Ir para conteúdo

65 Mochileiros / 10 Estados em Paraty RJ - Feriado Abril 2014


Posts Recomendados

  • Membros

Encontro de Mochileiros em Paraty - Rio de Janeiro

17 a 21 Abril /2014 - Por Nathalia Nunes

598db2276b05e_002-Lual-009.jpg.559126e4861cb89879ba8289d5286f26.jpg

 

COMO COMEÇOU?

Como é de conhecimento amo viajar (ahh jura??) e estou no ultimo ano de Administração de Empresas, resolvi mesclar ambos conhecimentos e topei organizar um encontro de Mochileiros, mas jamais imaginava que tomaria um proporção tão grande.

A ideia começou em 30/12/2013 onde ao virar a pagina do calendário me deparei com o então melhor feriado do ano: Pascoa + Tiradentes (18 a 21 Abril), não poderia deixar escapar essa oportunidade, mas onde ir de modo econômico e belo?

Diante disso, abri um tópico no site Mochileiros.com, do qual sou colaboradora assídua, solicitando uma sugestão de lugar e companhia.

Pouco tempo depois apareceu outros mochileiros (Dentre eles o Fernando Neiva), sugerindo lugares e decidi de que seria: Paraty RJ nosso destino!

Acesse o link e veja como tudo começou: feriado-abril-2014-vamos-pra-paraty-rj-t90291.html

Já providenciei as passagens aéreas para São Paulo (Congonhas) e também a reserva do hostel, que foi selecionado o Chill Inn Paraty Hostel,

Tal hostel muito bem recomendado por sites como Booking e HostelWorld, todavia, o mesmo era estratégico, uma vez que havia outro hostels e camping proximo a ele, alem de uma praia a sua frente.

 

Nosso primeiro problema era:

 

COMO IR A PARATY?

De Sp x Paraty são 270km

A ideia inicial era uma carona, mas devido a quantidade de pessoas e a intenção em deixar aquele pequeno grupo de 5 pessoas unido, portanto nos restou:

 

- Onibus Rodoviario, Reunidas Paulista

- O grupo foi crescendo, decidimos fretar uma Van para 15 pessoas

- Cresceu mais um pouco, orçamos um Microonibus para 25 pessoas

- Cresceu mais ainda...Onibus! para 46 pessoas.

Obs: algumas pessoas optaram ir de carro próprio.

 

FRETANDO UM ONIBUS

Sim o grupo cresceu numa proporção enorme em poucos dias!

Todos estavam interagindo e contribuindo, cada um apresentava um orçamento diferente e estávamos buscando um custo-beneficio capaz de agradar a todos.

Apos diversas buscas e avaliações de orçamento, nos deparamos com a My Life Vans, oferecendo R$ 3900,00 para o aluguel do veiculo, ou seja, 84,80 por pessoa.

A praticidade incluiria 3 pontos de encontro em Sp até sair sentido Paraty, ou seja, Aeroporto de Congonhas, Rodoviaria Tiete, Aeroporto de Guarulhos.

My Life Vans http://www.mylifevans.com.br/ - Falar com Silena

598db22772950_foldermylife.jpg.271fd92bb789d6d07a8df0f1d66239b9.jpg

 

Uma vez definida a empresa, valores e condições, combinamos uma melhor data para pagamento, todos fizeram os depósitos em minha conta, onde na sequencia repassei a empresa. Confesso que fiquei surpresa, uma vez que a relação era puramente de confiança pela palavra dada, as pessoas se conheceram pela internet, mas a vibe estava muito boa, foi nessa hora que percebi o peso da responsabilidade que estava assumindo.

 

Uma das coisas que aprendi na faculdade de administração e na minha rotina diária para quem deseja ser um líder, é a divisão de trabalho, pensando nisso, selecionei algumas pessoas chaves de SP (que estavam na maior sintonia com todos) para fazer a recepção nos pontos de encontro. Ou seja, em vez da galera se concentrar em mim para saber onde está o ônibus e se encontrar, faremos então a divisão.:

- Pedro estava encarregado por Congonhas,

- Fernando (Nando Neiva) na rodoviária Tiete

- Marley no Aeroporto de Guarulhos.

598db22783d74_001-Aeroporto-007.jpg.b55538c596b2777e028cbf2392bc28ef.jpg

 

Lembrando que a prefeitura de Paraty exige uma senha de autorização para circulação de veículos de turismo, para mais detalhes, acesse o site: http://pmparaty.rj.gov.br/page/noticiasdetalhes.aspx?chave=autorizacao-para-entrada-de-onibus-de-turismo

Para ser franca, eu fiz isso 2 dias antes da viagem (fui respondida prontamente), consegui isenção da taxa uma vez que o ônibus não iria circular na cidade, apenas embarque/desembarque, mas caso o mesmo fará circulação saiba que existe uma taxa que está descrita no link acima.

 

Obs: Houve um pequeno perrengue no fim da viagem, onde o pneu do onibus furou, mas foi resolvido rapidamente e logo na sequencia, bem ao lado do Aeroporto de Guarulhos o onibus quebrou, mas ainda assim, em vista do sucesso, esse perrengue ainda nao foi tao consideravel assim, estavamos com uma boa margem de tempo e ja proximo a nosso destino final. Cada um seguiu seu caminho

 

ONDE FICAR?

