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Peru - 18 dias - Fevereiro 2010


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Olá Moçada,

resolvi em cima da hora fazer essas trip, e apos ler MUITO esse forum, livro do Zizo e informacoes de diversos lugares, montei esse roteiro inicial

 

8/2/2010 - Lima

chegada as 10:55

o que fazer? Citi Tour

onde ficar? Hostel Loki (http://www.lokihostel.com)

 

9/2/2010 - Lima

o que fazer? dia livre (descubro o que fazer por la)

como sair? busão de noite pra Huaraz - nao decidi a companhia ainda

 

10/2/2010 Huaraz

chegada entre 06:00 e 08:00

o que fazer? Passeio pelas ruínas de Chavin, enquanto vou me aclimatando

onde ficar? Hostel Churup (http://www.churup.com)

 

11/2/2010 Huaraz

o que fazer? Passeio pela Lagoa de llanganuco

 

12/2/2010 Huaraz

o que fazer? Passeio pelo Glaciar de Pastoruri - 5200mts, até la estarei aclimatado (I hope)

 

13/2/2010 Huaraz

o que fazer? free, descubro por la

como sair? busão de noite pra Lima

 

14/2/2010 Ica

Chega cedo em Lima e já pega um bus pra Ica

o que fazer? de tarde passeio de buggie/sandboard em Huacachina

onde ficar? a ideia é se hospedar no La Casa de Arena, recomendado pela Júnia Pimenta

 

15/2/2010 Ica

o que fazer? Passeio Islas Ballestas + Paracas

como sair? não sei se saio no mesmo dia pra Nazca ou fico por lá e saio as 06:00 - a definir isso + companhia busao

 

16/2/2010 Nazca

o que fazer? Sobrevoo das linhas... se sobrar tempo ir no Aqueduto

onde ficar? a definir

 

17/2/2010 Nazca

o que fazer? um casal aqui recomendou visitar a Punta San Fernando... estou tentado a ir, mas posso cortar se me delongar antes

como sair? busao de noite pra Arequipa

 

18/2/2010 Arequipa

o que fazer? devo perder a manha, pq o busao demora ateh 14h... entao de tarde city tour

onde ficar? a definir

 

19/2/2010 Arequipa

o que fazer? Canion de Colca, 1º dia

 

20/2/2010 Arequipa

o que fazer? Canion de Colca, 2º dia

como sair? Busao de noite pra Cuzco

 

21/2/2010 Cuzco

o que fazer? demora pra chegar, talvez perca a manha... circular na plaza de armas

 

22,23,24,25,26/2/2010 Cuzco

o que fazer? o que parece estar liberado: Chinchero, Urubamba, Moray, Maras, Ollantaytambo, Tambomachay, Qenko, Puka Pukara e Saqsayhuaman. Tem 20 dias pra eles acharem uma solucao para MP, mas se não achar, fica pra proxima trip

como sair? voo pela Taca as 07:56 para Lima, e de Lima para GRU as 12:55

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1º dia - Lima

 

o voo chegou bem no horario, as bagagens chegaram inteiras e fui pechinchar um taxista (o taxi oficial do aeroporto ateh miraflores custa S45), pechinchando encontrei um taxi nao de aeroporto que faria por S35... que taxi trash, um toyota a diesel ano 80 e bolinha caindo aos pedacos... deu medo mas fui trocando uma ideia com o taxista e ele fez um caminho pela praia (assim eu podia me localizar geograficamente)

 

o hostel Loki eh bacana... mas da mto pouco latinoamericano... tem 1 grupo de argentinas e todo o resto eh de westerners, americanos, ingleses, aussies alemaes, com excecao de uma gangue de israelenses q chegou junto comigo. o lugar inspira confianca ateh, mas todo cuidado sempre eh pouco com suas tralhas

 

Lima, apesar de ser costeira, tem um desnivel de uns 40-50m entre a cidade e a praia em si, composto de varias falesias... algo diferente e bem bonito.

tambem tem muitos parques, cheio de canteiros de flores impecavelmente bem cuidados.

