Ir para conteúdo

Nunca acampei. Dicas?


Posts Recomendados

  • Membros

Olá, pessoas.

Primeiramente gostaria de dizer que os admiro por levar uma vida que eu gostaria de levar, mas que por incompetência/procrastinação de minha parte, ainda não dei um ponta-pé inicial para tal.

A ideia de acampar sempre me apeteceu, desde criança, mas por não conhecer outra pessoa que se interesse por isso e por falta de dinheiro, acabei nunca pondo em prática.

 

Ainda não tenho barraca, nem material algum de acampamento, ainda não conheço ninguém que aceitaria acampar comigo, tenho pouco (mesmo) dinheiro e sem a menor ideia de como me preparar para um acampamento e dos riscos que terei (na verdade os riscos que mais me amendrontam é ter algum maluco lá na floresta, já que todas as reservas naturais da minha região ficam próximas de cidades). Tenho 23 anos e moro em Sorocaba.

Agora que já terminei meu currículo mochileiro (hehe :D ), vocês me aceitam como um de vocês? :P

Enfim... alguém tem dicas de como devo proceder? Qualquer coisa é bem-vinda: dicas de lugares para ir (com pouco dinheiro), que tipo de barraca comprar, que tipo de equipamento/comida levar, se posso me arriscar a ir sozinho, se devo encontrar alguém para ir comigo (e COMO encontrar essas pessoas), etc.

 

Agradeço desde já.

 

PS: Tenho esses dois links nos meus favoritos há um bom tempo, deslumbrando a possibilidade de ir lá:

cachoeira-paradise-no-vale-do-rio-sorocaba-serra-de-sao-francisco-votorantim-sp-t77028.html

http://etrilhas.com/materias/relato-paranapiacaba-uma-viagem-ao-passado/

 

PS2: não tenho carro

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

não tenho muita experiência com camping, muito menos selvagem, mas a minha dica é começar como eu faço: graças à experiência mínima, quando acampo fico em campings, onde poderei ter alguma ajuda caso não consiga montar a barraca, banheiro disponível e tal. depois que você tiver alguma experiência com camping, aí comece a se programar para fazer um acampamento selvagem. não é nem questão de ser medrosa no meu caso, mas entendo dos riscos que estar sozinha no meio do mato me oferecem e prefiro ter experiência antes de me aventurar (e se você for sozinho fica muito mais fácil estar em camping e ter companhia, até mesmo caso você precise de ajuda).

 

dica pra você que tá com pouca grana: no carrefour eu achei uma barraca de 3 lugares (onde cabem duas pessoas, você vai perceber que sempre é a menos :P), facinha de montar (do tipo iglu, só cruzar as varetas, não tem segredo) por coisa de R$50. eles têm outras parafernálias para camping, coisa bem barata mesmo.

 

quanto a destinos, tô procurando algo legal e barato também. costumava acampar na prainha branca, mas tudo lá (camping, refeição, cerveja) tá caro demais, virou "point".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Já acampei na prainha branca também! E acho que lá é um ótimo lugar para iniciar. Fica próximo a Bertioga, da pra ir de ônibus tranquilo. Vai até Mogi das Cruzes e pega qualquer ônibus que te deixe na Balsa em Bertioga.

 

Falando de equipamentos, para estar bem preparado, eu sugiro que compre ao menos:

-Barraca

-Saco de dormir + Isolante Térmico / Colchão inflavel

-Mochila pra guardar tudo isso e mais algumas coisas basicas(repelente, protetor solar, etc)

 

No demais, me da um toque, que te ajudo na escolha desses equipamentos e sei alguns que estão bem baratos.

Já se quiser fazer comida, é só levar panela e a comida. Na prainha tem o "Camping do Lago", procure o Zel e ele vai te atender bem, ele acabou de instalar um fogão lá :)

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

A dica da artiff é legal, comece acampando em campings estruturados, aprendendo as técnicas e se acostumando com a vida ao ar livre.

Vá comprando os equipamentos aos poucos (barraca de 50tão do Carrefour não é uma boa dica, quando você pegar uma chuva mais forte me conte sua experiência... :mrgreen: ), pesquise bastante aqui no fórum, tem muita dica de equipamentos bons e não tão caros (porque barato mesmo não é).