Nosso próximo desafio, foi onde se hospedar? Fizemos algumas buscas sucintas e Paraty possui diversos pontos, nossa escolhas então foram:

- Chill Inn Hostel, http://www.chillinnhostel.com/ , que na sequencia informou está lotado, fomos então no hostel parceiro deles (mesmo dono)

- Geko Hostel http://www.gekohostel.com/ , não demorou muito também para nos informar que estava lotado

- Che Lagarto, http://chelagartohostelparaty.onepagehotel.info/ foi a nossa ultima escolha

 

Cerca de 90% do grupo se hospedaria no Chill e no Geko, ou seja, aproxidamente 50 pessoas, portanto, tivemos um atendimento centralizado na Thais Siqueira, a gerente do hostel que foi muito solícita em todas nossas duvidas.

A maioria do grupo fez a reserva do hostel em Janeiro, ou seja, num preço que variava de 160 a 250 reais (para os 3 dias), dependendo da quantidade de camas existentes no dormitorio.

 

GRUPO NO FACEBOOK

Tivemos uma resistência muito grande em migrar esse grupo para outra plataforma, uma vez que a interação no Mochileiros.com estava ótima, no entanto, em menos de 1mes conseguimos agrupar 70 pessoas de 12 estados com 3meses antecedentes a viagem. É um grupo de mochileiros, pessoas que viajam de modo independente, e algumas pessoas já estavam interpretando diferente, pensando que era uma agencia de turismo, ou seja, a essência do grupo estava se perdendo aos poucos conforme o mesmo ia aumentando.

Alem de limitar o numero de pessoa, pensamos também no quesito “segurança de informação”, pois todos, mesmo sem cadastro, consegue visualizar o andamento do processo. Não há relatos sobre pessoas má intencionadas, mas todo cuidado era pouco.

Esses motivos, nos fizeram migrar para um grupo secreto do facebook, mas com a promessa de relatar na sequencia nossa experiência (assim como estou fazendo no momento).

O grupo foi criado no Facebook e a pagina do Mochileiros.com ficou trancada, desta forma foram sequenciados outros processos, tais como:

 

CAMISETA DO GRUPO

Não esqueça que esse grupo foi formado por interação via internet, dessa forma precisávamos de uma identificação melhor, pensamos então na confecção de camisetas.

Isso iria facilitar na identificação no ponto de encontro, destacar-se perante demais mochileiros em Paraty e também iria servir de recordação dessa aventura que foi marcante para todos.

Conversei com o Silnei, fundador do site Mochileiros.com sobre a proposta e o mesmo prontamente forneceu o arquivo com a logo do site, bem como, a fonte utilizada para escrita.

Por mais uma vez fizemos diversos orçamentos e quem ficou encarregado dessa tarefa foi o Eduardo Alves, mochileiro de Campinas Sc.

A empresa selecionada foi a Ateliê Silk (19) 3255.8031/3308.0889, que nos cobrou 20reais a unidade.

Conversamos com o pessoal do hostel Chill/Geko e também adquirimos o patrocínio desde que estampasse nas mangas as logos dos respectivos estabelecimentos.

Isso barateou mais os custos por pessoa e ficou mais ou menos assim:

Show de bola...anunciamos a proposta e foi acatada mais uma vez de braços abertos por todos os mochileiros, em breve todos estariam “uniformizados”.

598db227888b9_Camista1.JPG.6df99f1155c796d9276a204f4d5b5480.JPG

 

Para facilitar o pedido das camisetas, o Eduardo elaborou um site http://www.grampo9.com/paraty/ .

Agora a pagina está desativada, mas o layout dele foi assim:

598db227a40a4_siteparaty.jpg.f196a88bdad937fb601d3d8daf5b0423.jpg

 

PASSEIOS

Foi pesquisado diversas empresas, tentamos baratear mais uma vez os custos, uma vez que o grupo era grande, mas observou que havia divergências de opiniões por conta dos membros, uns queriam o passeio X outros o Y e com isso foi fornecido os contatos das empresas que encontramos as melhores condições.

A escolha do que fazer e quando fazer ficou livre para a pessoa selecionar aquele que mais agrada.

Para manter a fidelidade, o passeio foi contratado pela maioria do grupo com a equpe do Geko Hostel.

Basicamente, os passeios em Paraty sao indicados os Barcos pelas praias e ilhas da regiao, as trilhas onde pode se visitar os alambiques e cachoeiras, tal passeio pode ser realizado a pé/jeep/bike e tambem ida a Trindade.

 

PERGUNTAS E RESPOSTAS

Quase tudo ja estava organizado, mas para facilitar ainda mais o processo para quem estava por fora dos assuntos, elaborei um manual de perguntas e respostas, onde as principais questionamentos estavam ali descritos.

Uma vez que trata-se de um grupo de Mochileiros, mas nem todos tinham experiencia assim com esse estilo de viajar, esse manual foi pratico para auxiliar a independência de um viajante.

Disponibilizado em versão PDF PerguntaseRespostas.docx (3).pdf

onde a pessoa poderia imprimir e levar consigo, caso perdesse tal papel tambem tinha a versao online acessando o link:

https://docs.google.com/document/d/1xjiaxCe9G4LCa3pCfJrEaMu0ZE6ISH7BqdiY9awEHNE/edit

 

CONTABILIDADE

Mas a final, qual a contabilidade dessa viagem?

