Ir para conteúdo

Como planejar meu primeiro mochilão?


Posts Recomendados

  • Membros

Olá amigos mochileiros,

 

Faz alguns anos que venho desejando fazer um mochilão. Sou um cara que sempre gostou muito de viajar, conhecer novos lugares e pessoas. Na verdade acho que isso pra mim é o grande mistério da vida e entendo que o que vou levar daqui quando empacotar são justamente as experiências pelas quais passei, as pessoas que conheci, etc e agora no auge dos meus 31 anos acho que se não começar a fazer realmente aquilo que me dá vontade e me faz sentir bem, não o farei mais.

 

 

Muito bem, deixando a filosofia barata de lado, exponho-vos aqui (De onde eu tirei esse termo? :shock::shock::shock: ) o meu caso.

 

Como disse acima, sempre tive vontade de fazer um mochilão, meter a mochila nas costas e ir rumo ao meu destino, ficar em hostels, conhecer gente, os costumes locais e não ficar restrito aqueles passeios by the book para turistas. E como falei também antes, não faço absolutamente idéia nenhuma sobre a cultura backpacker e por isso venho aqui solicitar algumas dicas aos mais experientes.

 

Como participante não só deste mas também de outros foruns por ai, não venho aqui colocando perguntas genéricas ao vento e querendo que as respostas caiam do céu. Vou tentar resumir minhas questões e pedir sugestões de links aqui do fórum ou de outros lugares para que eu possa continuar minha pesquisa além de que os comentários dos amigos serão sempre bem vindos.

 

Bem, estou com 20 dias de férias marcadas iniciando no dia 13 de outubro (Daqui a pouco menos de 2 meses). Posso até tentar trocar esta data caso chegue a conclusão que a mesma não é interessante ou que não terei tempo de preparar toda a viagem. Em todo caso, desejaria permanecer com ela visto que não tiro férias faz 2 anos e meio devido a trocas de emprego, etc.

 

Isto posto, estou com a idéia de ir com um amigo, que está no mesmo caso que eu, na crise dos 30, querendo ganhar um pouco do mundo e sem experiência nenhuma em mochilão, inicialmente para a Argentina, além de passar uns dias em Buenos Aires (não muitos) queriamos descer até El Calafate e Ushuaia. Não sei se vale a pena ir a Bariloche também e/ou Mendoza .

 

Outra opção seria o Peru com Lima, Cuzco e Machu Picchu, Titicaca e Atacama, ou coisa do gênero.

 

Bem chega chororô, agradeço aos que leram até aqui e que já devem estar de saco cheio hahahaha, então vamos aos meus questionamentos

 

1) Sugestões ou relatos de quem já fez os roteiros acima, dando preferencia aos da Argentina e se vale a pena esticar até Mendoza e/ou Bariloche. No caso do Peru vale a pena fazer Bolivia e/ou Chile se for o caso?

2) Dicas sobre equipamentos, quais marcas/modelos/preços de mochilas, acessórios, etc existentes no mercado visto que somos totalmente desprovidos de conhecimento sobre o assunto

3) Dicas sobre o que se costuma levar nesse tipo de viagem, o que a galera leva geralmente de equipamento, tipo de roupa, etc

4) Além disso, dicas para se programar a viagem, por exemplo vale a pena sair daqui com todos a hospedagem já reservada ou é melhor reservar só os lugares principais e nos outros ir batendo na porta dos hostels e negociar na hora etc

 

Além disso, qualquer dica para 2 amigos que desejam iniciar nessa arte que, pelo pouco que li, é um vício saudável que já te deixa dependente no primeiro uso rsrsrs, serão extremamente bem vindas e ficarei muito grato

 

Um grande abraço

Link para o comentário
  • Respostas 23
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

É o melhor que você faz, não existe melhor gasto para o dinheiro, para as férias, do que viajar. Essas experiências você levará para o resto da vida =)

 

Sobre mochila e equipamentos, dá uma lida aqui mochilas-f47.html tem muitos tópicos falando sobre isso. Também é bom você definir que tipo de viagem fará antes de decidir qual equipamento comprar a princípio. Se mochila ou mala etc.

O tipo de roupa ou equipamento depende muito de onde você vai e do seu estilo de viagem. Eu, por exemplo, se for só para regiões metropolitanas ou sem muito deslocamento, prefiro usar mala. Isso é bem pessoal.

