Ir para conteúdo

Morro de São Paulo e Salvador - 10 dias - com fotos e valores


Posts Recomendados

  • Membros

Olá galera!!

Esse é meu primeiro relato aqui... resolvi faze-lo como forma de retribuição, já que foi aqui onde peguei muitas dicas legais para minha viagem, que foi MARAVILHOSA!!!

 

Primeiramente, preciso dizer que o Morro de São Paulo é mesmo o paraíso! Eu e meu marido, que amamos praia, achamos MARAVILHOSO!!

 

Ta um pouco longo, mas tem valores!!! Depois arrumo as fotos... a internet caiu e não salvou... :?

 

1º dia 05/03/13 – Maringá – Salvador – comemorando 2 anos de casados no aeroporto!!!

Não gastamos nada com as passagens pois pegamos promoção de milhas smiles... só alegria!!! Devido à forte chuva, perdemos a conexão em Guarulhos e, no fim das contas, chegamos em Salvador meia-noite, quase 5h mais tarde do previsto. Por isso ganhamos da Gol o transfer para o hostel...fomos de táxi!! Uhuuu!! Nada mal, pois do aeroporto até o Farol da Barra nos custaria uns 100 reais, já que naquela hora não haveria mais ônibus. Mas ganhamos porque eu reclamei e consegui esse benefício. Nada mais justo!

 

Ficamos hospedados no Albergue do Porto (http://www.alberguedoporto.com.br/). Pegamos um quarto coletivo, mas não havia mais ninguém no quarto, então eu e meu marido ficamos sozinhos... nada mal de novo!! Pagamos R$ 68,00.

Impressões: o albergue é um casarão antigo, histórico... logo, o chão é de madeira e faz barulho, e o teto dos quartos são vazados, dá para ouvir tudo o que rola no hostel!! O banheiro masculino é mais interessante que o feminino. Resumindo: a gente estava no primeiro dia, então tudo foi festa. Mas não voltaríamos. Ouvi dizer que o Barra hostel é melhor!

 

2º dia 06/03/13 – Salvador – Morro de São Paulo

Acordamos cedo, passamos no mercado comprar frutas, água e uma cartela de dramin (os 10 reais mais úteis da viagem kkk) para agüentar em alto mar (NÃO ESQUEÇAM ISSO NUNCA!!!). Fomos da barra ao comércio (Terminal Marítimo de Salvador, ao lado do Mercado Modelo) de ônibus (R$ 2,80 cada), acho que levou pouco mais de meia-hora. Lá, compramos o bilhete do catamarãn da Biotur, que dizem ser o melhor (R$ 75,00 cada) e embarcamos. Não passei mal, mas o dramin me deu aquela moleza e cochilei depois de tirar umas fotos na proa!!

DSCF0059.JPG.a37804d82b9035752397edb04edc9888.JPG

A viagem levou pouco mais de 2 horas e na chegada ao Morro já dá pra perceber a beleza do lugar.

DSCF0097.JPG.a45f48c5598f5ca7968eb923f4243092.JPG

Nós fomos sem reservar nada, pois li aqui que março é tranqüilo para encontrar pousadas... e foi mesmo! Eu tinha levado uma lista de pousadas e hosteis que pesquisei na net. Ficamos no Hostel e Pousada Papagaio (http://www.papagaiohostel.com/), pois estava bem bom o preço (R$ 75,00 o quarto de casal com banheiro e café da manhã). Mas também tem quartos coletivos lá. Gostamos muito. Os donos são dois italianos muito gente boa! O hostel fica na praça da fonte, que é mais afastada da praia, mas ressalto que lá TUDO É PERTO!! Mas se vc quer ficar bem pertinho da praia, na terceira praia tem umas que são pé na areia!!!

Adorei o morro porque tem hospedagem para todos os gostos e bolsos!!

Outro detalhe do Morro: quase não tem brasileiro. Todo mundo é gringo, inclusive os proprietários de restaurantes e pousadas. Ta tudo dominado!

 

3º dia 07/03/13 – Nascer do sol na terceira praia e Praia da Gamboa

Como no dia anterior estávamos sob o efeito do dramin, deitamos umas 19h para tirar um cochilo antes de sair jantar e o cochilo durou até as 4h30 da manhã!! Aí aproveitamos para ir ver o sol nascer. Ficamos na terceira praia porque a vista de lá para o sol é mais limpa. Foi fantástico!!! Apenas algumas pessoas nas ruas, outros gringos voltando da super balada de quarta-feira (dizem que é a melhor!)... e eu me meu marido lá, apaixonados um pelo outro e por aquele lugar lindo!!!

