Ir para conteúdo

[COLÔMBIA] San Andrés, Providencia y Santa Catalina - Outubro/2011


Posts Recomendados

  • Membros

Eaí galera, beleza?

 

Vamos ao relato da viagem que fiz com minha esposa para San Andrés, Providencia y Santa Catalina – Colômbia/Outubro de 2011.

 

--------------------

ROTEIRO

04/10/2011

Saída do Brasil para Colômbia. Escala em Bogotá e rumo direto para San Andrés.

 

04/10/2011 - 10/10/2011

San Andrés

 

10/10/2011 - 12/10/2011

Providencia e Santa Catalina (ilhotas próximas de San Andrés)

 

12/10/2011 - 15/11/2011

San Andrés

 

15/11/2011

Infelizmente nada é para sempre. Hora de volta para a realidade. San Andrés de volta para o Brasil.

 

----------------------------------------

 

PASSAGENS AÉREAS

No trecho internacional (BRASIL/COLÔMBIA/BRASIL), irei com as milhas da TAM. Sendo que gastos com taxas devem ficar em torno de R$300,00/casal. No trecho doméstico, as melhores tarifas (custo x benefício) que encontrei foram ida pela AVIANCA e volta pela AIRES. Pela COPAIR os horários são ruins e as passagens mais caras.

 

Brasília/São Paulo/Bogotá/São Paulo/Brasília

TAM – Milhas – R$405,00/casal (taxas de embarque R$354,68 + R$50,00 transferência pontos KM de Vantagens)

 

Bogotá/San Andres

AVIANCA – R$580,00/casal

 

San Andres/Providencia/San Andres

SATENA – R$486,00/casal

 

San Andres/Bogotá

AIRES - R$536,00/Casal

 

TOTAL AÉREO: R$2.007,00

 

----------------------------------------

 

DÚVIDAS SOBRE OS LOCAIS DA VIAGEM

Os primeiros planos na verdade era conhecer primeiro Cartagena (uns 03 dias) e depois partir para San Andres. Porém, essa opção começaria a aumentar um pouco os meus custos. Depois de muito pensar e conversar com minha esposa, decidimos tirar todos os dias para curtir o Caribe, afinal gostamos muito de praia e mergulhos. E a possibilidade de tirar Cartagena do roteiro, abriu a porta para conhecer Providencia. E pelo o quanto nós aproveitamos, com certeza foi a melhor opção. Providencia é um lugar espetacular, onde ficamos apenas três dias e posso te dizer que ficaria mais alguns sem nenhum problema.

 

----------------------------------------

 

HOSPEDAGEM – San Andrés (04/10 a 10/10) e (12/10 a 15/10)

 

Em San Andrés, ficamos em dois lugares diferentes. Inicialmente iríamos ficar seis dias no Playa e três dias no Cli´s Place. Por conta da logística, decidimos diminuir um dia do Playa e aumentar um no Cli´s. Nossa intenção foi se desligar do mundo mesmo, por isso optamos por um lugar mais afastado, mas é claro que também gostamos de curtir um restaurante, um barzinho, uma baladinha noite ou outra, fazer algumas compras, etc. Por isso vamos ficar numa opção mais barata e melhor localizada nos últimos quatro dias.

 

PLAYA TRANQUILO - http://www.playatranquilo.com

É um lugar muito diferente e de paisagem incrível. A sensação de quando chegamos é que estávamos numa chácara ou casa de campo (só que no caribe). É um local bem afastado do centro, no lado oeste da ilha (Westview, El Cove). Deste lado não há praias, a costa é toda rochosa e em alguns pontos dá para tomar um banho e fazer mergulhos (mais detalhes no tópico de passeios). As instalações são compostas por uma Casa (03 quartos, cozinha, sala e banheiros), um Apartamento (02 quartos, sala e cozinha) e o Boutique Hotel. Inicialmente iríamos ficar no Boutique, mas está em construção e tivemos um upgrade free para o Apartamento. É tudo muito bom, com uma decoração zen, oriental.