 

as 13h sai pra dar umas bandas em miraflores: conheci o parque del amor (em si nao eh grandes coisas, mas a vista eh animal), tem um pessoal do lado fazendo paragliding q faz a S150 o passeio de 15min (RS100, to tentado a fazer no segundo dia, bora ver...). conheci o shopping larcomar, construido no meio/em cima das falesias bem no meio da cidade... muito bom o lugar, mas nao vale consumir nada, muito caro. ah, aproveitei pra tomar um pisco sour (S15 bebida tipica peruana - pra mim horrivel, uma batida de uma aguardente de uva com ovo e limao, bem azedo)

 

sai do shopping em direcao ao centro de Miraflores, entrando pelo caminho numas lojinhas q nao sao pra turista ver, mas bacana de se ver pra vivenciar um poco a vida do Limenho. Cheguei no parque central/kennedy mas nao achei o lugar absolutamente nada demais, exceto pela quantidade absurda de criancas disputando os brinquedinhos montados la. a Catedra da virgem milagrosal tambem nao tem nada demais, bem estilo colonial, mas nada que a gente nao conheca morando no Brasil.

 

depois voltei ao hostel e fiquei de bobeira bebendo Cusqueña (cerveja daqui, boa ateh) e acabei conversando por horas com uma mocada q tinha acabado de conhecer (filipino, israelense, americano e ingles).

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2º dia - Lima

nao reparem na pontuacao, aqui os teclados nunca estao configurados

quanto aos nomes dos lugares, eu vou corrigir com calma depois, visto que sempre tem mta gente querendo usar pc em albergue

 

a noite foi horrivel, um calor do diabo e um frances roncando botaram a prova meu sono pesado.

de manha combinei com o filipino para darmos uma volta no Centro de Lima, pegamos um taxi (S 12) e comecamos pela plaza de armas... provavelmente a maior do peru... tem ao redor o palacio arcebispal, a catedral, Palacio do governo e diversos predios coloniais muito bem conservados... ficamos de bobeira um tempo apreciando e um guarda da policia turistica perguntou se queriamos informacoes (muito prestativo por sinal). acabou por indicar o quiosque de informacoes turisticas, aonde nos atulharam de mapas e folhetos com varias opcoes para conhecermos

 

comecamos pela Museu Combatientes del Moro de Arica, mantido na casa onde o Heroi peruano Cel. Bolognesi nasceu. muito fraco o museu pra S 5, nao tem nada demais e tenta exaltar o lado heroico peruano na batalha que eles foram destruidos pelos chilenos. nao recomendo ir la...

decepcionado com a perda desses soles, fomos no Museu de filatelia Peruana, que era free, mas muito ruim.

andamos um pouco mais ateh encontrar o Museu de la Inquisicion y del Congreso, free tambem... interessante, falando de toda parte processual do julgamento e condenacao dos hereges na America latina. Varias ilustracoes da epoca, uma parte de catacumbas onde os hereges apodreciam esperando pelo julgamento e algumas formas de tortura que a Santa Inquisicao usava para °livrar° os hereges do mal ou arrancar confissoes... Lugar legal, visto que foi free, se tiverem tempo conhecam

 

a fome bateu e paramos em um restaurante de esquina, cujo menu del dia por S 12 era frango (bom), papas fritas (boas), salada (deu medo comer, nao topei), 1 copo de inka kola(sem gas, horrivel) e uma torta (peguei a de floresta negra, INACREDITAVELMENTE SENSACIONAL, do tamanho de um tijolo e muito saborosa)

 

entao ai fomos ao que acabamos por descobrir sendo o melhor de Lima Centro: Museo del Convento de Santo Domingo. um antigo monasterio superbemconservado, com belas obras de arte, mobiliario original, uma biblioteca enorme de livros do seculo 17 e catacumbas assustadoras com ossos de 25000 pessoas somente no primeiro nivel (muitos, muitos femures e cranios)

