Ir para conteúdo

Peru, Bolívia e Chile (jul/ago 2014) - 20 dias de experiências únicas (com custos)


Posts Recomendados

  • Membros

Olá Mochileiros, hoje vou compartilhar com vocês obre meu primeiro Mochilão, que fiz durante 20 dias percorrendo Peru, Bolívia e Chile, em Julho e Agosto de 2014.

Neste relato, vou focar em dicas valiosas para quem nunca fez um mochilão, e que assim como eu, gosta de pesquisar tudo antes para ter certeza que a viagem será um sucesso. Gostaria muito de agradecer a amiga Rute, de BH, que conheci por aqui e me ajudou e muito nas minhas decisões, seja em seu relato ou seja em mensagens particulares, e também dos colegas portugueses Eva, Joana e Cezário, que encontrei durante a viagem ainda no Peru, estavam fazendo o tour pela América do Sul e me deram dicas quentinhas dos lugares.

 

Roteiro

1° Brasil x Cusco

2° Cusco x Copacabana

3° Copacabana x La Paz

4° La Paz x Uyuni

5° Uyuni x San Pedro de Atacama

6° San Pedro x Santiago

7º Santiago x Brasil

 

Roupas e calçados

Fui em uma época fria. Sou acostumado com calor, então sabia que ia passar muito frio. Pra se ter ideia, peguei 25°C negativos no Salar de Uyuni. Então, optei por comprar roupas térmicas. Vamos lá:

- Uma camisa e calça térmica. A camisa da marca Conquista e a calça da marca Solo. NÃO ME ARREPENDO NENHUM POUCO, E ACONSELHO QUE LEVEM. Elas não esquentam e deixam seu corpo respirar, são ótimas pra usar nas mais variadas situações, menos em dias muito quentes.

- Uma jaqueta anoraque da marca Conquista, 3 em 1 (com fleece). Usei ela durante toda viagem. Se aperta o frio, usa o corta vento com fleece; se tá mais ou menos, usa somente o corta vento; se que passear pela cidade mas está um pouco frio, usa somente o fleece (que veste muito bem e é muito bonito). A combinação da roupa térmica com a jaqueta em locais muito frios é perfeita!

- Comprei uma botina impermeável, da marca Snake. Muito boa por sinal. Vai uma dica valiosa: antes de ir pra viagem, use sua bota bastante para ela amaciar. Eu deixei para usar na viagem e meu pé nos primeiros dias ficaram machucados. Acabei tendo que pisoteá-la por uns 30 min para amaciar... ::putz::

- Levei calça jeans, camisas de malha, uma calça de moletom, chinelos e uma calça de tactel.

- Deixe para comprar luvas e cachecóis quando chegar lá, preço bom e realmente esquenta.

- Levei um tênis por precaução. Me ajudou pra caramba, já que minha botina fu*** com meu pé. Mas esse item é opcional.

- Quanto a mochila, comprei uma Curtlo 75 L (60 na principal e 15 na de ataque). Particularmente não tenho nada a reclamar dela, confortável e prática. Comprei também uma capa impermeável da Deuter para a mochila, como uma forma de proteção nas viagens.

- Comprei todos os equipamentos pelo site Arco e Flecha, loja sensacional com ótimos preços. Entrega super rápida, recomendo!

 

Remédios

Sempre é bom levar uns remédios de uso pessoal, me ajudaram muito. Caso necessite levar antibióticos, é necessário receita médica para passar pela imigração. Não me solicitaram, mas se houvesse a necessidade estaria precavido. Para o Peru, é exigido vacinação contra febre amarela. Pelo sim ou pelo não acho melhor ir precavido. Vale a pena ir na Avisa, após tomar a vacina, e solicitar a certidão internacional de vacinação para não ter que levar o nosso original. Ah, levem Dramim, é essencial para capotar durante as longas horas de viagem de ônibus.

