Ir para conteúdo

De moto na Estrada Real


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Desde o lançamento do Fiat Doblo Adventure serie Estrada Real, quando eu tive o conhecimento dessa estrada, eu fiquei com vontade de conhece-la. Imaginando que fosse, como em partes é, uma estrada por onde seria possível conhecer um pouco da história do Brasil. Saí de casa com a ilusão de começar em Diamantina e terminar em 5 dias em Paraty. Doce ilusão, a estrada que eu pensei que fosse de terra, mas boa, é na verdade um grande canteiro de obras, com diversos tratores e caminhões, vários sulcos na pista, que se não tomar cuidado, é chão na certa.

Mas, começando a viagem pelo começo, o primeiro dia foi São Paulo - Diamantina, foram 962,8km em 14 horas. A viagem foi bem tranquila, com lindas passagens, mas foi bastante cansativa por causa da distância e do sol escaldante.

O segundo dia foi basicamente um passeio a pé por Diamantina, infelizmente, por ser uma segunda-feira, todas as atrações culturais estavam fechadas, falha no planejamento, e o começo da decepção foi chegar no apoio ao turista e eles não terem quase nenhuma informação sobre a ER. O que pude perceber de Diamantina, nessa pequena estada, é que é uma cidade bem diferente de Ouro Preto, há pouco artesanato e um comercio parecido, mas inferior ao da outra cidade.

O terceiro dia foi de fato o início da ER para mim. E o Caminho dos Diamantes é difícil, cruel, com muito sobe e desce, obras, muitas curvas e muitos animais na pista. Alguns lugares foram particularmente difíceis devido à moto estar muito pesada, afinal, eu estava levando bagagem, mais barraca, tudo amarrado atrás. Com isso a frente da moto na estrada de terra está bem boba, e toda curva era uma emoção. Na verdade foram cinco quase tombos, dos quais quatro foram por causa da instabilidade da frente, e um por causa de um bezerro que resolveu atravessar a pista na minha frente. Fato curioso é que enquanto eu descia para Ouro Preto, cruzei com 5 motoqueiros, de BMWs e XTs subindo sentido Diamantina. Além das motos deles serem maiores que a minha, ainda estavam com carro de apoio, carregando as "tralhas". Creio esse ser o melhor jeito de aproveitar a ER. Demorei 5 horas para fazer 200km, a sinalização não é das melhores, me perdi em alguns lugares, e estava tocando a moto com muito cuidado, até que eu cansei.

Continue a ler o relato em meu blog http://www.glimaz.net/estrada-real/

Algumas fotos:

ER3.jpg

camping_sao_pedro-1024x683.jpg

ER-1024x683.jpg

ER4-1024x683.jpg

Ouropretana.jpg

Ride_for_peace-1024x683.jpg

Congonhas2-1024x683.jpg

 

O vídeo da viagem:

http://www.youtube.com/embed/WgB9LFZ0JXU

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Ola Janes87,

 

No dia que eu fiz Diamantina - Ouro Preto, eu fiquei umas 10 horas em cima da moto, tudo o que eu queria era uma cama para ver se meu corpo parava de tremer como o motor monocilindro da Ténéré! Por conta disso, minha única preocupação era chegar em um lugar conhecido antes de anoitecer, assim tive que cortar alguns lugares.

 

De qualquer forma, ainda voltarei a fazer a ER, de jipe e não de moto, e com certeza passarei em Ipoema e em também em Itabira!!!

 

até!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...