 

O lugar com certeza é muito bonito e as instalações são ótimas (quartos, piscina, cozinha, banheiros, etc.). Sentimos apenas dificuldade em relação ao transporte: o táxi custava sempre COP15mil (15 a 20min de viagem até o centro) e vários motoristas não nos queriam levar até lá ou não conheciam a pousada. Os ônibus passavam com muita demora e com horários restritos (7am – 8pm), mas custavam COP1400 (40min de viagem até o centro). Mas até que conseguimos nos virar bem pedindo carona, etc. Mas para ficar no Playa, o aluguel de um meio de transporte te facilitaria bastante.

 

Outro ponto interessante é que os únicos hóspedes éramos nós, então o nível de privacidade foi altíssimo. Porém, creio que a atenção dispensada poderia ser melhor. Algumas vezes pedimos o café da manhã um pouco mais cedo, o que no dia anterior foi dito que não teria problema, e aconteceu de termos que sair sem comer nada porque nem sinal de ninguém. Sobre as refeições, antes de viajar me disseram que um chef poderia preparar um almoço ou jantar, que era só combinar. Pois bem, não fizemos nenhuma porque não valeria a pena. Na hora, quiseram cobrar além da comida que teriam que comprar (ok), mais um valor por pessoa. Era mais barato ir e voltar de táxi e comer num lugar bacaninha. E a “chef” não nos inspirou confiança. Creio que o Playa Tranquilo vale mais a pena se for uma viagem de grupo, pois há duas habitações grandes que acomodam de 06 a 10 pessoas tranquilamente e também dá para dividir bem as despesas com transporte.

 

Lanço a pergunta definitiva: Você voltaria ao Playa Tranquilo? Talvez.

 

Valor diária c/ desayuno: U$120,00/casal x 05 = U$600,00 x 1,61 = R$966,00

 

CLI´S PLACE POSADA NATIVA - http://www.facebook.com/profile.php?id=100000504978028

 

Dentre algumas opções mais recomendadas aqui no fórum como o Mary May Inn e o Blue Almond Hostel, decidi pela Cli´s, pois tive um contato mais fácil e as fotos me agradaram mais. Foi uma ótima escolha. É super bem localizado, fica a alguns metros do Mary May Inn.

 

A dona da pousada, a Cleotilde, é muito atenciosa e gente boa. Nos atendeu super bem. Se você procura um lugar pra guardar suas coisas, tomar um banho, dormir e passar o resto do dia aproveitando a ilha pode ir sem medo. Só não pegue um quarto sem ar condicionado, definitivamente não rola. Como eu mudei meus planos “on the fly”, tive que ficar um dia com ventiladores. QUE CALOR!

 

Para se ter uma idéia, chegamos de surpresa no domingo, pedindo uma antecipação da nossa reserva, porque no outro dia bem cedo iríamos para Providencia. A Cli´s nos alocou de imediato e guardou nossas coisas até que voltássemos de Providencia para ficarmos mais três dias por lá. Tudo correu muito bem.

 

Valor diária com ar condicionado s/ desayuno: U$46,00/casal x 03 = U$138,00 x 1,61 = R$223,00

Obs: se quiser o café da manhã, são cobrados 6.000COP (R$5,50). Nós não comemos nenhum dia, preferimos experimentar lugares pela cidade (não foi lá essas coisas).

 

Pergunta definitiva: Você voltaria ao Cli´s Place? Sim.

 

HOSPEDAGEM – Providencia (10/10 a 12/10)

 

SIRIUS HOTEL & DIVE CENTER - http://www.siriushotel.net/

 

Ah! Providencia. O Sirius é bem recomendado por muita gente em San Andrés, principalmente para quem procura mergulho, pois eles tem uma operadora no próprio hotel. O lugar é muito bem arrumado, instalações boas e o café da manhã bem servido. Álvaro Tapias, que é o gerente, muito atencioso e sempre preocupado se está “todo ok”. Acho que é o melhor custo x benefício de Providencia. Sem contar que fica na melhor praia com a maior extensão de areia, a Southwest Bay. O táxi do aeroporto – hotel – aeroporto é tabelado COP20mil. Mas foi a única vez que utilizei o serviço.