O sol nasceu, passeamos pela terceira até a quarta praia e voltamos pra pousada tomar café.

DSCF0226.JPG.2b8b58885ed7faf54f494d1a99ea4f59.JPG

Depois decidimos caminhar até a praia da Gamboa... o caminho é lindo!! Se pegar a maré começando a subir, o visual fica mais lindo! Mas é preciso cuidar com a maré, pq ela pode impedir algumas passagens até Gamboa. Ao chegar lá, escolhemos o primeiro restaurante (o que tem umas tendas brancas). Quando estávamos tomando uma gelada, chegou um rapaz que estava fazendo passeio de barco com turistas... estavam no meio do passeio e pararam para tomar banho de argila ali perto de onde estávamos. Aí ele nos ofereceu para fazer o final do passeio por R$ 10,00 cada, que consistia em atravessar até o continente para conhecer a praia Ponta do Curral e o bar flutuante no banco de areia em alto mar. A gente foi... e muito felizes, pois fomos agraciados pela visita de uns 8 golfinhos!!!! Coisa linda de Deus!! Daí comemos lambreta no bar flutuante...delícia!!! Voltamos, almoçamos um filé de peixe grelhado DIVINO!! Por R$ 60,00 o casal.

DSCF0412.JPG.c8a9d3d48c829b506068930ff38fb547.JPG

DSCF0416.JPG.0c6647146002540efe5b10ae47383b89.JPG

DSCF0499.JPG.43279c5ca9aaaee806f303bc402ebed0.JPG

Na volta pra pousada, final de tarde caminhando, avistamos golfinhos novamente bem próximo da orla!!! Bem legal!!!

Depois do banho, fomos jantar em uma pizzaria na rua Caminho das praias, não lembro o nome, mas tem um cartaz com o menú em árabe (porque vai muito árabe ao Morro). Pagamos R$ 30,00 pela pizza média.

 

4º dia 08/03/13 – a maravilhosa Quarta praia

Nesse dia compramos um isopor e outras coisinhas (pão, presunto e queijo, chips, maçã) e resolvemos passar o dia na quarta praia. Não sabíamos, ainda, o quão perfeito era lá!!

Sem palavras!! As fotos falam por si!!

DSCF0781.JPG.00873b91fa9685a5deaa26aed459b1a9.JPG

DSCF0793.JPG.9496c6db649c0b31f681e4b2a695e714.JPG

Jantamos um delicioso PF (R$ 14,00 cada) no Comida Caseira, restaurante bem gostosinho na praça maior da vila.

 

5º dia 09/03/13 – passeio

Por R$ 120,00 o casal, fizemos o passeio em volta da ilha. É IPERDÍVEL galera!!!

Chegamos nas piscinas de Garapuá e só tiramos fotos, pois resolvemos ir logo para as piscinas de Moreré pra aproveitar mais lá. Valeu a pena... novamente as fotos falam por si!!!!

DSCF1046.JPG.97068b1dccf02d6f2831fc190c5547d9.JPG

DSCF1052.JPG.6ddfeef61539908ec9758d0cb334e153.JPG

Almoçamos um catado de caraguejo por R$ 60,00... muita comida... deliciosa!! Mas não posso deixar de falar do Acarajé da Danny!!! Não vou falar da Danny aqui que é pra ser mais engraçado ainda qdo vc for pra lá!!!! “Ela” é o máximo!! E não deixe de comer o seu acarajé!!! Bom demais!!!! O melhor!! Nós pedimos meia porção pra não atrapalhar o almoço, mas nos arrependemos!! Estava tão bom que poderia ser o almoço!!!hehe

Façam esse passeio!! Vale a pena!!! E coma a ostra na parada pra degustação!!

DSCF1145.JPG.c8e4ea29fd8ac0c8503dcf6a0eedd6da.JPG

No mesmo dia subimos no farol para ver a tiroleza e o pôr-do-sol!! Muito bom!! Mas se estiver muito cansado do passeio deixe pra outro dia, pois é um boa subida para chegar ao mirante do farol!

