Ir para conteúdo

Equipamentos de Camping e Aventura - Checklist


Posts Recomendados

  • Membros

Olá a todos,

 

Antes de tudo quero dizer que fiquei muito impressionado quando descobri o mochileiros.com; é incrivelmente organizado, rico de informação e com um visual bacaníssimo. Esse é meu primeiro tópico, então já adianto um pedido de desculpas caso ele não esteja no lugar certo do forum ou se ele contém muita coisa pra um tópico só. Agora ao ponto em questão: minha viagem.

 

A vontade de sair andando por aí me segue há uns 10 anos, mas nunca realmente rolou; seja por estar na escola, ser muito novo, depois facul, e, principalmente, falta de coragem mesmo :shock:

 

Hoje eu estou de facul encerrada, e não tenho absolutamente nada me prendendo a lugar nenhum, então pensei "essa é a hora". O problema é que eu tenho ZERO de experiência em camping, trilha, ou qualquer atividade mochileirística. O que eu tenho é vontade, uma grana pra equipamento e um plano bemmm genérico.

 

A ideia, bem por cima, é ir de alguma cidade mais ao sul de Sampa capital (acredito que Embu seria o ideal) em direção à Curitiba - PR; seguindo ao lado da rodovia Régis Bittencourt (o importante seria a viagem e a experiência, então realmente chegar até Curitiba não seria essencial, somente marcaria o "ponto final"). Já de cara isso leva à primeira pergunta: Seguir perto de uma rodovia é uma boa ideia? De cara eu pensei que sim, pois sendo inexperiente, ficar perto de caminhos à civilização seria uma boa; mas um camarada meu (que insiste que eu vou morrer assim que puser o pé pra fora da porta) me lembrou que o risco de eu ser assaltado ou ser vitima de algum tipo de violência em uma rodovia principal é alto. Eu ainda acho que cobre o risco de ir através de mato ou coisa assim, e também facilita a navegação (ou seja, diminui drasticamente a chance de eu me perder).

O que vocês acham? Perto ou longe da Rodovia?

 

O segundo ponto, e talvez o mais importante, é o checklist de equipamento e todas as dúvidas sobre o mesmo. Os tópicos daqui do mochileiro ajudaram, mas ainda sobraram muitas questões, e eu vou tentar organizá-las aqui:

 

1- Barraca e acomodações pra dormir: viajarei sozinho, então de cara imaginei que precisaria de uma barraca de uma pessoa; mas alguns reviews dessas barracas colocam que elas são pequenas demais, e que não da nem pra colocar a mochila dentro se você também estiver nelas; então mais uma pergunta: qual seria a melhor barraca pra comprar pra essa viagem? As variáveis a se considerar são, em ordem de importância: resistência a chuva e vento relativamente fortes (estarei indo em direção ao sul de São Paulo durante o verão); peso (maior parte do percurso, imagino, será feita à pé); e resistência (um rasgo muito grande pode interromper a viagem na hora). Além da barraca em si, acredito que uma lona pra proteger o fundo da barraca e, como um camarada meu que tem mais experiência nisso sugeriu, alguma espécie de tenda para colocar sobre a barraca e reforçar a proteção contra chuva; quais seriam as dimensões dessa lona e dessa tenda, e o quanto de peso isso adicionaria na minha mochila (não sei se isso é relevante, mas eu tenho 1,71m de altura).

 

Agora pensando no que vai dentro da barraca; que tipo de equipamento devo levar para passar a noite (excluindo roupas, que perguntarei mais adiante)? Nesse ponto devo dizer que conforto, enquanto variável na escolha, vale muito menos que peso (acho que vale muito mais passar algum desconforto durante a noite do que um desconforto adicional durante todo o dia na hora de andar).

 

2 - Água e Comida: comer, beber e dormir, cobrindo esses 3, o resto se resolve. Conseguir água em uma época com muita chuva não me parece muito difícil (mas lembre-se da minha inexperiência), e acredito que poucas pessoas recusariam de arranjar água pra um viajante (ponto de estar perto de civilização, ou seja, rodovia, acredito). O maior problema com água seria, suponho, o peso. Pra não desidratar em uma caminhada com peso, eu precisaria de, pelo menos, mais de 2 litros de água por dia, o que significa mais 2 a, sei lá, 5 quilos de peso; isso sem contar o recipiente. Quanto à esse, existe algum tipo de "saco de água" específico para arranjar, ou para se fazer? Porque até agora a minha melhor ideia foi uma garrafa PET mesmo, por ser bem leve e conseguir carregar bastante água em comparação a um cantil pesadão (mas não tem qualquer tipo de isolamento térmico, entretanto); então pergunta: que recipiente levar pra carregar água?