 

depois voltamos a Miraflores, dei um tempo, me despedi de meus novos amigos e peguei um taxi para a garagem da Cruz del Sur (companhia de onibus, em Lima nao existe terminal rodoviario, curiosamente) rumo a proxima parada: Huaraz

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3º dia - Huaraz

 

o Onibus da Cruz del Sur era realmente bom. Um Marcopolo de 2 andares novo (ateh serviram lanchinho a bordo)

ao meu lado foi uma Suica de seus qse 40 anos que estava mochilando sozinha a AL ha 4 meses (inacreditavel a quantidade de europeu q vem fazer mochila por meses a fio) e tinha bastante assunto. Finalmente umas 2h depois dormi... mas nao por muito tempo... la pelas 4h eu tive um pesadelo absolutamente sinistro e acordei com falta de ar... conclui q ja devia estar ha uns 3000 m... me acalmei, bebi meio litro de agua e perdi meu sono pro resto da noite.

 

chegando em Huaraz, a temperatura estava em torno de 10c, bem nublado e com cara que nao ia melhorar muito. O taxista do Hostel ja estava me esperando (amem) e fiz o check-in as 07:00. Lugar bem legal, meio vazio mas impecavelmente bem cuidado.

ja esquematizei um trekking para conhecer o Chavin De Huantar (S 35), ruinas de um povo que habitou a regiao 2000 anos antes de Cristo (ou seja, bem mais antigo q Inca, Maia, Asteca e cia). O que poderia ser excelente acabou sendo bem meia boca.

 

O Busao passou as 9:00 no hostel, e passou mais 1 hora pegando gente em outros hostels. acabei ficando do lado de uma Hungara muito simpatica, habitante de Stuttgart... o que ajudou a tornar as longas horas ateh as ruinas menos macantes.

detalhe que o guia disse que de manha faz sol, mas de tarde SEMPRE chove, e eh muito perigosa a estrada com chuva

 

a estrada, se fosse boa, permitiria uma trip de uma hora e meia... maaaaaaaaaaaaas... um ziguezague gigante, buracos do tamanho de um caldeirao e pedras do tamanho de lhamas no meio da pista (alias, sempre rola deslizamento... e em nenhum trecho havia barreiras contra tal... MUITO hardcore) nos custou QUATRO HORAS pra chegar no restaurante do lado das ruinas.

no meio da trip, a vista para a Laguna Querococha e pausa pro cha de coca a 4000m (tem gosto de nada, de grama aparentemente, mas eh incrivel como aumenta sua disposicao)

 

chegando no bendito restaurante, mais 1h pra comer a pilha de comida que serviram (adivinhem? Pollo com fritas!!! eta povo criativo) e esperar a galera mais de idade comer com calma.

 

bom, as Ruinas finalmente estavam a nossa frente as 15h, com um sol de rachar a cabeca. Um lugar realmente bonito, no encontro de 2 rios, com o Templo disposto de maneira que o sol de manha aparecia entre duas cordilheiras (Blanca e Negra) e se punha entre 2 montanhas da Cordillera central. Blocos gigantes de granito muito bem cortados, mas vindos de sabe Deus de onde, dispostos com uma simetria impressionante.

 

mas, claro, algo ia atrapalhar. o guia, que parecia uma metralhadora falando mostrou as coisas do lado de fora(menos interessantes) durante longos e torridos 30 minutos, tempo necessario pra nuvens pretas aparecerem do nada e comecar a cuspir raios. O cara resolveu correr, mostrou as catacumbas em 15 minutos e saiu correndo pro onibus. detalhe: SEM TODOS OS TURISTAS que ainda estavam nas catacumbas quando a luz de dentro ACABOU... imaginem a gritaria que foi.

 

putos e desolados, embarcamos devolta as 16h, pra chegar em Huaraz as 19h (notem que durou menos tempo a viagem, apesar de chuva o tempo todo...)