 

Sobre o roteiro, entra em Roteiros de Viagem e Relatos de Viagem na América do Sul, lá tem muitos para você se inspirar. Falando assim por cima: acho que é bom dividir as regiões. Eu não iria para Mendoza na mesma viagem que vou para Buenos Aires, por exemplo. Juntaria Buenos Aires com o Uruguai, talvez. E deixaria Mendoza quando fosse para Santiago, por exemplo.

 

Normalmente quanto mais perto da data, mais cara a hospedagem estará. E a viagem é curta e está perto. Não vai fazer diferença você reservar hoje ou daqui 1 mês. Eu deixo para reservar no local só quando o roteiro não é definido. Se gostar de uma cidade, fico mais tempo, senão, parto para outra. Como você pretende ir com roteiro definido (e é o melhor que faz em 20 dias), não tem porque não reservar antes. É uma preocupação menos.

 

Sobre os roteiros, isso vai muito do teu gosto, do que você quer nesta primeira viagem. Portanto, te sugiro ler muito aqui no fórum, outras fontes também, e decidir para onde quer ir. Ninguém pode te dizer que é melhor você ir para Machu Pichu do que pra Buenos Aires, por exemplo. Só você. E aí sim, depois disso, postar em "Roteiros de Viagem" o que pretende fazer que o pessoal te ajuda a lapidar melhor tua viagem.

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Olá, primeiro deixem me apresentar, me chamo Menoti (não, não conheço o Fabiano) tenho 18 anos e estou no 2 semestre da faculdade de ciência da computação, é ai que os problemas começam, ando bem desanimado com o curso, não tenho certeza se é isso que quero para o resto da minha vida, quando fiz a escolha não tinha nenhuma ideia do que queria e ainda continuo assim, então nessas ultimas ferias de julho pensei muito e cheguei a conclusão de que antes de tudo tenho que descobrir o que quero fazer da minha vida, e para fazer isso quero ter mais experiências de vida e um modo muito divertido ter experiências é viajar, por isso venho aqui pedir a ajuda de vocês com dicas sobre o que fazer, queria algo que ficasse bem barato, talvez algum lugar onde pudesse trabalhar meio período não precisaria nem de ser remunerado somente a estadia e as refeições estariam ótimos, tinha pensado na Europa pela facilidade de se locomover e pelo grande numero de diversas culturas muito próximas. O problema é a falta de experiência por nunca ter feito algo do tipo e parece que aqui voces podem me ajudar muito.

Desde já agradeço a ajuda de todos :)

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • Membros

Oi Menoti! hahaha

Eu estou E X A T A M E N T E na mesma situação que você.. No caso, 2º semestre de Ciências Sociais, 18 anos... e por mais que esteja satisfeita com o meu curso, não tenho certeza se esse é o momento, e acho que preciso de mais experiencias na minha vida, e conhecer mais gente, mais coisas, mais lugares...

Eu mal comecei a planejar a viagem ainda, mas vai rolar. Por um acaso essa resposta, é a minha primeira publicação aqui no Mochileiros hahaha

Então, mas eu já to pensando em uma viagem pelo Brasil.. queria fazer o Brasil todo, um sentimento de querer conhecer minhas terras antes de sair pelo mundo.. sas coisa...

Ahn, eu na real não tenho muito o que colaborar assim com dicas.. porque também to precisando de todas elas! Mas acho que a gente tá compartilhando um sentimento hahaha

Vamo trocando as informações que a gente conseguir!

:DDD

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Membros

Então pessoal, também estou no meu primeiro mochilão e o destino é Machu Picchu, o planejamento e para ir no final de 2015 eu e mais dois amigos, inicialmente estamos decidindo as cidades que visitaremos e quanto seria o gasto em média, temos cerca de um mes. Caso tenha alguem interessado em juntar a nós é so entrar em contato, somos de Brasilia.

Link para o comentário
  • Membros
Então pessoal, também estou no meu primeiro mochilão e o destino é Machu Picchu, o planejamento e para ir no final de 2015 eu e mais dois amigos, inicialmente estamos decidindo as cidades que visitaremos e quanto seria o gasto em média, temos cerca de um mes. Caso tenha alguem interessado em juntar a nós é so entrar em contato, somos de Brasilia.

 

Acabei de criar um tópico procurando parceiros de aventuras haha

Também estou planejando um mochilão para o ano que vem!! Na verdade estava pensando em passar pelo Chile - Peru e Bolivia. Podemos conversar sobre ... :D

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...