Ir para conteúdo

Com criança, de SC passeando pelo Uruguai, Argentina, Chile e Paraguai no inverno de 2014.


Posts Recomendados

  • Membros

Olá Mochileiros, chegou a hora de retribuir as informações que recebi aqui, pois conclui minha tão sonhada viagem, ou melhor, “expedição”, expedição não, “Aventura”, por que realmente é uma grande aventura.

 

 

Primeiramente agradeço a Deus por preparar e permitir essa viagem, pois nos guardou, nos levou e trouxe em paz. Agradeço a todos os mochileiros que participam deste fórum em geral, em especial alguns, pois foram eles que me inspiraram e me ajudaram a não ter contratempos..., são eles:

 

 

• kamila&Rafael – foi um dos primeiros que li, bem completo, mostrando que era possível viajar grandes distâncias em família, fazer amizades pelo caminho, enfim, me ajudou bastante.

 

• Msevangel – esses foram os companheiros de kamila&Rafael, me inspirou bastante, visto que tinham criança pequena, me encorajaram.

 

• Facos – esse foi um dos melhores, eu não o conheço pessoalmente, mas esse cara deve ser um figura, pelo jeito deve ser muito divertido, o legal é que ele é realista pra caramba, passa excelentes dicas, o eufemismo passa longe dele, se é bom é bom... se é ruim ele esculacha...rsrs, valeu Facos, alguns locais que eu achava que não era o que eu esperava, eu lembrava das suas frases, sem contar que é verdade, não precisa ficar muitos dias no local para falar que conhece.

 

• Hlirajunior – os relatos desse japonês são show, ele é detalhista, me ajudou muito também, ainda mais que foi em data próxima, fiz o trajeto parecido com o dele, valeu japa.

 

• Diego G Cardoso – esse camarada também me ajudou muito, ainda mais que ele é daqui de perto, o meu trajeto foi parecido com o dele, bem detalhista também, pelo jeito não é de se estressar muito, valeu Diego, me inspirou um monte, quando estava saindo com os azeites de oliva da Maguay lembrei da sua foto, pois várias fotos que vocês tem eu fiz também, e lembrava.

 

Teve vários outros que me ajudaram, mas citei esses pela semelhança do trajeto, li muitos daqueles pra Ushuaia, que eu me lembro bem são os do rkoerich e o da Suelih, sem contar os blogs que tem pela web, pesquise, leia muito, para prevenir imprevistos e não ocorrer surpresas desagradáveis, pois muitos deles relatam erros por falta de conhecimento, mas é isso ai, obrigado a todos.

 

 

Vamos lá então, os mochileiros: Eu Julio Cezar (lá virei Rulio Céssar... rsrs), minha esposa Ellen e meu filho Filipe, 4 anos.

 

 

O veículo utilizado foi: uma GM/S10 LTZ 2013, no inicio da viagem estava com 10.000 km, graças a Deus foi tudo bem, não ocorreram problemas nenhum.

 

 

 

Equipamentos obrigatórios: além dos normais necessários aqui no Brasil, levei mais um triângulo, um cambão retrátil que comprei pelo Mercado Livre, paguei 90 pila, um kit primeiros socorros, comprei a caixinha nessas lojas de produtos hospitalares e montei o kit, tipo (luvas, gases, fitas micro poro, soros, polvidine dentre outros), paguei 30 pila pela caixinha, o bom que sobrou espaço e aproveitei para encher de remédio, aqui fica a dica, vá ao seu médico e não esqueça de pedir receitas para antibiótico, compre aqui no Brasil e leve por precaução, eu levei um monte, ainda mais que estava indo com criança, mas graças a Deus não precisei, ainda mais que todo lugar tem calefação, ou seja, é um tal de entra e sai de frio pro quente a todo momento, em Santiago-CL aconteceu um fato, uma moça que estava no mesmo hotel que a gente, viu que éramos brasileiros e veio pedir se não tínhamos antibiótico, pois ela estava precisando e nas farmácias de lá não venderam nada pra ela, ela implorou, chorou, mas mesmo assim não venderam nada, ela já tinha perdido o primeiro dia de passeio por cauda da dor, passamos pra ela um antibiótico e ela conseguiu aproveitar, agradeceu um monte, ficamos felizes em poder ajudar, então leve muitos remédios por precaução. Não comprei as Cadeñas, pois no lugar que parei para comprar, em Neuquén, estava muito caro, 2.390,00 pesos, visto que minha roda é aro 17, o pessoal da autoparts não recomendou que eu comprasse, pois falaram que provavelmente não iria utilizar esse ano, pois já era a segunda semana de agosto e o inverno não estava tão severo esse ano, em Uspalata, Mendoza estavam mais baratas, não precisei usar em nenhum lugar, ainda mais que estava de caminhonete, qualquer coisa eu murchava os pneus, aqui fica a dica, vale pra carro também, se tiver que subir algum cerro em estrada de chão, baixe a calibragem dos pneus, isso aumentará a aderência e subirá sem problemas.