- 79 pessoas (65 presentes + 14 Ausentes = 85% do grupo estava la)

- 10 estados do Brasil

(SC, PR, SP, RJ, MG, GO, DF, MS, AL, ES)

- 3 Hostels (Chill Inn, Geko, Che Lagarto)

- 1 Onibus Fretado (46 pessoas)

Nos Vamos invadir sua praia, ja dizia Ultraje a Rigor

 

Duvida? Se liga no nosso balanço:

Scanned-image-0.jpg.d2d0d539389bd3bc7f397e8276c7425b.jpg

MG (4) – Pry, Ana Cristina, Vanessa, Edna

ES (1) – Carrijo

DF (2) – Karol, Rafael Vidal

GO (4) – Daiane, Livia, Janaina C, Natalia A

MS (1) – Janaina B

SC (1) – Franciane

PR (7) – Daila, Andressa, Regilielto, Leandro S, Andressa, Felipe, Altair, Nathalia (eu)

RJ (3) – Fernanda, Milla, Lina

MA (1) – Agnnes

SP (41) – Pedro, Ruan, Jackson, Helen, Sergio, Lorena, Dani Araxá, Lulu, Dede, Hugo, Dani Lopes, Hidenari, Lucas, Hayane, Lily, Flor, Cezar, Rafael P, Carla, Jessica M, Elaine, Daiana, Celma, Ana Cristina, Hass, Juliana, Willians, Alexm Nando, Caio, Marley, Alessandra, Claudio, Fernando O, Evandro, Rodrigo, Eduardo Alves, Talitha, Julian, Flavio, Leandro R

 

Faltantes (14) – Ana Claudia, Thaise (♥) , Quezia, Rodrigo Morais, Matheus RR, Carina, Julio, Mariana, Igor, Leo Navarro, Rodrigo Costta, Aquilan, Patricia Santos (♥), Silene.

 

DICA MASTER CARD

- Tempo: ele é fundamental para pesquisar e poder barganhar melhores preços/lugares/fornecedor.

- Foco: somente execute a tarefa seguinte se concluir a anterior

- Planilhas: utilizar de Excel para manter controle das informações é fundamental

- Google Drive: O google possui essa ferramenta para que possa compartilhar arquivos com demais pessoas de modo online, há opção tambem de permitir a edição de demais colaboradores.

- Empowerment: uma expressao muito utilizada no meio de Administradores que significa o ato de delegar responsabilidades. Ou seja, nao concentre a tarefa unicamente em ti, evite stress, repasse para outra pessoa e acompanhe o processo para inteirar-se no assunto.

- Opinioes: esteja aberta a receber opinioes/sugestoes, todos estão ali para contribuir, apenas filtre aquilo que é viavel ou nao para o projeto.

Saiba que se for bom pra si, será bom para todos!

 

FEEDBACK

Nao foi tarefa facil, mas uma experiencia incrivel nesse meu ramo.

- É comum voce encontrar diversos tipos de pessoas, aqueles que reclamam de tudo (mas que nao ajudam em nada), os que se folgam (muito das vezes a informação está ali na sua frente, mas e a preguiça onde fica?), os super prestativos, os esquecidos, etc…

- Absorva o melhor de todos para evitar stress e nao “pirar”, pois é facil voce se perder no boom de informaçoes e solicitações.

- Deixe que as coisas fluam naturalmente, respeite a limitação alheia, mas saiba que algumas pessoas necessitam de um “empurrão”.

- Estar disponivel para saciar as duvidas é essencial. No entanto para evitar ligaçoes/mensagens em horarios improprios, faça questão de deixar as informações claras no meio de comunicaçao que esteja utilizando (no nosso caso, o Site do Mochileiros, na sequencia o grupo do Facebook), uma hora a pessoa saca!

- Obvio que teve desistencia, mas da mesma forma que saia entravam outras pessoas tambem, afinal, quem nao gostaria de participar de um grupo desses? No entanto, sempre respeitando o limite de 65 pessoas.

 

Sem sombra de duvidas

foi minha melhor viagem!

 

Pois ela me proporcionou uma serie de experiencias e amigos, como pode perceber nos meus posts anteriores, fui a diversos lugares e em cada deles havia um membro de Paraty, disposto a me ajudar.

Amigos nao há dinheiro que pague tê-los!

 

Embora eu esteja a frente da organizaçao e ter dado o ponta pé inicial, digo que essa viagem nao foi minha, foi de todos e sou muito agradecida por tudo.

Entre perreguentes, criticas, elogios, amigos, inimigos…tenho sorriso no rosto contando as historias que vivi com todos .

 

sim…eu estive NA FELIZ CIDADE . COM!

598db2279feec_005-Despedida-039.jpg.0da6023dbade949b9de9444f8153d59a.jpg

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Respostas 32
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Conheça um pouco desta tão linda cidade, com um ar histórico, onde ainda mora a familia real (João Henrique de Orléans e Bragança) e cenario do meu feriado com outros 65 amigos de diversos estados brasileiros.

 

As historias abaixo sao contadas pelos guias locais, onde é possivel voltar ao tempo numa charrete graciosa pelas ruas irregulares de Paraty…

SAM_4950.JPG.55302d7ea2fe0aa117b550dfd51f2282.JPG

 

PARATY, PARATI, PARATHY, PIRATI…

 

Mas afinal, como se escreve o nome dessa cidade?

Em 2009 o governo municipal adotou uma lei em que a forma correta de escrita é ParatY.

Porem no século XVI já foi escrita como Paratii e, século XVIII Paraty,Pirati,Parathy.

De acordo com o historiador e geografo Teodoro Sampaio, em seu livro “O tupi na geografia nacional”, informa que Paraty significa jazida do mar, o golfo, lagamar e informa ainda não confundir com Pirati, peixe da família das tainhas e comum na região.

 

SOBRE A CIDADE

 

Sei que para alguns é chato e é uma informação irrelevante, portanto se você se enquadra nesse perfil, pode avançar um pouco mais a leitura, pois meu relato mais pratico e impressões da cidade encontram-se um pouco mais abaixo.

Enfim…Fiz diversas leituras e acho interessante expor um resumo do que essa cidade representa para nosso país, particularmente, isso é o que me chama atenção em conhecer um lugar, saber sua historia e cultura.