DSCF1222.JPG.34157663750927414a5c2eeaec1e124f.JPG

Jantamos um lanche muito bom no Comida Caseira (R$ 9,00 cada)

 

6º dia 10/03/13 – Praia da Gamboa

Como amamos o caminho que fizemos na caminhada até Gamboa, resolvemos encher novamente nosso isopor e a sacola de porcarias para passar o dia inteirinho na praia!! Escolhemos um pedaço da praia no meio do caminho antes de Gamboa, um lugarzinho isolado para nós dois, com pedras e espaço para ficar qdo a maré enchesse.... maré desceu, subiu, desceu de novo... e a gente lá! Amamos isso!!! Praia, sol, cerveja e boa companhia!! Perfeito!!! Aquele mar é lindo demais, não dá vontade de sair!!!!

DSCF0394.JPG.e7fa3cc0a35c82b278052b1346113910.JPG

Jantamos um filé de peixe muito bom no restaurante Jamaica, na segunda-praia. Foi o único dia que descemos jantar na badalada segunda praia, cheia de restaurantes, som ao vivo e muito garçom pra te convencer a sentar e jantar!!Se preparem para atravessa a passarela da praia 2!!!hehehe... mas vale a pena ir lá ao menos um dia sentir o clima. Pagamos R$ 65,00 no jantar, pro casal.

 

7º dia 11/03/13 – Quarta praia

Acordamos cedo para ir às piscinas naturais que se formam na quarta praia, qdo a maré está baixa. Tiramos muitas fotos, nadamos e demos ração aos peixes (R$ 2,00 a porção de ração). Quando a maré começou a subir, garantimos nossa sombra em baixo de uma árvore beira-mar e passamos o dia, com o isopor cheio de novo!! Comemos um lanche natural de vendedor ambulante (R$ 5,00), pastel de bacalhau delicinha (R$ 3,50)... e as coisas que levamos...

598da13bb54ce_2013-03-1109_57_41.jpg.e8bb50bb76a4fadbd759b8f47961ea78.jpg

DSCF0780.JPG.edf2bbf97a49049cc19ad11792512b58.JPG

Jantamos novamente no Comida Caseira. Dessa vez pedimos um frango à parmegiana com purê que dá para 2 pessoas (R$ 28,00).

 

8º dia 12/03/13 – Morro – Salvador

Acordamos e fomos tomar café, trocar idéia com o italiano gente boa dono da pousada, que ligou pro hostel Cobreu, no Pelourinho, pra saber se tinha vaga. Arrumamos nossas coisas, tomamos meio dramin e pegamos o catamarãn das 11h (R$ 75,00 cada). Dessa vez o barco estava super lotado, devia ter umas 100 pessoas. Como entramos por último, ficamos sem lugar pra sentar lá dentro. Tivemos de ficar em pé na proa, debaixo de sol e nos molhando conforme vinha a onda e espirrava tudo... poderia ter sido muito ruim ficar mais de 2 horas assim. Mas sabe por que não foi?? Todos os passageiros passaram mal, foi um filme de terror ver todas aquelas pessoas vomitando em saquinhos!!!kkkkk... acho que fora eu e meu marido, só mais umas 10 pessoas não passaram mal... os demais sofreram muito...alguns utilizaram 3 saquinhos!! Então ficar lá fora, debaixo de sol, foi um bom negócio, considerando as condições internas do barco...e das pessoas!!!! Viva o dramin!!!

Chegamos em Salvador aliviados pelo término da viagem!! Passamos no Mercado Modelo, subimos o elevador Lacerda e atravessamos o pelourinho atrás do Hostel Cobreu (R$ 75,00 o casal em quarto coletivo com café caprichado).

598da13bdb2d1_2013-03-1215_29_04.jpg.ea894dc966edbf22d95bbe40cd3f628b.jpg

Terça-feira é um ótimo dia no pelourinho...muitas atrações!

Fomos na missa da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, na qual o padre celebra a missa e os cantos são todos com instrumentos afros... as baianas dançam e cantam como no candomblé.... sensacional a mistura!!!! Depois fomos à escadaria da igreja onde foi gravado O Pagador de Promessas, ao lado do hostel, para o tradicional show da banda do Gerônimo!! Muito bom! Comemos um arranjado num boteco lá perto (feijão fradinho, farinha de mandioca, carne de sol, vinagrete...tudo junto!!)...comida bem típica!!! Tentamos dormir mais cedo pq estávamos cansados, mas o hostel fica no lugar mais agitado de terça-feira...tudo bem!!! É férias!!!