 

ah, detalhe que ao chegar em Huaraz, nao havia LUZ. a companhia tem feito °cortes° de luz diariamente, por motivos desconhecidos...

 

O dia acabou nao saindo como o planejado, mas foi uma aventura e tanto... amanha tem glaciar de Pastoruri, saindo as 7 da matina rumo a 5.200 metros de altitude!!!

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Brunão, eu vou para Huaraz nos prox meses!

Bom ler seus relatos... vc acha q é melhor fechar pacote antes de chegar em Huaraz ou nao tem necessidade?

a cidade é grande? tem hostel's com facilidade? e as agencias, pechincha ajuda?

 

Toda sorte a ti,

uma boa aventura

abraço

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4º dia - Huaraz

 

bueno, como falei, hoje era dia de Glaciar de Pastoruri, a 5200 metros de altura!

o dia amanheceu com sol, e do terraco que fica em cima do hostel vc tem uma vista privilegiada da segunda maior montanha das Americas: Cerro Huascaran.

 

tomei meu desayuno (2 paes com uma geleia de morango incrivel q fazem por aqui, cha de coca e cafeh com leite)

hj o tour passou qse 8h da manha, mas eu fui o ultimo a entrar no onibus...

 

como nem tudo sao flores, do meu lado havia uma senhora francesa de 70 anos que nao falava absolutamente nada alem de frances e buenos dias. enfim, fiquei interagindo com uma belga e uma inglesa do banco da frente, ateh que o guia (outro, gracas a Deus) comecou aquelas piadas sem graca de comeco de tour GRITANDO no meu ouvido e no da belga (eu sou um cara q ouve musica alta, falo alto e sou barulhento - mas sou mega amador comparado ao cara). ele disse que iamos de bus ateh o sopeh e de la poderiamos caminhar 2km morro acima ou andar a cavalo por 1,5km e andar 500m

 

o caminho hj era diferente, tinha sol e a estrada, embora em mas condicoes, era muito melhor que a pra Chavin (bom lembrar que essa soh subia, a outra subia e descia). demoramos umas 2h ateh a entrada do parque Huascaran, reserva onde ficam os nevados da regiao, e de la ateh o sopeh do pastoruri mais 1h.

 

o falta de ar ja comecou dentro do bus e saquei que o pessoal mais velho (tipo a senhora francesa) nao ia conseguir sem os cavalos, e olhe la... eh um teste fisico consideravel caminhar e carregar seu proprio peso nessa altura.

 

bom, chegamos la e... cade os cavalos? tadaaaaaan... necas... todo mundo ia ter q encarar morro acima no peh e na coragem.

de comeco a subida eh simples, mas eh dificil manter o pique pra quem nao ta acostumado ou nao tem preparo... meu coracao tava na boca, a mochila parecia pesar uns 20kg, o vento dificultava o equilibrio e vc respirava e o ar nao vinha.

 

resolvi apelar, saquei um chumaco de folha de coca e comecei a mascar... pode ter um gosto horrivel de capim, mas eh um esteroide animalesco... a fadiga desapareceu em 15m e cheguei la no alto uma meia hora antes do que eu achei q conseguiria...

 

bahhh, eh indescritivel. a sensacao de superacao eh... magica... vc rompe seus limites e tem como premio uma vista sensacional, que corre risco de sumir em alguns anos devido ao aquecimento global. o vento bate e vc enregela... e quando o sol bate sem vento vc comeca a suar loucamente... eh uma sensacao muito diferente que todo mundo deve experimentar.

 

claro que eu comi o gelo do glacial. claro que nao era gostoso e tinha gosto de ferro

Alias, legal lembrar que vc ta vendo neve quase na altura do equador.. tipo Recife-PE!

 

bueno, pra descer todo santo ajuda... entao a volta pro bus foi susse, pra saida do parque tambem... e nao choveu!

quase em huaraz, descemos e fui comer uma Truta fresca recem pescada... coisa papa fina, picante pra diabo, do jeito q eu gosto...

