Ir para conteúdo

Com que tênis eu vou??? - SP – Aparecida a pé via Dutra


Posts Recomendados

  • Membros

Uma caminhada de 240,000 passos entre a Sé SP e Aparecida SP sobre asfalto quente, frio da madrugada, cerração, garoa e até mesmo chuva forte, sem contar os sprays de água dos caminhões é de se perguntar: Com que tênis eu vou?

Nesta andança vi de tudo um pouco, e cada um tem um “segredinho” em relação ao calçado.

Se você já fez este trajeto, relate aqui sua experiência. Se pretende fazê-lo, diga com que calçado irá. De preferência diga marca e modelo e o porquê da escolha.

O objetivo aqui, portanto é: trazer o maior número de informações e dicas possíveis sobre calçados bons de caminhadas longas sobre asfalto e seus tipos de pisadas.

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Respostas 29
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Uma rápida olhada em alguns relatos aqui no site:

 

“... e devido ao tempo chuvoso, os pés ficaram destruídos.” “... e devido a algumas bolhas que surgiram, por ter andado com o pé molhado, não conseguimos andar muito no segundo dia.” 

cuidado-com-trajeto-sao-paosulo-aparecida-do-norte-t39364.html

 

“... percebi o erro que tinha cometido. A bota estava muito apertada”

“Eu caminhava pelo aslfato, as vezes pelo acostamento de terra, mas não adiantava, a dor era muito grande, a bota já estava toda desamarrada, mas ainda assim não diminuía.”

varginha-aparecida-sp-260km-em-6-dias-t70659.html

Link para o comentário
  • Membros

“Com os pés enfaixados, cheios de calos, unhas caindo, calcanhar sangrando, dores

nas costas, nos ombros, febre, cansaço,...”

“O corpo amiúde vai à exaustão, os joelhos ficam “em bolas”, as pernas pesam de

inchaço...”

“Tudo leva a crer que, quanto maior o sacrifício, o romeiro parece querer sofrer mais ainda.”

 

http://www.anpuhsp.org.br/sp/downloads/CD%20XX%20Encontro/PDF/Autores%20e%20Artigos/Ana%20Helena%20da%20S.%20Delfino%20Duarte.pdf

Link para o comentário
  • Membros

A importância dos treinos.

Uma coisa é você fazer caminhadas leves pelo bairro, outra é sair para uma longa jornada, onde o material será exigido em sua plenitude.

O ideal seria fazer o percurso equivalente a 1 dia de caminhada, em torno de 35 km para poder corrigir problemas que normalmente surgiriam no caminho. Descobrir que escolheu o calçado errado no meio da viagem significa, se não desistência, no mínimo chegar se arrastando.

 

Para a empreitada de 2011, minha primeira escolha foi um Asics Blackhawk 3, em couro sintético. Por conta de um esporão de calcâneo, usava com uma palmilha de gel no calcanhar, para reforçar o amortecimento. Nos treinos no asfalto quente, “cozinhava os pés” e com o uso da palmilha forçava a sola e as unhas. Um tênis muito bom, mas não para este fim.

Hora de procurar um novo tênis.

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Precisava de um tênis que “respirasse”, aliás, se tivesse um que fosse treinar sem que eu precisasse estar dentro dele, melhor ainda.

 

O novo tênis agora, um Alvord da Nike, mais tarde se mostraria, através da unha preta, que ainda não era o ideal. Pesquisando sobre o assunto descobri que para longas caminhadas, devido o pé inchar, o ideal é comprar tênis um número maior. Descobri também os diferentes tipos de pisadas: neutra, pronada e supinada, também que para cada necessidade, existe um tipo de tênis. No meu caso, pisada supinada, acima de 85 quilos, acima de 30 km por semana de treino. Hora de procurar outro tênis.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Bom dia!

 

1- Cuidado com os assaltos existentes no trecho.

 

2- Verificar o tipo de pisada é de suma importância.

 

3- Utilizar sempre 1 a 2 números maior que o seu número correto, a condição é que deve conseguir se firmar nos tênis.

 

4- De preferência utilizar pelo tempo necessário para amaciar antes de iniciar a aventura.

 

5- Evitar o uso de meias. Os tênis devem ser os mais arejados possível e que trabalhem bem na condição de chuvas.

 

Dito tudo isto, o da minha preferência e que combina com minha pisada é o mizuno creation ou o prophecy.

 

Abraços,

Link para o comentário
  • Colaboradores

Referente ao item 5, veja que é uma preferência pessoal. Meias molhadas+tênis molhado é ruim demais.

 

Veja que os maratonistas não usam meias. Faz com que a troca de temperatura seja mais eficiente e o pé respire melhor. Sempre fiz assim e adia o surgimento de bolhas que é uma beleza, bastam palmilhas boas. As meias retem umidade fazendo surgir bolhas mais rapidamente enquanto que sem meias o pé está bem mais seco.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Pode experimentar que é certeza. Basta que o tênis seja com boa ventilação e escoamento de água. Leve palmilhas extras, assim que a pista ficar seca conte como meia a uma hora e troque as palmilhas (leve sempre um par sobressalente), pendure as molhadas (sempre leve um pregador de roupas) na mochila e prontinho...

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...