Quanto a comida, a ideia é levar coisas prontas, o que me pouparia de ter que levar panelas e equipamento de cozinhar, acredito (se vocês acharem que não é bem assim, por favor digam). Coisas do tipo barra de cereal, carne seca, biscoitos, etc. O que levar, e em que quantidade numa relação de volume/dia? lembrando que pra mim as variáveis aqui são, de novo, peso e sua relação de custo/benefício com o acréscimo energético da coisa. P.S.: juro não deixar um papelzinho de embalagem que seja pelo caminho, hehehe.

 

3 - Roupas: O problema aqui é definir que tipo de roupa e em qual quantidade. Imagino que jeans seja lei, a relação de peso resistência é boa e é confortável o suficiente caso precise dormir com ele. O problema é que jeans demora pra secar, o que é uma desvantagem considerando que eu, com certeza, vou tomar chuva. O tempo que pretendo passar sem qualquer lavagem de roupa é de no máximo 5 dias, mas lembrando que eu não preciso estar todo cheirosinho pra estrada; só o suficiente para não ter nenhum tipo de irritação na pele. O clima que vou enfrentar é o que eu já coloquei: muita chuva, muito vento e temperaturas relativamente baixas durante a noite (no mínimo 15° de acordo com a wikipedia), mas geralmente quentes durante todo o dia (se alguém do paraná puder ajudar aqui, seria ótimo). Então: quais roupas levar e em quais quantidades, levando em consideração as variáveis do clima, peso e facilidade pra secar no sol?

 

Há também a questão do calçado. Não tenho money o suficiente para comprar uma dessas mega-botas ipermeáveis, então to pensando em levar uma bota ou tênis mais resistente e bem confortável e uma sandália para tempos mais quentes.

 

4 - Higiene e proteção pessoal: imagino que aqui não tenha muito segredo, tentar manter a coisa básica e leve, o que estou pensando em levar:

 

higiene:

-papel higiênico

-escova de dentes e pasta

-sabão (aqui seria tanto para lavar o corpo quanto as roupas quando der)

-Bucha para limpar calçados/roupas

-lâmina de barbear (gillete mesmo)

-desodorante

-toalha

-*não pretendo levar xampu pq eu usaria o sabão mesmo, já que uso a cabeça praticamente raspada*

 

proteção:

-repelente (vi que tem bastante discussão disso por aqui, mas um OFF é o máximo que eu posso arranjar)

-Kit de primeiros socorros com: band-aid, gaze, esparadrapo, anti-séptico, pomada pra queimadura. (não consigo pensar em mais muita coisa que eu precise levar, pq se rolar algo que esses itens não resolvam, eu vou procurar ajuda de fora).

-purificador de água

-Óculos escuros

-chapéu

-capa de chuva (recomendações bem-vindas)

-protetor solar

-talco p/ pés

 

Acho que é isso. Esse é um dos pontos nos quais estou mais incerto, então qualquer ajuda é bem vinda.

 

5 - Acessórios e aleatórios: Aqui é onde encontrei a maior variação em todos os guias que eu li. Vou colocar aquilo que imagino que é básico. Caso estiver colocando coisa de mais ou de menos, por favor deem conselhos.

 

-Canivete ou ferramenta multi-uso com lâmina, abridor, tesourinha, serra, alicate (me parece útil, apesar de achar que não vou precisar).

-Equipamento pra fazer fogo: fósforos, isqueiro e lupa (eu fazia fogueirinhas usando lupa folhas e galhos secos, não me lembro de ser difícil).

-Material de costura

-Linha de pesca (não para pescar, mas me parece razoável ter uma linha resistente à mão)

-Algum recipiente relativamente pequeno para ferver água (apesar de não considerar cozinhar, me parece burrice não levar nenhum recipiente desse tipo, seja para purificar uma água, seja para passar um café xD)

-Grana de emergência, o mais bem escondida possível

-O que mais vocês sugerirem xD

 

6 - Navegação: aqui entraria pesadamente o método escolhido. Se eu realmente for por perto da estrada, eu dificilmente me perderei, mas de qualquer forma penso em levar:

 

-Bússola

-Mapa(s) da área (viva google maps xD)

-Celular (para consultar meus auxiliares de navegação, ou seja, meus camaradas que podem dar uma olhada no satelite do google maps e me dar alguma dica de rota ou se tem alguma civilização mais perto) + carregador + bateria extra

 

7 - MOCHILA!: o item que mais está me causando dúvidas e, possivelmente, o mais importante. Coloquei esse item por último pq não teria sentido sugerir uma mochila sem saber o que eu vou levar. Eu estou sem noção alguma nesse item, realmente não sei qual comprar; então se você estiver pensando em me ajudar com somente uma coisa, ajude aqui! Qual tamanho, qual capacidade, qual modelo, qual tudo?! Mais uma vez lembrando: vou tomar chuva, bastante chuva.

