Ir para conteúdo

Travas para cadarço - Nite Ize KnotBone Lace Lock


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Olá pessoALL!

 

Todos sabemos que um calçado mal fixado aos nossos pés, dependendo do terreno por onde se anda pode representar risco de queda ou de torções, em especial na região do tornozelo.

 

Sempre me incomodaram as constantes "desamarrações" ou afrouxamentos dos laços dos cadarços das minhas botas de caminhada quando sujeitas a constante exposição ao ambiente rude, seja da vegetação fechada, de altitude ou em outros ambientes, como na lama ou no volante do jipe. As vezes a própria textura do material do cadarço dificulta a manutenção duradoura do laço convencional. Mesmo apesar da existência de diversas técnicas de encordoamento bem como de nós apropriados para a amarração de cadarços de calçados, em especial tênis e botas para a prática do trekking, sempre busquei uma solução mais prática para a amarração deste tipo de calçado e, nesta busca me deparei com o que chamo de TRAVAS PARA CADARÇOS.

 

A idéia de um pequeno artefato que pudesse travar o cadarço do tênis na verdade surgiu quando comprei um tênis da marca Bull Terrier há alguns anos que possuía um esboço deste tipo de sistema, consistindo num cadarço elástico, com um dispositivo dotado de mola na porção superior, final do encordoamento, para travar o dito elástico e fixar o tênis no pé. Apesar de simples e aparentemente engenhoso, o dispositivo deixava a desejar por dois motivos: primeiro que o elástico usado como "cadarço" em pouco tempo se desgastou e foi parar no lixo e, em segundo, porque o dispositivo de trava "não travava" suficientemente o cadarço (mesmo depois que o elástico foi substituído por um cadarço tipo cordelete - a textura lisa do cordelete simplesmente "escorregava" pelo fecho do dispositivo e, logo após alguns passos o tênis já estava solto no pé).

 

Partindo dessa idéia, ao longo de vários anos procurei e testei diversos dispositivos de trava para cadarços e até pouco tempo não havia encontrado nada capaz de realmente resolver o problema apresentado no início deste tópico até que, há alguns meses deparei-me com algo interessante e diferente de tudo que já havia experimentado: o Nite Ize Knotbone Lock Lace. A Nite Ize é uma fabricante americana de "bugigangas" tremendamente úteis para quem curte assuntos relacionados com cordas e nós (vide os Figure 9 e Knotbone Replacement). Faltava-me a possibilidade de testar o dito apetrecho, já que o produto não é vendido no Brasil. Assim, tratei de pedir a um amigo que frequentemente viaja aos EUA para me trazer um par, o que ocorreu rapidamente.

 

O dispositivo consiste numa pequena peça plástica vazada sobre a qual existem, estrategicamente recortados uma ranhura, um orifício e uma fenda pelas quais deve passar o cadarço, promovendo o seu travamento na posição desejada pelo usuário, mediante controle manual, como se fosse realmente um laço mas mais simples. O fato é que, testado há quase 3 meses exaustivamente, o tal dispositivo funciona muito bem, ou seja, trava com segurança e precisão o cadarço de tênis e botas de maneira que a fixação não afrouxe, mesmo nos cadarços mais finos e lisos, que tendem a deslizar e escapar a qualquer tipo de nó. Além disso é de fácil e precisa operação tanto para afixá-lo quanto para soltá-lo. O fabricante recomenda que se corte o excesso de cadarço do calçado e seja feito o acabamento com os terminais que acompanham o produto de forma a ampliar ainda mais a sua praticidade.

 

Para quem quiser dar uma olhada e conhecer melhor o dispositivo, segue abaixo uma cópia do folder, bem como algumas imagens de sua aplicabilidade.

KnotBone_Lace_Lock_Instructions.pdf

 

LL1.jpg.a23f0748d1d3599dee5f9a4b92364134.jpg

 

LL2.jpg.5813585426fe685f2f61a655348790a6.jpg

 

LL4.jpg.c976c013530276cb47e230c806f2d416.jpg

 

 

Abraços,

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...