Ir para conteúdo

EVITANDO PERRENGUES


Posts Recomendados

  • Membros

Sempre que viajo ao exterior faço um seguro-saúde. Nem todos os países exigem o seguro, mas eu faço sempre. Diante dos custos de uma viagem, o valor do seguro é irrisório. Sempre usei o seguro MIC, da Coris. Através do site da empresa é possível fazer uma cotação e verificar qual seguro se adapta às suas necessidades (http://www.coris-emissoes.com.br/) . Depois é só ir até uma agência de turismo e comprar o seguro. A maioria das agências trabalha com o MIC. O seguro pode ser feito até 2 dias antes de viajar. Usei o seguro 2 vezes, na Itália e foi ótimo, sem problemas. Só não gostei da burocracia na hora de me ressarcirem os valores de medicamento que eu tive que comprar. Eram tantos papeis e comprovantes que eu desisti.

Falando em seguro-saúde, alguns cartões de crédito oferecem este serviço, dependendo da bandeira e da categoria do cartão. Basta que as passagens aéreas sejam compradas com o dito cujo para que o titular do cartão e cônjuge possam ser cobertos pelo seguro (os filhos eu não lembro se entram no “pacote”). Depois de compradas as passagens, é só ligar para a central de atendimento do cartão ou ir até uma agência bancária para emitir seu número de seguro.

Uma dica para segurança que eu acho importante é levar uma cópia autenticada do principal documento que estiver usando, seja passaporte ou identidade, e deixar em um lugar seguro no hotel/hostel. Como no exterior SEMPRE se tem que andar com documentos, vai que aconteça algum problema? Perda ou roubo? Aí faz como? Com uma cópia autenticada fica mais fácil ir até a embaixada ou consulado brasileiro solicitar um documento temporário. Também é uma dica para viagens pelo Brasil: levar sempre um documento extra.

Eu também gosto de ter uma folha ou uma agenda que levo junto comigo, onde sempre anoto todos os números e endereços que eu possa precisar usar, como número de cartões, de documentos, endereços de embaixadas, de consulados, de hotéis, etc.

Quanto às malas, elas ficam sempre trancadas com cadeado TSA (para saber mais sobre o cadeado TSA: http://goo.gl/oxVxBM) e estão sempre identificadas. Os cadeados TSA podem ser facilmente encontrados em sites da internet ou então nas lojinhas e duty free em aeroportos. Malas rígidas e com rodinhas 360° são as melhores, sem dúvidas.

Como eu sei que um cadeado por si só não faz segurança de mala nenhuma (este link mostra como é fácil abrir e fechar uma mala, mesmo que cadeada: http://goo.gl/Qauq1G), inventamos aqui em casa um jeito barato de mantê-la segura. O negócio é fazer com que não haja possibilidade de mover o zíper. Comprei uma fita resistente e baratinha, vendida à metro, e mandei em um sapateiro para colocar ilhoses. Assim, eu consigo manter a mala fechada e segura. O mesmo esquema dá pra fazer com mochilas. Outro jeito de manter a mala/mochila segura é a embalar em plásticos. Nos aeroportos o serviço é bem caro, mas dá pra fazer um esquema barato em casa usando papel filme e fitão adesivo, ou então colocando-a em um saco (dá pra mandar fazer na costureira, ou em casa mesmo) de tnt e amarrando com cordinha. Só que embalando-a ela fica segura somente nos aeroportos, e não fica segura em hotéis ou hostels.

 

DSC09843.JPG

DSC09844.JPG

DSC09846.JPG

 

Um outro problema é a “gentileza” com a qual sua mala é manejada nos aeroportos. Rodinhas e alças quebradas são comuns e há um transtorno imenso em conseguir ressarcimentos das cias. aéreas. Para evitar o problema, sempre reforçamos as malas internamente com Silvertape.

Fica a dica: http://turismobackpacker.com/8-dicas-para-aumentar-a-seguranca-das-malas/

 

MAIS EM: http://golivegotraveling.blogspot.com.br/

Link para o comentário
  • 5 meses depois...
  • Membros

Nos aeroportos do Brasil, tem aquelas máquinas que colocam um filme plástico verde em toda sua mala, já viu? Isso pode ajudar, porque se alguém quiser roubar sua mala, terá que tirar todo o plástico e vai ficar notório que tentaram roubar. Essas ladrõezinhos fazem isso escondido, e não irão arriscar abrir o plástico todo, porque a companhia aérea vai ver e vai querer procurar o responsável.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...