Ir para conteúdo

Bs As - Ushuaia - El Calafate - Torres del Paine (Full day) - El Chalten / JAN-2014


Posts Recomendados

  • Membros

Bs As - Ushuaia - El Calafate - Torres del Paine (Full day) - El Chalten / Janeiro 2014

 

PASSAGENS AEREAS: R$ 1.870,00 ( RJ X Bue X Ushuaia X Calafate X RJ) Aerolíneas Argentinas. A Aeolíneas tem o ponto positivo de ter a maior parte dos voos no Aeroparque, que é um aeroporto bem mais próximo do Centro que o Ezeiza. A Lan é outra que empresa que voa para a Patagônia, é mais confortável, mas é mais cara e tem um menor número de voos para a região.

 

CAMBIO: Leve real e troque por pesos argentinos no microcentro de Buenos Aires no "Cambio Justo" (procure eles no Facebook e marque a data que vai trocar o dinheiro). Eles colocam a cotação das moedas todos os dias e são muito confiáveis. Quando eu troquei a cotação foi a seguinte:

1 real = 4 pesos argentinos ( a cotação da casa de cambio do aeroporto era de 2,36 pesos)

1 dólar = 10 pesos argentinos

 

Pague tudo que for possível na Argentina em pesos, não vale a pena pagar pelo cartão de crédito antecipado. Veja o exemplo do hotel de El Chalten. Custou 230 dolares (2 noites com as taxas).

Pagando com cartão de crédito: 230 X 2,4 = 552 reais

* cotação oficial do dólar: 1 dólar = 2,4 reais

 

Pagando na hora com pesos trocados naquele cambio paralelo: 230 X 6,4 = 1470 pesos = 367 reais

* cotação oficial do peso: 1 dólar = 6,4 pesos

 

OBS: Quando eu fui embora a cotação do Real tava 4,40, e do Dólar 11,70!

 

Considerações gerais sobre Ushuaia e El Calafate

 

PASSEIOS: A maior parte dos passeios é “fechado”, você reserva com uma agência de turismo, tudo com hora marcadinha. Não adianta ficar pesquisando porque os preços são iguais, isso quando não rola um monopólio dos passeios por apenas uma empresa de turismo autorizada. Monopólio é uma palavra que a Argentina adora! Se quiser deixar tudo planejado, é possível reservar tudo pela internet. Mas também dá para reservar na hora, se chegar na cidade com um mínimo de antecedência. Exceto o passeio do Trekking no Gelo em El Calafate, que é muito procurado e tem vagas limitadas. Esse eu aconselho reservar e pagar antes.

 

COMIDA: Cara! Comparado aos preços de Buenos Aires é caro. Se você for comer os pratos típicos da região (Cordeiro, Centolla – King Crab, Merluza Negra..) fica caro, mas se for comer pastas, pizzas, milanesas, não fica tão caro assim. Além desses pratos típicos, que você deve experimentar, prove o doce e o sorvete de Calafate, que é um frutinha muito saborosa dessa região. As cervejas locais são ótimas também.

 

USHUAIA

 

HOSPEDAGEM: Hostería Patagonia Jarké – Diária: R$293,00. Reservei na Decolar. Muito boa. Tem uma ladeira para chegar, mas como Ushuaia cresceu numa encosta, a maioria dos hotéis tem esse problema nada grave.

 

TRANSPORTE: Taxi. Usei taxi para tudo que foi necessário. Apesar de ter lido relatos de problemas com taxistas que não cobraram pelo taxímetro, isso não aconteceu comigo.

Aeroporto X Centro = 55 pesos

 

PASSEIOS:

 

-Pinguinera - Valor: 650 pesos / Duração: 6h / Saidas: 9:30 AM e 2:30 PM (Info: http://www.piratour.net/) Esse é o único passeio mais “limitado”, pois só podem andar com os pinguins grupos de até 20 pessoas. Então, reserve logo quando chegar na cidade para não correr o risco de não ter mais vagas. É incrível andar do lado dos pinguins, vale muuuito a pena. Imperdível! Depois de ver os pinguins, tem uma visita num museu marinho bem interessante.

 

-Passeio de barco (ilhas dos pássaros, leões marinhos, farol les eclaireus) - Valor: 350 pesos / Duração: 6h / Saidas: 9:30 AM e 3:30 PM. É um passeio pelo Canal do Beagle muito bom. Tem opção de ir com Catamaran e com Yate. Com Catamaran é mais rápido e balança menos, por isso escolhi o catamaran. Os barcos são muito confortáveis e quentinhos por dentro. Existe um passeio de barco mais longo, que vai até próximo da ilha martillo (onde ficam os pinguins), mas parece que o barco não pode se aproximar tanto da ilha. Ou seja, é muito longo, caro e cansativo por muito pouco. Acho que o passeio de barco mais curto vale mais a pena.

