Ir para conteúdo

Conheça os principais filtros fotográficos [Intermediário]


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Fala pessoal tudo certo? ::otemo::

 

Estou aqui trazendo para vocês este Excelente artigo sobre Filtros fotograficos escrito por um grande amigo meu, o Fotógrafo e também jornalista Rodrigo Teófilo (http://www.rostev.com/)...

 

Abaixo segue o texto escrito pelo Rodrigo Teófilo.. igualmente como escrito no Blog dele, recomendo a todos darem uma olhada no blog e porfólio desse grande amigo, pois existe muita coisa excelente para ser vista...

 

Espero que gostem...

 

Qualquer duvida é só perguntar...

 

Abração a todos.

_______________________________________________________________________________________________

 

CONHEÇA OS PRINCIPAIS FILTROS FOTOGRÁFICOS

por Rodrigo Teófilo

 

PARA QUE SERVEM OS FILTROS?

Os filtros são acessórios que colocados na câmara permitem ao fotógrafo criar efeitos especiais, balancear as cores, corrigir situações indesejáveis e até mesmo proteger a lente. Normalmente são usados nas câmaras reflex, pois nestas máquinas o fotógrafo vê pelo visor o efeito que está buscando, mas várias câmeras compactas possuem adaptadores que permitem que se usem os filtros (isso quando já não trazem nativamente a rosca para encaixe).

Para saber qual o padrão de rosca da sua câmera para acoplar um filtro, geralmente os fabricantes marcam na parte interna da tampa original da lente, o diâmetro que deve ser usado. Em caso de dúvidas, pesquise no manual ou no site do fabricante. Então vamos a eles:

 

 

FILTROS DE PROTEÇÃO

UVPbrokenlens.jpg

São aqueles que devem ser deixados permanentemente sobre a objetiva, protegendo-a contra poeira, areia, impressão digital e principalmente contra acidentes que poderiam fazer você perder sua lente. Na foto ao lado, imaginem o tamanho do prejuízo o fotógrafo teria se não estivesse usando filtro protetor?

 

 

Protetor

tuto_filter_protetor.jpg

Este filtro é projetado apenas para proteção, pois possui um tratamento de claridade que não afetará o equilíbrio de cor ou desempenho das lentes, mesmo de forma mais leve.

Foi projetado para servir apenas como protetor da lente, evitando que ela se deteriore por conta de sujeiras, batidas ou arranhões.

 

 

Ultra violeta

tuto_filter_uv.jpg

É o filtro o mais conhecido e usado para proteção das lentes, com o diferencial de possuir a função de absorver os raios ultra-violetas existentes na atmosfera (principalmente em montanhas) não interferindo em nenhuma outra característica da fotografia.

Deve ficar permanente fixado a objetiva, sendo que outros filtros poderão ser colocados sobre o UV.

 

 

Skylight

tuto_filter_uv.jpg

Também conhecido como 1A, este filtro, ligeiramente rosado tem uma função específica, corrigir o excesso de azul (por exemplo: na pele das pessoas) quando fotos são feitas em finais de tarde à sombra. É muito usado também em cenas de praia a céu aberto, etc.

Além disso, pode ser usado como filtro de proteção, já que não interfere em outros aspectos da fotografia.

 

 

FILTROS AVANÇADOS

Os filtros deste grupo são muito usados pelo profissional e pelo amador avançado com o objetivo de criar efeitos técnicos ou eliminar problemas com o assunto para uma boa apresentação da foto.

 

 

Polarizador

tuto_filter_polarizador1.jpg

Elimina reflexos indesejáveis, tais como aqueles que aparecem em pára-brisas ou vidros de automóveis, de vitrines, água, janelas, etc...

tuto_filter_polarizador2.jpg

Além disto cria efeitos dramáticos, aumentando a intensidade de tons azuis, o que possibilita um contraste forte, por exemplo, entre céu e nuvens, céu e arquitetura.

Importante: Este filtro exige correção de sensibilidade quando a câmara não possui fotômetro incorporado (bloqueiam de 1 a 2 pontos a entrada de luz - precisando de um incremento no aperture).

 

 

N.D. (Densidade Neutra)

tuto_filter_nd.jpg

Os filtros de densidade neutra são freqüentemente ignorados pelos fotógrafos, porém estes filtros têm muitos usos e oferecem a possibilidade de conseguir resultados impensáveis de outra forma.