Pois bem…

 

Paraty, és uma cidade histórica com belas paisagens naturais, localizada na região Costa verde no sul do estado do Rio de Janeiro, aproximadamente 250km da capital, trata-se de uma das cidades mais antigas do Brasil, fundada no século XVI (1667) , em torno à Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, sua padroeira.

Pertencia a rota do ouro que ia de Minas Gerais a Portugal. Paraty nada mais era, onde os portugueses desembarcavam com seus ouros extraídos de Minas Gerais e destinavam-se até seu país de origem. As calçadas, são um charme a parte, pois são ruas de pedras (popurlamente chamada de “pé de moleque”), preservadas até hoje desde a época em que Dom Pedro passeava com suas carruagens por ali.

 

A geografia da cidade de Paraty teve uma forte influencia de Portugal, desta forma, puderam definir como seriam as ruas e onde ficariam as igrejas, as praças, a cadeia, a câmara e os lotes residenciais. As igrejas serviam de balizamento e pólo de atração residencial. Devido a sua limitação em expansão, foi divido os lotes de modo que as casas fossem geminadas, aproveitando melhor assim o espaço disponível para construção.

 

Devido às epidemias de cólera e febre amarela que ocorriam em algumas partes do Brasil, havia em Paraty uma grande preocupação com a salubridade. O projeto da vila previa algumas medidas nesse sentido: as ruas foram feitas com uma leve curvatura para evitar vento encanado (considerado na época um transmissor de doenças); a Santa Casa de Misericórdia (1822) e o atual cemitério (1853) foram construídos em local afastado da vila, desativando em 1836 o cemitério que se localizava na atual praça da Matriz, isolando dessa forma os doentes e os mortos. Para evitar incêndio, foi proibido em 1831 as construções em madeira e coberturas de palha. Neste mesmo ano tornou-se obrigatório o aterramento e a colocação de cercas em terrenos baldios.

 

Em 1799 a Câmara Municipal definiu que as novas edificações deveriam ter na sua fachada dezessete palmos e meio de altura e as portas onze palmos e meio com cinco de largura, além de vergas (parte superior do batente) circulares.

 

A iluminação elétrica chegou apenas em 1928. Antes disso a cidade era iluminada por lampiões com óleo de baleia.

 

Percebe-se que nas esquinas possui 3 cunhais de pedra lavrada, formando assim um triangulo imaginário, tal símbolo representa a Maçonaria, que é muito presente na cidade. Os beirais da casa são símbolos de ostentação, Se o beiral fosse decorado e pintado, indicava que o dono da casa era rico. Se o beiral fosse simples e não fosse enfeitado, significa que o morador da casa era pobre. Existem três tipos de beirais nas casas do centro histórico: a cimalha (beiral coberto com madeira), o cachorro (beiral com caibros a vista) e a beira-seveira (beiral formado por duas ou mais camadas de telhas).

As janelas de vidro foram introduzidas nas casas a partir do século XIX. Antes disso eram usadas grades de treliças que possuíam boa ventilação além de permitir enxergar a rua sem que os transeuntes conseguissem ver dentro das casas.

 

Alem da questão histórica e arquitetônica, Paraty chama atenção também por 2 principais eventos na cidade, que ocorre geralmente Julho/Agosto.

A FLIP (Feira Literaria Internacional de Paraty) http://www.flip.org.br/

E o Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty http://www.paraty.com.br/feriados/festivaldapinga/

 

E falando sobre pinga: O sucesso da pinga foi tão grande que, de iguaria apreciada pelos escravos e consumido durante as “festas dos negros”, passou a concorrer diretamente com os famosos vinhos portugueses, o que levou o rei D. João VI a tentar, inutilmente, proibir a produção da bebida nos alambiques de Paraty.

Mas qual a diferença de pinga e cachaça? Cachaça seria a aguardente destilada das sobras da produção do açúcar (borra ou melaço). A pinga seria obtida pela fermentação e destilação do caldo de cana.

Atualmente, a pinga é a bebida destilada mais vendida no mundo. Na Alemanha, é a segunda bebida alcoólica mais consumida, perdendo apenas para a cerveja.

 

CURIOSIDADES

 

-Paraty durante o período colonial chegou a ser o 2º maior porto do País em importância.

-Por um determinado período o ouro que saia de Minas Gerais para Portugal era escoado por Paraty, e por esse motivo Paraty ficou conhecida como “CAMINHO DO OURO” marítimo terrestre.

-Paraty conserva ainda hoje uma influência muito forte da maçonaria nas construções locais, que pode ser facilmente observada, tanto nos alinhamentos dos prédios, como nos desenhos decorativos com elementos a que se atribui certos significados a esta entidade.

-O traçado das ruas do centro histórico foi feito pelos maçons. Além de manifestar elementos do misticismo maçon o as ruas foram desenhadas de modo a dificultar uma eventual invasão a cidade. Alguns símbolos maçônicos decoram vários sobrados da cidade.

-Paraty durante a invasão do Rio de Janeiro por saqueadores piratas, foi a cidade que mais contribuiu no pagamento do resgate do Governador, esse pagamento foi feito em Açúcar, Ouro e Gado. Paraty deu a maior contribuição para pagar o resgate.

-Paraty esta ao nível do mar e por esse motivo, as ruas são invadidas pela maré mais alta e por isso Paraty, é conhecida como a VENEZA BRASILEIRA. Parte do Centro Histórico de Paraty se encontra atualmente no nível do mar. Desse modo as águas invadem a cidade na maré cheia, lavando as ruas. Não se sabe se ele foi construído assim ou se o centro histórico está lentamente afundando!