 

 

Acho que é isso. Me desculpem pela redação, mas quis perguntar absolutamente tudo. Para responder pode usar links que eu não vou ter preguiça de ler (só lembrando que eu já li os principais daqui do mochileiros). A minha última pergunta, que eu acho muito importante é: como proteger meu equipamento? Estando sozinho eu não vou ter escolha a não ser ficar junto dele 100% do tempo, ou existe algum jeito de esconder ele em segurança? Há lugares em cidades nos quais eu possa deixar minha mochila (além de guarda-volumes como em rodoviárias)?

 

Um grande abraço, e agradeço qualquer ajuda!

  • Gostei! 1
  • Vou acompanhar! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Então Galera, andei pesquisando nos tópicos dos amigos aqui e tentei reunir numa lista Gigante as inúmeras dicas do que se deve levar. Bom, as dicas mais importantes que eu encaro como tais são: O menos, menor e mais leve possível do apenas indispensável. A Lista que se segue é para um checklist onde VOCÊ pega apenas como indicação. O bom é você copiar para o word, criar uma tabela com os itens que acha indispensável para o tipo de aventura que vai viver. Então lá vai:

 

Agasalho ( Conferir a previsão do tempo antes de se aventurar é uma bom começo)

Agulha e linha (sempre indicado como um S.O.S muito necessário)

Algodão

Analgésico

Antimofo (na mochila deve ficar longe da comida)

Apito (Pode ser um auxílio para reagrupar a turma ou mesmo em caso de necessidade de socorro)

Band-aids

Barraca

Bermudas

Binóculos

Bomba de ar para inflar o colchão (existem vários modelos, lembre-se de preferir os menores)

Boné / Chapéu

Bota

Bucha de banho

Bussola (Considerar o polo magnético e saber onde nasce o sol podem salvar sua soneca)

Cadeados de segredo (Achei este item ótimo, especialmente se você tem amigos extremamente brincalhões que não pretendem deixar você dormir em paz!)

Calça (moleton)

Calça skaitista (taktel)

Calção (taktel)

Camisetas claras

Canivete Multiuso

Cantil

Capa de chuva

Cartão identificação

Chimas kit (Um chimarrão pode ser uma boa pedida numa roda de amigos!)

Chinelo

Colchão inflável

Colchonete (A Experiência diz que o colchonete é até mais preferível do que o colchão inflável, pela praticidade e volume)

Copo

Corda fina (varal)

Creme dental

Cuecas (Meninas, façam as adaptações necessárias hehe! Mochileiras dão um toque especial no camping!v ::otemo:: )

Desodorante

Detergente

Escova de dentes

Espelho (pq)

Estomazil

Fio dental

Fogareiro

Fósforos

Gaita

Gás/combustível

Gôrro

Hidratante Filtro solar

Hidrosteril p/ H2O (nunca utilizei, não sei como é, mas me parece que foi indicado com veemencia por uns)

Isolante térmico

Isqueiro

Lanterna

Lápiseira

Lençol ou cobertor

Lenços umidecidos

Lona externa

Luvas

Luz interna p/ barraca

Maleta primeiros soc

Mapa da região

Máquina fotográfica

Meias (Grossas)

Memorycard

Mochila cargueira

MP3 player

Óculos escuros

Panelas

Papel higiênico

Pastilha p/ garganta

Pente

Pilhas

Prato

Protetor auricular

Protetor labial

Repelente

Sabão de côco

Sabonete (pq)

Saco de dormir

Sacos Plásticos

Sal / açucar

Shampoo 2 em 1

Short

Silver tape

Sunga

Talheres

Tênis (Extra)

Termômetro

Toalha (Bebê)

Travesseiro Pequeno

Underware

Vasilhame plástico

Violão

Diário de Camping

 

Então galera, tem coisa demais né! pois é! façam as adaptações necessárias e curtam ao máximo! Deixo aqui o meu grande abraço e espero ter colaborado! Fiquem na paz!

  • Vou acompanhar! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Assim, acho importante fazer os check-lists, porém isso vai de cada um fazer o seu.

