Ir para conteúdo

Bolívia, Peru, Chile, Argentina e Paraguai de Carro - A Aventura da Vida


Posts Recomendados

  • Membros

Galera,

 

A seguir farei um breve relato de como foi essa viagem simplesmente incrível que eu, minha noiva e mais dois amigos fizemos pela América do Sul.

Para ficar mais fácil, separarei em tópicos e, caso alguém queira alguma informação mais específica é só perguntar.

 

1-) Roteiro

Saímos da cidade de São Paulo e nosso intinerário foi traçado no Google Maps, sendo o destino mais distante seria Macchu Picchu e o caminho de volta deveria contemplar uma visita ao oceano pacífico e ao deserto de Sal. Dessa forma, as cidades nas quais ficamos (não apenas passagem) são as seguintes:

*Corumbá - BRA

*Santa Cruz de la Sierra - BOL

*Villa Tunari - BOL

*Cochabamba - BOL

*La Paz - BOL

*Puno - PER

*Cusco - PER

*Puno - PER

*Arica - CHI

*Iquique - CHI

*Calama - CHI

*Uyuni - BOL

*Tupiza - BOL

*San Salvador de Jujuy - ARG

*Formosa - ARG

*Ciudad del Este - PAR

*Foz do Iguaçu - BRA

 

Alguns trechos desse roteiro ficaram um pouco pesados para fazer, mas sem dúvida não estragaram o andamento da viagem como um todo. Como estávamos em 3 motoristas, foi tranquilo revezar e o cansaço foi facilmente driblado!

 

2-) Documentação

Quando estávamos nos preparando para essa viagem, um dos pontos com os quais mais nos preocupamos (além da preocupação a respeito do carro, se ele aguentaria o tranco) foi a documentação que seria necessária para não ter dor de cabeça nos lugares pelos quais passaríamos. Foi um pouco complicado encontrar todas as informações necessárias consolidadas em apenas uma fonte, mas no final das contas conseguimos junta-las todas e não passamos muitos perrengues. Segue a Lista necessária para rodar nesses países:

* RG com menos de 10 anos de emissão ou Passaporte dentro do prazo de validade

* Carteira internacional de vacinação emitida pela ANVISA com o comprovante de dose da febre amarela carimbado

Se não for de carro, esses documentos acima são suficientes. Porém, caso vá de carro, a lista aumenta consideravelmente:

*PID (permissão internacional para Dirigir) - é tranquilo demais de tirar, dá pra fazer tudo pela internet no site do detran (pelo menos aqui em SP)

*É importante que o carro esteja em nome de um dos integrantes da viagem, pois se for de outra pessoa, será necessária uma ordem de translado assinada e com firma reconhecida em cartório para rodar nesses lugares. DETALHE: No Peru, nem com a ordem de translado roda! Se não estiver no nome de alguém que esteja no carro, sem chance de sequer entrar.

*Ao entrar em todos os países é necessário parar na ADUANA para fazer o registro de entrada do veículo no respectivo território, sendo que, no PERU, NÃO DEIXE DE FAZER O SEGURO SOAT!! isso pode causar uma dor de cabeça terrível, como foi o meu caso. Na Bolívia, façam questão de pegar a "declaracion Jurada de entrada e salida de veículos" a não apresentação desse documento quando solicitado por qualquer policial pode culminar no apreendimento do carro sem possibilidade de fiança (está na lei deles)

*Seguro carta verde, com validade para os países visitados

*Documento original e cópia do carro e dos motoristas (vale a pena levar pelo menos umas 3 cópias, precisei usar todas as vezes que entrei e saí da Bolívia.

*Equipamentos de segurança: esse ponto é muito importante. Os policiais desses países não podem ver um carro estrangeiro que já vão parando, é incrível. fui parado todas as vezes que passei por algum policial e, em alguns casos, eles ficam procurando detalhes bobos para conseguir algum dinheiro pediram para olhar até o extintor e o triângulo do carro em algumas das revistas. por isso atentem-se a esse ponto. Levar dois triângulos, cabo de aço, step em condições de uso, extintor dentro do prazo de validade e carregado e algumas lâmpadas extras para o caso de as lanternas queimarem. caso tenha qualquer coisa fora, os caras não perdoam.