 

Dinheiro

Levei tudo em dólar, todos os lugares aceitam e você troca na maior facilidade qualquer quantia. Com real desvaloriza muito, e em alguns lugares eles fazem troca de apenas notas de 50 reais ou mais. Optei por levar metade em mãos e metade em um Travel Money (que por sinal achei muito prático e seguro, e se soubesse teria levado só nele. Sugiro levar VISA). Levei também dois cartões de crédito, é necessário habilitá-lo para uso no exterior, um estava sempre comigo, e outro na mala no hostel (vai que precisava), e se puder habilitar um seguro do cartão de crédito é interessante. Nas cidades maiores que passei, sempre tinha um caixa para saque do Travel Money. Em Cusco, eles estavam espalhados por todo local, com nome GLOBAL NET ATM (de cor amarela); em La Paz era um ATM verde, se não me engano do Banco Nacional da Bolívia. Em Santiago, caixas azul escuro do Banco do Chile, com o slogan RedBanc. Sugiro sempre sacar dinheiro nas cidades maiores, faça um cálculo de quanto irá gastar e saque de uma vez, nas cidades menores nem sempre temos. Alguns ATM cobram uma taxa adicional por saque, então se dirija a outro terminal, porque o cartão já cobra uma taxa por saque.

Outra questão: só realize câmbio nas cidades, evite ao máximo em aeroportos, porque eles descontam muito! Troque apenas o necessário para o gasto ali.

 

Passagens

Fiquei pesquisando as passagens com 7 meses de antecedência. Sugiro que olhem em sites como Decolar, mas que olhem também no próprio site da Cia Aérea, pois no Decolar no período que pesquisei estava mais caro. Como fui em alta temporada, já sabia que ia pagar bem caro. A passagem estava mais barata 6 meses antes da data de partida, e três meses e meio antes. Acabei comprando 4 meses antes e ficou caro. Sugiro voar pela TAM e/ou LAN. No roteiro que fiz, a saída para Cusco estava mais barata aos sábados, e a volta em quartas e quintas. Evite voltar de Santiago na segunda e domingo, muito caro!

 

Hospedagem

Sugiro que façam todas as reservas pelo Booking.com, fiz desta forma e foi super prático. Em todos os locais reservei desta forma, e me poupou um bom tempo. Até em locais remotos como a Ilha do Sol tinha reservas pelo Booking! Além disso como era alta temporada, fiquei com medo de ser surpreendido com os preços. E além disso foi uma forma de saber extamente quanto gastaria com hospedagem.

 

Segurança

Não vi nenhuma situação insegura nos locais, mas é sempre bom ficar esperto, turista dando bobeira sabemos que é um prato cheio...

Em relação a documentação, eu fiz cópias autenticadas dos meus documentos. Comigo carregava os originais e as cópias ficavam na mala. Ah, digitalizei todos e mandei pro meu email caso precisasse. Ah, além disso fiz um seguro viagem pela Porto Seguro, e paguei uma bagatela de 80 reais. Não deixe de fazer um seguro viagem!

 

Fotos

Levei uma GoPro, que permitiu que eu fizesse várias fotos alucinantes (como as que estão neste relato), e usei a câmera do meu celular mesmo (S4), que é muito boa e tira fotos sensacionais. Levei uns pendrives e vez por outra descarregava essas fotos e salvava. Também fiz uma conta no dropbox, e assim que pintava um WiFi já fazia o upload de todas.

 

Custos

Aí vai uma planilha de custeio. Por optar em me hospedar sempre em quartos individuais, mesmo em hostels acabei pagando mais caro. Você pode deixar para fechar hospedagem na hora também, mas eu preferi ir com tudo certo para não ter surpresas, e para não gastar tempo procurando hospedagens. Quando fui o dólar estava a R$ 2,30. Além disso fui na alta temporada e tudo era mais caro. Aí vai o link de alguns custos:

http://www.4shared.com/file/tKqUn8KWce/CUSTOS.html?

 

Agora vamos ao relato da viagem... ::otemo::

 

 

Cusco

Saí do Brasil dia 19/07/14, meu roteiro foi Vitória/ES - São Paulo /GRU) - Lima - Cusco. Fiquei em Cusco no período de 20 a 23/07.