 

 

Levei alguns equipamentos de emergência, tipo: canivete, kit ferramentas, lanterna, alicate, talvez possa ajudar em alguma emergência.

 

 

 

Documentação: pessoais, levei Passaporte, sim passaporte, sei que não é necessário, mas facilita, pois nas aduanas eles só carimbam e passam num leitor, somente com o RG eles têm que fazer manual após a pessoa preencher um formulário, sem contar que no passaporte ficam os carimbos de lembrança, CNH e PID (Permissão Internacional para Dirigir), no Chile é obrigatório, no entanto não precisei apresentar nenhuma vez, é emitida no Detran da sua cidade, paga-se apenas uma taxa de 50 pila e dura o mesmo tempo da sua cnh, Carteira Internacional de Vacinação, essa é feita no posto de saúde da sua cidade, você toma a vacina da febre amarela e eles emitem esse documento direto da intranet da ANS, além desses, os normais, rg, cpf e certidão de nascimento para criança. Para o veículo levei o CRLV em dia, pois como o veículo estava quitado e no meu nome, não precisei fazer mais nada, no entanto quando o veículo está financiado deve ter a autorização da financiadora, bem como se não estiver no nome será obrigatório uma autorização do proprietário legal, registrada em cartório e homologada na embaixada, além da Carta Verde (Seguro Internacional para os países do Mercosul), no meu caso sou segurado pela Liberty e já vem com o seguro normal do carro, sei que a Allianz também emite junto com o seguro normal, mas tem a possibilidade de fazer somente para o período da viagem, é só procurar qualquer seguradora, não vai passar de 200 pila, aqui vai a dica, faça, pois esse foi um dos documentos que me solicitaram no Uruguai.

 

 

 

Luzes: Não esqueça, nesses países é obrigatório o uso de luz baixa mesmo de dia, então já vai se habituando aqui no Brasil, entrou no carro ligue, eu não tive problemas porque já tenho esse costume, até dentro da cidade, sem contar que aumenta a sua visibilidade pelos outros.

 

 

 

GPS: No meu caso tenho um bem simples, paraguaizão da Powerpack, mas bom pra caramba, o programa que uso é o IGO 8, agora vai a dica, o igo 8 é leve, não é cheio de frufu..., não tem aquele monte de função, em contrapartida é fácil de mexer, sem segredos e não trava, lembrando GPS é para te levar no endereço, não é pra tv, joguinho, enfim, esses travam um monte, outra dica, o que é mais importante no GPS é os mapas e os POIs, esses são mais importantes que o próprio programa. Fiquei uma madrugada inteira na internet, filiei a dois fóruns de GPS e consegui os mapas do Brasil TomTom R3 2013, Uruguai, Argentina e Chile também da TomTom R3 2012, ou seja, você já pode traçar a rota do Brasil, quando eles são da mesma versão assim como o meu, não precisa mudar o país quando cruza a fronteira, ele já faz automaticamente, além dos mapas consegui o POI premium da TomTom para o Brasil e os POIs do Uruguai, Argentina e Chile, sem contar os avisos de radares, que na Argentina chama-se camaradas de velocidade, resumindo, o GPS funcionou melhor que no Brasil, não me botou em nenhuma furada, me levou em todos os locais corretamente, a ponto de eu confiar cegamente nele, sem contar que os hotéis que fiquei, a maioria já era cadastrado no POI do GPS, no entanto, por precaução, leve um mapa, em caso de pane elétrica do aparelho pode te ajudar, eu levei um da quatro rodas que se precisasse ajudaria.