Taxa portuária – 10 pesos (paga-se na hora do embarque)

 

-Parque Nacional Tierra del Fuego -Valor: 350 pesos / Duração: 6h / Saida: 8:30 AM

OBS: É possível fazer esse passeio de taxi, ou alugando carro. Mas eu acho que vale muito a pena fazer com guia. O meu guia, Oscar o nome dele, foi excelente, explicou muitas coisas interessantes.

Ingresso do parque :80 pesos

Trem do fim do mundo (opcional) – Valor: 230 pesos. Em um determinado momento do passeio, chegamos a tal estação de trem. Parte do grupo se dividiu entre os que iam pegar o trem ou não, e depois todos se reencontram. Sinceramente, muito caro pelo o que é. Uma coisa meio sexagenária, bem dispensável.

 

-Cerro Martial – Fui de Taxi, foi bem rápido. Lá em cima tem algumas trilhas interessantes para se fazer. Metade de um dia é o suficiente para desfrutar. Eu fiz o passeio de barco pela manhã, almocei, e fui passar o resto do dia no Cerro. Quando descer faça uma parada na Casa de Té que tem lá embaixo que é uma gracinha. (Chá = 25 pesos)

Taxi para o Cerro: 50 pesos

Teleférico: 80 pesos por pessoa. Funciona de 10h às 17h (última descida). Mas você pode descer depois desse horário a pé, no verão ainda tá claro, e não é nada longe.

 

-Museu do Presidio – Bom passeio para um fim de tarde, quando não estiver fazendo nada. Tem visitas guiadas às 11:30 / 18:30 (Valor do ingresso: 80 pesos)

 

RESTAURANTES:

 

*El Turco (Av San Martín 1440) – é um restaurante menos turístico, não tem os pratos mais famosos, e por isso é mais barato. O bife de chorizo, milanesas e massas de lá são muito bons. A conta para 2 pessoas dava em torno de 150 pesos.

*Moustachio (Av. San Martin 298) – acho que é um dos turísticos mais baratos da área. Cordeiro com guarnição e bebida deu uns 260 pesos.

*El parador – DELIVERY – Um dia estávamos muito cansados e pedimos o jantar para entregar no hotel. Pedimos 2 pratos: milanesa e grelhado, e bebida. Deu 150 pesos. Mas veio MUUUUITA comida, 1 prato já seriam mais do que o suficiente para alimentar 2 pessoas.

 

EL CALAFATE

 

HOSPEDAGEM: Hosteria Hainen - Diária: R$221,00. Reservei na Decolar. Bem mais ou menos. Mas eu acho que o padrão hoteleiro da cidade é fraco mesmo. Rua de terra, tem uma bela ladeira para chegar no Centro, mas isso até foi tranquilo. O problema é que a pousada é toda de madeira, e de noite qualquer coisa fazia muito barulho. Café da manhã basicão, mas isso é outro problema argentino.

 

TRANSPORTE: O aeroporto fica bem longe do Centro, o táxi custa em torno de 240 pesos. A boa opção é o transfer de van por 70 pesos por pessoa. Assim que chega no aeroporto é possível contratar o serviço.

 

PASSEIOS: (Info: http://www.hieloyaventura.com/ e http://www.chaltentravel.com/main.php )

Eu acabei reservando e pagando todos os passeios (e as passagens de ônibus para Chálten) com antecedência pela Chalten Travel, porque fiquei com medo de não ter mais vagas para o Trekking (e não tinha mais mesmo!). Por esse lado foi bom, mas saiu tudo mais caro. A empresa cobrou 10% de “taxa de conveniência” sobre o valor final, além de ter sido tudo em dólar e os 6% de IOF do cartão de crédito. A dica que eu dou é a seguinte, reserve somente o trekking com antecedências, os outros passeios e a passagem de ônibus para El Chálten dá para comprar quando chegar lá na cidade, é uma forma de economizar.

