Ir para conteúdo

[Africa Expert: 1 ano non-stop] Botas para Africa (?)


Posts Recomendados

  • Membros

Olá Mochileiros(as) de plantão e viajantes com experiência no continente africano, preciso de sua ajuda.

 

Estou na fase de planejamento de uma viagem de 1 ano "non-stop" no continente africado (mais detalhes no link abaixo), portanto eu preciso montar a bagagem mais completa e compacta possível, com itens específicos para melhor utilização na viagem.

 

Eu possuou uma bota Sorel para NEVE pesada, possuo uma everest a prova d'agua pra montanhismo, e um cano baixo trekking diadora, será que algum desses é a melhor indicação para essa viagem? Por favor comentarem e indicarem, não deixem de visitar o link.

 

 

Tópico referência da viagem:

http://www.mochileiros.com/viewtopic.php?p=303245

 

Aos moderadores e Administradores, antes de moderar e apagar esse tópico, peço por favor que leiam o texto deixado no link acima. - Obrigado.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

vc vai levar essas três? qual o roteiro? onde andará? se precisa de versatilidade, leva uma bota do tipo da snake ou nômade, e uma bela polaina....

manda um link do fabricante do modelo dessa everest aí e da bota diadora pra gente palpitar um pouco.....

 

sobre polainas, tanto existem essas polainas da mont blanc e da conquista, como algumas mais int5eressantes pra frio mesmo, integrais, da 40 below, por exemplo.

link:

http://www.40below.com/products_Results_overboots.php?S_CategoryName=overboots

 

já vi nuns fóruns gringos uns caras que vão fazer umas expdições muito doidas no canadá, e usam na aproximação uma bota normal de XC (como são todas as da snake ou da nômade, por exemplo) e umas botas-polainas dessas aí - como alternativa a carregar uma pesada bota dupla na mochila.

 

claro, isso se for pegar neve meeeeesmo! senão não precisa de nada disso não....

Link para o comentário
  • Membros de Honra

vc que botou a bota de neve lá em cima....

fio, vc fez um roteiro meio... genérico! cada país daquele tem suas especificidades. na áfrica vc pega desde as temperaturas mais altas do mundo até neve sim, no kilimanjaro, por exemplo.

por isso pensei numa solução versátil: uma bota XC tipo snake ou nômade (não sei se essa diadora q vc tem é no mesmo estilo) e se pintar muito frio, uma polaina por cima dela. pra vc não levar duas botas.

 

é difícil arranjar um equipo que seja bom pra absolutamente tudo. em alguma coisa ele falhará. não há calçado que seja bom com 45 graus c. positivo e -15 c negativos...

 

que tipo de trampo fará? vai ficar rodando? naquele link teu tem só uma lista de países... tente ser mais específico...

 

vc já levantou dados sobre esses países? dados mínimos mesmo? já viu que cidades cruzará? que tipo de esturura elas têm? em angola, por exemplo, praticamente não há via asfaltada.... mas se acha havaianas e outras coisas....

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • Membros

Após pesquisar melhor sobre a expedição para a Africa, já tenho alguns países e cidades bem definidos.

 

- Já sei que minha antiga companheira (Everest) não vai poder me acompanhar, pois acabei (nem acredito) de descolar a sola dela!! :shock:

- A Sorel seria ótimo se eu fosse para o Killimanjaro ou algo parecido, mas não vou.. não pegarei neve.

- A Diadora (acreditem, tenho um diadora outdoor, durou 7 anos já) não vai servir pois é cano baixo e o tornozelo fica à mostra.

 

Portanto preciso de uma bota que dure pelo menos 1 ano de uso diário praticamente, que aguente muita ralação de rocha, madeira, espinheiros, areia.. que de proteção aos tornozelos e pés e que seja de certa forma confortável, pois será meu maior meio de transporte. Não frequentarei muitas cidades, apenas algumas grandes cidades estratégicas para repor alguns itens, utilizar internet, etc..