Nunca vi tanto turista em um lugar como em Cusco! É muito mesmo! Como já sabia do mal da altitude, tratei logo de comprar folhas de coca para mascar e onde dava eu tomava um chá.. ::hein:

No dia em que cheguei já fechei um passeio para visitar o Templo do Sol e as ruínas de Sacsayhuaman. Estas ruínas são incríveis e vale muito a pena!

IMG_20140720_192530.jpg.a742cfc7ecfeb844f3338318a7804365.jpg

IMG_20140720_193216.jpg.5768631d94ac7b62b187fdc4d628fc84.jpg

 

Em Cusco fiquei hospedado no Mama Simona Hostel, ótima localização e custo benefício.

No dia seguinte (21), optei por fazer um tour pelo Vale Sagrado, que passa por Pisac, Ollanta e outros lugares. Como dia 22 estaria em Machu Pichu, deixei o toru em Ollanta e comprei a passagem de trem dalí até MP. As passagens comprei pela Internet, pela Peru Rail. Eles só autorizam compras no cartão VISA. O tour no Vale é muito bacana, com paisagens bem diferentes do que estamos acostumados.

IMG_20140721_211743.jpg.548db0de02fea6d4fc86235af73ea6e7.jpg

 

Cheguei em Aguas Calientes a noite, e fiquei hospedado no hotel Inca Wonder, ótimo. No dia seguinte (22), visitei Machu Picchu. Levantei as 05h30min e subi era as 07h, cheguei lá em cima as 07h20min. Tem bus toda hora subindo e descendo. A passagem deste bus comprei em Cusco mesmo, pra facilitar. Contratei um guia que no fim das contas não ajudou muito, porque eu não entendia espanhol. Uma sugestão: pesquise sobre o local e não contrate um guia. Você acaba ficando preso ao guia e as vezes deixa de visitar alguns lugares por ficar preso a ele. MP é sem sombra de dúvidas o lugar mais enigmático que já visitei. Tire um tempo para contemplar todos os cantos, toque em todas as pedras, sinta a terra. A energia positiva emana de todos os lugares. Permita-se a ficar alguns momentos consigo mesmo contemplando tudo...

IMG_20140722_141011.jpg.ff0e581bfed12df58523355f7347e571.jpg

 

No mesmo dia desci e peguei o trem de volta a Cusco, onde pernoitei. Na quarta (23), como estava muito cansado, fiz um city tour em cusco e aproveitei para comprar mochilas e pulseiras no mercado de artesanato. A noite, peguei um ônibus para Copacabana. Lembre-se de se certificar que o ônibus tenha calefação, que aí você não passa frio. Não entendi porque meu ônibus demorou tanto a chegar em Copacabana, saí as 22h e cheguei na imigração Peru/Bolívia as 10h. Após imigração, troquei a moeda peruana pela boliviana, e depois de muita espera cheguei em Copacabana as 13h, onde tomei o barco para Isla Del Sol. Os barcos para a parte sul partem 08h30 e 13h30min, e retornan ás 10h e 16h. Cheguei na Ilha por volta de 15h, e fiquei hospedado no hostel Imperio del Sol. Chegando, me arrumei e fui até o ponto mais alto da Ilha para ver o por do sol. O Titicaca é espetacular, salta aos olhos devido tanta beleza!

IMG_20140724_162858.jpg.6f8751396298f04798e3b203ba3590b5.jpg

IMG_20140725_104832.jpg.c8d672dfe8db1b7e50b6c72ec36c48b2.jpg

 

Acordei bem cedo dia 25 para ver o nascer do sol. Só que levantei as 05h e o sol nessa época do ano só resolveu dar as caras as 07h30min... kkkkkkkkkk. Fiquei esperando todo esse tempo, mas foi ímpar ver todo ambiente se transformando, a noite indo embora e dando lugar a este seguinte espetáculo:

IMG_20140725_063134.jpg.2ef3eb49536fbda2b319059f97f539c3.jpg

 

