Ir para conteúdo

Explorando PARNA Itatiaia e realizando a Travessia Rebouças-Mauá (28Km), via Rancho Caído


Posts Recomendados

  • Membros

Giro no Parque Nacional de Itatiaia (http://www.icmbio.gov.br/parnaitatia…/guia-do-visitante.html), entre 30/12 e 01/01/15. Partindo de Resende/RJ, segui 54 Km até a Garganta do Registro/MG. Deixei a moto no estacionamento da parte alta do parque (Posto Marcão), acessível pela Garganta do Registro, por estrada de terra (13Km). Devido ao trânsito dos sapos "flamenguinho" (Melanophryniscus moreirae) pelo leito da estrada que liga o Marcão ao Abrigo Rebouças, durante o seu período reprodutivo que se estende ao longo de todo o período de chuvas, todos os campistas são obrigados a deixar veículos neste estacionamento. Bem, sem problemas para mim que carregava apenas minha mochila. Mas para que carregava pesada estrutura de camping, um desassossego, pois a caminhada é de 3 Km. Tirei o dia 30/12 para explorar a parte alta (Rebouças, Prateleiras). No dia 31/12, explorei as demais atrações (Asa de Hermes, Base do Pico das Agulhas Negras, Pedra do Altar, Cachoeira do Airuoca e Prateleiras novamente, com aproximação à Pedras Assentada, Tartaruga e Maçã). Devo ter caminhado uns 18 Km por trilhas razoavelmente assinaladas. Temperatura amena durante o dia (Aprox 20º), mas caindo à noite para a casa dos 11º. Para mim, uma delícia. No dia 01/01/15, madruguei, guardei barraca e utensílios e segui para Mauá, percorrendo uma das 03 trilhas de travessia do PARNA Itatiaia, a saber: Rebouças-Mauá (via Rancho caído, 28Km, a escolhida), Rebouças-Mauá (via Serra Negra, 35 Km, ainda desconhecida por mim) e Rebouças-Parte Baixa do Parque, via Rui Braga, 25 Km, realizada em agosto 2014). Levei 8h cravadas para vencer os 28 K de trilha. Como estava só, já com pouca comida e sem gás de fogareiro (acabou na confecção da "Ceia de Ano Novo" do dia anterior !), tinha pouca margem de manobra. A trilha bem balizada (nota 7,5, de 0 a 10), o auxílio da cartas topográficas que levei e tracklog no GPS para garantir a navegação, deu-me segurança para vencer a travessia em apenas um dia — o normal são dois. Cheguei na Cachoeira do Escorrega (já em Maringá/MG), às 15h e, com mais 45min de caminhada em estrada, cheguei ao ponto de ônibus que liga Mauá ao Graal de Resende/RJ. Passei mais uma noite com aquela família abençoada — que amo de coração!! — e retornei ao Barreiro, para uma última incursão à região da Bocaina. Em 04/1/15 desmobilizei e regressei ao Rio, de onde segui de avião para o Recife para rever pais e a filhota.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...