 

no caminho de volta acabamos combinando um trek °nao pra turista ver°, estilo mais aventura, para amanha com a belga e um argentino pela llaguna Churup... o carro passa pra me buscar as 7h, entao vou-me nessa pq estou um trapo!!

 

ateh!

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5º dia - Huaraz

 

o destino do dia era o Lago Churup, um dos mais bonitos e de trek dificuldade alta (soh me falaram q era o trek mais dificil quando eu tava semimorto no meio).

 

O taxi passou as 07:30 pra me buscar no Hostel. o Marino(argentino) e a Annelies (belga) ja estavam a bordo... e em 40 minutos o taxi nos levou nas cercanias de Huaraz, de onde andariamos por 1 hora ateh a entrada do parque de Huascaran (o mesmo de ontem, S5 na entrada) e mais 3,5h de subida muito TRASH...

 

Ateh a entrada do parque, passamos por uns vilarejos mega pobres pela zona rural morro acima. Curioso eh q nenhum nativo da zona rural curte fotos, eles sempre se escondem. (sabe Deus pq... vai ver a supersticao diz q as fotos vao roubar as almas deles)

 

logo na entrada do parque, comecei com o peh esquerdo, enfiado 30cm numa lama oculta... weee!

Comecamos a trilha de verdade eram umas 9:30... caminho em si era bonito, com varias cachoeiras e gargantas ao nosso lado, e quando as nuvens permitiam, um nevado ou outro aparecia. A trilha estava bem demarcada, mas MUITO irregular...

 

Passada 1 hora entre as nuvens chegamos a primeira escalada. algo tipo 60-70º bem inclinado, abracando a rocha. Resolvi perguntar se tinha equipo de seguranca e... adivinhem? claro q nao! era na mao mesmo, tenis na pedra umida e muita coragem... bueno, nada impossivel, passando o medao subi susse e o trecho da trilha piorou... MUITAS rochas irregulares, e a altitude tava pegando forte... eram ja 4000m. fui procurar as hojas de coca e... putz! esqueci!!!! que merda!!! sem folha de coca pra ajudar vai ser foda!!!

 

De parada em parada a cada 100m, bebendo o resto a agua q eu levei e comendo barrinha de cereal, fomos indo e indo, com o sol quase dando o ar da graca. Ainda faltava subir muito quando ai veio A escalada. uma subida de uns 20m, em cima de uma garganta, se segurando entre o cabo de aco e as pedras. Na boa, juro que nunca passei tanto medo na vida... pra ajudar o corno do guia ainda disse q volta e meia um europeu se esbolacha 20-30m abaixo e ou morre ou quebra uns 20 huesos.

 

Bah, eu nao tinha andado um inferno pra morrer na praia. Avaliei o risco e confiei nos meus bracos... A Adrenalina foi tanta, mas tanta q quando acabei de subir... eu estava absolutamente sem dores no corpo e o ar fluia como se eu estivesse na beira do mar.

 

mais um pequeno trecho meio pela borda da agua e la estava ele... o Lago de Churup. o de pior acesso, lindo, cercado de montanhas e com varios tons de azuis, ajudados pelo sol que saiu enquanto estavamos la.

 

Denovo. a sensacao de vitoria, de poder e determinacao eh algo indescritivel... ontem no pastoruri era mais alto... mas a trilha eh peanuts comparada a essa... fiquei uns 15 minutos olhando pro Lago e para o Nevado Churup, de 6 mil e pocos metros ao lado dele, sem fazer nada... somente com um vazio na cabeca... inexplicavel a sensacao

 

a adrenalina baixou um poco e comecamos a bater zilhoes de fotos e fazer varios filmes por la... devorei 2 sanduiches de queijo e bebi a agua do lago (ah, na boa, impossivel me fazer mal de tao pura que era... e se fosse fazer, valeria a experiencia)

 

O Nirvana durou 1h, pq depois la em cima o ceu comecou a empretecer com cara de chuva e o Nevado do outo lado da lagoa sumiu. Sinal de chuva. Peh na trilha denovo.