No mesmo dia 25, saí da ilha no barco das 10h, e logo chegando em Copacabana comprei passagem para La Paz. O ônibus saiu as 13h30min, e chegamos em La Paz as 17h. Fiquei hospedado no Hostel Muzungo, bem localizado, porém deixa a desejar com os banheiros coletivos... Ah, La Paz é uma cidade que começa a funcionar tarde, lá pelas 10h da manhã! Dia 26 acabei por ter que ficar quase o dia inteiro procurando por empresas que fariam o tour no Salar de Uyuni, pois a uma semana o tour não estava sendo feito devido protestos em Uyuni, a maioria delas ficam na Rua Sagarnaga, próxima a Igreja San Fracisco. Com muita sorte o protesto acabou exatamente neste dia, e eu consegui fechar meu tour. Dia 27 fiz apenas o tour no Chacaltaya, que vale a pena para quem nunca teve contato com Neve. La paz é uma cidade muito alta, e lá tive que comprar o remédio Sorochi Pills, para o mal da altitude. As folhas de coca não deram conta e acabei tendo muita dor de cabeça na subida. A sensação de estar lá é muito boa, como se estivesse no topo do mundo ::Ksimno::

IMG_20140727_155520.jpg.f04a7a3667a7084123257b31f3ae89dc.jpg

 

A noite peguei o ônibus para Uyuni, onde a empresa estaria me esperando. Comprei passagem no ônibus da TODO Turismo, que oferecem algumas refeições, porém o ônibus não é muito confortável. Acredito que vale a pena ir pela empresa Planasur. Chegamos em Uyuni as 07h da manhã do dia 28, e procurei a empresa Sol de la Manhãna. As melhores empresas que fazem tour no Salar são: Red Expedititon, Cordilheira, Oasis e Sol de la Manhãna (em ordem de preço também... rs). O tour que fechei era de 3 dias e duas noites, onde estavam incluso as refeições e alojamentos. Gostei muito do serviço oferecido pela empresa, de tudo. Muito bom mesmo. O tour no primeiro dia (28) nos leva ao Cemitério de Trens e Ilha Pescado, passa pelo Salar. Tudo aquilo lá é fascinante, não dá pra explicar o que é aquela imensidão branca. Lembrando que para visitar o Salar e pegar aquele espelho d'água, a melhor época é março. Quando fui estava com um tom amarelo devido a poeira, mas que não enfeiou nada o lugar. No segundo (29) dia visitamos o Altiplano, várias lagoas, flamingos e vulcões. No último dia (30) se visita os geiseres e quem vai para San Pedro é deixado na fronteira. Quanto aos alojamentos, não tive nenhum problema, achei que valeu a pena. Éramos sempre recebidos com lanche, e o jantar era muito bom. Até uma garrafa d vinho nos deram. Dicas: as roupas térmicas que comprei foram essenciais aqui; se puderem levar uma garrafa de vinho para esquentar; na fronteira com o Chile, os Bolivianos cobram uma taxa ilegal de 15 BOL por pessoa, a sugestão é que entrem em grupos para carimbar o passaporte, de 8 a 10 pessoas, pois entramos em 3 e fomos cobrados; leve consigo dinheiro para alguns fins, como pagar o ingresso da Ilha Pescado, a tal da taxa ilegal (vai que dá coisa ruim se não pagar) e para comprar algo nos vilarejos por onde passa; leve roupas térmicas para suportar o frio caso vá nos meses de junho, julho e agosto, afinal 25°C negativos não são brincadeira ::Cold::

Uma dica valiose: pergunte a empresa que horas vão te deixar na fronteira com o Chile. Algumas empresas deixam só de tarde, outras as 09h da manhã e outras beeem cedo, tipo as 05h30. Opte pela que te deixa lá as 09h, que aí vc chega até 12h em San Pedro. Ah, o frio na fronteira é descomunal! Esteja preparado!