-Para construção de seu conjunto arquitetônico, foi utilizada uma espécie de argamassa, composta de óleo de baleia e cascas de marisco moídos.

-As Igrejas de Paraty, foram construídas com pedras vindas de Portugal como lastros em navios e aqui, eram deixadas para que na viagem de volta, fossem carregados de ouro e outras especiarias brasileira.

-Quase 200, foi a quantidade de engenhos de aguardente que Paraty chegou a possuir e dos que resistiram, existem apenas cinco que mantém até hoje a antiga tradição de fermentar a garapa com pedras de cachoeiras, que após ser esquentadas em fogo, são jogadas dentro dos tonéis.

-Conhecida no mundo inteiro por sua qualidade e seu buquê inigualável, a “Pinga de Paraty já foi bebida em versos e prosas, podemos tomar como exemplo Carmem Miranda que cantou… ” Vestiu uma camisa listrada e saiu por ai em vez de toma chá com torrada bebeu Paraty.

-A estrada que ligava Paraty às Minas Gerais foi aberta pelos índios guaianás. Com o ciclo do ouro ela foi ampliada pelos colonos e passou a se chamar Caminho do Ouro. Ainda hoje restam partes do caminho que pode ser percorrido com um guia.

 

MITOS E LENDAS

 

A Noiva da Santa Rita

Em meados do século XIX, um jovem casal apaixonado marcou casamento na igreja Santa Rita. Sem ninguém saber o porquê, a noiva morreu poucas horas antes de ir para o altar. Dois dias depois, o noivo acorda desesperado, implorando para abrirem o caixão – enterrado na própria igreja – dizendo que a sua amada o estava chamando. Os amigos, achando que ele estava ficando louco, tentaram acalmá-lo, mas não abriram o caixão. Durante muito tempo, pessoas que passaram a noite no largo da igreja Santa Rita, dizem terem visto um fantasma vestido de noiva bebendo água no chafariz localizado em frente à igreja. Muitos anos depois, quando foram retirar os restos mortais, perceberam que o esqueleto estava virado, significando que a noiva deve ter morrido de sede dentro do caixão. O padre da igreja, para evitar que o fantasma continuasse saindo para beber água, mandou fazer um poço dentro da igreja. O fantasma nunca mais foi visto fora da igreja. O chafariz do largo e o poço da igreja existem e estão no mesmo lugar até hoje.

 

O Tesouro de Trindade

O povoado de Trindade é repleto de histórias de piratas que usavam o local para descanso e abastecimento de água e comida. Dizem que há um tesouro, roubado do império Inca por piratas espanhóis, enterrado em algum lugar de Trindade. Na segunda metade do século passado apareceram caçadores de tesouros escavando vários locais em busca desse tesouro. Muitos sítios arqueológicos foram destruídos por causa dessa lenda.

 

O Corpo Seco da Toca do Cassunga

Conta o povo que na Toca do Cassununga, próximo à praia do Jabaquara, foi enterrado um homem que durante a vida fez tanto mal que quando morreu, nem Deus nem o diabo quiseram recebê-lo. A própria terra não aceitou seu corpo, obrigando-o a vagar na calada na noite, assustando as pessoas que por ali passam.

 

O Espírito do Escravo

Guardião do tesouro No período colonial quando os senhores de engenho queriam esconder suas riquezas, enterravam-na próximo a uma árvore junto com um escravo, pois acreditavam que o espírito do escravo protegeria o tesouro dos ladrões. Anos mais tarde descobriram que o espírito não deixava nem o próprio senhor de engenho mexer no tesouro.

 

A Praga do Padre

Em meados do século XIX chegou em Paraty um padre com forte simpatia à proclamação da república no país. Após algumas missas onde além de religião se falava das vantagens de uma república, o padre acabou sendo expulso da cidade pelos conservadores habitantes à “socos e ponta-pés”. Antes de sair o padre rogou uma praga: “àqueles que tinha excedido nas hostilidades ficariam com a perna direita inchada e deformada como ficou a sua e, para a cidade, haveria um grande atraso durante um século inteiro”. Coincidência ou não, no período de 1870 à 1950 a cidade viveu uma grande recessão. E diz o povo que ainda hoje existe uma família que tem a perna direita deformada.

 

A serpente de Nossa Senhora dos Remédios

Os mais antigos contam que escondida no terreno da igreja Matriz, com a cabeça embaixo do altar de Nossa Senhora dos Remédios e a cauda próxima ao rio Perequê-Açu, está uma imensa cobra dormindo, graças ao poder de Nossa Senhora. Entretanto se a imagem da santa for retirada por mais de trinta dias a cobra acordará.

 

DEZ PASSEIOS EM PARATY

 

1 – Passear de escuna

Os passeios de escuna são praticamente obrigatórios em Paraty. O passeio dura cerca de cinco horas e as escunas, que saem do cais da cidade entre 10 e 12h, param em quatro lugares – entre praias e ilhas. Há bebida e comida a bordo. Quem viajar com um grupo grande de amigos pode alugar um barco só para o seu grupo. Essas embarcações levam até dez pessoas, e o preço acaba saindo quase o mesmo. A negociação pode ser feita diretamente com o marinheiro, no cais, ou ainda através de agências de turismo.

 

2 – Mergulhar nos aquários naturais

Em algumas das paradas das escunas, você pode mergulhar em verdadeiros aquários naturais. Águas limpas, através das quais é possível observar peixinhos nadando ao seu redor. Uma experiência única e inesquecível.