 

Não há muito o que falar, é realmente muito bom!

 

Valor diária c/ desayuno: U$85,00/casal x 02 = U$170,00 x 1,61 = R$274,00

 

Pergunta definitiva: Você voltaria ao Sirius Hotel & Dive Center? Com certeza.

 

TOTAL HOSPEDAGEM: R$1.657,00 (San Andres y Providencia)

 

----------------------------------------

 

ONDE IR E O QUE FAZER

 

Nós ficamos no total 11 dias. É um bom tempo para conhecer tudo e aproveitar ao máximo. Vou colocar as principais atrações e as dicas de como faze-las. E também o que pode ser evitado. Sobre o câmbio, em San Andres dá para fazer no banco da cidade sem problemas e com boa cotação e evite depender de troca de moedas em Providencia. Se for o caso, a única alternativa é no supermercado do centro, e por uma cotação ruim.

 

SAN ANDRÉS

 

Cayo Bolívar (COP180mil/pessoa) – Em San Andrés, é o passeio mais espetacular que você pode fazer. Me remeteu muito a Los Roques (Cayo D´Água), é muito bonito mesmo e com um snorkel bacana com profundidade de até 6 metros. Este lugar tem visitas controladas, portanto tente reservar logo que chegar em San Andrés. Duas opções de reserva: Overeceptour no Decameron Acquario ou diretamente na Marina Tonino´s. O melhor preço é este mesmo. Não pague mais. Aí está incluso o almoço e todas as bebidas (água, cerveja, refri e suco). Se não tiver equipo de snorkel, é possível alugar no local. O barco sai as oito da manhã e retorna as cinco da tarde. Tempo de viagem é de aprox. 2 horas (ida e volta).

 

Acquario e Johnny Cay (COP15mil/pessoa) – Reserve um dia para fazer este passeio. É bacana, dá para fazer um snorkel razoável e curtir uma boa praia. O ideal é pegar os primeiros barcos (9am) e voltar nos últimos (3pm). É muito próximo da ilha, coisa de 10 minutos de barco.

 

La Piscinita (COP1500/pessoa) – Na verdade, chegamos neste lugar achando que era Westview. É exatamente a mesma coisa, só que com menos estrutura. Portanto, não fará diferença se você quer ir em Westview ou se já foi.

 

Westview (COP3000/pessoa) – É um lugar bacana para passar a manhã ou a tarde. Tem uma estrutura de restaurante e dá para tomar um bom banho. É onde tem um trampolim e um escorregador que cai direto no mar. Bem divertido. E um snorkel farto de pequenos peixes ornamentais (assim como em La Piscinita). Aqui também está o polêmico Aquanautas. Esta atração é um mergulho com escafandro, numa profundidade de 6 metros mais ou menos. Recomendo apenas para quem não mergulha e olhe lá. De snorkel você consegue ver as mesmas coisas, um pouco mais distante, claro.

 

Hoyo Soplador (FREE) – Se o seu tempo estiver curto, não precisa se deslocar até lá. É uma formação geológica interessante, onde a pressão da água do mar passa por um buraco no chão que sopra água ou somente um vento BEM forte. Dá para se divertir por alguns minutos, tomar uma água de coco e sair fora.

 

Mantas Rayas (COP20mil/pessoa) – Este não vou poder dizer muito. Deixei para o último dia e tive o azar de pegar um dia inteiro de chuva (o único de toda a viagem). Mas todo mundo que conheci e que foi para lá gostou bastante. O local é próximo ao Acquario e os passeios saem por volta das 4hr e retornam perto das 6hr. Para quem ainda não sabe, é neste lugar que você pode alimentar arraias e até toca-las.