IMG_20140729_090948.jpg.e31d46aa7b2d40c90db0f50adc3647db.jpg

IMG_20140730_173013.jpg.3dce20f3d234d8e3f1ba0e52c4db2f90.jpg

 

Cheguei em San Pedro no mesmo dia 30, ao meio dia, fiquei no hostel El Rincón San Pedrino, onde tomei um bom banho (afinal foram 3 dias sem). Optei por ficar mais tranquilo e fui andar pela vila. No outro dia (31), aluguei uma bike e fui andar pelas ruínas de Quitor. Na verdade dá pra ir a pé até lá, vale a pena pegar a bike e ir pra outros cantos. Nas ruínas tem um mirante que é sensacional a vista do lugar, imperdível! Uma paz...... :wink:

IMG_20140731_140602.jpg.b79acc250598d4c266187c9cd430e332.jpg

 

Todos os passeios em San Pedro fechei com a World White Travel, dizem que é a melhor de lá. As empresas geralmente cobram o mesmo valor. Então fechei tour pela Laguna Cejar, Laguna Tebinquiche, Vale de La Luna e Vale da Muerte, Geiser Del Tatio. Dia 01 (após a bike) à tarde visitei as lagunas, a Cejar você pode tomar banho e devido a concentração de sal você não afunda! A Tebinquiche vamos para ver o por do sol, onde se parece um espelho e reflete o vulcão Licancabur. Lá, nosso guia abriu uma mesa com petiscos e bebidas, e curtimos um fim de tarde inesquecível!

IMG_20140731_194425.jpg.99bc3379510fcbdd172806403b0c9411.jpg

 

Dia 02 levantei as 04h da matina para ver os Geiseres. A sensação é de estar em um campo minado, sei lá, em um solo de marte... rs. Ah, peguei 10° C negativos nesse dia!

IMG_20140801_134945.jpg.90d0c56e21fda0087d81f2842ffcb72d.jpg

 

No mesmo dia a tarde, visitamos os Vales da lua e da Morte, e vimos um por do sol transcendental em meio as dunas de areia.

IMG_20140802_155314.jpg.9180e4d87b1ad157c2916cb9b558ef40.jpg

 

Não teve jeito, para ir a Santiago enfrentei a longa viagem de 25 horas de ônibus. Fui pela empresa Turbus. Peguei um bus de San Pedro até Calama (dia 03/08), que saiu as 10h, chegando em Calama as 12h. As 14 partiu o bus para Santiago, e cheguei lá dia 04 ao meio-dia. Fui para o Hado Hostel, que recomendo em todos os sentidos possíveis. A tarifa é mais cara, mas os quartos são ótimos, localização excelente (ao lado do Patio BellaVista), equipe super bacana, e um lounge no último andar com vista para a cidade. E lá, finalmente, pude encontrar muitos brasileiros dos quais fiz amizade. No mesmo dia fui ao Cerro San Cristóvão, vale muito a pena ver o pôr do sol de lá. No dia seguinte, aluguei uma bike e andei o máximo que pude pela cidade, embora eu não gostei muito de cidades (gosto mais de ambientes naturais), Santiago é diferente do que temos aqui: uma cidade organizada, limpa e com ótima-infra-estrutura. Além de ser bem charmosa.

IMG_20140803_190659.jpg.a56fae33069c3917d346b9472141937e.jpg

 

Dia 05 fui ao Vale Nevado esquiar, e foi muuuuito bom. Peguei o pacote completo (roupa, aula para iniciantes e gôndola). Algumas dicas sobre o esqui: eles vendem mais pro Vale Nevado por ser mais conhecido (e caro), mas os brasileiros que estavam no hostel e visitaram todas as estações dizem que La Parva e El Colorado são tão bons quanto, e que até prefiram os outros do que o Vale; quando for alugar sua roupa de esqui, fique esperto com suas botinas, pois eles pedem que você escolha a mais apertada, e você regaça o seu pé pois tem de fazer muita força (pra se ter ideia não sinto partes dos meus dedos mindinhos até hoje), portanto escolha um que fique justo, e não apertado; lá em cima fica uma fila enorme pra tudo, fique espeto; além disso lá é tudo muito caro, então leve sua própria comida.