 

- Mini Trekking no Glaciar Perito Moreno: Valor: 800 pesos / Duração: Dia inteiro / Saída: 8:00 AM A única empresa que faz a Hielo y Aventura. SENSACIONAL! O ônibus te busca no hotel, e a primeira parada é nas passarelas em frente ao Glaciar, onde você fica umas 2h livres. Depois, o ônibus te leva até uma pequena embarcação que vai te levar até as proximidades da geleira. Dali, tem uns minutos de caminhada até onde se coloca os grampões e se inicia o Trekking no gelo por cerca de 1h 30. Tem a opção do Big Ice (1200 pesos), onde você passa umas 6h andando no gelo, eu achei meio caro. Mas se você tiver muito afim de fazer um longo trekking pelo gelo, vale a pena. Se você quer apenas saber como é a sensação de andar pelo gelo, o mini trekking já vale muito a pena.

 

- Torres Del Paine (Full day): Valor: 800 pesos / Duração: Dia inteiro / Saída: 5:30 AM

Ingresso do parque: 18.000 pesos chilenos ou 40 dólares. Logo na fronteira, eles te levam numa loja que tem uma casa de câmbio. Nessa loja, se você trocar seus dólares por pesos chilenos, a entrada do parque sai por 36 dólares (já é uma pequena economia!)

Foi o parque mais lindo que eu visitei. Cada lago tem uma cor mais incrível que o outro, há vários guanacos dentro do parque, que dá para chegar bem perto deles. O vento é muito brabo lá, o guia foi ensinando altas técnicas para não ser levado pelo vento, além de contar histórias de pessoas que não tiveram muita sorte. Se tiver com pouco tempo, esse passeio já vale para conhecer os principais atrativos do parque. Mas, é claro que passar mais dias lá vale mais a pena, sobretudo se ficar em hotel dentro do parque mesmo.

A Alfandega chilena não permite entrar com frutas e alguns alimentos de origem animal, mas dá para entrar com sanduíches e biscoitos em pequena quantidade sim. Além disso, no passeio eles te dão de brinde, uma vianda (como eles chamam os lanches) com sanduíche, biscoito, cereal e água. Não tem muito tempo para comprar comida dentro do parque não, além de ser meio caro.

 

RESTAURANTES:

* Pub (esquina da Puerto Deseado com a Puerto San Julian): 1 pizza e cervejas artesanais, saiu por 250 pesos.

* Don Pichon (Puerto Deseado) - Cordeiro assado, com batata e a bebida, saiu por 350 pesos

 

EL CHALTEN

 

HOSPEDAGEM: Posada El Barranco - R$ 183,00 a diária para casal. Excelente! Reservei pelo Booking, e como paguei só na hora, foi a que saiu mais barato. Tinha a opção de ficar dentro da pousada, ou num Bungalow (tipo um chalé) enorme, de 2 andares que cabem 6 pessoas, pelo mesmo preço. Tem cozinha completa (fogão, pia, microondas, tostadeira de pão). E, o melhor, eles deixam tudo do café da manhã dentro dela no dia anterior, e você pode comer na hora que quiser. Tinha bolo, pães, cereais, iogurte, frutas, geléia, café, leite, chocolates, chá, erva mate, muita comida mesmo! A vista da pousada é linda, tem boa TV a cabo, com TV de LCD. Olha, vou te falar, nem dava vontade de sair! Mas, eu acho que os quartos dentro da pousada não são tão interessantes assim não. O Bungalow é a parada! Ah, só um problema, o Wifi pega muito mal no bungalow. Mas pra que internet nesse lugar tão lindo???

 

TRANSPORTE: De El Calafate, custa 390 pesos ida e volta. Na volta o ônibus passa pelo aeroporto. Tem um esquema que você pode reservar o ônibus e mais algumas noites em Hostels que saem bem em conta, deem uma olhada no site da Chalten travel.

 

PASSEIOS: Tem muitas trilhas bacanas para fazer. Logo quando chega na cidade, rola uma mini palestra com o guarda florestal explicando como se deve conviver harmoniosamente com a natureza. Ele também mostra as principais trilhas. Achei muito interessante o fato desse ter sido o único parque totalmente gratuito que eu fui. Não precisa pagar nada para desfrutar dessa cidade tão linda. O único problema é o tempo, absurdamente inconstante, o que pode dificultar a visibilidade.

 

RESTAURANTES:

*Ahonikenk (Martin Miguel de Guemes 23)- Muito bom. Os pratos individuais servem muito bem 2 pessoas. Milanesa = 75 pesos / Bife de Chorizo = 130 pesos

*La Cerveceria (Av. San Martin 564) – Cervejas, petiscos e massas muito bons. Muitos pratos vegetarianos (para quem curte). Chopp = 33 pesos / Pizza = 90 pesos / Batata rústica (excelente) = 44 pesos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 32
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • 1 mês depois...
  • Membros

Olá! Sei que vc foi em Janeiro, verão, menos frio.