 

descer foi muito, mas muito pior do que subir... nao sei se foi a descarga de adrenalina, falta de oxigenio, dor no joelho de tanto forcar na subida ou falta de agua (visto q durante a descida minha garrafa se suicidou garganta abaixo) soh sei q descer foram 3h de pesadelo, dor e uma satisfacao meio sadica...

 

la embaixo ja fizemos o mesmo tour rural, interagimos com os locais (principalmente as criancas... sempre querendo saber de onde eramos e se tinhamos chocolates, caramelitos, balas, etc)

ja no comeco da civilizacao pegamos um coletivo rumo a Huaraz - alias, que experiencia bizarra... uma besta que cabiam 12 pessoas com 20 dentro, descendo por uma estrada de terra muito podre a alta velocidade... eu apesar de estar comprimido no fundo, dei com a cabeca 2 vezes no teto

 

enfim, hoje foi fenomenal, talvez um dos dias mais alucinante da minha vida. tou podre, com bolhas nos pehs, queimado de sol e as pernas bambas... mas faria tudo denovo pra rever o q eu vi la em cima.

 

amanha queria uma laguna 69, que eh mais facil de se chegar e de cor turquesa, cercada de nevados... mas sozinho nao rola. S 260 com guia. e como eh baixa temporada, nem as agencias acharam interessados. entao vo pra um trek mais light pelas lagunas de Llanganuco e de noite pego meu busao rumo a Lima seguido de Ica

 

ateh!!!

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6º dia - Huaraz

 

acordei as 8:00 e a primeira coisa que eu pensei foi °Ainda bem que eu nao fui pra Laguna 69...° Amanheci com MUITA dor nos joelhos, e com uma queimadura de sol monstra em cima das maos.

 

o passeio hj prometia ser light, somente ateh a primeira laguna de Llanganuco (Chinacocha). hj nao era busao, e sim uma Van. Haviam muitos peruanos, 1 menina da letonia, 1 francesa e um casal de coroas de PoA (muito simpaticos alias). o lance bacana de Van eh que por ser menor, parece que a galera interage mais...o Guia era o mesmo do pastoruri, o Max... gente fina e melhor que os outros que vi por aqui...

 

a primeira parada foi em Carhuaz, vilarejo famoso pelo seu sorvete na regiao... tomei um sorvete de cerveja (sim, de cerveja) e comprei luvas pq as queimaduras na mao tavam feias... lugarejo sem nada muito especial

 

proxima parada foi a cidade sepultada de Yungay... em 1970 um terremoto destruiu boa parte da regiao, mas o que arrasou Yungay foi a avalanche que desmoronou do Huascaran Norte (foi tanto gelo que caiu que ja fazem 40 anos e o nevado ainda nao se recuperou)... morreram 25000 pessoas, e

eh assustador saber que vc estah 8 metros acima do nivel original da cidade... soh sobrou a torre da igreja, 4 palmeiras q estavam em linha com a torre da igreja, e o cemiterio, q era numa colina (curioso saber que os 92 sobreviventes foram salvos por estarem ali)

 

Desgracas a parte, vamos logo ao lago... estradinha como sempre mequetrefe, muito irregular e cheia de curvas, para subir ateh o lago...

 

ahh, o lago... nao eh como o Churup, isolado, selvagem... era de facil acesso, com bastante infraestrutura. Isso nao torna o lago menos impressionante. Com uma cor turquesa bem viva, vc fica extasiado de ve-lo entre os paredoes de pedra do Huascaran e Alpamayo

 

podia dar um roleh de barco com os nativos pelo lago... mas optei por uma trilha ao redor dele. nao me arrependi, foi bem legal... em seguida resolvi encarar um milho (que alias, eh mais branco, tem as bolinhas maiores e tem um gosto melhor do que o nosso) e uma especie de pipoca nao estourada das mega bolinhas.... boa tambem.