 

3 – Dar um pulinho em Trindade

Localizada a apenas 30 quilômetros de Paraty, Trindade é uma vila de pescadores com cenários paradisíacos. O acesso é pela Rodovia Rio-Santos, na altura do km 268. Entre as praias de Trindade estão a Praia Brava, a Praia do Cepilho (muito procurada para surfe), a Praia dos Ranchos, a Praia do Meio (onde barqueiros oferecem passeios turísticos), entre outras. A Praia das Figueiras ou Praia dos Pelados é famosa pela prática do naturismo.

 

4 – Visitar as cachoeiras

Paraty tem várias cachoeiras belíssimas e você não pode deixar de conhecer pelo menos uma. Uma dica é a Cachoeira da Pedra Branca, com dois saltos de cinco metros de altura. A água é um pouco fria, mas o banho vale a pena. Há pequenas piscinas e duchas naturais no local, o que só torna o passeio ainda melhor.

 

5 – Visitar lojinhas de artesanato

As opções são muitas: artesanato em tecido, em madeira, em fibras vegetais, em papier maché. Tem para todos os gostos e bolsos. Passar algumas horas visitando as lojinhas de artesanato, espalhadas pelo centro histórico de Paraty, é uma delícia, mesmo para quem viajou sem a intenção de gastar muito.

 

6 – Fazer o Caminho do Ouro

O Caminho do Ouro, que ligava Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, é a estrada construída pelos escravos entre os séculos 17 e 19 e é por ela que os mineiros traziam o ouro. O local está preservado e está cercado pela beleza da Mata Atlântica do Parque Nacional da Serra da Bocaina. Há várias opções de trekking pelo Caminho do Ouro, com paradas em cachoeiras, alambiques, entre outras paisagens.

 

7 – Nadar no Poço das Andorinhas

As águas do poço são claras e com temperatura ótima para banhos. Há, ainda, no local uma ducha natural. Os visitantes procuram muito o local também por causa de um escorregador natural que se forma abaixo do poço.

 

8 – Passear pelo centro histórico

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional, o centro histórico de Paraty foi erguido entre os séculos 17 e 19, e está localizado entre o Rio Perequê-Açu e a Baía de Paraty. Ele é formado por casarões coloniais e igrejas. Carros não podem trafegar pelas ruas, que mantém seu calçamento em pedras. Alguns sobrados são ocupados por bares, restaurantes, pousadas e lojas de artesanato.

 

9 – Ir a um espetáculo de Teatro de Bonecos

O grupo Contadores de Estórias manipula bonecos de pano e espuma em espetáculos premiados em vários países. As apresentações acontecem às quartas e sábados, no Teatro Espaço. O teatro não é muito grande, tem apenas cem lugares e é bom fazer reservas. Mais informações: (24) 3371-1575.

 

10 – Visitar a Casa da Cultura

A Casa da Cultura funciona em um casarão bonito e foi aberta ao público em 2004. No local, há exposições temporárias e uma exposição permanente, que exibe em vídeo depoimentos de moradores e visitantes de Paraty. Mais informações: (24) 3371-2325.

 

DIFERENÇA DE PARATY (RJ) E OURO PRETO (MG)

 

Estive em Ouro Preto (MG) em outubro de 2013 (vide relato: ouro-preto-25-26-27-outubro-2013-t88105.html ) e pelas minhas primeiras impressões pensei que Paraty fosse tipo a irmã distante de Ouro Preto, doce ilusão!

Pode ser Adotiva, Bastarda…talvez!? hehe

 

Embora sejam semelhantes em alguns aspectos, outras são totalmente opostas, mas intimamente ligadas.

Ambas cidades fazem parte do famoso “Caminho do Ouro”, tem uma forte influência de Portugal e sua principal atração é voltada a sua história, cultura e arquitetura.

 

Mas afinal, uma vez apontada as semelhanças, quais são as diferenças?

 

Ouro Preto: Os senhores de engenho ostentavam seu poder construindo igrejas.

Paraty: Em Paraty, ostentavam em suas próprias casas, atenção aos beirais da casa.

 

Ouro Preto: As ladeiras existem para dificultar o acesso para extração do ouro e demais minérios

Paraty: Ruas planas, para facilitar o acesso às embarcações com os produtos que seriam levados para Portugal (ou deixados no Brasil)

 

Ouro Preto: uma cidade altamente católica e que não faz questão nenhuma de esconder isso

Paraty: uma cidade voltada a Maçonaria, com muita mensagem subliminar, característico da crença.

 

Ouro Preto: Sua estrada (ladeiras) foi feita por escravos, muitos vindo da África.

Paraty: estrada feita por índios brasileiros

 

Ouro Preto: realizavam a extração de ouro e demais minérios

Paraty: Embarcavam com os ouros e minérios extraídos de Minas Gerais

 

Todavia, ambas as cidades possuem uma enorme igualdade… Ambas tem uma identidade muito fortificada com a degustação de bebida destilada (pinga, cachaça…)

Link para o comentário
  • Membros

Essa viagem de Paraty vai gerar um vasto numero de relatos, pois cada um seguiu seu rumo com dicas e opinioes distintas, no entanto, vou relatar a minha…

 

Nas ultimas semanas eu viajei bastante e Paraty devido a administração, me deixou bem cansada, o que mais queria era ficar num lugar tranquilo com os amigos, pouco fiz questão de tirar fotos e andar pela regiao, embora inevitavelmente tenha feito alguns passeios e visto cenas estonteantes.

 

Paraty em geral deixou pra mim um gostinho de quero mais, minhas ferias será em Julho e é pra la que vou dedicar alguns dias para desbravar a cidade e relatar com maior enfase o local.

 

Pois bem…

A empresa de onibus My Life Vans, foi a empresa encarregada ao nosso deslocamento de SP x Paraty, está de parabens, chegou no horario combinado e o motorista Thiago foi muito solícito em seu serviço. Achei a empresa bastante prestativa e honesta, cumpriu realmente o que estava descrito em contrato.