 

Praias – Em San Andres, fora os passeios, nós curtimos bastante três praias: Peatonal (que fica no centro), San Luis e SoundBay. A melhor forma de conhecer as duas últimas, se você não estiver hospedado por perto, é tirar um dia inteiro para dar a volta na ilha com um carro de golf/scooter. Em San Luis, recomendo dar uma parada no restaurante El Paraíso, para tomar uma cerveja e comer um bom pescado. Nos demais lugares, como você estará motorizado, é só parar onde der na telha. É um programa bem legal. Na Peatonal, recomendo ficar no lugar mais afastado de onde tem jetskis e lanchas.

 

Para aproveitar bem os dias, é só se organizar direito. Por exemplo, fiz dois dias de mergulho pela manhã, na parte da tarde um dia fui na Piscinita e Westview e num outro fiquei curtindo a praia na Peatonal.

 

Carros de Golf (COP70mil/diária) – São várias as opções. A melhor jogada é procurar alguém que alugue os carros mais pro final do dia (depois das 17h), e negociar o aluguel até o final do dia seguinte. Assim você pode ficar dar uma volta pelo centro à noite.

 

Restaurantes e Vida Noturna – Do mesmo jeito que achei várias boas opções, caí em várias furadas também. Em San Andrés é muito fácil comer mal (sanduíches, frituras, etc.). Dou uma dica especial aos ceviches colombianos. Nós gostamos bastante deste prato, só que o estilo Colômbia não nos agradou, pois tem um molho vermelho que parece ketchup, molho rose ou algo do gênero. É muito enjoativo. Se for pedir ceviches, pergunte se é no estilo Peruano. Aí sim é batata!

 

O único restaurante que vai merecer destaque é o La Regatta. Reserve uma graninha (no mínimo uns R$200,00/casal) e uma noite para curtir este ótimo estabelecimento. É sensacional e, se puder, reserve um dia antes uma mesa perto das janelas, ficar sentindo a brisa do mar, super bacana.

 

Em relação a vida noturna, lá as coisas fecham cedo, por volta das 23h a maioria dos restaurantes. Há algumas boates só que não cheguei a ir a nenhuma. O único dia que vi bastante agitação na rua durante a noite foi num sábado. Teve dia que dormimos 20:30, tamanho cansaço durante o dia. A gente sempre acordava bem cedo, para aproveitar o dia ao máximo.

 

PROVIDENCIA

 

Ah, Providencia! Que lugar sensacional. Totalmente diferente de San Andres. As vibrações positivas reinam por aqui. Cultura rasta, pessoas tranqüilas que te cumprimentam na rua e uma paisagem alucinante. Ficamos apenas três dias, querendo ficar muito mais. Quando chegamos de Providencia para passar mais três dias em San Andrés, a viagem meio que perdeu o sentido ou a graça num primeiro momento.

 

Praias – A melhor praia é a Southwest Bay, que tem a maior extensão de areia. Nosso hotel ficava nesta baía, então aproveitamos muito. Outras que merecem destaque é a Allan Bay, que é pouco freqüentada por turistas e onde passamos um final de tarde memorável. Outro lugar que curtimos foi o Manchaneel Bay, que tem a clássica foto da rede num coqueiro. Neste lugar tem o Roland´s Bar. Nenhum nativo desta ilha recomendeu 100% este bar à noite, por questão de segurança. De dia não vi problemas.

 

Santa Catalina – Ao cruzar a ponte dos namorados, você chega em Santa Catalina. Vale a pena tirar uma tarde para ir até lá, depois do almoço, para dar uma boa caminhada. Lá você tem o Fort Bay (dá para tomar um banho de mar), onde estão atrações históricas como o Fort Warwick e Morgan´s Head. Nada de Disneylândia, apenas um local interessante para carimbar a visita. No mais, ao longo da caminhada você ira cruzar por vários nativos e caranguejos.

 

Passeio Volta na Ilha – Não me lembro quanto custa, mas não fizemos. É como se fosse um City Tour. Passa pelos principais locais de Providencia e Santa Catalina com um bando de gente. Não entre nessa, não tem necessidade. Ah não ser que você vá fazer uma viagem de bate e volta e está sem tempo.