 

voltamos susse pela estradinha ateh um restaurante no meio do caminho, onde resolvi encarar um Cuy um tipo de porquinho da india que eles tem por aqui... bom, carne meio dura e dificil de comer... nao curti. valeu mais pela foto do que pelo gosto.

 

proxima parada Caraz, quase anoitecendo... para provar o Manjar blanco, uma especie de doce de leite que eles tem muito orgulho por aqui, mas sinceramente muito pior que o que temos por ai no Brasil.

 

Chega ao fim minha passagem por Huaraz... cidade com pouco a oferecer por si soh, mas o Hostel eh fantastico (Churup Guest House - S 20,00 pelo dorm, com desayuno e acomodacoes praticamente de luxo) os passeios sao bem bacanas (e baratos por supuesto). Pra quem curte natureza, um lugar indispensavel. com certeza vou voltar aqui um dia pra um trekking de varios dias e conhecer a llaguna 69

 

fiquei meio assim de sair daqui em 4 dias e ja ir pro sul... Trujillo parece um lugar legal, Chiclayo tambem... maaaas... hj rolou um boato que vai rolar um sismo por la amanha (calma, sismo eh um terremoto BEM suave, casas nao desabam com ele)

 

agora vou pegar um Bus pra lima e de la pra Ica-Huacachina (total umas 12h de trip), um oasis perto da costa para praticar sandboard e ver animais marinhos

 

ateh!!

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7º dia - Huacachina (Ica)

 

a noite foi meio ruim no busao... nao conseguia pegar no sono e pra minha infelicidade sentou crianca de 4-5 anos atras e na minha frente, abrindo berreiro esporadicamente durante a noite. pelo menos minhas maos queimadas melhoraram um poco de tanto creme q eu passei e o joelho se recuperou

 

cheguei em Lima 1h antes do previsto, e tive q esperar por 1h30 pelo primeiro Bus rumo a Ica, mais ao sul, no deserto de Nazca. Durante o trajeto, mais comedia romantico-depressiva americana.

 

Em Ica, um sol de rachar e 40 graus no coco... ja de cara fiz a primeira cagada: fui direto pra Huacachina sem fazer cambio, e ao chegar la descobri q soh em Ica rolava. (S 10 no lixo, mas tdo bem). o Hotel (El Huacachinero) eh bem massa, tem uma piscina sensacional, 2 papagaios e 1 arara (informacao bem util :lol: ). ta com uma ocupacao razoavel, mas os dormitorios vazios, soh pra mim (S 20,00). Ja cheguei e agendei um passeio de buggy e sandboard pras 16:30

 

Huacachina em si eh um lugar bacana, microvilarejo com boa estrutura de restaurantes e hostels, mas pouco oferece alem das dunas ao redor... hj tava bem crowd pq era valentines day aqui no peru, (e ainda domingo) entao tinham centenas de casais andando ao redor do lago no maior romance... mas poucos turistas aparentemente, tudo peruano

 

as 16:30 comeca a aventura... no carro umas americanas do Bronx, um alemao q trabalha em Cingapura, um casal de romenos e um japa muito locao. o Motorista era completamente louco, e as dunas GIGANTES... serio, achei q ia voar varias vezes pq ele ia no pau e as vezes o carro descolava do chao nas descidas... mto alucinante!

 

entre uma parada e outra: sandboard! soh tinha praticado em Sao Francisco do Sul-SC mas la as dunas sao uma piada perto dessas... entao primeiro fui de barriga e quando quando fui tentar em peh, me custou uns 10 tombos ateh descer uma duna de 30m direitinho...d muito alucinante... vale a parada em Huacachina soh pra fazer esse tour. depois da loucura, um banho de piscina... Irado!

 

amanha passeio pras Islas Ballestas, na reserva de Paracas... comeca as 6 da matina e acaba meio dia. tarde livre e pego um bus mais tarde pra nazca

 

ateh!!!

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