Ir para conteúdo

Patagônia - Abril/2013 - Argentina/Ruta 40 - Chile/Carretera Austral


Posts Recomendados

  • Membros

Olá mochileiros,

 

depois de ler bastante e sonhar com essa viagem por alguns anos, resolvi com minha esposa e um amigo descer até Ushuaia, em minha Tracker 2008 4x4, no outono de 2013, entre os dias 29 de março e 30 de abril. Até o momento pretendemos realizar um roteiro que entendemos ser interessante, e decidimos postar aqui para compartilhar com todos aqueles mais experientes naquela região e também com os que ainda não conhecem mas sonham em um dia poder ir pra lá, e posteriormente poderão consultar também nosso roteiro para se planejarem. É preciso ficar claro também que, em razão do deslocamento a ser percorrido e o prazo de 32 dias (com dois dias de tolerância para imprevistos) que teremos em nossas férias, o primeiro objetivo é percorrer a Patagônia, chegar a Ushuaia, e conhecer o máximo possível das lendárias rodovias Ruta 40 - Argentina - e Carretera Austral - Chile. Levando esses fatores em consideração, gostaríamos de observar as críticas e sugestões de todos os interessados para a realização do seguinte caminho:

 

 

Ouro Preto/MG - São Paulo/SP

 

São Paulo/SP - Passo Fundo/RS

 

Passo Fundo/RS - Colonia del Sacramento/UR

 

Colonia del Sacramento/UR - Buenos Aires/AR

 

Buenos Aires/AR - Santa Rosa/AR

 

Santa Rosa/AR - Neuquen/AR

 

Neuquen/AR - Bariloche/AR

 

Bariloche/AR - Perito Moreno/AR (?)

 

Perito Moreno/AR (?) - Rio Gallegos/AR

 

Rio Gallegos/AR - Ushuaia/AR

 

Ushuaia/AR - Punta Arenas/CH

 

Punta Arenas/CH - Puerto Natales/CH

 

Puerto Natales/CH - PN Torres del Paine/CH

 

PN Torres del Paine/CH - El Calafate/AR

 

El Calafate/AR - El Chaltén/AR

 

El Chaltén/AR - Chile Chico/CH

 

Chile Chico/CH - Puerto Tranquillo/CH

 

Puerto Tranquillo/CH - Coihaique/CH

 

Coihaique/CH - Chaitén/CH

 

Chaitén/CH - Isla de Chiloé/CH

 

Isla de Chiloé/CH - Osorno/CH

 

Osorno/CH -San Martin de los Andes/AR

 

Neuquen/AR - Rosario/AR

 

Rosario/AR - Resistencia/AR

 

Resistencia/AR - Foz do Iguaçú/PR

 

Foz do Iguaçú/PR - Londrina/PR

 

Londrina/PR - Ouro Preto/MG

 

 

O roteiro de volta ainda não foi pensado na verdade... não sei se passando por Resistencia e Foz seria o mais indicado..

 

De qualquer maneira, aqueles locais onde pretendemos ficar alguns dias para passeios locais são: Ushuaia (3 dias), Torres del Paine (3 dias), El Calafate (2 dias), El Chaltén (2 ou 3 dias)... acredito que conseguiremos realizar os passeios que mais nos chamou a atenção na região com esse tempo... os demais locais passaremos provavelmente para dormir, mas não necessariamente... talvez só uma day trip mesmo de passagem.

 

Como talvez não passaremos por Villa O´Higgins, visto que o paso mais certo para se atravessar já está a mais de 300 km de estrada ao norte, queremos chegar até o final da Carretera Austral, em Puerto Montt, mas acredito que subir até Osorno não fará tanta diferença.. então atravessamos a região para a Argentina e dali voltamos para casa.

 

Pretendemos ficar em hostels, cabañas e se possível pela época (acredito que não pegaremos muita neve e tal) camping em locais onde o carro possa ficar ao lado da barraca, além de eventuais locais de camping nos abrigos de montanhas, como em Torres del Paine.. Por isso, pretendemos fazer algumas compras em Punta Arenas incluindo aí uma barraca de pelo menos 3 estações.

 

Queremos realizar algumas trilhas nos parques e glaciares, e acredito que dependeremos da abertura dos parques e das condições climáticas.. então, caso saibam as principais, mais belas e inesquecíveis em cada local para que possamos priorizá-las, agradecemos muito pelos conselhos.