 

 

 

Equipamentos para entretenimento de criança: Levei um Ipad, cadernos para desenho, figuras para colorir, lápis de cor, caneta e um aparelho de DVD de 9” que é fixado no encosto do banco, roda avi através de pendrive ou cartão, baixei um monte de desenho na net e enchi os pendrive, isso ajuda um monte, afinal, teve dias que rodei mais de mil kms.

 

 

 

Roupas: Aqui vai a dica, não leve tanta roupa, pois nós usamos muita roupa de frio repitida, não usamos nem metade do que levamos, pra quem vai no inverno é importante levar segunda pele, pra neve alugamos lá, isso eu não sabia, não tem como brincar na neve sem roupas impermeáveis, alugamos em Bariloche próximo ao circuito chico, para 3 dias, veste completa com bota e luva para três pessoas por 1000 pesos, sei que tem locais mais baratos, mas com qualidade inferior, comprar não compensa, a não ser que você pretenda ir todo ano.

 

 

 

Não esqueça: Leve muita água pro caminho, além dela leve barras de cereal, paçoca rolha, chocolate, pois as vezes os postos com local adequado para comer são longes e isto suprirá em energia, seguindo um conselho em um relato, eu levei muita água, devido a caçamba da caminhonete levei 3 fardos de 500ml, isso economizou e ajudou um monte, minha agua durou até Bariloche, pois as aguas de lá são meio saloba, não tem o mesmo gosto das daqui.

 

 

 

Combústivel: Gasolina, lá é chamada de Nafta, na Argentina exitem duas, a Premium 98 octanas e a Super 95 octanas, no Chile existem três, a de 98, 95 e 93 octanas, se seu carro é a gasolina ou flex use sempre a de 95 octanas, pois essa é a mais indicada para os nossos motores, elas são puras, sem álcool, lembrando que a de 98 é muito forte para o nosso motor, a título de comparação, nos postos brasileiros as octanas variam de 89 à 94, sendo que a única que chega a 95 é a Podium da Petrobras, abasteci em vários postos, muitos sem bandeiras e não tive problema algum, os mais comuns são YPF, Shell, Esso e Petrobras, no Chile abasteci na rede Copec. Diesel é chamado de Gasoil lá, então não confunda, mas muitos estão com placas de Euro-Diesel, o S10 nosso. No Uruguai não abasteci, na Argentina o litro custa em média 12 pesos a nafta super 95, pelo bom câmbio que fiz em Buenos Aires o litro sai por R$ 2,40 mais ou menos, no Chile tudo é mais caro, inclusive o combustível, em média estavam 900 pesos chilenos, cerca de R$ 3,60, é mole...

 

 

 

Hotéis: Foram vários, a maioria reservado pelo Booking, os nomes estarão no relato de cada cidade, o com maior antecedência foi para Bariloche, 3 meses, alguns com uma semana e outros 2 dias de antecedência.

 

 

 