Mas no Cerro Martial existe possibilidade de caminhar sobre a neve?

 

Vou agora no final de Abril, começo de Maio e gostaria de saber se em algum local de ushuaia poderei caminhar sobre ela.

Ou algum outro ponto próximo!

 

Seu relato foi muito útil, principalmente pelo preço dos passeios, me ajudou muito a planejar (principalmente em saber que posso visitar TORRES DEL PAINE por 800 pesos, muito bom! Obrigado!

 

Ah, outra dúvida, abril-maio é considerado baixa temporada? Será que conseguiria preços menores no passeio (o que duvido muito, sendo que são "tabelados").

 

Obrigado e boa viagem a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Vou agora em abril para Ushuaia e Calafate. Chego em Ushuaia de manha num domingo e parto na tarde de quarta feira. O que voce recomenda fazer em Ushuaia durante a segunda e terça? Tem como aproveitar fazendo algo no domingo a tarde e na quarta de manha? Para el calafate chego na quarta a tarde e parto na sexta a tarde, vou fazer o mini treking na terça. Estou correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá!

 

Eu fiz todos os passeios em 2 dias e meio em Ushuaia. Dá para se organizar e fazer um passeio de manhã e outro de tarde, de acordo com a sua preferência.

 

Se quiser fazer compras pela cidade, saiba que o comércio fecha de 12h às 16h mais ou menos. Mas nem recomendo muito fazer compras, porque é meio caro.

 

Ah! tenho uma dica para compras. Eu precisei comprar um casaco melhor. A maioria das lojas possui no 2º ou 3º piso uma área só de outlet, com roupas pela metade do preço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pessoal, só uma informação que pode ser útil aos que vão se planejar:

De acordo com o site da HIELO & AVENTURA http://www.hieloyaventura.com/

o MINI_TREKKING é realizado somente de 1/agosto a 1/maio,

e o BIG ICE de 15/setembro até 30/abril

Mandei email para confirmar e me passaram que são estes dias mesmo.

 

Não sei se dependendo da situação do clima e da procura eles acabam estendendo a outros dias, mas é bom trabalhar com estas datas. Alguém tem feito os passeios fora destes dias?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

É, eu acabei alterando a data da viagem, vou chegar em El Calafate em 21/04. O grande caso é que recomendaram eu reservar o Big Ice por ser muito limitado (nº de vagas) e também por ja estar no final dos dias dele (já que fecha em maio). Tentei contato com a Elchaltentravel.com, porém eles não me respondem.

 

Alguém reservou este e/ou outros passeios desde o Brasil? Como fizeram?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
É, eu acabei alterando a data da viagem, vou chegar em El Calafate em 21/04. O grande caso é que recomendaram eu reservar o Big Ice por ser muito limitado (nº de vagas) e também por ja estar no final dos dias dele (já que fecha em maio). Tentei contato com a Elchaltentravel.com, porém eles não me respondem.

 

Alguém reservou este e/ou outros passeios desde o Brasil? Como fizeram?

 

Olá! Estou indo dia 07/04 e pretendo fazer o Big Ice dia 18/04, mas não vou reservar antes! Abril é temporada intermediária então a procura não é tão alta como nos meses de verão. Vou deixar para reservar um dia antes. De qualquer forma, vc deve reservar diretamente com a única empresa que faz o passeio: a Hielo y Aventura (http://www.hieloyaventura.com/)

 

Abraços e boa viagem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eu reservei pela Chalten Travel, que é uma empresa de turismo que faz o intermédio de diversos passeios, eles responderam rápido por e-mail. No caso do trekking do gelo, a empresa responsável é a Hielo y Aventura, e é possível agendar diretamente com eles também.

Com a Chalten, eu paguei 10% mais caro de taxa de conveniência (não sei se a Hielo também cobra), mais os 6% de IOF do cartão. Então, é claro que comprando lá sai mais barato.

Abril é baixa temporada, eu ACHO que não vai estar tão procurado, mas, ainda assim, é um risco que se corre. Eu fiquei com medo, e de fato, quando eu cheguei em El Calafate não havia mais vagas. E olha que a quantidade de grupos indo era enorme. Acho que o Big Ice é um pouco mais restrito que o mini trekking, então, é maior o risco de não ter vagas.

Os outros passeios é besteira reservar antes. Dá para reservar quando chegar lá na boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...