Ir para conteúdo

Bota anti-escorregão (gelo)


Posts Recomendados

  • Membros

Olá! Como bem já disse um colega no fórum, 'não existe bota à prova de escorregões no gelo', mas...

 

Acho que o maior medo de quem está distante do país de origem, e em uma situação de isolamento em um lugar de temperatura muito baixa, é sem dúvida ter o pé ou parte dele, congelada.

O segundo maior, eu acredito, seja a questão de escorregar e se machucar feio, comprometendo o restante da diversão.

Ainda mais para nós brasileiros, nada acostumados com situações de baixa temperatura, lidar com gelo parece um cenário, muitas vezes, de terror.

 

Bom, apesar de disso tudo, apesar de todos os perigos (falei da possibilidade de ser atacado por um snowmobil descontrolado?) estarei em breve partindo para territórios gelados, e gostaria de uma ajuda dos colegas de fórum, na escolha de uma bota que me mantivesse na vertical (na maior parte do tempo).

 

(Acredito que esteja falando aqui de aderência, não tanto de isolamento, mas vamos lá.)

 

Para um cenário urbano , com bastante neve e ocasional gelo,entre estas botas qual seria a melhor escolha? Ou vcs indicariam outra similar?

 

Bota Impermeavel Armet Vento

Bota Impermeável Titã Masculino Vento

Bota Impermeavel Caos Vento

Bota Salomon Explorer GTX

 

(Já tenho uma bota finisterra, da qual não gosto, pois o solado é muito duro, chegando a ser desconfortável, depois de algumas horas.)

 

Um dos motivos de restringir a estes modelos acima, é a possibilidade de continuar com o uso normal, uma vez aqui na Brazuca (portanto, estou deixando de fora as 'patinhas de elefante' e as profissionais para Evereste,etc, ok?)

 

Agradeço desde já qualquer ajuda!

Abraços.

Link para o comentário
  • Membros

Carlos,

se você vai andar sobre gelo você vai precisar de crampons, além de botas.

Mas se você vai andar sobre neve e não gelo, é diferente. Normalmente botas impermeáveis e só.

Mas existe um "apetrecho" para dar maior tração, que vc coloca nas botas (não são crampons):

 

http://www.basegear.com/yaktraxwalker.html

http://www.basegear.com/ice-trekkers-diamond-grip-ice-cleats.html

http://www.basegear.com/hillsound-trail-crampon-ultra.html

 

Eu particuarlmente não gosto de nenhuma dessas botas que vc citou, principalmente as da marca Vento (já tive duas). Dependendo para onde vc vai vc pode comprar lá mesmo. Em alguns países da América do Sul vc encontra alguns modelos de botas muito melhores do que essas, pelo mesmo preço. Se for Estados Unidos então as opções são muitas.

Link para o comentário
  • Membros

Obrigado pelas recomendações, Mineirim.

 

Estas botas são as que vi em lojas na web, e que possuem um tamanho que me sirva (45).

 

Quais os modelos ou marcas vc me aconselharia, desde que eu pudesse na volta, utiliza-las no Rio de Janeiro?

 

Tive um modelo Timberland (Chochorua?) que apesar de macia e impermeável, não acho que tenha uma sola aderente. Também já tive uma Finisterra, que a sola era tão dura que eu não me acostumei.

 

Eu tinha pensado em comprar por lá (Hokkaido, norte do Japão), mas como chego a noite, e parto para exploração ainda pela manhã, não creio que vá dar tempo para passar em um shopping, ou coisa parecida.

Por este motivo, quero já sair daqui do Brasil, se possível, já preparado.

 

Abraço.

Link para o comentário
  • Membros

Vibran é o nome da marca. Não existe apenas um solado Vibran. A Vibran fabrica vários solados diferentes,

feitos com materiais diferentes, com densidades diferentes, alguns mais rígidos, outros mais flexíveis.

Eu já ouvi dizer que os mais flexíveis escorregam menos, mas não posso confirmar isso.

 

Tenho 2 botas com solado Vibran diferentes. Um é o modelo Hi-Trail Lite (mais flexível), o outro é mais rígido e não sei o nome.

Elas não escorregam como as botas Vento com solado Vibran, mas eu não sei que solado Vibran a Vento usa nas suas botas.

 

Acho que no gelo qualquer coisa vai escorregar muito, independente do solado. Só não ficou claro pra mim que gelo é esse que estamos falando. Se for para uso urbano, pra não escorregar na neve compactada na rua, o Yaktrax ou algo similar é suficiente.

 

Dá até vontade de chorar quando vejo alguém falar que vai viajar para o exterior e vai comprar Botas Vento pra levar.

Infelizmente (ou felizmente. Pior se não tivesse nem isso) é o que se fabrica de melhor por aqui. Mas lá fora você compra algo bem melhor, pagando apenas um pouco mais (ou às vezes até pelo mesmo preço, numa promoção).

 

Qualquer boa bota de trekking vai servir pra você usar no Brasil quando voltar. Só não vão servir as botas para alta montanha (essas que vc citou p/ o Everest) e alguns modelos para andar na neve (mas para uso urbano), que vem com "insulation".

 

Mas se eu tivesse que comprar no Brasil alguma dessas que vc citou eu compraria a Salomon, sem dúvida.

Link para o comentário
  • Membros

Salomon é sempre bem indicada, mas difícil achar tamanhos acima de 43.

 

Levando em conta os quesitos aderência (solado) e isolamento, qual seria mais indicada entre estas 4?

 

Bota Trilogia III Impermeável

Bota Impermeável Snake Blox

Bota Impermeável Tronador II

Bota Impermeável Snake Blox II

 

Estas Snakes tem solado "Rocca" (??)

 

Desculpe insistir na pergunta, mas para um leigo, todas parecem iguais nos quesitos técnicos...

 

Abraço.

Link para o comentário
  • Membros

e ai galera beleza? estou aqui na alemanha e tava querendo saber que bota devo comprar. ja fuçei o forum inteiro e nao achei uma resposta conclusiva. Minha vida inteira usei tenis de corrida entao estou mal acostumado no quisito conforto, ja tive uma bota trekking da quechua(das bem baratinha) que usava pra trilhas no brasil e em estacoes de esqui (para caminhar na cidade, nao pela montanha). Como fico na alemanha até março resolvi deixar pra comprar a bota aqui, vou pegar o inverno pesado e em março(um pouco frio e chuvoso) saio pra um mochilao urbano de 20 dias. Sei muito pouco de botas e o unico termo tecnico que conheço é o GORE TEX(tenho uma luva desse material e é maravilhosa). Eu tava querendo algo que nao escorregasse nas calcadas congeladas da cidade, aguentasse parcialmente chuvas, fosse confortavel pra usar num mochilao e nao muito quente pois quero fazer uso dele no brasil! Alguma indicacao? valeu

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...