Câmbio: Fiz o primeiro câmbio no Chuí-UR, naquela avenida que divide os dois países têm várias casas de câmbio, pesquise, a melhor que eu achei foi uma defronte a um supermercado, R$ 1,00 = $9,85 pesos uruguaios, troquei R$800,00, sendo que a cotação oficial estava aproximadamente 1=10,50, na Argentina fiz em Buenos Aires-AR, em uma empresa de turismo de faixada, depois passo o endereço exato, mas é numa lateral da Calle Florida, próximo a porta da Galeria Pacifico, fiz um bom câmbio nesse local, R$ 1,00 = $ 5,00 pesos argentinos, no paralelo, blu como dizem eles, sendo que o oficial seria R$ 1,00 = $ 3,64, isso me fez muito bem a viagem... rsrsrs, como iria ficar somente um dia em BA, levando em consideração que o maior tempo da viagem seria na Argentina, troquei na cara e na coragem R$ 3.700,00, saí com os bolsos da jaqueta cheio... $18.500,00 pesos argentinos, fui a pé para o hotel, com um pouco de medo confesso, mas as ruas de BA são bem policiadas, tem bastante policia na rua, fiquei com medo de pegar notas falsas, ainda mais que era cambio blu, ou seja, sem garantias, eles ficam gritando “cambio, cambio...” no meio da rua, são muitos, pedi iluminação pra Deus e escolhi um... Deus me ouviu, o rapaz era um catarinense de Balneário Camboriú, já abri a real com ele, falei pra ele não me botar em furada que eu estava com criança, cheguei no hotel e contei tudo de volta e comecei a olhar se tinha alguma falsa, desse monte, apenas uma eu fiquei em dúvida, uma dessa nova da Evita, de cem pesos, ela era meio diferente das outras Evitas, a qualidade da impressão, e uma flor que tem era virada pra outro lado, mas era papel moeda normal, levei pro recepcionista do hotel e ele colocou na máquina e tudo brilhava normalmente, ele ficou em dúvida, não tinha certeza se era falsa, no entanto achou que poderia ser uma nota menor imprimida como se fosse de 100, enfim, passei na primeira abastecida de combustível na Argentina, mas fui sincero com o frentista, mostrei pra ele e perguntei se era falsa, ele falou que não e que pegava ela normalmente, então entreguei e fiquei livre de culpa... rsrs, mas acho que era sim...rsrs, no Chile troquei um pouco na aduana do Paso Cardenal Antonio Samoré, bem pouco, não compensava, eles não pegavam reais, só pesos argentinos, como a rixa é grande, entre Argentina e Chile, um pro outro, os respectivos dinheiros não valem muita coisa, ainda que eu tinha feito um cambio bom de reais para pesos argentinos, trocando por pesos chilenos, fiz as contas e ficou em média de R$ 1,00 = $ 210,00 pesos chilenos, em quanto o oficial é 1=250, todos os pasos tem cambio, não sabia isso, enfim, no Chile só troquei pro pedágio e pro combútivel caso não pegassem cartão, depois fiz a 1=215 em Pucon-CH, troquei mais um pouco, depois usei cartão, acho que compensava mesmo pagando os 6,38% do governo brasileiro, antes que eu esqueça, em Bariloche o cambio paralelo era 1=4,85, em Mendoza 1=4,60, nas cidades turísticas da Argentina a maioria dos lugares aceitam reais na cotação de 1=4,50. Levei 11 contos divididos em locais escondidos na caminhonete, comigo e com minha esposa, não são todos os caixas que dá pra sacar e é limitado a 300 reais, sem contar as taxas de saque 24h mais os 6,38 % do governo, então pra não correr risco de ficar sem dinheiro e ter que procurar caixas habilitados e ter gastos preferi levar em espécie, deu certo.

 

 

 

Policias do Caminho: Não tive problema algum, me pararam algumas vezes, conferiam documentos e liberavam.

 

 

 

 

Dados de Viagem:

Duração: 26 dias

Países percorridos: Brasil, Uruguai, Argentina, Chile e Paraguai.

Quilômetros percorridos: 9.347km

Litros de combustível gastos: 1.017 l

Média de consumo: 9,20km/l

Horas de motor ligado: 140 horas

 

 

Gasto total da viagem: Incluindo tudo, estadia, alimentação, combustível, passeios, lembranças, presentes, R$ 10.000,00, lembrando isso foi em 26 dias, três pessoas, comendo muito bem, passeando um monte, hospedando bem, enfim, sem muito pudor... trazendo muito vinho também....

 

 

 

 

Roteiro de Viagem:

1º Dia - Jaraguá do Sul-SC/Chuí-RS – 1.135km

2º Dia Chuí-RS/Punta del Este-UR - 229km

3º Dia - Punta del Este-UR/Montevideo-UR – 136km

4º Dia - Montevideo-UR/Colonia Del Sacramento-UR - 178km

5º Dia - Colonia Del Sacramento-UR/Buenos Aires-AR - Via Buquebus, 3h de viagem de barco.

6º Dia - Buenos Aires-AR/General Acha-AR – 716km

7º Dia – General Acha-AR/Villa El Chocón-AR – 507km

8º Dia – Villa El Chocón-AR/San Carlos de Bariloche-AR – 358km

9º Dia – Curtindo Bariloche

10º Dia – Curtindo Bariloche

11º Dia – Curtindo Bariloche

12º Dia – Conhecendo Villa La Angostura

13º Dia – Curtindo Bariloche

14º Dia – Curtindo Bariloche

15º Dia – Bariloche/Pucón-CH, eu não lembro mas acho que foram 450km pelo paso Samoré

16º Dia – Pucón-CH/Santiago-CH – 777km

17º Dia – Santiago-CH

18º Dia – Santiago-CH/Mendoza-AR

19º Dia – Mendoza-AR

20º Dia – Mendoza-AR/Nogoya-AR – 1060km

21º Dia – Nogoya-AR/Ciudad del Este-Parguai- 1130km

22º Dia - Foz do Iguaçu-PR/Cornélio Procópio-PR

23º Dia - Cornélio Procópio-PR

24º Dia - Cornélio Procópio-PR

25º Dia - Cornélio Procópio –PR

26º Dia – Cornélio Procópio-PR/Jaraguá do Sul-SC – lar doce lar...