 

O transito em SP estava ameno embora fosse feriado, saimos as 1h da manha de Guarulhos e partimos para Paraty, chegamos por volta das 7h da manha.

 

Deixamos as mochilas em seus devidos hostels e cada um seguiu seu caminho, a maioria foi para Trindade, devido meu cansaço, fiquei em Paraty na praia do Pontal, no Geko Bar, em frente ao nosso hostel, la fiquei com os amigos conversando e vendo a hora passar. Dei uma volta basica pela cidade e poucas fotos tirei.

 

A noite de Paraty embora fosse feriado, cheio de turistas, nao era tao forte assim,boa parte do grupo foi para o Paraty 33 - Restaurante e Balada em Paraty , (http://www.paraty33.com/paratyrestaurantes/) no entanto, outra parcela ficou no Geko Bar que ficava a beira praia admirando a noite, com isso, nossa primeira noite fomos agraciados por uma Lua de Mel? Uma Lua de Sangue?

598db227c03aa_002-Lual-009.jpg.b49e0d71bf3a918e44262f3feeb28a1d.jpg

 

Bem…um belo espetaculo lunar…

598db227dd558_002-Lual-006.jpg.be07c28726d4e67936aac5d10b8919c1.jpg

 

Ja no sabado de manha, realizei com um grupo de amigos um passeio de escuna pela baia de paraty até saco de mamangua, o barco selecionado e indicado pela Thais/Geko Hostel, foi a Escuna Banzay(http://www.escunabanzay.com.br/), o ultimo barco do cais. Saiba que os passeios em Paraty iniciam por volta das 10/11h , interessante chegar cedo para pegar um bom lugar.

 

Outro grupo de amigos negociaram com barqueiros locais o passeio e isso tambem barateia mais ainda.

598db227e3a81_003-Barco-031.jpg.b02f57bfae083a301ad09cee2803e665.jpg

IMG_116253307637098.jpeg.8502fd54de8f3c4ea0b067a782fd2fd1.jpeg

 

Pagamos R$60,00 mas saiba que seu preço é um pouco mais alto devido o deslocamento, vai um pouco mais distante que as demais escunas, sendo uma passeio ate mesmo exclusivo, competindo apenas com barcos particulares. Quer saber? Vale muito a pena!!

 

A escuna tinha capacidade para acima de 100 pessoas, bem confortavel, aceitam cartoes de credito/debito e comidas/bebidas a disposição, alem do mais, no fim da tarde eles oferecem de cortesia frutas e bebidas.

 

Durante o passeio há um pessoal com musica ao vivo fazendo uma animação geral da galera

Foi possivel realizar um video onde o Bigg (Musico) muito simpatico fez uma homenagem ao grupo dos Mochileiros

 

No percurso tambem explicam um pouco das praias/ilhas ao redor.

 

Dentre elas, destaca-se a “Ilha da Bexiga” possuindo seu nome devido no passado os moradores que possuiam doenças (sobretudo Bexiga) eram isolados la para evitar contaminação dos demais. Hoje a mesma é moradia do navegador Amyr Klink.

 

Houveram algumas paradas para mergulho e apreciar a linda paisagem ao redor, o barco aluga Snorkel por R$20 (sorte que tenho o meu!)

598db22831e6d_003-Barco-016.jpg.00982fd6c5a1dc04b96fee86f8de2f95.jpg

 

Para este tipo de passeio reserve o dia todo, pois demora uma media de 5/6horas dependendo.

 

Houveram 4 paradas, aproximadamente 30/40minutos cada uma, cada qual com sua beleza estonteante, do mar que varia do verde ao azul, muito das vezes mesclando ambos.

IMG_6947.JPG.efce43242b985b3fbdf4e16d053266bd.JPG

 

Foi otimo a interação entre os amigos que divertiam tanto dentro, quanto fora da agua.

IMG_153818615173562.jpeg.18f843607c6ec21afeeaf3173710e705.jpeg

 

O passeio de barco é algo que super recomendo, indiferente de qual seja sua escolha de escuna (embora eu ainda acredite que a Banzay seja bem interessante devido a exclusividade de points).

 

Estar com os amigos, num lugar como este, nao há dinheiro que pague!

IMG_6946.JPG.1997e3e09b302a6bd3207874fcb07d35.JPG

 

Enfim…poderia postar diversas fotos e falar varios bla bla bla sobre tal passeio, no entanto vou me restringir um pouco e deixar aqui minha indicaçao: Faça passeio de barco!

 

Por mais uma noite e as demais passamos conversando, interagindo e se conhecendo cada vez mais no Geko Bar, aquele que fica em frente ao hostel, a beira do mar e tals…

 

No domingo, foi dia Jeep Tour, atras das cachoeiras e Alambiques.

 

No jeep tour nosso guia foi o Luis, um morador de Trindade que ja rodou o mundo e fala alguns idiomas, mas ele foi o cara ideal para passear conosco, nos dando varias dicas.

 

Há diversas cachoeiras ao redor, mas devido o feriado e ao fluxo de turistas, nos deparamos com a Cachoeira das Sete Quedas, que é possivel banhar-se atras das quedas e tambem admirar uma bela paisagem ao redor.

598db22915ba0_004-Cachoeira-007.jpg.9c1de253ca8e50181debf1d1d22d39a0.jpg

IMG_153803148649172.jpeg.b36260364229964ea9030946c0b74157.jpeg

 

Almoçamos num lugar que nao me recordo bem o nome e tambem nem vem ao caso, uma vez que era um local caro (embora apetitoso) e que principalmente demorava muito no atendimento.