 

Saudações a todos os viajantes. ::Cold::

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 25
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Cara, vocês vão fazer um trajeto muito parecido com uma viagem de moto que fiz em 2009. Percorri praticamente toda a Carretera Austral e também um bom pedaço (de rípio) da Ruta 40, onde o vento me atirou com a moto para fora da estrada nada menos que 7 vezes! Nessa mesma viagem também estacionei a moto alguns dias para fazer dois trekkings: em Torres del Paine e El Chaitén. Para o TDP recomendo reservarem não 3, mas 4 dias, assim podem fazer o tradicional circuito "W", que possui paisagens deslumbrantes por todo o caminho. Para conhecer o Fitz Roy em El Chaitén 2 ou 3 dias são suficientes (tomara que tenham sorte com o clima lá, eu não tive). Uma dica que dou, já que vão de carro: existem caminhos muito bonitos no trecho Puerto Mont - Pucon - Bariloche. Dá uma olhada no caminho que passa ao lado do Vulcão Osorno, muito bonito também. Enfim, caso ainda não tenha visto, vou deixar aqui o link para o relato dessa minha viagem. Tem muitas fotos dos lugares por onde passei, deve te ajudar no planejamento. No caso, esse link é da primeira parte, se for navegando pelas páginas do blog vai ver as fotos da maior parte dos lugares por onde voê vai passar:

 

DE MOTO NA PATAGÔNIA - 25 DIAS E 10.500 KM DE VIAGEM

 

Desde já uma ótima viagem, e não esqueça a câmera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Cara, vocês vão fazer um trajeto muito parecido com uma viagem de moto que fiz em 2009. Percorri praticamente toda a Carretera Austral e também um bom pedaço (de rípio) da Ruta 40, onde o vento me atirou com a moto para fora da estrada nada menos que 7 vezes! Nessa mesma viagem também estacionei a moto alguns dias para fazer dois trekkings: em Torres del Paine e El Chaitén. Para o TDP recomendo reservarem não 3, mas 4 dias, assim podem fazer o tradicional circuito "W", que possui paisagens deslumbrantes por todo o caminho. Para conhecer o Fitz Roy em El Chaitén 2 ou 3 dias são suficientes (tomara que tenham sorte com o clima lá, eu não tive). Uma dica que dou, já que vão de carro: existem caminhos muito bonitos no trecho Puerto Mont - Pucon - Bariloche. Dá uma olhada no caminho que passa ao lado do Vulcão Osorno, muito bonito também. Enfim, caso ainda não tenha visto, vou deixar aqui o link para o relato dessa minha viagem. Tem muitas fotos dos lugares por onde passei, deve te ajudar no planejamento. No caso, esse link é da primeira parte, se for navegando pelas páginas do blog vai ver as fotos da maior parte dos lugares por onde voê vai passar:

 

DE MOTO NA PATAGÔNIA - 25 DIAS E 10.500 KM DE VIAGEM

 

Desde já uma ótima viagem, e não esqueça a câmera!

 

Obrigado pelas considerações Robson... na verdade eu já havia me deliciado com o seu blog.. já fiz alguns países que você também já percorreu, mas ainda não tive coragem de montar um blog para os interessados nessa nossa viagem de querer estar sempre viajando...

 

Realmente nosso roteiro está bem parecido, e imagino a dificuldade em se fazê-lo de moto com o vento patagônico... hay que se tener disposición... se é assim que se "habla".. hehehe...

 

Precisamos realmente decidir a quantidade de dias que ficaremos nos locais que priorizaremos para conhecer, pois o caminho é longo e não quero passar simplesmente por alguns locais como TDP e El Chaltén.. mas para realizarmos o "W" acredito que teremos que contar com todos os refúgios abertos na época, o que acredito que não acontecerá, pois alguns fecham ainda no final de março... em relação a El Calafate, não sei direito quanto tempo deveremos ficar ali...

 

Quanto à passagem de Osorno para a Argentina, realmente verifiquei que se trata de um local maravilhoso, entre vulcões e lagos para se chegar em San Martin de Los Andes se não me engano... até então estava querendo chegar a Puerto Montt e já passar para Bariloche... dessa forma, acho que estenderemos um pouco ao norte nossa viagem.

 

Boa viagem irmão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra

FridaKahlo

Tambem estamos com roteiro pronto para Ushuaia. (pronto é modo de dizer, na hora podemos mudar conforme os ventos....)

Desceremos pela costa e subiremos pela Carretera.

Na volta, de Coihaique vamos subir para Argentina por Futaleufu. Minha vontade era seguir pelo chile ate P.Montt mas tem 2 balsas (?) no caminho e nao queria depender dos horarios das mesmas... entao optamos ir por terra.

Vamos fazer algumas trilhas em El Chalten, entao depois coloco aqui pra voce as que + gostar, ja que iremos antes de voces. Ah se der deixe uns dias a mais pra as trilhas, pois tem grande chance de ficar de bobeira sem poder trilhar por causa do mau tempo.

até mais!

abraços

Sueli

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros
FridaKahlo

Tambem estamos com roteiro pronto para Ushuaia. (pronto é modo de dizer, na hora podemos mudar conforme os ventos....)

Desceremos pela costa e subiremos pela Carretera.

Na volta, de Coihaique vamos subir para Argentina por Futaleufu. Minha vontade era seguir pelo chile ate P.Montt mas tem 2 balsas (?) no caminho e nao queria depender dos horarios das mesmas... entao optamos ir por terra.