 

9º dia 13/03/13 – praia de Patamares

Nesse dia tomamos café e resolvemos achar um hotel mais perto do aeroporto e das praias melhores (Flamengo, Stellamaris, Forte)... achamos um por R$ 107,00 na praia de Patamares (próxima de Jaguaribe e Itapuã) e fechamos pelo Hotel.com (http://www.coresdomarhotel.com.br/). Apesar do site ser bonitinho, o hotel não tem nada demais... um piscina legalzinha e ótimo café da manhã... mas a localização é estranha...bem numa parte que tem quase nada na avenida da orla....mas fica mais perto dos nossos objetivos. Antes de ir para o hotel, passeamos pelo Pelourinho e entramos na igreja de São Francisco, onde fiamos impressionados com tanta ostentação: ela é toda cravada em ouro, vários altares...linda!!! Mas questionável!!

Chegamos hotel (de busão), deixamos as coisas e fomos comer algo e passear na orla. Comemos um panini em uma conveniência no posto ao lado do hotel. Meu marido detestou a praia de Patamares, acho que o visual não agradou ele!! Eu achei o mar lindo, mas o visual de praia urbana não é grandes coisa pra quem acabou de vir do paraíso que é o Morro!!

E também, como estão tirando todos os quiosques da beira da praia, está meio feio, tipo abandonado...mas ainda tem umas cadeiras e guardassóis. Detalhe: paramos para tomar uma água de côco e a moça que vendeu disse que poderíamos escolher uma mesa pra sentar. Sentamos só para tomar a água e saímos para pagar, foi aí que veio o susto: 15 reais!!! O que!?!?! Mas como!?!? Só duas águas de côco!! Era 3 reais do “serviço”(só se for de furar o côco!) mais a sentada na mesa....acreditem!! ficamos chateados e não pagamos o serviço...mesmo assim de 12 reais a conta!!! Decadência mesmo!!! Falamos pra ela que íamos espalhar isso na internet pra ninguém mais sair enganado!!

Quase chegamos em Itapoã...mas o visual era o mesmo... então resolvemos voltar para a piscina do hotel.. tomamos algumas geladas, tomamos banho e pegamos um busão para jantar no Rio Vermelho... pagamos R$ 55,00 por um filé com fritas, arroz e salada. ao chegar no hotel, perguntamos ao funcionário qual a melhor forma de se chegar na Praia do Forte. E como o funcionário que estava de dia, disse que era muito complicado, só de táxi ou comprando o passeio deles. Aí percebemos que eles queriam vender o passeio (R$ 160,00 o casal). Mas não era possível que seria tão complicado assim ir por conta à Praia do Forte. Então pesquisamos na internet no mochileiros e em outro blog... resolvemos arriscar, pois as dicas eram boas!

 

 

10º dia 14/03/13 – Praia do Forte

Ali de onde estávamos (Patamares), pegamos um ônibus para São Cristóvão (uns 20 min. de bus). Descemos no ponto onde fica o Shopping Salvador Norte. Logo que descemos, havia um van dessas não “oficiais” que nos deixou na Praia do Forte por R$ 7,00 cada. Além dessas vans “clandestinas”, tem as vans da linha branca que tbém vão...

Passamos um dia maravilhoso na Praia do Forte que, pra mim, continua sendo a mais bonita (já fui a Salvador alguns anos atrás). Lá fomos às piscinas naturais, almoçamos um PF por R$ 10,00, muito muito bom!! Com bife à milanesa saboroso (Restaurante do Paulo Careca, comida caseira boa demais!). entramos no projeto Tamar e passamos a mão em arraia, tubarão lixa....e no fim da tarde vimos as tartaruguinhas irem para o mar após nascerem!!! Tão fofas!! Lindo lindo!!! E ainda achamos latão skol no mercadinho por 1,40!!!! Quase ficamos por lá mesmo!!!kkkkkk

À noite, jantamos um dogão no posto ao lado no hotel.

 

11º dia 15/03/13 – Salvador – Maringá

Acordamos, arrumamos as coisas, pegamos o ônibus e fomos até o Salvador Norte Shopping. Lá almoçamos, passamos o tempo e pegamos um táxi pro aeroporto (R$ 15,00 apenas). Vôos na hora certa, nos despedimos dessas férias maravilhosas já com vontade de voltar!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • 10 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...