Ir para conteúdo

Durabilidade de sola intermédia EVA


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal, como muitos dos que passam por esta secção do fórum, eu estou à procura de umas boas botas de caminhada que sejam polivalentes para um grande número de atividades ao ar livre e que ao mesmo tempo sejam duráveis.

Na realidade eu estou a substituir umas Lowa Tornado GTX que comprei em 2003 e cuja sola entregou a alma ao criador há um mês atrás (a sola descolou-se da bota a meio de uma caminhada).

 

Estou bastante convencido pela qualidade de construção das botas da Bestard. Contudo, a gama de botas desta marca tem, na sua maioria, modelos com sola intermédia EVA. Eu tenho alguma reserva relativamente a este tipo de sola, pois receio que essa sola não seja tão durável como as botas que têm borracha até à base da bota.

Por exemplo, esta tem EVA:

http://www.bestard.com/ficha_bota.php?id_bota=341

 

mas fico com a ideia que uma sola deste tipo será sempre mais durável não só ao desgaste por abrasão, mas também por menos exposição aos elementos:

http://www.bestard.com/ficha_bota.php?id_bota=356

 

O problema é que estas últimas pesam praticamente 2KG.

 

Qual é a vossa opinião de experts sobre esta matéria? Será que a sola intermédia em EVA é uma má opção em relação a uma sola mais tradicional se considerarmos que as botas poderão se expostas a lama, água, pó, pedras, etc?

Link para o comentário
  • Membros de Honra

NFH: não sou expert no assunto, mas o EVA é usado como amortecedor, para absorver o impacto da pisada e de eventuais choques na palma do pé. Não serve como sola de caminhada. Se o solado abaixo dele gastar, ele gastará rapidamente pois não foi feito pra isso, a saida é ressola ou trocar o calçado

Link para o comentário
  • Membros

Obrigado pela resposta.

 

Sim, neste caso o EVA é usado na sola intermédia, entre o botim propriamente dito e a sola (leia-se a sola que fica em contacto com o chão). A sola propriamente dita é feita de borracha (Vibram, tipicamente).

A gama da Bestard (marca espanhola muito conhecida cá na Europa e com bastante qualidade nos produtos que faz) tem este tipo de sola em praticamente toda a gama de trekking (só meia dúzia é que tem uma sola mais tradicional, por assim dizer).

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Enquanto o Vibram não gastar, o EVA será uma boa forma de absorver choques e não vejo problemas. Depois é que ele vai rapidinho. Se a sola for fininha, como tem acontecido com Vibram, Contagrip, etc, isso pode significar um ano de uso no máximo. Eu tenho uma bota com solado integral (tradicional), ele duram muito mais, mas não será tão leve, macio e com certeza irá desgastar de acordo com meu vício de pisada e terei que levar num sapateiro para ele nivelar o solado na lixadeira. Cada opção, tem sua vantagem e sua desvantagem

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Dei uma visitada no site da Bestard, não conhecia a marca. Achei muito interessante que eles separam o calçado do invólucro de Gore-Tex que é removìvel e pode ser substituído se desgastar. Isso é comum é botas militares mas raro nas marcas de botas que são comentadas por aqui. A construção das botas parece bem robusta em materiais e esmerada em acabamento. Pena que não tenha representantes no Brasil, o mais próximo é em Santiago.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...