Os Filtros ND tem uma cor cinza e reduzem a quantidade de luz que o sensor recebe, mas não afeta o equilíbrio da cor. Tem quatro aplicações principais:

Permitir a utilização de velocidades de obturação lentas, para registrar movimentos em temas tais como cascatas, chuvas, carros, etc.

Para reduzir a profundidade de campo e permitir aberturas maiores os quais permitem separar objetos do fundo.

Para reduzir a sensibilidade ISO (por exemplo: ISO 400) e permitir que sejam utilizados em exteriores e em situações luminosas.

Para permitir que as câmeras com padrão "vídeo" (por usar uma velocidade de obturação fixa) possam filmar temas como a neve, areia ou outras, cujo brilho causam normalmente super exposição.

 

 

NDx400 (Super Densidade Neutra)

tuto_filter_ndx400.jpg

Este filtro de super densidade neutra foi desenvolvido para permitir ao fotógrafo fazer fotos de longa exposição em ambientes com muitas luzes, que normalmente sofreriam estouros por conta de tanta luminosidade absorvida pelo sensor ou filme. Ele filtra grande parte da luminosidade para permitir shooters mais longos.

Capturas em luz forte do dia que se queira criar multi exposições, desfoques de movimentos, efeito véu em cachoeiras ou iluminação capturada de forma equalizada, com sombras mais amenas nos elementos, ficam perfeitas com o NDx 400 Filter.

 

 

Lentes Close-UP

tuto_filter_closeup.jpg

São acessórios que colocados sobre a objetiva da câmara, permitem fotografar a curta distância e fazer fotos de relógios, selos, flores e até mesmo reproduções de outras fotos. Existem nos graus +1, +2, +3, +4 e +10 (dioptrias). Quanto maior o número, maior a aproximação.

 

 

FILTROS PARA EFEITOS ESPECIAIS

Permite ao fotógrafo uma maior criatividade nas fotos, produzindo efeitos variados de acordo com o tipo desejado. Os principais são:

 

 

Cross Screen

tuto_filter_cross-screen-four.jpg

Conhecidos como filtros estrelas, pois quando acoplados a câmera, produzem literalmente "estrelas" nos pontos de grande luminosidade do assunto. Ex: luzes de ruas, sol atingindo superfície refletora brilhante, velas acesas, etc.

São comercializados em formas que permitem o efeito estrela sob várias formas, como 4, 6 ou 8 pontas.

 

 

Variocross

tuto_filter_variocross.jpg

Seus efeitos provêm de duas lentes cor, chapeadas com linhas paralelas gravadas em suas superfícies, estabelecidas em armações rotacionáveis independentes.

Ao girar essas armações, o grau de efeito da luminosidade pode ser variado para produzir qualquer expressão desejada, desde que a cena seja altamente refletiva.

 

 

Center-spot

tuto_filter_center-spot.jpg

Este filtro permite fazer fotos somente com o centro do assunto nítido, ficando o restante fora de foco. É perfeito para realçar rostos em retratos, como um lugar especial na composição.

 

 

Soft-spot

tuto_filter_soft-spot.jpg

Estes filtros são semelhantes aos center-spots, pois além de deixarem o centro do assunto nítido, deixam o restante da foto envolta por uma suave difusão de imagem.

Importante: Estes dois últimos tipos de filtros podem ser também, encontrados com a parte que envolve o centro em cores, permitindo obter-se o centro nítido e na cor natural e o restante envolto em uma cor determinada.

 

 

Misty-spot

tuto_filter_misty-spot.jpg

Este filtro permite fazer fotos com a parte central da imagem nítida, com um contorno diferenciado na parte externa. Ele está disponível em quatro tipos:

 

* Breeze (briza) - tem um contorno unidirecional rajado de fundo.

* Gradual (graduado) - o contorno parece emanar do centro.

* Windmil (moinho de vento) - o contorno aparece como um torvelinho ao redor do centro.

* Halo (auréola) - o contorno aparece como irradiando-se de um ponto em direção ao canto do campo.

