Ir para conteúdo

De carro no Chile e no Inverno - Esqui em Portillo, Termas de Chillan, Corralco, Malacalhuello


Posts Recomendados

  • Membros

Ski no Chile - Esqui em Portillo, Termas de Chillan, Corralco, Malacalhuello ::Cold::

 

Em Junho de 2012 visitei o Chile com minha esposa, nossa intenção era esquiar em Portillo (estação de esqui próxima de Santiago) e Termas de Chillan (localizada mais ao sul do Chile).

 

O relato completo de nossa aventura está em

 

http://viagensaamericadosul.blogspot.com.br/#!/2013/04/ski-no-chile-esqui-em-portillo-termas.html

 

Nossa viagem começou em Santiago, após passarmos 4 dias em Vina Del Mar fomos conhecer Portillo. Seguimos direto de Vina Del Mar para Portillo pela Rota Nacional 60 (RN-60). Este mesmo caminho segue para Mendoza na Argentina.

 

Portillo

 

O caminho até Portillo é lindo, passamos pelas famosas Curvas Caracoles. Esta estrada sempre é listada nas relações de estradas mais belas do mundo. Estava com muita neve na subida, estava lindo. Segui com cautela, ainda não era necessário usar correntes (ou "cadenas" em espanhol).

 

Logo após a subida das dezenas de curvas chega-se em Portillo. A estação estava em pleno funcionamento, estávamos em 29 de junho, ou seja, alguns dias antes do início da temporada no Chile que geralmente ocorre na 2ª semana de julho.

 

Portillo é o centro de esqui mais antigo da América do Sul. Suas pistas receberam o campeonato mundial de ski de 1966 e muitas equipes olímpicas já treinaram em suas pistas entre julho e agosto (época de verão no hemisfério norte, quando as estações e pistas dos EUA e Europa estão fechadas).

 

Pelo que conheci de Portillo, lá não é um lugar para iniciantes no esqui. Existem apenas duas pistas verdes (apropriadas para o aprendizado e prática das pessoas que estão iniciando no esporte). Elas são muito pequenas, cerca de 50 metros, e ficam ao lado do Hotel Portillo. Além dessas pistas, existem algumas poucas pistas azuis (nível intermediário).

 

Nevados de Chillan

 

Depois de Portillo regressamos para Vina del Mar onde estávamos hospedados. No dia seguinte fomos para o Sul pena RN-5 nosso objetivo esquiar em Nevados de Chillan.

 

É importante destacar que existe uma certa confusão nos nomes. A cidade de Chillan fica perto da RN-5 distante 80 quilômetros do resort de esqui. A cidade de Termas de Chillan fica mais para o leste seguindo pela N-55. Já o Complexo Termas de Chillan é um centro de águas termais administradas pelo hotel cinco estrelas “Gran Hotel”, enquanto que Nevados de Chillan é o resort de esqui que é administrado por outra empresa e que conta com outras ofertas de hospedagem. Entendeu?

 

Então, de Santiago rumamos 400 Km em direção ao sul pela excelente estrada RN-5 e chegamos em Chillan. De lá seguimos pela estrada N-55 e chegamos a cidade de Termas de Chillan. Seguindo pela RN-5 chegamos à localidade chamada de Valle Las Trancas (GPS -36.915416,-71.508701). Em Las Trancas http://www.vallelastrancas.cl/ existem inúmeras pousadas, cabanas e alojamentos, que possibilitam uma hospedagem mais barata que os hotéis do resort Nevados de Chillan (GPS -36.909823,-71.416798).

 

Nevados de Chillan é uma das estações que eu considero mais interessante no Chille, é mais barata que Portillo e Vale Nevado e tem uma boa infra-estrutura com 8 meios de elevação e 29 pistas. Uma área de 35 Km de extensão e com desnível de 1.100 metros. O local é ideal para esquiadores iniciantes e intermediários, 30% das pistas são para principiantes e 40% para de nível médio.

 

Corralco

 

Malalcahuello é a cidadezinha mais próxima da Estaação de Esqui de Corralco e tem algumas opções de hospedagem menos caras e também tem alguns restaurante. Nós ficamos em uma cabana muito boa, com cozinha, sala, copa, 2 quartos, calefação e serviço de limpeza, pagamos $ 40.000 pesos por dia (US$ 80). Este local também tinha serviços de aluguel de esqui, snowboard e correntes de neve para carros.

 

Corralco funciona na encosta do Vulcão Lonquimay. A grande vantagem do Centro de Esqui de Corralco são os preços (aulas, locação e ski-lift) que são menores que em Chillan e Portillo. O centro de esqui parece ser excelente para o aprendizado. As duas pistas de aprendizado são enormes e as aulas tem bons preços. Existem ainda várias pistas verdes e azuis. Corralco tem 8 meios de elevação, 500 hectares de terreno esquiável, 25 kms de pistas com um desnível de 920 metros.

 

Detalhes, fotos e dicas de hospedagem no blog. Abraços !!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 1 ano depois...
  • Colaboradores

Vicente, estou doido para conhecer Portillo

 

Achei transfer por 100 reais, mas não sei se irei para esquiar. Porque pelo que eu entendi, serão umas 2:30 h para ir e outras 2:30 h para voltar. Com isso ficarei somente umas 3 h por lá, e como nunca esquiei e irei precisar fazer aula acho que não valerá a pena.

Agora você recomenda fazer um bate e volta partindo de Santiago? Ou é melhor ir logo para Valle Nevado/ El Colorado??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...