 

Preciso de uma boa bota nova. Li muito nos outros tópicos, mas não vi nenhuma necessidade igual essa.. estarei levando por volta de 30/40kgs de equipamento portanto não posso contar com uma confortável bota de light trekking, ou de outdoor adventure. Tem que ser Heavy Duty, mas que não 'mate' meus pés.

 

Como faz muito tempo que me baseava nas minhas 3 botas (sem contar papete) - Neve, Cano alto, Cano baixo.. eu não sei como é que estão as botas de hoje, para mim eu olho e vejo um bande de "tenis" para andar no shopping paercendo um cara que curte "esportes radicais"... vocês podem me ajudar?

Link para o comentário
  • Membros

Estou cogitando levar:

1. Chinelo (havaiana e/ou similar mais leve possível)

2. Tenis confortável

3. Bota*

 

 

Sobre a Bota vou testar alguns modelos.. pela internet achei interessante testar a Nomade Titã, mas encontrei outros 2 modelos interessantes, vocês conhecem: Snake Trilogia II (talvez seja muito quente), e a Hi-tec Kevlar. O que me dizem?

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Olá, pessoal!

 

Sou novato aqui e resolvi aproveitar esse tópico ao invés de criar um novo, com o intuito de sanar uma dúvida que eu tenho.

 

Bom, sou biólogo e meus trabalhos de campo exigem que eu vá pros mais diversos tipos de vegetação, clima e relevo. Tenho trabalhado em fragmentos de Mata Atlântica, onde encontro folhas e pedaços de galhos; Cerrado, onde há areia e um terreno mais firme; Campos Rupestres, com terrenos acidentados e presença de muitas rochas e pedras; Floresta Amazônica, onde chove muito e também há folhas e galhos pelo solo.

 

Assim sendo, o que vocês me aconselham a comprar? Como vocês podem perceber, essas saídas de campo não são assim tão constantes, estimo exageradamente em 15 dias por mês. Há que se levar em conta também que preciso de botas para temperaturas altas em sua maioria.

 

Andei lendo alguns dos tópicos anteriores e acredito que uma Guaicurus Ponta de Flecha seria uma boa solução, mas acho que essa empresa até deve ter falido. Olhei no site da Nômade, gostei de alguns modelos mas os preços são bem salgados em sua maioria. Acho que a Quéchua também seria uma boa opção, mas não sei se são os melhores modelos pra temperaturas altas.

 

Bom, é isso!! Ficaria muito grato se alguém pudesse me ajudar a resolver essa dúvida.

 

Abraço a todos,

 

Rubem.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

rubem,

 

afora as importadas (asolo, etc), as mais conceituadas aqui pela galera são snake, quechua, nômade. bota não é um artigo barato não, mas uma boa bota dura infinitamente mais tempo que um tênis caro. 350 pilas, pr amim, por um tênis, é uma fortuna, pra uma bota, não.

dou um exemplo: tenho uma snake zodiac. uso-a bastante, pouco em trilhas, é fato, mas tb muito uso urbano, pra não deixar a bota parada e tb pq em dia de chuva não uso outra coisa (e olha que tem chovido em sp!). mesmo caminhando bastante com ela em piso abrasivo o solado não dá sinais de desgaste. o couro tá um pouco clareado pelo uso, mas tá perfeito....

 

se isso corre com a minha snake, o mesmo com as botas da nômade ou da quéchua....

 

é um investimento.

 

prucre uma bota com boa aeração. pra clima quente, bota é sempre um inferno, não existe bota com ar condicionado. mas se vc precisa de uma bota (e não um tênis de trilha, ou uma papete reforçada), vai ter que passar calor mesmo. procure uma bota com membrana impermeável, pois elas deixam sair o suor, mas água não entra. e um bom par de meias (ou até dois, o par mais próximo à pele de material sintético e fininho pra afastar a umidade dos seus pés).

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...