 

 

Dual e Tri Colors

tuto_filter_dualcolor.jpg

tuto_filter_tricolor.jpg

Estes filtros são divididos seções de cores, permitindo ao fotógrafo, criar fotos surealistas, em duas ou três cores, conforme o filtro que foi utilizado.

Existem em várias mesclas de cores, sendo as principais da escala RGB (vermelho, verde e azul) ou nas cores primárias (azul, amarelo e vermelho).

 

 

Gradual Color

tuto_filter_gradual-color.jpg

São filtros acrílicos semelhantes aos dual colors, exceto pela forma como é feita a coloração, uma vez que ele possui uma densidade gradual.

Perto do centro do filtro existe uma diminuição da intensidade da cor, para justamente criar um efeito mais natural, na medida que sai de uma tonalidade para outra.

É montado em uma armação rotatória, ficando a critérios do fotógrafo escolher a angulação de onde partirá o efeito.

Está disponível em sete cores: cor-de-rosa, amarelo, esmeralda, tabaco, Azul, malva e cinza.

 

 

FOG (Nevoeiro)

tuto_filter_fog.jpg

Este filtro produz um efeito de neblina (nevoeiro) na foto, criando um clima suave em todo conjunto.

Este filtro é vendido em duas versões, sendo FOG A e o FOG B. O tipo B produz uma neblina mais forte que o A e mesmo assim podem ser usados conjuntamente (um aceita rosca do outro), para se produzir o efeito neblina ainda mais acentuado.

Importante: Têm seus efeitos controlados pelo fotógrafo através dos diafragmas da câmara, quanto maior o nº f (22, 16, etc) = menor efeito, quanto menor nº f (2, 2.8) = maior o aparecimento do efeito.

 

 

Difusor

tuto_filter_difusor.jpg

Como o próprio nome diz, produz um efeito difuso na foto, criando principalmente em fotos de pessoas um clima ameno e sensual. Existem vários tipos de filtros difusores, que vão desde os que produzem efeitos soft, hard, com coloração, entre outros, até mesmo polarizados (difuse PL).

Importante: Têm seus efeitos controlados pelo fotógrafo através dos diafragmas da câmara, quanto maior o nº f (22, 16, etc) = menor efeito, quanto menor nº f (2, 2.8) = maior o aparecimento do efeito.

 

 

Multi-imagem

tuto_filter_multi-image.jpg

Estes filtros repetem a imagem em 3, 5, 7 ou 12 vezes na mesma foto.

O ajuste se faz girando parte do filtro e deslocando o assunto em vários ângulos.

 

 

Infravermelho

tuto_filter_infrared.jpg

Na maioria das vezes é usado em filmes especiais infravermelhos, devido a sua sensibilidade aos raios ultravioletas e os comprimentos de onda mais curtos do espectro visível. Ele filtra a maioria dos raios luminosos visíveis, aceitando o recebimento dos raios infravermelhos, permitindo assim criar efeitos fotográficos espetaculares, garantindo imagens menos carregadas, com contrastes e sombras mais perfeitos. Fica perfeito em vegetações, fotos médicas, spy shots profissionais ou paparazzis.

Este filtro pode ser utilizado com uma câmara fotográfica digital, uma vez a foto feita, deverá "dessaturá-la" (passagem em nível de cinza) através do computador.

 

 

FILTROS BALANCEADORES:

 

Conversão e PB

Essa seqüência de filtros que vocês verão é largamente utilizada em câmeras de filmes, pois suas principais utilidades são mexer nas propriedades de cores ou matiz da foto final.

Para as câmeras digitais, acabaram perdendo um tanto da sua utilidade, devido aos ajustes que podem ser feitos diretos na câmera (através do WB - Balanço de brancos), tipos de exposições, etc.

A foto digital pode ainda ser manipulada em programas de edição, como Photoshop, Gimp, Corel Photo Paint, entre outros, para se conseguir tais efeitos.

De qualquer forma, eles ainda existem e podem ser usados por pessoas que não queiram manipular suas imagens ou proceder ajustes diretamente na câmera.

