Ir para conteúdo

Sul do Brasil de carro - Dicas


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Este tópico tem como principal objetivo fornecer dicas para o viajante que pretende ir ao Sul do Brasil e redondezas com seu próprio carro.

 

Dicas sobre os melhores caminhos e pontos de interesse podem ser encontrados aqui.

 

Se vc tem dicas também, colabore com os futuros viajantes e poste uma mensagem aqui

 

Abraços

Luckylu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Já fiz essa viagem saindo de S.Paulo em 5 oportunidades...todas de carro.

 

Passei pela estrada da Serra do Mar (PR) , Curitiba, Vila Velha, Bombinhas, Floripa, Camboriú, Garopaba, Guarda do Embaú, Laguna, Blumenau, São Joaquim, Lages, Vacaria, Gramado/Canela, Caxias do Sul, Porto Alegre, Aparados da Serra (Cânions), Torres e Porto Alegre....sempre de carro...

 

Se alguém precisar de dicas de roteiro, estradas, e só postar aqui...

 

Abraços

Luckylu

  • Gostei! 1
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Galera que tem que usar a BR 116 trecho de Serra (Itapecirica , Juquitiba ...) em Sampa , é melhor evitar esse trecho , está com passagem de um carro , a cada 1/2 hr anda um lado da fila , numa pte no KM 366 ...

Alternativa - Descer pela Anchieta ou Imigrantes , SP 55 (Rio Santos) sentido Peruibe e subir pra BR , sai prox. ao km 385 . Vindo de CWT sair pra Peruíbe e subir pra Sampa ...

 

A estrada que liga Peruíbe a BR 116 tem uns trechos com visu muito bonito da Serra do Mar ...

 

[]s...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Galera que precisar de dicas, em especial sobre a serra gaúcha e o litoral (RS, SC, PR), é possível que eu possa ajudar. Só não estou conseguindo acessar com muita frequencia.

Uma dica de uma região que acho imperdível são os Campos de Cima da Serra (nordeste do RS), incluindo os canils (Itaimbezinho e Fortaleza), Bom Jesus e São José dos Ausentes.

Abraço a todos

gibão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Pessoal,

fiz em 2003 o roteiro SP-Curitiba-Navegantes-Itajaí-Floripa - Laguna - Criciuma - Araranguá - Torres - Praia Grande - Itaimbezinho - Cambará do sul - Tainhas - São Francisco de paula - Canela - Gramado - Nova petrópolis - Caxias do Sul - Bento Gonçalves - Vacaria - Lages - Mafra - Araucária - Curitiba - SP.

 

O que eu gostei muito:

 

-Comer e beber o vinho da casa no Madalosso em Santa felicidade - Curitiba

-Os parques e o museu de carros antigos de Curitiba

-Morro do Farol, Morro das furnas,Praia da Guarita em Torres

-Hotel Parador Casa da montanha (Perto de Itaimbezinho)A dona de lá é 10 e vem te receber com uma mistura de chás feito por ela em frente à lareira..

-Cascata do Caracol (teleférico e mirante), Parque Knorr, Museu do automóvel anos dourados, Mundo à vapor, Hollywood Dream Cars, café colonial e sequência de fondue em canela/gramado

-Pegar 0º em Canela e raspar o gelo do parabriza pra conseguir ver alguma coisa.

-Pisar na grama congelada e ouvir o barulho do gelo quebrar...

-Se esconder no Labirinto verde em nova petrópólis (vais sujar o pé de barro)

-Passear de maria fumaça de Bento gonçalves à Carlos Barbosa ouvindo a tarantella e bebendo vinho e espumante com queijo nas paradas.

-Visitar as vinícolas no vale dos vinhedos em Bento Gonçalves

-Visitar as vinícolas na rota dos espumantes em Garibaldi

- A acolhida do povo de lá

 

O que eu não gostei:

 

-Rodar na serra de torres até cambará do sul sem um 4x4 (Era de terra com pedregulhos e quase detonou meu carro)

-Depois de rodar na maldita serra por mais de 2 horas, chegar em Itaimbezinho e estar fechado (CUIDADO !!! O Canion só abre a partir de 4º feira, e os outros cânions da região ficam totalmente sem visão dependendo do horário (Normalmente depois da 11h cai uma névoa bem forte e não dá pra ver nada)

-Não conseguir fazer nosso próprio vinho na serra dos vinhedos pois as parreiras no inverno não dão uva.