Vamos fazer algumas trilhas em El Chalten, entao depois coloco aqui pra voce as que + gostar, ja que iremos antes de voces. Ah se der deixe uns dias a mais pra as trilhas, pois tem grande chance de ficar de bobeira sem poder trilhar por causa do mau tempo.

até mais!

abraços

Sueli

 

Obrigado pelos conselhos Sueli... qualquer ajuda será muito importante e gostaríamos muito de que nos mandasse detalhes das trilhas de El Chalten..

 

Quanto às barcas em Puerto Montt, pretendo pegá-las pois pelo que vi estão sempre disponíveis, mas concordo que pode ocasionar algum atraso na viagem... e num caso desse cada dia vale ouro... são em média uns 500 km por dia de estrada.

 

Boa viagem a vocês e grandes aventuras.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Tenho o projeto de fazer esse caminho mas, não agora, falta convencer a mulher. Mas quero ir de Tracker também, fez alguma modificação nela? Já pensou no que fazer em termos de manutenção? Seguro seu cobre o Chile e mercosul?

 

Fala André... não fiz nem farei modificações.. só colocarei uma proteção para o cárter e a suspensão dianteira e também uma outra para a transmissão e caixa de transferência... talvez coloque o estribo, mas são mais 500 pilas aí.. mas seria muito bom.

 

Já tenho as barras em cima do carro que uso para carregar os transbikes... fiquei com vontade de comprar um bagageiro fechado também, mas seria mais uma grana... somos em 3, então acho que irei sem mesmo.. se precisar dou um jeito no caminho.

 

Farei uma revisão elétrica e outra mecânica.. algumas coisinhas precisam ser acertadas antes de partirmos.. no mais, só o necessário para os países em que passaremos, óleo e filtro para a troca durante a viagem.. enfim.. ainda estamos realizando um check-list.

 

Qualquer dúvida não hesite em perguntar que vou lhe passando as informações que consigo.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Frida,

 

Só agora vi o planejamento de vcs, vou tentar ajudá-los no que eu sei.....

 

Uma dúvida:

Vcs vão até bariloche e depois descerão até rio gallegos, é isso mesmo....

 

Vcs não consideraram a idéia de descer, via puerto madryn? é que desviarão muito do percurso.....ou seja: buenos aires x santa rosa x bariloche e depois rio gallegos.... são mais de 3.200 kms..... buenos aires x rio gallegos são 2.500 kms.

 

Não seria melhor vcs fazer buenos aires x rio gallegos x ushuaia x torres del paine x el calafate x el chalten - aqui pegá-se a ruta 40 x perito moreno x carretera austral até chaiten x retorna e sai do chile por futalleufu x esquel x el bolson x bariloche x via angostura x chiloe x região dos lagos........

 

O Adam passou recentemente na ruta 40(nesse trecho) e segundo ele tudo correu bem, coloquei um breve relato dele em algum outro tópico, vou tentar achar e postarei aqui....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Frida,

 

Só agora vi o planejamento de vcs, vou tentar ajudá-los no que eu sei.....

 

Uma dúvida:

Vcs vão até bariloche e depois descerão até rio gallegos, é isso mesmo....

 

Vcs não consideraram a idéia de descer, via puerto madryn? é que desviarão muito do percurso.....ou seja: buenos aires x santa rosa x bariloche e depois rio gallegos.... são mais de 3.200 kms..... buenos aires x rio gallegos são 2.500 kms.

 

Não seria melhor vcs fazer buenos aires x rio gallegos x ushuaia x torres del paine x el calafate x el chalten - aqui pegá-se a ruta 40 x perito moreno x carretera austral até chaiten x retorna e sai do chile por futalleufu x esquel x el bolson x bariloche x via angostura x chiloe x região dos lagos........

 

O Adam passou recentemente na ruta 40(nesse trecho) e segundo ele tudo correu bem, coloquei um breve relato dele em algum outro tópico, vou tentar achar e postarei aqui....

 

Então Mario... consideramos sim essa opção de descer por Puerto Madryn, mas acabamos optando por descer pela Ruta 40 mesmo, beirando os Andes... pelo que pesquisamos a respeito, a descida pelo litoral Atlântico tem alguns pontos positivos, mas chega a ser meio monótona pelos retões sem fim nas estepes... enfim, chegamos à conclusão em algum momento que seria melhor descer por Bariloche.. mas nada nos impede de mudar também... é um dia a menos de estrada até chegarmos a Ushuaia.

 

Vou tentar colocar um link para o trajeto feito no google earth.. no mais, é exatamente esse o percursos que gostaríamos de fazer, subir dando preferência ao Chile e sua Carretera Austral... infelizmente só é possível entrar por Chile Chico, senão gostaria de percorrê-la desde Villa O'Higgins.. existe um Paso ali para 4x4, mas depende do rio.. vc tem que passar dentro dele e o leito precisa estar seco... como na patagônia chove com muita frequência acho difícil conseguirmos passar por ali.

 

Qualquer ajuda será muito bem vinda.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...