 

Crab Cay (COP36500/pessoa) – Este valor foi equivalente ao traslado de barco e a taxa de entrada no Crab Cay. Deve ser a vista mais espetacular de Providencia, onde dá para fazer um bom snorkel também. Umas 2 horas é o suficiente para a visita. No passeio volta na ilha, você passa por aqui também, mas preferi negociar diretamente um barco na pousada Coco Bay (ou você pode ir e voltar de caiaque).

 

Scooter (COP180mil/03 dias) – Para início de conversa, não gosto de motos e nunca andei numa. Mas, com cinco minutos de aula, já estava quase um Valentino Rossi. É o melhor meio de transporte e essencial na ilha. Não dá para depender de ônibus ou táxis. Super recomendável.

 

Restaurantes e Vida Noturna – No centro não encontrei boas opções de alimentação. Os melhores restaurantes estão em Freshwater Bay. Atenção mais do que especial para o Caribbean Place Donde Martin. Comida sensacional que compete com o La Regatta de San Andrés, mas muito mais simples e aconchegante, no melhor estilo Providencia. Sobre as noitadas, alguns podem recomendar o Roland´s Bar, mas como disse anteriormente, acho melhor evitar a noite lá. Um lugar super bacana é o Richard´s Place no Southwest Bay. Nós conhecemos o sobrinho do dono, dois nativos que são excelentes pessoas. Curtimos uma noite apenas com a luz da lua, um bom reggae no soundsystem, pé na areia, “uns bom drinks” e mais ninguém.

 

----------------------------------------

 

MERGULHOS - Open Water (Básico/18mt/diurno)

 

BUZOS DEL CARIBE http://www.facebook.com/group.php?gid=6024089389 – Seguindo a recomendação daqui do fórum, aumento o coro para este pessoal. É uma operadora muito boa, com uma equipe ótima e com o melhor preço que encontrei. Fizemos quatro mergulhos, com profundidade de 06 até 12 metros. Super tranqüilos, parecíamos que estávamos num aquário. Os melhores mergulhos foram pela ordem: Pirâmide (6mt), Westview (8mt), Naufrágio Westview (12mt) e não me lembro o nome do último. Visibilidade média dos mergulhos de 20 a 30 metros e muitos, mas muitos peixes e arraias, lagostas, lulas e polvos.

 

VALORES: 02 imersões/dia com tudo incluso - U$68,00 x 04 = U$272 x 1,61 = R$438,00/casal (tudo incluso, 04 mergulhos/pessoa).

 

SIRIUS HOTEL & DIVE CENTER http://www.siriushotel.net/ – Este pessoal também recomendo bastante, inclusive para jogar umas partidas de dominó, hehe. E os mergulhos posso dizer que aqui tive, por enquanto, uma das melhores experiências da minha vida. Em Turtle Rock, com profundidade entre 20 e 25 metros, fizemos um mergulho com tubarões. Simplesmente sensacional, só isso já valeria a passagem. Mergulhamos em torno de uns 10. O outro mergulho foi bacana só para relaxar, não teve muito o que observar. A visibilidade nos dois mergulhos foi em torno de 15 a 20 metros.

 

VALORES: 02 imersões/dia com tudo incluso - U$85,00 x 02 = U$170 x 1,61 = R$274,00/casal (tudo incluso, 02 mergulhos/pessoa)

 

----------------------------------------

FOTOS https://picasaweb.google.com/danieljunqueira/SanAndresProvidenciaYSantaCatalinaColombia2011?authuser=0&authkey=Gv1sRgCPqAxo_Y0P3BPw&feat=directlink

 

VÍDEO: http://www.youtube.com/watch?v=iujE_SizSnI

----------------------------------------

 

Bem galera, acho que é mais ou menos isso daí. Dei uma relatada geral, se alguém tiver alguma dúvida mais específica, só falar.