IMG_20140805_164340.jpg.51d301f25e9218d51415a34024ed67c4.jpg

 

Dia 06 iria em Vina del Mar e Val Paraíso, mas choveu até as 13h... então acabei andando pela cidade mesmo, almoçando no mercado, visitando o Museu de Arte Pré-Colombiana e fiz um tour na vinícola Concha y Toro, que não dava nada por ele e valeu muito a pena, gostei pra caramba.

 

Enfim, dia 07, após 20 dias voltei para casa. Realizado por ter de fato concretizado o sonho de uma vida.

 

Espero ter ajudado, e caso tenham dúvidas terei prazer em ajudar. Um grande abraço! ::otemo::

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 28
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros
Cara que demais! Estou programando um mochilão pra janeiro/fevereiro e só de ler seus relatos fiquei mais animado ainda *-* só me fale uma coisa, quanto tu gastou mais ou menos? ::hãã2::

jjeesus, cara incluindo hospedagem, alimentação, ingresso para todos os parques e tours, em torno de R$ 4.000,00, dormindo muito bem e comendo muito bem. As passagens não incluí aqui. Mas aqui no mochileiros tem vários relatos de gente que gasta bem menos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Cara,vou fazer exatamente mesma roteiro que vc fez,sozinho e em 20 dias. As passagens de onibus como de cusco para copacabana copacabana para la paz e de sao pedro para santiago voce comprou na hora ou antes de viajar? obrigado

 

leopbicalho, as passagens de Cusco/Copa, La Paz/Uyuni e San Pedro/Santiago comprei sempre um ou dois dias antes. Apenas a de Copa/La Paz que comprei na hora!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Belo Relato, parabéns!

 

Estive no Perú em Julho/2014, outras pessoas fizeram contato com a Anvisa, e a vacina contra febre amarela não é mais obrigatória no Perú! ;)

 

Pretendo ir para Bolívia ano que vem...e esticar até Atacama. Uma dúvida...quando a excursão do Uyuni deixa na fronteira, como é, tem van pra chegar, vai caminhando, de que forma? hehe Pretendo conhecer na Bolívia: Sucre, Potosí, um pouco de La Paz e Uyuni, fazer o principal do Atacama e voltar ao Brasil... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Belo Relato, parabéns!

 

Estive no Perú em Julho/2014, outras pessoas fizeram contato com a Anvisa, e a vacina contra febre amarela não é mais obrigatória no Perú! ;)

 

Pretendo ir para Bolívia ano que vem...e esticar até Atacama. Uma dúvida...quando a excursão do Uyuni deixa na fronteira, como é, tem van pra chegar, vai caminhando, de que forma? hehe Pretendo conhecer na Bolívia: Sucre, Potosí, um pouco de La Paz e Uyuni, fazer o principal do Atacama e voltar ao Brasil... :)

 

Obrigado Bruna :-)

Veja bem, não deixe de ir no Atacama de forma alguma, lá é sensacional!

Quando você fecha o pacote para Uyuni, você deve informar que vai para San Pedro e necessita de tranfer. Aí eles incluem no seu pacote a passagem. A maioria das empresas de turismo em La Paz ficam na Rua Sagarnaga, já perto da Igreja San Francisco. Quando você chega na fronteira, pergunte ao seu guia qual empresa virá te buscar que ele te informa (na verdade pergunte isso todos os dias rs). Aí você tem que esperar um bom tempo alí, pois eles trazem um pessoal de San Pedro para o tour, e leva o pessoal que tá chegando. Eles oferecem café da manhã! Uma dica: pergunte que horas vão te deixar na fronteira. Algumas empresas deixam só de tarde, outras as 09h da manhã e outras beeem cedo, tipo as 05h30. Opte pela que te deixa lá as 09h, que aí vc chega até 12h em San Pedro. Ah, o frio na fronteira é descomunal! Esteja preparada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...