 

 

 

 

1º Dia 01/08/14: Primeiro dia de viagem o coração estava a mil, felicidade imensa de poder estar realizando um sonho, depois de muitos “ventos contrários” que sopraram para que a viagem não acontecesse, conseguimos contornar e estávamos ali, prontos, prontos para uma grande aventura, meu piá não parava de perguntar da neve, revisão feita, tanque cheio, equipamentos obrigatórios e documentação ok, bufunfa escondida pra tudo quanto é quanto, bagagem acondicionada, e que bagagem... rsrs, quase lotou a caçamba da caminhonete, oração a Deus pedindo proteção e pé na estrada. Saímos de Jaraguá do Sul-SC às 04:40 da manhã, o destino era Chuí-RS, chegamos no hotel às 19:30, foram quase 15 horas de viagem e 1.150 km rodados, parte da paisagem do caminho era conhecida, pois até Porto Alegre-RS nós já havíamos ido, quase todo o trajeto de pista dupla, dali em diante era tudo novo, pegamos um trecho muito grande de banhado, eu nunca vi tanta capivara na minha vida, acho que tinha mais capivara do que gado, muitas mortas, atropeladas na beira da rodovia, aqui vai uma dica, atenção nesse trecho depois de Rio Grande – RS, elas cruzam a rodovia constantemente, depois desse longo trecho chegamos cansados no hotel Turis Firper, horrível!!! Como todos os outros de Chui-RS, havia feito a reserva pela internet, paguei R$ 180,00 pelo quarto triplo, quarto sujo, sabe lá Deus se aqueles lençóis foram trocados desde o hospede anterior..., não gostei e caro por sinal, o estacionamento era pequeno para uma caminhonete, deixamos estacionado na frente da porta principal com a caçamba virada para os funcionários da recepção, esse é o único inconveniente da caminhonete, leva um monte de coisa mas é fácil de alguém rasgar a lona e levar a sua bagagem, por isso todo o trajeto optamos por hotéis que havia estacionamento fechado, na medida do possível é claro, a cidade estava tomada pela neblina, mas já deu pra perceber que era bem abandonada pelo poder público, ruas de chão e em péssimas condições, após conhecer o quarto fomos pra famosa avenida Brasil, aquela que divide os dois países, jantamos num lugar bem bacana defronte ao maior freeshop de lá e voltamos pro hotel descansar, afinal, outra jornada nos esperava, enfim, concluímos o primeiro dia com muita alegria e tudo dentro do esperado graças a Deus.

 

[googlemap]https://www.google.com.br/maps?saddr=Jaragu%C3%A1+do+Sul+-+Santa+Catarina&daddr=Chu%C3%AD,+Rio+Grande+do+Sul&hl=pt-BR&ie=UTF8&sll=-14.239424,-53.186502&sspn=71.146509,114.169922&geocode=FdPpa_4duzIT_SmtNcdF7JTelDFU5_GqC2Yo1Q%3BFdda_v0dk_7Q_CmRdPmdRN4MlTGkpYxUaPbREQ&oq=chui&mra=ls&t=m&z=7[/googlemap]

 

10467093_792795477409324_6460458730937724557_o.jpg

Caminho...

10496960_792793197409552_5908764135713223446_o.jpg

Pampa Gaúcho.

10551508_792792944076244_8062561599285014302_o.jpg

Comendo cenoura e assistindo Procurando Nemo, diversão pra não estressar na viagem...

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Aguardo ansioso o relato.