Eu sou um cara mais básico, levo somente o extritamente necessário para a trip, sem nada a mais, a fim de diminuir volumes e pesos. Até hoje não tive problema nenhum com falta de equipamentos/materiais. E se ocorrer também a gente "adata" ehheeheh.

 

Tipo, essa lista do Playerboy é super completa, mas pra levar toda ela, precisaria uma mochila de 150 L... dai não convém né...

 

Acredito que o melhor é cada um fazer a sua própria mochila com o que lhe acha mais necessário, mas é sempre bom pegar um conhecimento alheio...

Só não pode fazer como na propaganda da nova skin sobre a tatuagem... que pega dicas de todos... e deixa de lado o que tu realmente quer...

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • Membros
::sos:: Quem pode me ajudar? Tds as dicas sao bem vindas, quais seriam tds os equipos necessarios pra travessia? que tipo de mochila e roupas levar? algum tipo de barraca especifica ou as mais simples resolvem? o fogareiro da guepardo resolve? preciso levar agua ou encontro por td a travessia? qual seria o saco de dormir com o melhor custo/beneficio para realizar a trilha Petere, dei uma olhada no TREK 1000 Lafuma ( Peso: 1Kg, Temperaturas: Conforto +8°C, Limite +3°C, Extremo -11°C ) preço R$185,00 e, Dream Lite 500 Deuter ( Peso: 570g, Temperatura: Conforto +17 C, Limite +15°C, Extremo + 3°C ) preço R$205,00, na loja o vendedor falou que mesmo o deuter sendo o extremo positivo dormindo com algumas roupas ele suportaria as temperaturas do local, as vzs ficam bem baixas, ::Cold:: , mas e ai, entre esses qual seria a melhor opção, eu defino pelo peso ou pelas temperaturas, complicado, em relação a estes dois a uma diferença + ou - de meio kilo e quais seriam as outras opçoes, os da trilhas&rumos seriam uma boa opção? Vlw galera, mto obgdo msm. Abç a tds. ::otemo::
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Rinaldo, bem vindo.

Dá uma lida neste tópico

p-n-serra-dos-orgaos-perguntas-e-respostas-t30434-195.html

dê uma lidinha e veja se ainda vai te restar alguma dúvida. Eu creio que não.

Minha dica: procure uma travessia mais light pra começar (pelo visto vc não tem experiência, certo?) Ou contrate um guia. Esta travessia tem orientação complicada no segundo dia, e no primeiro é bem forçada... o animal aqui teve que abortar na subida do ajax..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

E ai Rinaldo, blz??

 

Cara, fiz o inicio da travessia no começo de julho, e como o cacius disse, o animal aqui também não conseguiu concluir a travessia. Pequei pelo excesso, e não aguentei a subida com 20Kg nas costas, tendo passado duas noites mal dormidas, devido ao falecimento de minha avó. Quem sabe mais descansado teria conseguido... Mas, enfim, vamos ao que interessa:

 

Barraca: Cara, se prepara, pois lá, condensa demais. Eu e meu amigo estavamos em uma Super esquilo 2, da T&R, e, mesmo bem esticada, toda montada certinha, ela amanheceu com o teto bem molhado, e o chão também ficou umido. Lógico, não alagou, mas, a condensação lá é forte, e o clima muito umido.

Cheguei a medir, dentro da barraca 3ºC, porém, fora, as coisas congelaram, então, chega a fazer 0ºC.

 

 

Saco de dormir: Fui com um da Quechua Ultralight S10, para 10ºC. O extremo dele, se não me engano, chega a -1º. Dormi de calça e blusa, mas não passei frio não. O mesmo saco, para 5º deve ficar excelente, e custa uns 170 na decathlon.

 

Fogareiro: Qualquer um resolve, mas, tente o mais leve. Fundamental de levar, é algo para usar como para-vento.

 

Agua: No primeiro dia, vc encontra no começo da trilha e depois, só no Ajax, que já é quase no fim da trilha. Depois disso, no acampamento do açu tem agua também. No resto dos dias, não vou saber te dizer. Precisaria consultar o Guia de trilhas de Petropolis, que fala tudo direitinho e bem explicado. Aliás, se vc não tem muito conhecimento, seria bom procurá-lo pra te ajudar nesses detalhes.

 

Roupa: Leve um bom fleece, umas duas camisetas de tecido dry, e de preferencia, uma calça que vira bermuda. Fiz tudo de calça, mas, em um dia quente, é bom pra arejar. Uma boa bota com meias adequadas vão te ajudar bastante também.

 

 

Bem, acho que é isso, se precisar de mais alguma coisa, só falar.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...