*Levem um galão: na Bolivia é muito dificil comprar gasolina. lá existe uma lei que diz que estrangeiro deve pagar 3x o valor que os bolivianos pagam e, quando o posto não tem o tal do boleto para vendas internacionais, eles simplesmente recusam-se a vender gasolina, por isso o galão é muito importante, pois permite que você consiga comprar mais facilmente combustível e, caso eles não queiram vender ainda assim, é possível pedir para algum boliviano que esteja passando por ali, desde que você dê alguns trocados para ele rs... Isso é bem ridículo lá, eles não tratam turista muito bem, na verdade rola um descaso considerável

*Não façam esse roteiro em um carro que não seja 4x4, precisei atravessar alguns desertos e vários rios, se não estivesse em um 4x4 teria ficado em muitas partes do caminho, especialmente no trecho entre Puno e Arica.

 

3-)Pontos altos visitados:

*Pantanal (Corumbá)

*Cristo de la Concordia (Cochabamba)

*Estrada das cordilheiras, entre cochabamba e La Paz > essa estrada é fantástica e lá em cima tem um lago fenomenal!

*Centro de La Paz > caótico e com ar MUITO poluído, mas vale a pena conhecer e comprar roupas e lembranças pois é muito barato!

*Chacaltaya > uma montanha nevada nos arredores de La Paz Fantástica (5 mil mts de altitude)

*Estrada da Morte de Bike - Simplesmente Fantástico

*Valle de La Luna - Muito legal

*Tiwanaku - Impressionante, vale demais a pena conferir

*Lago Titicaca

*Cusco > Isso mesmo, a cidade é fantástica. concentre-se nos arredores da Plaza de armas

*Macchu Picchu > Sem palavras!

*Litoral Chileno - Iquique > cidade muito bacana e também boa demais para fazer compras, ela tem uma zona livre de impostos (só fiquei sabendo lá)

*Deserto do Atacama

*Vulcão Ollagüe

*Deserto de Sal

*Cordilheira - lado argentino > caminho de tupiza para San Salvador de Jujuy

*Ciudad del Este > melhor comprar lá do que nos EUA, é tudo MUITO barato e coisas originais, como IPAD, IPHONE ULTRABOOKS e etc, se o assunto é eletronico, lá é o lugar!

*Cataratas do Iguaçu

 

Bom como passei pelos pontos principais desse passeio, vou dar uma parada pois já escrevi bastante. Caso alguém queira mais informações específicas sobre a rota, distâncias valores gastos e etc eu tenho todas as planilhas do planejamento da viagem comigo ainda, é só pedir que eu envio.

 

Para finalizar, deixo o link abaixo que é o resumo desses 23 dias de viagem em apenas 4 minutos de vídeo. vale a pena dar uma olhada e se animar para fazer esse rolê que é FANTÁSTICO!

ABRAÇOS!!! :wink:

 

Trailer (1 min):

 

Video oficial (4 min):

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

A viagem parece ter sido fantástica! Estou planejando a minha para fevereiro. Será norte da Argentina, Chile e Sul da Bolívia.

Poderia me passar a planilha de custos? Como estavam os preços dos combustíveis? A carta verde e o declaração da bolívia, como proceder para adquirir?

Abraços e parabéns pela viagem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 2 meses depois...
  • Membros

Henry, top. Farei um trecho muito semelhante ao seu. Sairei de sp - Corumbá - Santa Cruz - cochabamba - la paz- puno - cusco - p. Maldonado - acre - e descer pelo Mato Grosso.

Minha principal questão é quanto à Bolivia. Esse trecho que eu citei esta asfaltado? Meu carro eh uma tucson 4x2. Qual a distância de Corumbá a Santa Cruz?

 

Enfim, toda info q puder me passar da Bolivia será muito mais que bem-vinda!

 

Partirei, com minha esposa, se Deus quiser, dia 24/1/15.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...