Ir para conteúdo

1° viagem longa em dupla


Posts Recomendados

  • Membros

Olá,

 

A muito tempo venho lendo o fórum, aprendendo muito com vocês(especialmente o chinaf, o cara escreve pra caramba haha), esse ano comecei a planejar uma viagem de moto durante a copa, por sorte a universidade onde trabalho vai parar durante todo o período, e aí aproveitarei a chance pra minha primeira viagem mais longa de moto junto com a minha companheira.

 

Minha moto é uma honda cg 150. E pressa não é uma preocupação. As rodovias cheias de caminhões sim.

 

Após debatermos bastante, decidimos por o seguinte trajeto, e gostaríamos de saber quais as recomendações de vocês que são mais experientes, se sugerem alguma alteração, ou se tem algum aviso importante :

 

- Sairemos de Maringá-PR em direção a Foz do iguaçu, onde iremos visitar as cataratas e o parque das aves, se der visitaremos o lado de puerto iguaçu também.

 

- Em seguida pretendemos entrar na argentina e ir descendo ou até Rosário, ou até Buenos Aires (ou quem sabe passar por ambas ? huahua) pois nosso destino "final" é montevideo, onde temos uma amiga.

 

- Após isso pretendemos pegar a Rua (ou seria rota ?) 9 e 10 passando por alguns pontos até alcançarmos o Chuí.

 

- Finalmente subiremos (não sei por qual caminho nesse ponto ainda) em direção a Maringá. Dependendo da grana acumulada até lá, e da nossa resistência, pensamos em passar pelo canion Guartelá antes de chegar em nossa cidade novamente.

 

Evitaremos as capitais brasileiras, especialmente porto alegre e Curitiba, pois esta época elas provavelmente estarão abarrotadas devido a Copa.

 

Levaremos pouquíssima bagagem : somente os celulares de equipamento eletrônico(irão servir de gps/mapa). Umas poucas mudas de roupa, remédios, e coisas pra manutenção da moto, como óleo, um joguinho de chaves e tal...

 

Basicamente isso, pra meu primeiro post até que escrevi bastante huriahua. Gostaria muito que apontassem possíveis falhas e/ou coisas em que devemos prestar atenção. Ou ainda sugestões nestes locais, ob

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Faça uma boa revisão na moto. Veja quantos kilomêtros tem previsão de rodar para ver se será necessário a troca de pneus, relação, corrente de comando (se tiver), freios, friltros, etc.

Sua moto é de manutenção fácil e barata - Sugiro que não exite em fazer uma revisão bem robusta.

Para você e sua companheira, é bom ter os equipamentos de proteção apropriados para o frio: Balaclava, segunda pele, luvas*, etc.

*Luvas: Um tio meu, quando viaja para lugares mais frios, sempre usa uma luva de latex (essas de enfermeiro), por baixo da luva de couro. Ele diz que é muito bom. Nunca usei, mas deve ser mesmo, pela retenção de calor.

 

Abraços e bom planejamento!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi, Guto, muito obrigado pela sua contribuição !

 

Sem dúvidas irei dar uma revisão bem "parruda" nela antes de sairmos. E estamos nos preparando pro frio com essas peças que citaste.

Essa dica da luva de latex foi muito útil !! Irei adquirir uma caixa delas, não é muito caro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi... se vai sair do Brasil tem que dar uma lida sobre a CARTA VERDE... tem varios topicos sobre isso pelo mochileiros...abaixo coloco o que copiei por ai... mas vale a pena pesquisar.

no mais boa viagem!!!!...vá com calma e não tenha vergonha de ir pro acostamento se necessário ::otemo::::otemo::::otemo:: .

abraço

....Para começar, há exigências que devem ser seguidas para ir aos países do Mercosul (Paraguai, Argentina e Uruguai). A primeira delas é a obtenção da Carta Verde, uma espécie de seguro obrigatório para cobertura de danos a pessoas que estejam fora do carro, como pedestres ou ocupantes de outros veículos. Um estrangeiro com um carro registrado no Brasil não pode rodar nesses países sem esse documento, sob risco de ter o carro retido numa blitz. Essa carta é algo que pode ser obtido com um corretor de seguros ou em qualquer agência do Banco do Brasil. O custo da carta depende do tempo que se vai passar no exterior. Ela pode ser contratada por prazos de três a 30 dias, ao custo de 48 a 378 dólares.

O cuidado seguinte é com a documentação do motorista e do carro. Se o veículo estiver no nome do motorista, basta portar o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) original. Se o carro for de outra pessoa, é preciso levar uma autorização do proprietário, registrada em cartório e com firma reconhecida ? pode ser em português mesmo. Isso inclui o banco ou a financeira a que o automóvel estiver alienado. Sem isso, pode haver problemas para cruzar a fronteira. Para conseguir a autorização, é preciso consultar a financeira de seu veículo.

O próximo passo é verificar se os documentos dos ocupantes também estão regularizados. Para ir aos países vizinhos do Brasil que pertencem ao Mercosul, não é necessário levar o passaporte. Basta a carteira de identidade, mas tem de ser o documento original. Carteira de motorista, mesmo com foto, também não serve como identidade, mas é exigida para provar que quem está atrás do volante é realmente habilitado. Já países que não pertençam ao Mercosul ? caso do Chile, destino tão comum aos brasileiros motorizados ? exigem passaporte.

.... Meus camaradas, eu fiz volta ao redor da América do Sul em 2012 com uma Tenere 250, veja no google(ao redor da America do Sul com Tenere 250) e verão meu relato, então é o seguinte, a carta verde só serve para Uruguai, Argentina e Chile, nos outros países é diferente, cada um tem seu seguro, no Perú custa 10 dolares, Equador-3 dolares, Colombia-10 dolares, Venezuela-10 dolares, para América Central e México não conheço, outra coisa voce precisa tambem estar com documentos da moto em dia(não alienado a bancos), ter CNH internacional(no detran-SC custa 50 reais), carteira de vacinação internacional de vacina da febre amarela,RG com menos de 10 anos,o bom mesmo é o passaporte, existe um acordo para entrar só com RG mas eles pegam no pé. Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...