Ir para conteúdo

Breve relato e contatos, indo de SP a Manaus de carro por Belém - PA


Posts Recomendados

  • Membros

Bom, acho que faltava uma informação mais fresca sobre como ir de carro a Manaus.

Se eu tivesse mais uns 5 dias, eu teria ido tranquilamente pela temida BR-319, mas como estava viajando sozinho e com dia certo pra chegar a Manaus resolvi ir por Belém com a cara e coragem.

 

Veículo > Fiat Strada Adventure Cabine Estendida 4x2 com GNV (3 cilindros 52m3) e pneus 205/60R15 na dianteira e 205/70R15 na traseira com a suspensão traseira levantada em 5cm por conta do peso dos cilindros.

A única ocorrência durante a viagem foi numa buraqueira o batente da suspensão traseira esquerda chegou ao fim do curso e e perdi o para-lamas interno (já estava raspando no pneu a um tempo), foi arrancado, mas em nada atrapalhou continuar a viagem.

 

Pedágios > Só tem pedágios no estado de SP, se não me engano quando fui a Goiânia por Barretos haviam mais pedágios, mas dá pra cortar indo por dentro por Ribeirão Preto - Uberlândia - Caldas Novas.

São Simão - SP km 281 Pedágio R$6,1

Sales Oliveira - SP km 350 Pedágio R$9,3

Ituverava - SP km 405 Pedágio R$11,3

Nova Odessa - SP Pedágio R$6,8

Limeira - SP Pedágio R$5,1

Leme - SP Pedágio R$6,4

Pirassununga - SP Pedágio R$6,4

Santa Rita - SP Pedágio R$6,1

Total - R$ 57,50

 

Combustível > Como o GNV é raro no Centro-Oeste e na região Norte, tive o cuidado de procurar saber antes de partir, completei o cilindro em Sumaré, e tentando acertar o horário de chegada em Goiânia parei mais uma vez em Ribeirão Preto que é a última cidade com GNV antes de partir para Uberaba e Uberlândia que não tem postos de abastecimento. Novamente abasteci em Aparecida de Goiânia, esse posto fica a somente 20km do posto que existe em Goiânia. A partir de então somente Gasolina ou Etanol.

Sumaré - SP Gas Comum 3,79l R$2,779/l R$10,53

Sumaré -SP GNV 22,341m3 R$1,799/m3 R$40,19

Ribeirão Preto -SP GNV 18,36m3 R$1,89/m3 R$34,7

Aparecida de Goiania - GO GNV 40,342m3 R$2,4/m3 R$96,82

Imperatriz - MA Gas Comum 50,83l R$3,069/l R$156

Belém - PA Gas Comum 42,774l R$2,899/l R$124

Total - 462,24

obs: tivesse feito o trajeto todo com Gasolina, eu teria gasto provavelmente uns 650~700 reais. Tivesse feito todo em GNV eu teria gasto uns 300 reais. Ficou um meio termo, fiquei satisfeito com a autonomia do veículo, rodei 1450km sem abastecer, e teria rodado mais uns 50km, totalizando uma autonomia de 1500km. O tanque da Strada comporta 58~60L

 

Trajeto > Fui pela Anhanguera de Ameriacana até Ribeirão Preto, segue norte indo a Uberlândia, então subindo por estradas secundárias (rodovia 365) na altura de Poços de Caldas e Rio Quente para pegar a BR153 que sobe ao norte em direção a Goiânia, passando por Goiânia, Anápolis e continua na BR-153 até virar BR-010 que é a estrada que cruza por Tocantins e chega ao Pará. Continua subindo pela 010 até Santa Maria do Pará pra pegar BR-316 sentido OESTE, ou ESQUERDA no mapa, e vai seguindo pela 316 até chegar em Belém. Cruzando Belém pegar a Rodovia Augusto Montenegro e ir em direção ICOARAÇI, na Estrada do Outeiro tem uma empresa à sua esquerda chamada TCD que opera as balsas. Os agenciadores podem ser encontrados na Av. Marechal Hermes na ESTAÇÃO DAS DOCAS que parece um porto que virou um Shopping Center ao lado direito da avenida em sentido ao mercado Ver-O-Peso que é um ponto turístico conhecido em Belém-PA.

 

Fiz o trajeto todo em aproximadas 30h parando para abastecer e tirar sonecas, a KM total foram de aproximados 3000km. Porque me perdi dentro de umas cidades por conta do GPS, tivesse ido em linha reta sem errar creio que teria feito uns 2800~2900km. Parti dia 15/07 22:00 e cheguei dia 18/07 04:00

 

Consultei o preço das balsas que fazem o transporte, e a agência que opera com o menor valor foi a NORTECOM TRASPORTES (site http://www.nortecomtransnave.com.br), falei com o CAIO que trabalha como agenciador lá de Manaus, os que operam a partir de Belém vão cobrar em torno de 1300~1600 reais, existem agenciadores que trabalham a partir de Fortaleza que cobram quase o dobro disso (cotaram 2400 no meu caso) e a NORTECOM que me cobrou 950, e segundo o próprio tiozinho que faz as correrias pros agenciadores é um preço bem abaixo do que eles cobram, ele queria me cobrar 1200 com muito choro, dispensei o serviço e despachei com o CAIO mesmo que eram quem eu já vinha conversando desde o começo da semana, todas as cotações acima incluem seguro pela tabela do veículo, em alguns casos não permitem bagagem pessoal junto do carro, e se permitem, eles não se responsabilizam. 3 observações, primeiro, a balsa pode demorar conforme época do ano, pois com mais chuvas teoricamente fica mais fácil navegar, pois há mais água no rio, segundo, pra "descer" de Manaus demora-se 3~4 dias, pra "subir" rio acima, demora o dobro. Então planeje a rota com antecedência, pra não ser pego de surpresa com demora inesperada, terceiro, na NORTECOM me deram a opção de subir junto com o carro mas teria de ficar dentro do carro, acho que depende muito da empresa que opera o trecho, em alguns não permitem e em outros você fica em outro alojamento.

 

Tendo despachado o carro (eles vistoriam o carro e você assina um relatório) eu segui de taxi para o aeroporto de Belém, como cheguei 1 dia antes do planejado estou esperando o meu vôo amanhã ao meio dia, então vou ficar quase 24h esperando meu vôo pra Manaus. A previsão inicial é de que o carro chegue a Manaus terça-feira, mas será normal se entregarem na sexta. Eles disseram que a Balsa partiria hoje de noite, mas podem acontecer imprevistos.

 

EDIT:

Contatos - CAIO da NORTECOM e-mail: ts.transporte@hotmail.com telefone (92) 9380-0285 e (92) 8166-5312

(91) 92116103 (agenciador no porto cujo nome não recordo kkk)

(85) 81846949 (agenciador de Fortaleza)

0cebd3.jpg

foto da "Tanajura" sendo vistoriada antes de embarcar em direção a Manaus.

 

Espero ter ajudado.

Flw mochileiros.

Hyu Park

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...