 

FILTROS DE CONVERSÃO

 

São filtros que adaptam filmes coloridos (para fotos coloridas) "luz do dia", utilizados sob luz artificial, sem o uso de flash e vice-versa. Utilizando filmes do tipo daylight ou do tipo tungstênio com fontes de luz não apropriadas, podem aparecer distorções de cores que são corrigidas com os seguintes filtros:

 

* 80A / 80B

filter_80a_80b.jpg

- Ambos de cor azul reduzem o excesso de amarelo/avermelhado das lâmpadas caseiras ou lâmpadas photo-flood brancas quando não é utilizado o flash eletrônico. Importante: A utilização destes filtros reduz a entrada de luz na câmara. Obriga o fotografo a corrigir a sensibilidade do filme para menos, de acordo com a informação do fabricante do filme, quando a máquina não dispõe de fotômetro incorporado a câmara, com leitura através da objetiva.

 

 

* 85 / 85B / 85C

filter_85_85b_85c.jpg

- Estes filtros são menos utilizados que os anteriores e são feitos para converter filmes para "luz de tungstênio", usados sob ação da luz do dia.

* Possuem uma cor alaranjada e também obrigam correções de sensibilidade dos filmes, como os anteriores.

 

 

* FL-B / FL-D

filter_fld_flb.jpg

- Este é um filtro indicado quando a foto é realizada sob ação de luz fluorescente (muito comum em lojas), sem o uso do flash eletrônico. O uso deste filtro elimina o tom esverdeado da foto feita nessas condições. O FL-B é utilizado para corrigir os tons quando se usa filme para luz tungstênio e o FL-D quando se usa filme com balanço de branco em daylight.

 

 

FILTROS COLORIDOS PARA PB

filter_colors_bw.jpg

 

Os filtros coloridos são utilizados na fotografia PB (preto e branco) como forma de realçar os elementos que se pretende na imagem, criando fotografias muito mais contrastadas além de possibilitar ao fotógrafo maior controle da cena.

Os filtros coloridos bloqueiam determinadas cores, criando maior destaque ao elemento do assunto pretendido. Usando por exemplo um filtro vermelho (R - red), consegue-se bloquear a entrada das outras cores da escala primária RGB, ou seja, o verde (G - green) e azul (B - blue). Com isso as partes vermelhas da fotografia ficarão mais claras e as verdes e azuis mais escuras, criando maior contraste.

 

Existe centenas de filtros coloridos, indo desde os soft colors, passando pelos normais, os dark e darkest (escuros). Ou seja, existe uma infinidade de tonalidades de cores, mas abordaremos aqui apenas os básicos.

Veja quais as melhores situações para o uso dos filtros coloridos para PB:

 

* AZUL - Produz realce e dramaticidade em cenas com névoa (os tons azuis ficam mais claros e os vermelhos mais escuros).

* AMARELO - Ideal para fotos de paisagens, pois escurece ligeiramente o céu, deixando a vegetação mais clara (os tons verdes e amarelos ficam mais claros e o azul dá uma leve escurecida).

* VERDE - Garante ótimo resultado em fotos de paisagens onde haja uma grande predominância de vegetação (os tons verdes ficam mais claros e os tons azuis e vermelhos mais escuros).

* LARANJA - Um excelente filtro texturizador, pois consegue melhorar o contraste de pedras e madeiras, além de realçar as nuvens por escurecer o céu (deixa mais claro os tons amarelo, laranja e levemente vermelho. Deixa mais escuro os tons azuis e levemente os verdes).

* VERMELHO - Produz tons mais fortes no céu, deixando-o altamente escuro e bastante contrastado (deixa os tons vermelhos mais claros e escurece os tons azuis e verdes).

 

Veja algumas aplicações dos filtros dos filtros coloridos AQUI

 

 

DICAS IMPORTANTES

 

* Os filtros são acessórios úteis e, portanto, devem estar sempre em boas condições para permitir um bom rendimento, ou seja: devido a sua alta precisão, os filtros devem sempre ser guardados com cuidado e mantidos os mais limpos possíveis.

* Os filtros devem ser limpos suavemente com um tecido ou pano macio de algodão, por exemplo, com o tecido de limpeza de microfibra.

* Nunca utilize produtos químicos, como líquidos de limpeza de lentes pois podem danificar o tratamento.

* Se alguma mancha resistente persistir, pode - se normalmente lavar com água limpa e detergente ou um pano macio de algodão (se optar por lavar, deixar o filtro um bom tempo fora da lente para que seque por completo, principalmente nas áreas de encaixe plástico com o vidro).