 

Enfim…passamos em alguns alambiques, a degustação é gratuita, a partir dela compre aquela que mais lhe agradar como recordação, gostei muito de Maracujá. (os preços variam de 15 a 80 reais)

DSCN0177.JPG.13d60e32610a7e44c6924a4df25a8628.JPG

 

Para quem é adepto esse tipo de passeio nao pode deixar de lado o conhecimento da famosa “Cachoeira do Tobogã”, essa foi nosso proximo destino.

 

Nada mais é que uma pedra escorregadia onde é possivel fazer o “surf na pedra”, pode fazer em pé ou até mesmo sentado (mais seguro)

598db2294bcc0_004-Cachoeira-051.jpg.3c93a9fb333dccf08878c8af330ea814.jpg

598db22a692ec_004-Cachoeira-053.jpg.c1caa2816c6e5e7327b257432b1e46f9.jpg

598db22aacf58_004-Cachoeira-054.jpg.abd2ceae3ffa6422f1e9a944e3b27fe8.jpg

598db22adcdc8_004-Cachoeira-055.jpg.df7d685e1829d70e7c00c5cd9f362ca5.jpg

 

Fim do dia!

 

Saiba que essas cachoeiras sao realizadas pelo Caminho do Ouro - Paraty, (http://www.paraty.com.br/caminho.asp) tambem chamado de “Estrada Real”

598db22b3e5ac_004-Cachoeira-078.jpg.b4380d4ba832f1ec9d9048fc1fe91dfc.jpg

 

Para variar mais uma noite no Geko Bar e até então nossa ultima noite, aquela que seria uma despedida entre lagrimas e muitos sorrisos, o coração ja estava apertado.

 

Mas antes disso, deixe-me fazer as devidas apresentações: Carrijo nosso bar-man e uma deliciosa caipirinha, Espirito Santo representando, vai la Naldo “Alto em Cima, Alto em Cima”

IMG-20140419-WA0016.jpg.792d1e0696537f19c639876f342452b9.jpg

 

Os fotógrafos da galera, o Casal Canon e Nikon

SAM_4981.JPG.42fb1801d71b2da3d596ac365b35c88a.JPG

 

Enfim… foi um final de semana memoravel, onde pude conhecer varios sotaques, jeitos, culturas, educação…entretanto todos tem um unico gosto, a sede por viagens.

 

Repito:: nao foi uma tarefa facil, mas gratificante ver a interação das pessoas, as pessoas me abraçando com lagrimas nos olhos de felicidade foi emocionante e me deixam cada vez sem palavras. Cansativo mas compensador, valeu a pena todo o esforço, a correria, o stress.

 

Por diversas vezes fizemos roda de bate papo, no qual cresciam gradativamente, nessas horas observei e percebi quantos amigos tenho espalhados por ai e que viajar é enriquecer de tal forma que nos faz compreender o significado de VIVER

 

É comico tambem saber que os estranhos viram amigos e os amigos viram estranhos

598db22b5e5a7_005-Despedida-039.jpg.62119b58745f21b702e607765bf8cb82.jpg

 

Ate engraçado ver os olhos baixos e o corpo caído de cansaço, mas inevitavel o sorriso largo no rosto, aquela estampa de felicidade que ninguem desse grupo abdicou.

 

Precisa de evidencias? (nem sei como tiraram essas fotos)

DSCN0185.JPG.3b82fa1d9969945acd35f79353c1c021.JPG

598db22bbbaf1_005-Despedida-004.jpg.d450e78457f9ec2b72dafc899c61a87c.jpg

 

Mas é isso galera! Amei tudo e muito Obrigada!!

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros

Aeeeeeeeee, não li ainda pois estou no trabalho, mas hoje a noite vou ler ainda ::otemo::

 

Com certeza posso dizer que foi a melhor viagem que fiz na minha vida, não pelo lugar (que também tinha vários atrativos) mas sim pelas pessoas que criaram um ambiente magico, com certeza vai ficar marcado pra sempre pra mim ::love::

 

So tenho a agradecer a todos que passei esses momentos tão especiais e principalmente a vc Naty que foi quem começou tudo isso e foi até o final mesmo diante das dificuldades enfrentadas no planejamento e organização (é galera não é facil organizar e mobilizar uma trip de 65 pessoas).

 

Um abraço a todos os amigos que fiz nessa Trip, e que possamos nos encontrar mais vezes por ai!

 

Edit: Dei uma pausa no trabalho pra ler o relato e ficou excelente!!!

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros

Com certeza posso dizer que foi a pior viagem que não fiz na minha vida! CHATEADAAA, mimimimi.... hahaha

- Feliz em saber que você decidiu seu destino das férias.

- Feliz em saber que tudo deu certo no final.

- Feliz com esse relato, imagino o cansaço de estar a frente de tudo, pois como vc disse são muitas pessoas e tem que saber lidar com cada um.

 

Uma viagem em que conhecemos mochileiros no hostel, nos passeios, e no fim da tarde/noite tem uns 10, 15 reunidos em volta da mesa do bar ou do hostel, já traz uma experiência incrível, imagina 65!

Viajar é muito bom e realmente muda a vida! Eu era a pessoa mais tímida da face terrestre, a cada viagem me sinto uma pessoa melhor, e o mochileiros.com é o grande responsável por isso. É aqui que sou incentivada a viajar sozinha, a não ter medo do estranho, rir e aproveitar a viagem mesmo quando houver perrengue, enfim, a me jogar. Agora eu fico aqui chupando dedo mesmo... por não ter conhecido vocês :cry:

 

E posso chorar com o coraçãozinho após o meu nome? ::tchann::::love::

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...