Fui em 2010 com uma L200 Triton em um roteiro bem parecido com esse. Hoje tenho um filho de 3 anos e sou louco para voltar a realizar essa viagem novamente, porém agora com mais um membro..hehehehe

 

Olá amigo, parabéns pelo novo membro de viagem!!!, já vai pilhando ele pra ser um mochileiro... rsrsrs, ele vai se divertir um monte!!! tu sabe, essa viagem é fantástica, é até difícil de descrever, só a pessoa indo para ver, então, no começo eu fiquei meio preocupado de levar o pequeno, pois o desconhecido causa um pouco de medo, mas lendo vários relatos que deram certo, acabei me encorajando, mas a preparação é outra, temos que pensar neles em tudo, os passeios também são outros, tu que já foi outra vez sem criança vai notar a diferença levando o pequeno, mas graças a Deus deu tudo certo, mas valeu, assim que for "aparecendo o tempo" vou postando os outros dias, um abraço!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Que viagem mara! Continue o relato!

Tb viajo com pequeno, é sempre uma aventura, hahauaha!!!

:)

 

Realmente Juliana, a viagem é inesquecível, é até difícil de descrever, os pequenos são o colorido da viagem... , o meu graças a Deus não deu trabalho nenhum, se comportou super bem e curtiu um monte, sem contar as vezes que pegava os mapas e falava que eu estava no caminho certo... rsrsrs, dá uma olhada no meu navegador... hahauaha

 

 

10574160_569708259822319_2295679809354268576_n.jpg?oh=dd761e21d4a38b20f9c532c4f983cd1f&oe=545BC443

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

2º Dia 02/08/14:

 

Após uma boa noite de sono, depois de um descanso merecido, bem merecido por sinal, pois o dia anterior foi cansativo, mas alegre por estar vivendo aquele momento, nosso próximo destino era Punta Del Este-UR, partimos pra ver se pelo menos o café do Turis Firper prestava... surpresa, foi muito bom, bem variado, de qualidade, depois de ter lido vários relatos já sabia que seria um dos últimos..., pois os hermanos são fracos em “desajuno”, notamos que o hotel estava lotado, principalmente de famílias, pensei, será que tem mais doidos de carro se aventurando por ai... , mas não, a maioria estava lá por causa dos freeshops. Partimos então pra ver como eles eram, chegando à Avenida que divide os dois países avistamos vários deles, estacionamos no lado brasileiro e fomos espiar...rsrs, entramos em vários, compramos quase nada, os preços não eram condizentes, pensei que seria tipo Paraguai, quebrei a cara, tinha muito eletrônico, mas com preços quase iguais aos do Brasil, trocamos R$ 800,00 em pesos uruguaios, enchemos o tanque no lado brasileiro, pois o combustível no Uruguai estava mais caro que no Brasil, em seguida partimos para aduana, lá já percebemos que era meio sossegado, pois somente eu desci e fui fazer os tramites com os três passaportes na mão, minha esposa e meu filho ficaram dentro do carro no estacionamento, logo após que você sai do estacionamento é recebido por um fiscal da aduana, ele me pediu o documento do carro, cnh e carta verde, após pediu que eu abrisse a caçamba, deu uma olhada com cara de espanto vendo aquela quantidade de malas, eu meio sem graça justifiquei que estava indo pro Chile, em seguida liberou. Ao entrar alguns quilômetros a frente, aquela sensação de aventura tomou o coração, foi uma energia muito boa, sentimos, agora não tem mais volta, iniciamos nossa viagem, nessa hora a ficha caiu, o coração do “Marco Véio tava a mil...” rsrsrs, logo já avistamos aquele trecho que se transforma em pista de avião, primeira parada para fotos, as primeiras fotos internacionais... kkkkk, em seguida já paramos na Fortaleza Santa Teresa, muito lindo o local, só que estava fechada, tiramos fotos no entorno e partimos, um friozinho gostoso já era nosso companheiro, no caminho já percebemos a diferença das construções, aquela alegria de estar conhecendo outro país, enfim, tudo diferente, feliz, o gps estava funcionando perfeitamente, vimos várias placas de cidadezinhas e vilarejos turísticos, deu vontade de entrar, mas o foco era chegar em Punta, chegamos próximo das 15:00hrs, nós havíamos saído quase meio dia do Chuí, o bendito do gps nos levou na porta do Hotel Bravamar, um hotel tipo pousada, de frente para o mar e a poucos metros do monumento Las Manos, de cara já encantamos com a cidade e com o hotel, pois tinha estacionamento fechado, o quarto era enorme, limpo e bem localizado, paguei $70,00 dólar pelo quarto triplo, após o check-in fomos passear pela cidade, tiramos algumas fotos no centro e fomos comer, achamos um restaurante próximo a um shopping no centro, lugar legal, comida boa, mas a primeira barreira... o idioma, pra ler o cardápio foi terrível, afinal estávamos bem bisonhos ainda, era o primeiro dia em contato com o espanhol, minha esposa até que se virava, mas eu era uma negação, demorou pra entender que frango=polo, porco=cervo, boi=lomo, comendo percebemos que não havia sal algum na comida, logo ficamos sabendo que saiu uma lei no Uruguai, essa lei proíbe os restaurantes colocar sal na comida, nem saleiros na mesa pode ter, estranhamos um pouco, no entanto o tempero com ervas estava bom, outro aspecto importante é que não era temporada e mesmo assim os preços das comidas estavam um absurdo, cada sentada era R$ 150,00 pila subtraído do bolso..., isso numa refeição para um casal, outros brasileiros que conversamos lá também se espantaram. Satisfeitos com a comida de hipertenso, partimos para a Casa Pueblo, andamos pouco lá dentro, pois já estava próximo do pôr do sol, e que pôr do sol, acredito que é um dos mais belos do mundo, a posição que a casa foi construída é muito privilegiada, não me lembro quanto paguei pra entrar, mas não foi caro não. Enfim, passeamos mais um pouco, tomamos café numa padaria de madames..., o lugarzinho pra ter rico heim... não adianta, Punta é dos burgueses, cheio de carrão importado, as mulheres com cabelo feito... tudo duro de laquê, olha... fiquei espantado de ver, a cidade é linda, mas eu minha esposa vimos que não era para o nosso “bico”, voltamos pro hotel, “bora” descansar pro outro dia.