Depois comece a se aventurar no mato, de preferência acompanhado de pessoas que conheçam o local. Ir sozinho para lugares desconhecidos não é uma prática legal, a não ser que já tenha uma boa experiência.

Procure por grupos de montanhistas, campistas, buschcraft, etc... perto de você. Aqui no fórum tem um sub-fórum dedicado a procura de companhia para as aventuras, sempre tem gente fazendo aluguma coisa em lugares legais precisando de gente para ir junto.

Boa sorte!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
(barraca de 50tão do Carrefour não é uma boa dica, quando você pegar uma chuva mais forte me conte sua experiência... :mrgreen: )

 

hahaha citei a barraca porque detesto chuva e frio, então só acampo no verão, depois de conferir a previsão do tempo mil vezes e ligar para o camping durante toda a semana para perguntar como tá o tempo hahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

E aí Wellington, beleza??

 

Eu gosto muito de acampar mas nunca acampei em SP, não sei se você planeja sair do estado mas lugares como Ubatuba(SP), Praia do Sono, Trindade e Martins de Sá(RJ) são destinos bem acessíveis. Eu resolvi apenas complementar um pouco a lista do aterribili, aqui vai:

 

Falando de equipamentos, para estar bem preparado, eu sugiro que compre ao menos:

- Barraca

- Saco de dormir + Isolante Térmico / Colchão inflável

- Mochila pra guardar tudo isso e mais algumas coisas básicas (Grande se precisar levar toda a comida e cozinhar, Pequena se já tiver tudo nos campings + lugar pra comprar comida)

- Fogareiro + refils de gás se não tiver fogão / Querosene e latinha de milho (suja muito a panela, mas você consegue cozinhar) ***

- Repelente

- Protetor solar

- Lanterna pra usar a noite */ velas pra quando a noite cair e quiser conversar do lado de fora da barraca

- Se for fazer trekking talvez seja interessante levar um tênis pra isso

- Abridor de lata ***

- Papel higiênico ***

- Canivete ***

- Capa de chuva pra você e pra mochila

- Panelas, pratos, talheres e copos ***

- Leite em pó / cereal / enlatados / carne de soja / lentilha / macarrão / arroz / vegetais / batata / manteiga / molho de tomate / etc..) ***

- Travesseiro pequeno

- Tolha de viagem, que absorvem mais água do corpo e secam rápido

- Kit de primeiro socorros básico (remédios, pomadas, band-aid, etc..)

- Camera fotográfica ::otemo::

- O que mais ??

 

*** (camping selvagem e campings mais remotos sem tanta estrutura)

* lanterna de dínamo (manivela pra recarregar a bateria) são ótimas mas duram pouco. Você não gasta com pilha ou bateria.

 

Acho que antes de se jogar num camping selvagem vale a pena fazer algumas trips de camping para a serra e para a praia até se sentir confiante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
E aí Wellington, beleza??

 

Eu gosto muito de acampar mas nunca acampei em SP, não sei se você planeja sair do estado mas lugares como Ubatuba(SP), Praia do Sono, Trindade e Martins de Sá(RJ) são destinos bem acessíveis. Eu resolvi apenas complementar um pouco a lista do aterribili, aqui vai:

 

Falando de equipamentos, para estar bem preparado, eu sugiro que compre ao menos:

- Barraca

- Saco de dormir + Isolante Térmico / Colchão inflável

- Mochila pra guardar tudo isso e mais algumas coisas básicas (Grande se precisar levar toda a comida e cozinhar, Pequena se já tiver tudo nos campings + lugar pra comprar comida)

- Fogareiro + refils de gás se não tiver fogão / Querosene e latinha de milho (suja muito a panela, mas você consegue cozinhar) ***

- Repelente

- Protetor solar

- Lanterna pra usar a noite */ velas pra quando a noite cair e quiser conversar do lado de fora da barraca

- Se for fazer trekking talvez seja interessante levar um tênis pra isso

- Abridor de lata ***

- Papel higiênico ***

- Canivete ***

- Capa de chuva pra você e pra mochila

- Panelas, pratos, talheres e copos ***

- Leite em pó / cereal / enlatados / carne de soja / lentilha / macarrão / arroz / vegetais / batata / manteiga / molho de tomate / etc..) ***

- Travesseiro pequeno

- Tolha de viagem, que absorvem mais água do corpo e secam rápido

- Kit de primeiro socorros básico (remédios, pomadas, band-aid, etc..)

