Ir para conteúdo

Botas são extremamente necessárias?


Posts Recomendados

  • Membros

Olá, eu gostaria de saber o quão necessárias são botas para se fazer um trek longo.

 

Ao meu ver, as vantagens da bota são a impermeabilidade, o solado com bom atrito e o cano alto que impede torções de tornozelo. São todos pontos importantes, mas é só por isso que as pessoas usam botas na hora de fazer trekking? Eu não tenho botas e farei dois treks mais ou menos longos em julho (ambos de 4 dias), passando por região montanhosa e seca. Se possível eu gostaria de fazer de tênis, pois só o preço da bota custaria quase 25% do preço total da viagem, e eu não sei quando teria oportunidade de usá-la de novo, se é que viria a usar.

 

Já percorri longas distâncias em regiões remotas de tênis antes, e não tive problemas, porém nunca fiz treks tão longos, então gostaria de ouvir a opinião de vocês a respeito.

Link para o comentário
  • Membros

Se o trekking for realmente longo e por terreno irregular, vc vai dar valor às botas....

 

o solado é de extrema importancia, independende to terreno seco, o conforto é outro ponto muito relevante, um tenis confortavel é feito pra andar na rua, uma bota por outro lado tem o conforto necessario pra topar qualquer parada, alem do cano alto evitar torçoes......

 

Realmente o ponto fraco é o preço delas, mas tenha certeza que, em uma eventual emergencia, vc vai amaldiçoar qualquer grana que tenha economizado nao comprando as botas...

 

Se vc ja tem experiencia em longas travessias, talvez até compense o tenis, visto que pelo seu topico vc nao é muito de fazer essas paradas, comprar pra umsar uma vez só tb nao dá, mas pense bem, é uma segurança muito bem vinda o uso de botas.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Roberto como vc mesmo listou as principais vantagens são " impermeabilidade, o solado com bom atrito e o cano alto que impede torções de tornozelo".

 

Há também muitos bons tenis de hiking que vc consegue a impermeabilidade e o solado com o bom grip.

 

Mas ao meu ver o diferencial é justamente o cano alto, pois quando vc esta com uma certa carga nas costas as chances de vc se desequilibrar são mto grandes e a bota te dá mais estabilidade do que um calçado de cano baixo, eu mesmo ja evitei tombos em trilhas graças ao cano alto. Além do mais que o pé fica muito mais firme num bota que em um tenis.

 

Outro fator é a proteção, um cano alto evita que espinhos rasteiros, pequenas pedras, areia etc. entrem na bota causando desconforto.

 

Agora vai de vc e da sua necessidade.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Roberto, eu uso botas não pelo que você disse, mas sim pensando no peso da mochila.

Se você for fazer um trek de 10 horas em uma estrada de cascalho, apenas com uma bolsa pequena (20L~30L) e hidratação, da pra fazer sem problemas com um bom tenis de trek.

Agora, se for fazer essas mesmas 10 horas, na mesma estrada de cascalho, porém com uma mochila de 15kg, a história completamente... começando pelas 10 horas que se tornarão 12, 13 ou até mais, dependendo do físico.

Torcer o pé andando sem peso é bem difícil, mesmo em terrenos um pouco mais acidentados. Agora, quando você adiciona PESO nas costas, a coisa muda completamente.

 

Esses treks "longos" que você quer fazer, onde são? O que vai levar?

 

Existe ótimos tenis de trek, eu mesmo estou correndo atrás de um. Estou apaixonado por um Salomon XA Comp 3

shoes_iaec1110620.jpg

Na Pé na Trilha, está saindo por R$250,00 : http://www.penatrilha.com.br/product_info.php?products_id=8375

 

Legal que o tenis é bonitão, da pra usar no dia a dia sem galho :mrgreen:

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Roberto,

 

como o povo já disse, para terrenos acidentados e com peso nas costas, a bota não é luxo. É um equipo caro, mas vc tem que ver que este investimento vai se diluir pelo tempo de uso. Se vc não vai usar (ou não pensa em usar) tão cedo, procure uma bota mais barata.Sem Gore-tex, sem solado Vibran, sem isto, sem aquilo. Na pior das hipóteses um tenis cano alto ou um coturno militar já vão te dar esta estabilizada no calcanhar que eu vejo como fundamental.

Tenho ligamentos frágeis (segundo uma fisioterapeuta) e não largo mão de minha bota até mesmo em trilhas leves.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Roberto.

