, ou seja, menos gasolina para compensar a menor quantidade de ar.

 

Quanto ao frio, quando cheguei a 4725m de altitude, estava chovendo, gelo no acostamento e nas placas, sensação termica negativa, estava com segunda pele, jaqueta e capa de chuva, sentindo frio da porra, tive que esquentar as mãos no motor da moto, pois já estava congelada. E o detalhe: fui no começo do verão!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...