* Evitar guardá-los em lugares úmidos.

* Quando não estiverem em uso, mantê-los na embalagem.

 

© COPYRIGHT - Este artigo sobre filtros foi feito por Rodrigo Teófilo (Rostev), ao qual possui direitos intelectuais sobre seu conteúdo completo.

 

[creditos]Texto: Rodrigo Teófilo

Fonte: http://www.rostev.com/[/creditos]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • Membros de Honra

Oi adam, agora foi a mp,

 

o artigo so fala q o filtro uv filtra radiacao uv, nao fala qual o efeito q isso causa na foto.

 

e percebi q o polarizador aumenta os contrastes. Mas qdo exatamente esse efeito eh desejavel?

 

Por q esses dois filtros sao importantes para outdoors?

 

vc usa filtro de protecao?

 

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Xalibex,

O UV é bastante usado para proteção da lente, no meu caso não é diferente. Não senti muita diferença neste porque 99% dos meus clicks foram usando o filtro.

 

Já o polarizador eu só usei OUTDOOR. Para tirar reflexo de um lago, criar maior contraste da neve com o céu.

O bacana desse filtro é que ele tem uma rosca, onde você vai girando a lente e consegue observar a mudança de tons.

 

Na foto abaixo eu usei buscando as duas coisas acima, tirar aqueles brilhos na água e reforçar o azul do ceu.

20100426094540.jpg

 

Já na seguinte, foi mais por causa dos tons mesmo, já que o sol não estava batendo na água.

20100426094901.jpg

 

Não sou especialista na bagaça, mas fica ai algumas dicas... ::otemo::

 

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Xaliba, exatamente o que o o Danilo disse.. a Diferença com ou sem filtro UV.. é minima... ele é amis usado para proteção.. pois não interfere na imagem final.. e se sujar.. riscar.. qualquer coisa.. é só trocar de filtro.. não ira estragar a lente, esse é o filtro que nunca sai das minhas lentes, onde da para notar uma pequena diferença no UV é em praias... quando existe aquela pequena nevoa (fog)... no mar aberto.. ele da uma filtrada de leve...

 

Já os Polarizadores.. servem tanto para tirar reflexo de aguas... vidros... assim como intensificar, dar mais contraste.. Para facilitar.. digamos que o polarizador deixa o AZUL do céu mais AZUL rs..

 

Para fotos Outdoor acho essencial se ter um polarizador, seja para tirar um reflexo indesejado.. seja para alcançar uma intensidade maior... lembrando sempre que o Polarizador deixa a foto mais escura.. então cuidado... quando colocar o polarizador as configurações mudam...

 

fora isso existem vários modelos de filtros... quant omais caro menos interfere no resultado, mas a diferença é minima entre um e outro... se estiver sem grana compre o mais barato.. mas de marcas boas como: HOYA, NIKON, KENKO...

 

Danilo, Belas fotos.. bom uso do filtro.. a única coisa que me deixa puto no PL é que não da para usar com parassol rs...

 

abço.. qualquer duvida postem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
... lembrando sempre que o Polarizador deixa a foto mais escura.. então cuidado... quando colocar o polarizador as configurações mudam...

 

fora isso existem vários modelos de filtros... quant omais caro menos interfere no resultado, mas a diferença é minima entre um e outro... se estiver sem grana compre o mais barato.. mas de marcas boas como: HOYA, NIKON, KENKO...

 

 

 

Fala Adam, eu sei que vc sabe disso, mas pra quem é leigo, pode confundir o que vc falou a respeito dos polarizadores...

 

em geral que usa filtros polarizadores aqui no Forum, usa com uma DSLR, ok? E o fotômetro dessas câmeras lêem a luz através da objetiva. Assim sendo, basta fotometrar com o filtro já na câmera(óbvio...), que o fotômetro fará a leitura de luz já compensando os 2 pts de perda de luz. Ou seja, não é necessário fazer nenhum ajuste na câmera, né?