 

Botas em geral são caras mesmo, mas a Decathlon tá com umas promoções.

As da Quechua Forclaz tem preços de $79,00 e $130,00.

Não é top das botas que eles vendem, mas dá p/ o gasto.

Nas varias lojas vc encontra elas.

http://www.decathlon.com.br/BR/-calcado-grande-caminhada-masc-26040709/

 

Pelo menos evita uma possivel fratura no tornozelo que pode encurtar sua caminhada.

 

E respondendo a sua pergunta: sim, são extremamente necessarias o uso de botas no trekking, a não ser que vc vá caminhar na areia da praia ou deserto.

 

 

Abcs

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Se o trekking for realmente longo e por terreno irregular, vc vai dar valor às botas....

 

o solado é de extrema importancia, independende to terreno seco, o conforto é outro ponto muito relevante, um tenis confortavel é feito pra andar na rua, uma bota por outro lado tem o conforto necessario pra topar qualquer parada, alem do cano alto evitar torçoes......

 

Realmente o ponto fraco é o preço delas, mas tenha certeza que, em uma eventual emergencia, vc vai amaldiçoar qualquer grana que tenha economizado nao comprando as botas...

 

.

 

Assino em baixo MIL vezes!!! Nessa minha última viagem tive um escorregão bem feio em seixos rolados na descida do Glaciar Martial ( pela trilha que margeia o teleférico)...cheguei a desmaiar de dor! ( sério!)...

Hoje, quase 4 meses depois ainda estou fazendo fisioterapia por um estiramento grave de ligamentos e escapei de operar graças ao cano alto da bota que evitou que o meu tornozelo dobrasse em uma inclinação maior( segundo o ortopedista). Ainda por cima,assumo culpa por parte do acidente. Olhando bem, o solado estava começando a desgastar e eu fui negligente não dando muita atenção a isso. ::quilpish::

  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
  • Membros

Pessoal, nao sei o quão boas sao mas vi umas botas da marca "Xtreme" no shopping metropole em São Bernardo do Campo por R$ 70,00, não peguei o nome mas é uma que fica em frente a saida da praça de alimentaçao, pelo lado dos caixas eletronicos. olhando-as, em nada devem pras botas mais caras, mas como ja disse, nao sei o quanto elas sao boas, não conheço a marca.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Acho muito necessárias com mochila pesada, em terrenos muito acidentados e frio extremo - protege demais. Com mochila leve e de acordo com a condição física da pessoa um bom tênis "trail runner" é mais do que suficiente, basta ver os corredores de aventura e alguns "backpackers light" americanos, que passam meses na trilha só de tênis.

 

Penso que, a não ser em condições extremas, essa é uma opção muito particular.

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Olá, eu gostaria de saber o quão necessárias são botas para se fazer um trek longo.

 

Ao meu ver, as vantagens da bota são a impermeabilidade, o solado com bom atrito e o cano alto que impede torções de tornozelo. São todos pontos importantes, mas é só por isso que as pessoas usam botas na hora de fazer trekking? Eu não tenho botas e farei dois treks mais ou menos longos em julho (ambos de 4 dias), passando por região montanhosa e seca. Se possível eu gostaria de fazer de tênis, pois só o preço da bota custaria quase 25% do preço total da viagem, e eu não sei quando teria oportunidade de usá-la de novo, se é que viria a usar.

 

Já percorri longas distâncias em regiões remotas de tênis antes, e não tive problemas, porém nunca fiz treks tão longos, então gostaria de ouvir a opinião de vocês a respeito.

 

Roberto, pra quem costuma praticar trekking/montanhismo c/ alguma frequencia, ter uma barraca, mochila e BOTA decente é fundamental. Pense nisso como investimento, pq o resto dá-se um jeito. Um tênis, dependendo de onde for pernar, nao dura ate o final do trek, como ja aconteceu comigo. Ja uma boa bota vai te durar anos, e nao precisa ser necessariamente as de ultima geracao (caras d+). Como bem comentou o Augusto, na Decatlon vc acha otimas botas por R$150, conforme a promocao. Nao pegue botas de camelô, na rua, pq sao uma bosta! E como seu trek vai ser longo, nao vejo sensato arriscar q um mero tênis vá deixar vc na mao a meio-caminho. Ja bota vai estar la a tua disposicao pra qdo form meter as caras noutra roubada. Resumindo e respondendo sua pergunta inicial: SIM, botas sao essenciais pra um trekking longo.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...