 

Valeu, abraços!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 57
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Ei Cienfuegos,

Adorei seu relato!! E as fotos tão show de bola tb!

Vou anotar todas as dicas!!!

Vou ficar no Sirius em Providencia tb!!!

Tentei ficar na Cli's (e na Mary May Inn tb) mas já tava lotada! Tsc..

Mas arrumei um apartamento pra alugar lá.. vamos ver!

Aiai.. não vejo a hora de viajar logo.. hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Show de bola...

 

Eu sou doido pra conhecer o Caribe, e San Andres e providencia são destinos que mais me atraem, por termos a opção de chegar até a Colombia com milhas... Suas dicas são muito úteis pra quem quer conhecer este paraíso...

 

Infelizmente não sei quando poderei ir... pois como bom trabalhador assalariado eu tenho apenas 20 dias de férias por ano, não tenho nem a opção de tirar 30 dias... rss.... q tristeza.... e as próximas férias já estão comprometidas com visitas a familiares...

 

Enquanto isso eu vou viajando em relatos como o seu...

 

abraço,

 

Gustavo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Show de bola...

Infelizmente não sei quando poderei ir... pois como bom trabalhador assalariado eu tenho apenas 20 dias de férias por ano, não tenho nem a opção de tirar 30 dias... rss.... q tristeza.... e as próximas férias já estão comprometidas com visitas a familiares...

 

Minha situação é parecida com a sua. Agora em outubro tirei apenas 18 dias e fiquei 11 viajando.

 

Valeu Vascão e rumo ao PENTA!!!!

 

Abs,

 

Daniel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Guiga,

 

Tem a opção do catamarã El Sensation. Mas eu acho que não vale a pena. A economia x tempo de viagem não compensa. De barco é de 2h a 3h de viagem, dependendo das condições e de avião são apenas 20 minutos. Melhor coisa é pegar o vôo da Satena às 7:20 em San Andres e a volta no vôo da tarde, que é às 17h se não me engano.

 

Sobre a estadia, eu acho que vale a pena ficar até mais. Eu passei duas noites lá e não me arrependo. Você mergulha? Se sim, não deixe de fazer o de Turtle Rock (tubarões). Se não mergulha, tá dando mole! :)

 

E dá-lhe Vasco! Torce pra gente na Sulamericana, se ganharmos, a vaga da Libertadores da Copa do Brasil fica com o Coxa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Valeu!!!

 

Vc vai quando pra lá? Onde é este apt que você alugou?

 

O Sirius é muito bom! Vc vai mergilhar também?

 

 

Tô indo em Janeiro.. logo depois do reveillon (tudo + caro!!)

O apto fica na Avenida Colon al lado Almacen Champ's Sport.

Tem noção de onde é? Sabe se fica num lugar legal?

 

A gte deve mergulhar sim!

Uma das meninas é mergulhadora.. eu já mergulhei 2x com cilindro, mas naquele lance de "batismo".

Já que vc fez tantos mergulhos, tem algum lugar pra indicar? Qual seria o melhor?

Abrç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

ReBio,

 

Bacana! Acabei de dar uma olhada no Google Maps, fica bem localizado sim. Colado na Peatonal (praia principal e perto das lojas!).

 

Se for possível, faz um curso básico de mergulho aqui no Brasil, antes de ir. É super tranquilo. Você irá aproveitar muito mais.

 

Em San Andres, recomendo a Buzos del Caribe, e o lugar que gostei de mergulhar foi na Piramide e Westview. Super fácil, apenas 6mt a 12mt de profundidade, mas tem muuuuuuito peixe. Em Providencia, indicação é o Sirius e o mergulho em Turtle Rock, para ver os tubarões. Mas daí já precisa de pelo menos do curso básico (é o que eu tenho). A profundidade é entre 20 e 25mt.

 

Só para você comparar preços: Buzos del Caribe COP120mil para duas imersões com tudo incluso. No Sirius, COP150mil idem.

 

Abçs!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...