[googlemap]https://www.google.com.br/maps?saddr=Punta+del+Este,+Maldonado,+Uruguai&daddr=Chu%C3%AD,+Rio+Grande+do+Sul&hl=pt-BR&ie=UTF8&sll=-30.045984,-51.011386&sspn=8.468351,14.27124&geocode=FXVz6v0dkIe5_Cm9C8TIngV1lTGTz9PCgwHdmw%3BFdda_v0dk_7Q_CmRdPmdRN4MlTGkpYxUaPbREQ&oq=punta&mra=ls&t=m&z=9[/googlemap]

Trajeto do dia.

 

10495326_790984514257087_8574455173635207332_o.jpg

Foto clássica... na maioria dos relatos que vi todo mundo tem.

 

1399627_790984757590396_3928877052016965724_o.jpg

Parte da Ruta que se transforma em pista de pouso.

 

10481639_790984990923706_3303504146773476432_o.jpg

10446192_790984977590374_3702529856684584114_o.jpg

Morador local... que encontramos na subida da Fortaleza.

 

10479146_790985360923669_6187225046472092589_o.jpg

Monumento ao Coronel Leonardo Olivera.

 

10404038_790986664256872_8953557167638316031_o.jpg

10582795_790986964256842_4073684677865251770_o.jpg

1889041_790987230923482_4674455833293656533_o.jpg

10583013_790984950923710_8913937665687168151_o.jpg

10506557_790985797590292_8338095158547721482_o.jpg

 

10520661_790990804256458_4663076681190373369_o.jpg

10560278_790991614256377_2366489174705901449_o.jpg

1979374_790992107589661_2409685439339149955_o.jpg

10560454_790992114256327_3724868121991074674_o.jpg

10582936_790992860922919_8229684720089498828_o.jpg

10547048_790993620922843_403555254392193396_o.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

hahauaha, o meu filho adora mapas!

 

quando ele tinha 4 anos fomos pra Pirenópolis-GO... ele pegou os mapas das trilhas das cachoeiras e se declarou o "chefe da expedição", tipo a dora aventureira, hahaha!! era engraçadíssimo.

 

acompanhando o relato. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Acompanhando o relato aqui também, fico feliz que tenha ajudado de alguma forma no planejamento da sua viagem ::otemo::

 

Legal despertar desde cedo a curiosidade do seu pequeno. Quando era criança cheguei a pedir de presente de natal um mapa da américa do sul, sempre fui apaixonado por Geografia e cartografia e ficava horas olhando nomes de cidades, estradas, rios, montanhas e agora viajando de carro pela America do Sul posso conhecer realmente esses locais que eram apenas alguns pontos curiosos no mapa, rsrs :shock:

 

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...