- Camera fotográfica ::otemo::

- O que mais ??

 

*** (camping selvagem e campings mais remotos sem tanta estrutura)

* lanterna de dínamo (manivela pra recarregar a bateria) são ótimas mas duram pouco. Você não gasta com pilha ou bateria.

 

Acho que antes de se jogar num camping selvagem vale a pena fazer algumas trips de camping para a serra e para a praia até se sentir confiante.

 

Pelo jeito o meu resumo das coisas básicas foi bem grande rs

Agora o item fundamental, não esqueça da água, se não for camping estruturado, você pode sofrer esquecendo-a!

 

Mas tem alguns itens aí que da pra reutilizar, por exemplo, uma camiseta e bermuda ou blusa viram facilmente um travesseiro :D

Ou mesmo o abridor de lata, que com uma faca e imaginação você abre qualquer coisa! rs

 

Agradeço a complementação Gregório!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Galera, desculpa a demora em responder.

 

Então, agradeço as sugestões de lugares que deram e também as dicas.

Pô, Gregório, eu pedi dicas, não um livro de regra de RPG, haha (isso NÃO foi uma crítica a sua resposta, apenas não estava esperando uma dica tão completa assim, com condições pra cada item e tal).

Dos lugares que citaram, essa prainha branca que a artiff citou me parece o lugar mais acessível pra mim no momento. Pra sair do estado eu já precisaria de mais dinheiro, que é o que me falta no momento.

Mesmo para começar meu primeiro camping, vou ter que esperar um tempo até conseguir comprar todos os equipamentos, já que nem tênis adequado para isso eu tenho ainda e com um salário de estagiário fica tudo mais complicado.

Mas enfim agradeço a todo mundo que ajudou! :)

 

Se alguém tiver mais dicas de lugares para ir, ainda estou aberto a sugestões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

wellington, prainha branca tem uma trilha MEGA tranquila, de meia hora a quarenta minutos. eu faço de havaianas sempre, e uma mochila normal + a barraca de cinquentão + um colchonete dão facilmente para um belo fim de semana (sem previsão de vento nem chuva hahaha). ah, e lanterna!

 

pegue o trem até a estação estudantes (mogi das cruzes, sai do brás se não me engano), depois pegue o busão ou van até bertioga (uns R$15). vai te deixar na balsa, atravesse até o guarujá e pegue a trilha. tem um bandejão lá (lipe's point, também é pousada) que a última vez que fui tava uns R$10/pessoa (deve ter aumentado, mas nada exorbitante), então veja se vale a pena comprar tudo para fazer comida. tem uma padaria lá também, eu quando vou me viro com pão e frios no café e na janta, e almoço nesse bandejão.

 

eu fico no camping cantão (http://www.campingcantao.com.br/), é o último camping da prainha (logo, uma caminhada maior com mochila nas costas, e pela areia fofa, além de ter de atravessar a praia inteira para comprar pão e ir no bandejão), mas é bem mais calmo, normalmente só tem a galera que tá no camping e uns surfistas hehe. quando fui, tava tendo uma promoção e pagamos R$20 na diária com almoço incluso. tente negociar isso por e-mail com o dono, considerando que estamos na baixíssima temporada (e no site estão cobrando preço de alta ainda).

 

enfim, se quiser ter a experiência de um camping sem ter de investir em equipamento, a prainha branca é a melhor pedida (: lá eu já dormi até na areia hahahaha

 

dica de horário: saia de casa CEDO. a balsa só vai até meia-noite, e conte aí com umas seis horas de viagem (o trem é lento, se você for de van vai ter de esperar ela encher para sair, pode ter algum acidente no caminho e você perder o horário da balsa... enfim. e não deixe para sair de lá tarde também, lembre-se que o ônibus vai te deixar em mogi e você ainda vai ter de pegar o trem para voltar para casa (ou pague a mais e pegue o busão até são paulo). nessa vez que dormi na areia, tive que dormir na rodoviária também porque teve um acidente na volta e cheguei em mogi à uma da manhã, logo o trem já havia fechado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Legais suas dicas e relato de experiência, artiff! Elas me previnirão de vários eventuais problemas. :)

Talvez prainha branca seja meu primeiro destino, então, já que é um destino barato se comparado a outros lugares.

 

Só falta eu me equipar minimamente, pelo menos, e ver se consigo encontrar companhia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...