Ir para conteúdo

Baños - Muita Aventura no Equador


Posts Recomendados

  • Membros

Cercada por três vulcões, a pequena cidade de Baños é parada obrigatória para quem está em busca de aventura e muita natureza no Equador. Falando em vulcões, o Tungurahua (em quéchua “Garganta de Fogo”), já causou, e até hoje causa muita preocupação entre moradores e turistas. Em 1999, colocou todos os habitantes para fora da cidade por cerca de três meses. Em 2006, 2008 e 2010, voltou a entrar em forte atividade deslocando alguns moradores. O vulcão é monitorado através de um observatório especial e em caso de alguma emergência, toda a população já sabe como deve agir. Apesar disso, a cidade vive cheia de viajantes do mundo inteiro.

 

Como Baños é bem pequena, tudo na cidade fica perto e pode ser feito a pé. No Centro, perto da Basílica está localizado a maioria dos hotéis, restaurante, mercados e agências de turismo que oferecem diversos tipos de passeios.

 

Como chegar

 

A rodoviária de Baños fica a umas três quadras do centro. A partir de Quito, Ambato e Riobamba há muitos ônibus durante todo o dia e não é necessário comprar passagem com antecedência. De Cuenca não há ônibus direto para Baños, é necessário ir até Riobamba ou Ambato e de lá seguir viagem . Um detalhe, em Ambato o ônibus irá parar em uma avenida e não em um terminal, para pegar o ônibus para Baños é só atravessar a rua.

 

Quito – Banõs: 4 horas (3,50 dólares)

 

Ambato – Baños: 1 hora (1,00 dólar)

 

Riobamba – Baños: 2 horas (2,00 dólares)

 

Cuenca – Ambato: 7 horas (8,00 dólares)

 

Cuenca – Riobamba: 5 horas (6,00 dólares)

 

Onde ficar

 

Há muitos hotéis, hostels, pousadas e todo tipo de acomodação que você possa imaginar. Devido a grande oferta, costumam oferecer bons serviços e ótimos preços. Fiquei no Planta y Blanco e recomendo. O hostel é bem grande e há diversos tipos de dormitórios. Fiquei em um quarto compartilhado para seis pessoas e paguei seis dólares por noite, sem café da manhã. Caso queira, o café é cobrado à parte, são três dólares e inclui: ovos mexidos, um pedaço de bolo, pão, geleia, manteiga, café (puro, com leite ou chá) e suco.

 

O que Fazer

 

La Casa del Arbol – É nessa casa na árvore que fica o famoso “Balanço do fim do mundo”. Apesar das fotos assustarem um pouco, chegando lá você se da conta que na verdade o balanço é bem seguro e não fica em um precipício como as fotos sugerem. A casa foi construída por Carlos Sanchez – um senhor de 74 anos, que após a erupção do vulcão Tungurahua em 1999 decidiu monitora-lo de perto.

 

Como Chegar

 

Trilha – Há algumas trilhas saindo de Baños que levam até o local do balanço. Duração: de 2 a 3 horas. Lembre-se de que você está a mais de 1800 metros de altitude e isso irá influenciar no seu ritmo.

 

Ônibus – Há um único ônibus que vai até a Casa da Árvore diariamente. A saída é pontualmente às 14h e o regresso às 16h. Valor: um dólar.

 

Táxi – Irá cobrar de 10 a 15 dólares ida e volta.

 

Baños

 

Rota das Cascadas – Para fazer esse caminho você pode alugar uma bicicleta ou então contratar um tour. Fiz de bicicleta, pois além de você aproveitar mais e ficar o tempo que quiser em cada cachoeira, é mais barato. Há muitos lugares para alugar bicicleta em Baños, os preços vão de 5 a 10 dólares, dependendo do modelo. Junto com a bicicleta, você receberá um mapa do percurso, capacete e um kit básico para consertá-la caso aconteça alguma coisa. Fiz o caminho mais curto de apenas 20 km até a Cascada Machay, passando também pela Manto de la Novia e Pailon del Diablo- apenas na Machay é possível nadar. Em cada cachoeira que você for visitar é necessário pagar um dólar. Para ir, o caminho é praticamente todo em descida, caso não queira voltar pedalando é possível pegar uma caminhonete por dois dólares.

 

Esportes de Aventura – As opções são muitas: rafting, tirolesa, rapel e saltos de ponte estão entre os mais procurados. Para isso será necessário comprar o passeio com alguma agência, os preços são em torno de 20 a 30 dólares. Há muitas por toda a cidade, vale a pena dar uma pesquisada e negociar o preço.

 

Amazônia – Baños serve como base para os que querem se aventurar pela Amazônia no Equador. Os passeios mais comuns são de três ou quatro dias, mas também há outras opções. Mais uma vez será necessário fechar o tour com alguma agência. Normalmente, os pacotes já incluem alimentação, transporte e hospedagem.

 

Águas termais – As piscinas com águas aquecidas também fazem bastante sucesso entre moradores e turistas de Baños. Há várias em toda a cidade , porém a única que abre a noite é a Baño de la Virgen – 5h às 17h e das 18h às 22h. As entradas custam de dois a três dólares.

 

Texto publicado originalmente no meu blog (http://www.voltologo.net/banos-muita-aventura-equador/)

  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Rá! Achei o que eu queria! Justamente sobre a cidade que mais me interesso de conhecer no Ecuador!

Ótimo relato Murilo! Obrigado por compartilhar conosco!

Pelo que entendi em geral as atrações da cidade são bem baratas. Me respondi uma coisa Murilo, as agências estão em sua maioria localizadas no centro da cidade, há alguma avenida especifica ou algo assim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 3 meses depois...
  • Membros

Fala Brother! Beleza ?

 

Rapaz, Bela viagem !

Eu gostaria de saber mais ou menos, quanto você gastou com essa viagem, quanto deu ao todo, claro que sem incluir os passeios e outras coisas, e queria saber se você pode confirmar algo para mim, pois, dizem que o real está muito em conta no Equador, e que se levar o Real e transferir para moeda local, é uma forma de fazer o dinheiro se tornar rentável, é verdade isso ou é mentira ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Membros

O Equador é um país muito barato para se viajar... Gastava uma média de US$ 20,00/dia com alimentação, transporte público e hospedagem em quarto compartilhado..

Não entendi muito bem essa questão da moeda que você mencionou...Até porque a moeda do Equador é o Dólar Americano! Portanto, acho que é mentira... hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...