 

abraços...meu pitaco só pra não confundir os iniciantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Um dos filtros mais úteis dentro da fotografia de paisagens, os filtros de densidade neutra graduados, no sistema cokin:

 

RevGrad.jpg

 

 

como se pode observar, é um filtro em que a metade dele é opaco (neutro), sendo que tal parte, dependendo do filtro, possui uma diferença de 1pt de exposição, até mesmo três pontos de diferença para a parte transparente. Ora, pra que? A resposta é: para equilibrar a exposição em cenas onde há grande latitude (altas e baixas luzes). Exemplos são bem explicativos:

 

singh12.jpgsingh13.jpg

Photo3m2.jpg

Photo5m.jpg

Photo6m.jpg

 

 

*imagens retiradas do site http://www.singh-ray.com/grndgrads.html (melhores filtros deste sistema) e http://singhray.blogspot.com/2010/03/essential-filters-for-controlling.html (ótima leitura em ingles)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Fala Trota..blz?...

 

Realmente.. acho que quis deixar mais simples e acabei complicando mais rs... é que tem gente que ainda esta muito leiga no assunto, conheço gente que fotometra uma vez aquela cena e pronto.. não muda mais rs... ai ja viu.. por isso eu falei de mexer na máquina foi só um alerta para leigos entenderem que filtros como o PL e o ND "escurecem" a foto ;) .. mas vlw pelo pitaco...

 

Quantos aos COKIN.. são realmente excelentes... o maior problema é que são filtros dificilimos de se achar... mas ta ai uma boa pedida... trota.. se puder dar um exemplo de como funciona os COKIN acho que seria Util.. pois os COKIN possuem um sistema diferente... tem de ter um Adaptador para usar.. não basta comprar somente os filtros.... se puder dar uma ajuda nessa area que você deve conhecer melhor que eu .. visto que usei COKIN poucas vezes...

 

abço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros de Honra

Fala adam, bele?

 

Estou procurando filtros pra comprar na amazon, mas sao tantas opcoes de precos q eu fiquei total perdido. Tem algumas opcoes na faixa de uns 30 e poucos dolares da palavras chave q coloquei abaixo (72mm xxx uv (ou polarizer) filter), xxx = tiffen, nikon, kenko e hoya. Se vc tiver com paciencia gostaria de pedir q desse uma olhada nos links da amazon q botei abaixo pra me dar uma dica de qual escolher. Estou pensando a principio em comprar dois uv (pra ter um de reserva) e um polarizador. Ah, a lente sigma 18-250 eh 72mm?

 

como sempre a grana nao esta sobrando, mas se houver algo de otima qualidade por um preco convidativo posso estar disposto a pagar um pouco mais, mas basicamente o q penso eh uns 30 e poucos dola por filtro.

 

veleu bro

 

 

tiffen polarizer http://www.amazon.com/s/ref=nb_sb_noss?url=search-alias%3Dphoto&field-keywords=72mm+tiffen+polarizer+filter&x=0&y=0

tiffen uv http://www.amazon.com/s/ref=nb_sb_noss?url=search-alias%3Dphoto&field-keywords=72mm+tiffen+uv+filter&x=0&y=0

 

nikon - aqui nao vi nenhum filtra da nikon, apenas filtros falando q serve na nikon, inclusive na busca de polirizer nikon aparecem uns kits de filtro vivitar, vc recomenda comprar esse tipo de kit?

 

nikon polarizer http://www.amazon.com/s/ref=nb_sb_noss?url=search-alias%3Dphoto&field-keywords=72mm+nikon+polarizer+filter&x=0&y=0

nikon uv http://www.amazon.com/s/ref=nb_sb_noss?url=search-alias%3Dphoto&field-keywords=72mm+nikon+uv+filter&x=0&y=0

 

hoya polarizer http://www.amazon.com/s/ref=nb_sb_noss?url=search-alias%3Dphoto&field-keywords=72mm+hoya+polarizer+filter&x=0&y=0

hoya uv http://www.amazon.com/s/ref=nb_sb_noss?url=search-alias%3Dphoto&field-keywords=72mm+hoya+uv+filter&x=0&y=0

 

kenko polarizer http://www.amazon.com/s/ref=nb_sb_noss?url=search-alias%3Dphoto&field-keywords=72+mm+polirizer+kenko+filter&x=0&y=0

kenko uv http://www.amazon.com/s/ref=nb_sb_noss?url=search-alias%3Dphoto&field-keywords=72mm+kenko+uv+filter&x=0&y=0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...