-Visitar a lojinha da tramontina em Carlos Barbosa e ver que os preços são piores do que aqui em sampa

-Voltar de Bento Gonçalvez até Curitiba pela BR 116. O trecho de serra é bem complicado, ainda mais com meu filho passando mal por causa das curvas...

 

No mais, a viagem muuuiiito legal.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Marcelo , vc esteve na região mais tradicional do Café Colonial e não colocou na lista do que gostou , vc não gostou ??? tbm estranhei vc chegar perto de Porto Alegre e voltar , tu tens algo contra POA ?? heheh ...

Gosto muito dessa região , por falar em 4x4 - os Argentinos costumam vir nos 4x4 - Pajeiro , L200 , Cherokee ... via Uruguaiana/Itaqui/S. Borja passam por Vacaria , atravessam a BR116 vão pra B. Jesus , S. J. dos Ausentes (geralmente pousam em uma ou outra), Cambara e descem pra Praia Grande , as vezes que fui pra essas bandas vi muitos argentinos fazendo isso ...

 

Tendo tempo , prox. a Cambara tem umas trilhas que vão beirando um Rio que passa por uma fabrica de celulose em Ouro Verde , vale uma esticada na beira desse Rio (gelado no verão) .

 

[]s...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eduvelo,

eu quase enfartei de tanto comer no café colonial gramado (eu citei o café na linha da cascata do caracol...) Aquela região é uma das mais bonitas que eu já ví e onde mais se engorda[:D].....

Não deu pra ir pra porto alegre por falta de tempo (fiz este roteiro em dez dias e no 11º eu já estava trabalhando[:(].)Eu lamentei muito pois queria ter ido até o museu de automóveis antigos da ULBRA em Canoas.

O trajeto de praia grande até Itaimbezinho é fora de série, mas eu acabei fazendo de Scenic que apesar de ter ido muito bem, não é bem o carro mais indicado para isto... No final da viagem eu ganhei uma bolha no pneu e um vidro elétrico sem funcionar (que dei sorte de quebrar com o vidro fechado)

Ainda volto por lá de 4x4 pra fazer de novo o mesmo trajeto com calma...

 

[]´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ah tá , agora prestei mais atenção ...

 

Se tiver de dieta nem chega perto daquela região , hehe ... lá é tudo ENGORDiet , o bom é deixar o café colonial pra última hr aí nem precisa almoçar ...

 

A BR101 SC está muito boa até Palhoça , as estradas no PR são excelentes , mas pra sair daqui de Sampa é triste ... A Régis tem muito buraco , pra descer pela Imigrantes , além de andar 50 km a mais e pagar pedágio abusivo , tem que descer a nova Imigrantes freando pra manter 80 km/h , lamentável ...

 

Se for num 4x4 tem N caminhos a escolher , Urubici --> Bom Jardim --> S. Fco --> S. J. dos Ausentes --> Cambará é um deles ...

 

[]s...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Marcelo e Eduvelo....realmente aquela região para quem não quer engordar é complicada...ainda mais para um chocólatra como eu que quase explodi de tanto comer chocolates "Caracol" em Gramado/Canela.....rssss

 

Quando fui para essa região a primeira vez, sai de Gramado para voltar a SP via Cambará do Sul, louco para ver os cânions. Qual foi minha surpresa (era segunda feira) quando dei de cara com o portão principal do Itaimbezinho fechado.

 

Depois de muito tentar persuadir o guarda da portaria, quase já indo embora frustradíssimo, resolvi arriscar: "Tudo bem...vc não pode me deixar entrar....mas e se vc não me ver????"...aí o guardinha: "ah...aí tudo bem dotô!!!!"...rsssss....Não tive dúvidas...parei o carro 300 metros para a frente, pulei a cerca e caminhei uns 3 kms (com chuva) só para ver os cânions......

 

Mas valeu a pena....aquilo é descomunal!

 

Abraços

Luckylu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...